Uniplac - Graduação - Música - Regência I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Música

ESTRUTURA CURRICULAR

Música - Par780/17

PROFESSOR

Ingridh Elzinga Ortlieb


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Regência I

0-18332

2

40


EMENTA

A regência na história. As diversas funções da regência e do regente. A preparação física do regente. Regência coral. Os gestos básicos da regência ( Gestual Paralelo, Separado, Alternado e Independente). Linha básica de marcação. Fixação dos pontos de marcação. Técnica do “Ricochete”. Regência de compassos binários, ternários e quaternários simples. Prática de regência em peças de uma, duas, três vozes e cânones.


OBJETIVO GERAL

Contribuir para o desenvolvimento de habilidades do educador musical, capacitando para que possa reger grupos das mais diversas formações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Aprender conceitos históricos básicos da regência - Desenvolver habilidade de reger compassos binários., ternários e quaternários simples - Reger grupo vocal - Estudar repertório proposto coletivo e individualmente


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

A história da regência conceitos e evolução técnica;

08

2

Teoria Básica de Gestual (Esquemas Básicos, Preparação, Entradas e Terminações);

12

3

Linha básica de marcação. Fixação dos pontos de marcação. Técnica do “Ricochete”.

10

4

Abordagem Prática com utilização de Repertório (Cânones, Músicas homofônicas ou polifônicas com duas ou três vozes).

10

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:AEX/ ED AEX/ ED/ EX DG/EC/EX DG/EC/EX


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

A avaliação analisa todo o desempenho do aluno no semestre, considerando sua performance na aquisição do gestual básico através da execução do repertório proposto.

HABILIDADES

Domínio do desempenho progressivo na execução do gestual; Desenvolver uma prática com resultados sonoros conscientes; Aprimorar a percepção e análise crítica dos resultados práticos e teóricos.

ATITUDES

Capacidade de reflexão, intervenção e análise na prática do repertório; Trabalho em equipe com o grupo musical; Participação e dedicação nas etapas de aprendizagem da regência.

OUTRAS

-----------

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação integrativa

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 01: Seminário em dupla - Condições fundamentais para a Regência.

1

x

x

x

2.0

28/08/2024

Avaliação 02: Prova Teórica

2 e 3

x

x

x

3.00

09/10/2024

Avaliação 03: Prática

4

x

x

x

2.0

06/11/2024

x

27/11/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BAPTISTA, Raphael. Tratado de regência: aplicada à orquestra, à banda de música e ao coro. 4.ed. São Paulo: Irmãos Vitale, 2009. 77p. ISBN 9788574071114.

2

RINALDI, Arthur; DE LUCA, Beatriz Nery, Daniel. Vazzoler, Luciano. O regente sem orquestra: exercícios básicos, intermediários e avançados para formação do regente. São Paulo: Algol Editora, 2008. 191p. ISBN 978-85-60187-07-2.

3

LAGO JÚNIOR, Sylvio. A arte da regência: história : técnica e maestros. Rio de Janeiro: Editora Lacerda, 2002. 635 p. ISBN 857384085-4


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ATLAS, Allan W. Anthology of renaissance music. Londres: W. W. Norton & Company, 1998.

2

CANDÉ, Roland de. História universal da música. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. v. 2. ISBN 85-336-1501-9.

3

COELHO, Helena Wöhl. Técnica vocal para coros. 7. ed. São Leopoldo: Sinodal, 2005. 76 p.

4

SADIE, Stanley. Dicionário Grove de música: edição concisa. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 1994. 1048 p. ISBN 8571103011

5

ZANDER, Oscar. Regência coral. 3.ed. Porto Alegre: Editora Movimento, 1987. 330 p. (Coleção Luís Cosme, V. 11)

obs:

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