PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Música |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música - Par780/17 |
PROFESSOR |
Isabel Nercolini Ceron |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
História da Música IV |
0-18331 |
6º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Período de transição entre os séculos XIX e XX: Nacionalismo, pós-Romantismo e pós-Tonalismo. Música do Século XX: Atonalismo, Neoclassicismo, Dodecafonismo, vanguardas. Características gerais, compositores e obras representativas destes períodos. |
OBJETIVO GERAL |
Oportunizar uma reflexão e aprofundamento do conhecimento histórico da música dos séculos XIX e XX. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Oportunizar aos futuros professores uma reflexão teórico-metodológica da apropriação do conhecimento musical de diferentes manifestações culturais; - Compreender criticamente os contextos e os processos de transformação da música no século XIX e XX. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Período de transição entre os séculos XIX e XX. Processos de |
04 |
2 |
Pós-romantismo e pós-tonalismo. Nacionalismo. |
04 |
3 |
O século XX: características gerais; estilos musicais relacionados com |
04 |
4 |
Atonalismo, Neoclassicismo, Dodecafonismo, vanguardas. |
20 |
5 |
Educação musical neste período. |
08 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
Conforme o Art. 4o da Resolução do CONSUNI no 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: leituras de textos referentes aos conteúdos. |
Estratégias:Aula Expositiva Dialogada; Aula com Recursos Multimídia; Estudo Dirigido; Dinâmicas de Grupo; Estudo de Texto. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Capacidade de estabelecer sínteses dos processos históricos da música no contexto abordado, por meio de trabalhos, debates e seminários. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Será avaliado o grau de interesse, responsabilidade, comprometimento e assiduidade nas aulas. |
|||||||||||
ATITUDES |
Capacidade de reflexão, intervenção e análise dos conteúdos. Capacidade de integrar-se, relacionar-se e colaborar com o grupo durante todo o processo. Comprometimento com as atividades propostas, frequência e participação. |
|||||||||||
OUTRAS |
--- |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
---- |
x |
x |
x |
2.0 |
25/11/2024 |
|
|
||||
Avaliação 01: Questões descritivas |
1, 2 e 3 |
x |
x |
x |
3.0 |
27/08/2024 |
x |
A definir |
||||
Avaliação 02: Mapa Conceitual |
4 |
x |
x |
x |
3.0 |
08/10/2024 |
x |
A definir |
||||
Avaliação 03: dissertativa |
5 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CANDÉ, Roland de. História universal da música. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. v. 2. ISBN 85-336-1501-9. |
|||||||||||
2 |
COLLISSON, Steve. O livro da música clássica. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019. 352 p. ISBN 978-65-806-3402-6. |
|||||||||||
3 |
MONTANARI, Valdir. História da música: Da idade da pedra à idade do rock. São Paulo: Editora Ática, 1988. 86 p. (Princípios) 16688 ISBN 8508030460 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BENNETT, Roy. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Zahar, 1986. |
|||||||||||
2 |
BURKHOLDER, J. Peter; GROUT, Donald Jay; PALISCA, Claude V. A history of westhern music. 70.ed. Nova York: W. W. Norton & Company, 2006. 965 p. ISBN 0393979911 |
|||||||||||
3 |
CARPEAUX, Otto Maria. O livro de ouro da história da música: da idade média ao século XX. 3. ed. Rio de Janeiro: Ediouro Publicações, 2001. |
|||||||||||
4 |
FONTERRADA, Marisa Trench. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2. ed Rio de Janeiro: UNESP, 2008. |
|||||||||||
5 |
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. 2. ed. São Paulo: Schwarcz, 1989. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |