Uniplac - Graduação - Música - Estágio Curricular Obrigatório II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Música

ESTRUTURA CURRICULAR

Música - Par780/17

PROFESSOR

Isabel Nercolini Ceron


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Curricular Obrigatório II

0-18333

6

120


EMENTA

Educação musical nas séries finais do ensino fundamental. Observação do cotidiano escolar. Planejamento e intervenção do estágio nas séries finais do ensino fundamental. Relatório parcial de intervenção de estágio.


OBJETIVO GERAL

Oportunizar aos estudantes o conhecimento em educação musical nos anos finais do ensino fundamental atribuindo assim, os subsídios necessários à formação docente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Realizar estudos referentes ao Projeto Político Pedagógico da escola; - Observar o cotidiano da escola com vistas a elaboração do projeto de intervenção do Estágio; - Analisar a inserção da Educação Musical na escola; - Pesquisar e propor práticas pedagógicas em Educação Musical nos Anos Finais do Ensino Fundamental; - Elaborar metodologias e estratégias para o desenvolvimento dos conteúdos da Educação Musical; - Desenvolver o Projeto de Estágio por meio da regência de classe considerando as necessidades da escola no que se refere a Educação Musical nos Anos Finais do Ensino Fundamental; - Elaborar o relatório parcial desta etapa da intervenção.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Estudos referentes à instituição escola: aspectos físicos, administrativos e pedagógicos.
1.1Projeto Político Pedagógico
1.2 Cotidiano Escolar: Anos Finais do Ensino Fundamental

12

2

Práticas pedagógicas em Educação Musical nos Anos Finais do
Ensino Fundamental.
2.1 Currículo mínimo em Educação Musical nos Anos Finais do
Ensino Fundamental.
2.2 Experiências pedagógicas em Educação Musical

36

3

Intervenção no campo de estágio.
3.1 Elaboração de projetos de intervenção no campo de estágio
3.2 Execução de projetos de intervenção nas Séries Finais do Ensino
Fundamental
3.3 Relato dos projetos desenvolvido

60

4

Relatório da Intervenção nas escolas através do estágio supervisionado e Seminário.

12

 

TOTAL DE HORAS

120 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O conhecimento será avaliado por meio de trabalhos, fichas de leituras e anotações realizadas em cada intervenção, bem como exercícios teóricos e práticos.

HABILIDADES

Será avaliado o grau de interesse, responsabilidade, compromisso e assiduidade em sala de aula e no campo de estágio.

ATITUDES

Capacidade de reflexão, intervenção e análise dos conteúdos. No respeito às diferenças e a capacidade de trabalhar coletivamente.

OUTRAS

Capacidade de administrar os possíveis conflitos pedagógicos e de relacionamento em sala de aula, habilidade de lidar com o imprevisto e desenvoltura na prática da docência no campo de estágio.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01: Diagnóstico (observação e dados da escola)

1 e 2

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 02: Projeto de Intervenção e Plano de Ensino

1 e 2

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 03: Planos de Aula

1 e 2

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 4: Referencial Teórico

1 a 4

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 5: Relatório de Observação

1 e 2

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 6: Prática de Estágio

3

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 7: Relatório de Intervenção

3 e 4

x

x

x

2.0

A definir

Integrativa

-----

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GUIA, Rosa Lúcia dos Mares; FRANÇA, Cecília Cavalieri. Jogos pedagógicos para educação musical. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005. 244 p. (Didática). ISBN 857041465x.

2

LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. 8.ed. São Paulo: Papirus editora, 2012. 234p. ISBN 9788530807009.

3

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Editora Moderna Ltda, 2003. 128 p. ISBN 8516039072


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

FIGUEIREDO, Eliane Leão. Pesquisa em música: apresentação de metodologias, exemplos e resultados. Curitiba: CRV, 2013.

2

PAZ, Ermelinda A. Pedagogia musical brasileira no século XX: metodologias e tendências. Brasília: Musimed, 2000. 293 p. ISBN 8570920210

3

SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2014. 190 p.

4

SNYDERS, Georges. A escola pode ensinar as alegrias da música@p0 Trad. Maria José do Amaral Ferreira. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

5

TAKATSU, Mayra Mika. Artes, educação e música. São Paulo: Cengage Learning, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788522123735.

obs:

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