PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Música |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música - Par780/17 |
PROFESSOR |
Isabel Nercolini Ceron |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio Curricular Obrigatório II |
0-18333 |
6º |
6 |
120 |
EMENTA |
|||
Educação musical nas séries finais do ensino fundamental. Observação do cotidiano escolar. Planejamento e intervenção do estágio nas séries finais do ensino fundamental. Relatório parcial de intervenção de estágio. |
OBJETIVO GERAL |
Oportunizar aos estudantes o conhecimento em educação musical nos anos finais do ensino fundamental atribuindo assim, os subsídios necessários à formação docente. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Realizar estudos referentes ao Projeto Político Pedagógico da escola; - Observar o cotidiano da escola com vistas a elaboração do projeto de intervenção do Estágio; - Analisar a inserção da Educação Musical na escola; - Pesquisar e propor práticas pedagógicas em Educação Musical nos Anos Finais do Ensino Fundamental; - Elaborar metodologias e estratégias para o desenvolvimento dos conteúdos da Educação Musical; - Desenvolver o Projeto de Estágio por meio da regência de classe considerando as necessidades da escola no que se refere a Educação Musical nos Anos Finais do Ensino Fundamental; - Elaborar o relatório parcial desta etapa da intervenção. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Estudos referentes à instituição escola: aspectos físicos, administrativos e pedagógicos. |
12 |
2 |
Práticas pedagógicas em Educação Musical nos Anos Finais do |
36 |
3 |
Intervenção no campo de estágio. |
60 |
4 |
Relatório da Intervenção nas escolas através do estágio supervisionado e Seminário. |
12 |
|
TOTAL DE HORAS |
120 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
O conhecimento será avaliado por meio de trabalhos, fichas de leituras e anotações realizadas em cada intervenção, bem como exercícios teóricos e práticos. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Será avaliado o grau de interesse, responsabilidade, compromisso e assiduidade em sala de aula e no campo de estágio. |
|||||||||||
ATITUDES |
Capacidade de reflexão, intervenção e análise dos conteúdos. No respeito às diferenças e a capacidade de trabalhar coletivamente. |
|||||||||||
OUTRAS |
Capacidade de administrar os possíveis conflitos pedagógicos e de relacionamento em sala de aula, habilidade de lidar com o imprevisto e desenvoltura na prática da docência no campo de estágio. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 01: Diagnóstico (observação e dados da escola) |
1 e 2 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 02: Projeto de Intervenção e Plano de Ensino |
1 e 2 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 03: Planos de Aula |
1 e 2 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 4: Referencial Teórico |
1 a 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 5: Relatório de Observação |
1 e 2 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 6: Prática de Estágio |
3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 7: Relatório de Intervenção |
3 e 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Integrativa |
----- |
|
|
|
|
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
GUIA, Rosa Lúcia dos Mares; FRANÇA, Cecília Cavalieri. Jogos pedagógicos para educação musical. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005. 244 p. (Didática). ISBN 857041465x. |
|||||||||||
2 |
LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. 8.ed. São Paulo: Papirus editora, 2012. 234p. ISBN 9788530807009. |
|||||||||||
3 |
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Editora Moderna Ltda, 2003. 128 p. ISBN 8516039072 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
FIGUEIREDO, Eliane Leão. Pesquisa em música: apresentação de metodologias, exemplos e resultados. Curitiba: CRV, 2013. |
|||||||||||
2 |
PAZ, Ermelinda A. Pedagogia musical brasileira no século XX: metodologias e tendências. Brasília: Musimed, 2000. 293 p. ISBN 8570920210 |
|||||||||||
3 |
SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2014. 190 p. |
|||||||||||
4 |
SNYDERS, Georges. A escola pode ensinar as alegrias da música@p0 Trad. Maria José do Amaral Ferreira. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008. |
|||||||||||
5 |
TAKATSU, Mayra Mika. Artes, educação e música. São Paulo: Cengage Learning, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788522123735. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |