PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Música |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música - Par780/17 |
PROFESSOR |
Ingridh Elzinga Ortlieb |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Regência I |
0-18332 |
6º |
2 |
40 |
EMENTA |
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A regência na história. As diversas funções da regência e do regente. A preparação física do regente. Regência coral. Os gestos básicos da regência ( Gestual Paralelo, Separado, Alternado e Independente). Linha básica de marcação. Fixação dos pontos de marcação. Técnica do “Ricochete”. Regência de compassos binários, ternários e quaternários simples. Prática de regência em peças de uma, duas, três vozes e cânones. |
OBJETIVO GERAL |
Contribuir para o desenvolvimento de habilidades do educador musical, capacitando para que possa reger grupos das mais diversas formações. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Aprender conceitos históricos básicos da regência - Desenvolver habilidade de reger compassos binários., ternários e quaternários simples - Reger grupo vocal - Estudar repertório proposto coletivo e individualmente |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
A história da regência conceitos e evolução técnica; |
08 |
2 |
Teoria Básica de Gestual (Esquemas Básicos, Preparação, Entradas e Terminações); |
12 |
3 |
Linha básica de marcação. Fixação dos pontos de marcação. Técnica do “Ricochete”. |
10 |
4 |
Abordagem Prática com utilização de Repertório (Cânones, Músicas homofônicas ou polifônicas com duas ou três vozes). |
10 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias:AEX/ ED AEX/ ED/ EX DG/EC/EX DG/EC/EX |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
A avaliação analisa todo o desempenho do aluno no semestre, considerando sua performance na aquisição do gestual básico através da execução do repertório proposto. |
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HABILIDADES |
Domínio do desempenho progressivo na execução do gestual; Desenvolver uma prática com resultados sonoros conscientes; Aprimorar a percepção e análise crítica dos resultados práticos e teóricos. |
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ATITUDES |
Capacidade de reflexão, intervenção e análise na prática do repertório; Trabalho em equipe com o grupo musical; Participação e dedicação nas etapas de aprendizagem da regência. |
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OUTRAS |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação integrativa |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
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Avaliação 01: Seminário em dupla - Condições fundamentais para a Regência. |
1 |
x |
x |
x |
2.0 |
28/08/2024 |
|
|
||||
Avaliação 02: Prova Teórica |
2 e 3 |
x |
x |
x |
3.00 |
09/10/2024 |
|
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||||
Avaliação 03: Prática |
4 |
x |
x |
x |
2.0 |
06/11/2024 |
x |
27/11/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
BAPTISTA, Raphael. Tratado de regência: aplicada à orquestra, à banda de música e ao coro. 4.ed. São Paulo: Irmãos Vitale, 2009. 77p. ISBN 9788574071114. |
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2 |
RINALDI, Arthur; DE LUCA, Beatriz Nery, Daniel. Vazzoler, Luciano. O regente sem orquestra: exercícios básicos, intermediários e avançados para formação do regente. São Paulo: Algol Editora, 2008. 191p. ISBN 978-85-60187-07-2. |
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3 |
LAGO JÚNIOR, Sylvio. A arte da regência: história : técnica e maestros. Rio de Janeiro: Editora Lacerda, 2002. 635 p. ISBN 857384085-4 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
ATLAS, Allan W. Anthology of renaissance music. Londres: W. W. Norton & Company, 1998. |
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2 |
CANDÉ, Roland de. História universal da música. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. v. 2. ISBN 85-336-1501-9. |
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3 |
COELHO, Helena Wöhl. Técnica vocal para coros. 7. ed. São Leopoldo: Sinodal, 2005. 76 p. |
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4 |
SADIE, Stanley. Dicionário Grove de música: edição concisa. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 1994. 1048 p. ISBN 8571103011 |
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5 |
ZANDER, Oscar. Regência coral. 3.ed. Porto Alegre: Editora Movimento, 1987. 330 p. (Coleção Luís Cosme, V. 11) |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |