Uniplac - Graduação - Música - História da Música IV - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Música

ESTRUTURA CURRICULAR

Música - Par780/17

PROFESSOR

Isabel Nercolini Ceron


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

História da Música IV

0-18331

2

40


EMENTA

Período de transição entre os séculos XIX e XX: Nacionalismo, pós-Romantismo e pós-Tonalismo. Música do Século XX: Atonalismo, Neoclassicismo, Dodecafonismo, vanguardas. Características gerais, compositores e obras representativas destes períodos.


OBJETIVO GERAL

Oportunizar uma reflexão e aprofundamento do conhecimento histórico da música dos séculos XIX e XX.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Oportunizar aos futuros professores uma reflexão teórico-metodológica da apropriação do conhecimento musical de diferentes manifestações culturais; - Compreender criticamente os contextos e os processos de transformação da música no século XIX e XX.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Período de transição entre os séculos XIX e XX. Processos de
transformação.

04

2

Pós-romantismo e pós-tonalismo. Nacionalismo.

04

3

O século XX: características gerais; estilos musicais relacionados com
a tradição oral.

04

4

Atonalismo, Neoclassicismo, Dodecafonismo, vanguardas.

20

5

Educação musical neste período.

08

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Conforme o Art. 4o da Resolução do CONSUNI no 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: leituras de textos referentes aos conteúdos.


Estratégias:Aula Expositiva Dialogada; Aula com Recursos Multimídia; Estudo Dirigido; Dinâmicas de Grupo; Estudo de Texto.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Capacidade de estabelecer sínteses dos processos históricos da música no contexto abordado, por meio de trabalhos, debates e seminários.

HABILIDADES

Será avaliado o grau de interesse, responsabilidade, comprometimento e assiduidade nas aulas.

ATITUDES

Capacidade de reflexão, intervenção e análise dos conteúdos. Capacidade de integrar-se, relacionar-se e colaborar com o grupo durante todo o processo. Comprometimento com as atividades propostas, frequência e participação.

OUTRAS

---

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

----

x

x

x

2.0

25/11/2024

Avaliação 01: Questões descritivas

1, 2 e 3

x

x

x

3.0

27/08/2024

x

A definir

Avaliação 02: Mapa Conceitual

4

x

x

x

3.0

08/10/2024

x

A definir

Avaliação 03: dissertativa

5

x

x

x

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CANDÉ, Roland de. História universal da música. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. v. 2. ISBN 85-336-1501-9.

2

COLLISSON, Steve. O livro da música clássica. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019. 352 p. ISBN 978-65-806-3402-6.

3

MONTANARI, Valdir. História da música: Da idade da pedra à idade do rock. São Paulo: Editora Ática, 1988. 86 p. (Princípios) 16688 ISBN 8508030460


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BENNETT, Roy. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.

2

BURKHOLDER, J. Peter; GROUT, Donald Jay; PALISCA, Claude V. A history of westhern music. 70.ed. Nova York: W. W. Norton & Company, 2006. 965 p. ISBN 0393979911

3

CARPEAUX, Otto Maria. O livro de ouro da história da música: da idade média ao século XX. 3. ed. Rio de Janeiro: Ediouro Publicações, 2001.

4

FONTERRADA, Marisa Trench. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. 2. ed Rio de Janeiro: UNESP, 2008.

5

WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. 2. ed. São Paulo: Schwarcz, 1989.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática