Uniplac - Graduação - Pedagogia - Alfabetização e Letramento - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/2

 

CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia Par053/22

PROFESSOR

Marileia Aparecida Wolff Tubs

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Alfabetização e Letramento

0-19337

4

80

 

EMENTA

Conceitos. Diferenças e inter-relações entre alfabetização e letramento. Teorias da

aquisição da linguagem. Aspectos psicolinguísticos da aquisição da fala e da escrita.

 

OBJETIVO GERAL

Fundamentar teoricamente os acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia, para a compreensão e análise interpretativa dos conceitos de alfavetização, letramento e escrita, com o histótico desses conceitos e as contribuições da psicolinguistica e da sociolinguistica para os processos de alfabetização, letramento e escrita.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1 - Compreender os conceitos de alfabetização e letramento. 2 - Relacionar os conceitos de alfabetização e letramento. 3 - Estabelecer diferenças e inter-relações entre alfabetização e letramento. 4 - Aprofundar conhecimentos sobre o ensino e a aprendizagem dos processos de leitura e escrita e o uso social dessas aprendizagens. 5 - Compreender as diferenças entre as principais teorias de aquisição da linguagem. 6 - Entender as contribuições da psicolinguistica e da sociolinguistica para o processo de alfabetização.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Conceito de alfabetização e letramento.

20

2

Diferenças e inter-relação entre alfabetização e letramento.

20

3

As principais teorias de aquisição da linguagem e suas implicações no processo de alfabetização. Teoria Behaviorista, Teoria Inatista, Teoria Construtivista, Teoria Interacionista, Teoria Vygotskiana. Alfabetização e Letramento na prespectiva do Sociointeracionismo.

20

4

O processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, os usos sociais e as oportunidades de espaços para construção de leitores e do ato da escrita.

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h

 

 

 

Estratégias:Aulas expositivas dialogadas. Leitura de imagens, Vídeos. Filmes. Resumos de capítulos de livros e de artigos. Produção e socialização de materiais didáticos. Leitura e partilha de propostas para promoção da leitura, da escrita e do uso social das mesmas.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Aplicação dos conhecimentos adquiridos em apresentações de propostas sobre alfabetização e letramento, bem como em situações problemas levantadas em observações e outras situações do cotidiano.

HABILIDADES

Registro coerente. Argumentação lógica. Articulção entre teoria e prática. Reflexão crítica.

ATITUDES

Comprometimento. Conduta ética. Regularidade e pontualidade na apresentação das atividades propostas.

OUTRAS

Entrega das atividades no prazo.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

01

 

 

 

2.0

A definir

 

 

Conceito de alfabetização e letramento

01

 

 

 

1.0

A definir

x

A definir

Diferença e inter-relação entre alfabetização e letramento

02

 

 

 

1.0

A definir

 

 

Teorias de aquisição da linguagem

03

 

 

 

2.0

A definir

x

A definir

Proposta de ensino e aprendizagem da leitura e escrita

04

 

 

 

2.0

A definir

x

A definir

Material didático

01, 02, 03, 04

 

 

 

2.0

A definir

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

KRAMER, Sônia. Alfabetização, leitura e escrita: formação de professores em curso. São Paulo: Ática, 2004. 213 p. ISBN 85-08-07756-4.

2

LOTSCH, Vanessa de Oliveira. Alfabetização e letramento: uma visão geral. São Paulo: Cengage Learning, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788522123575.

3

RIBEIRO, Vera Masagão. Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF 2001. São Paulo: Global, 2003. 287 p. ISBN 85-260-0831-5.

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

GARCIA, Regina Leite (org.). A formação da professora alfabetizadora: reflexões sobre a prática. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2015. 271 p. ISBN 978-85-249-2330-2.

2

PERISSÉ, Gabriel. Literatura & educação. São Paulo: Autêntica, 2007. 1 recurso online. ISBN 9788582178287.

3

SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. COORDENADORIA GERAL DE ENSINO. Proposta curricular de Santa Catarina: versão preliminar. 1.ed. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 1997. 822

4

MANUEL SARMENTO & MARIA CRISTINA SOARES DE GOUVEA. ESTUDOS DA INFÂNCIA; Educação e Práticas Sociais. RIO DE JANAEIRO VOZES 2008

5

BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensfund9mais1.pdf

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