PLANO DE ENSINO | 2024/2 |
CURSO | Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR | Pedagogia Par053/22 |
PROFESSOR | Marileia Aparecida Wolff Tubs |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Alfabetização e Letramento | 0-19337 | 2º | 4 | 80 |
EMENTA |
Conceitos. Diferenças e inter-relações entre alfabetização e letramento. Teorias da aquisição da linguagem. Aspectos psicolinguísticos da aquisição da fala e da escrita. |
OBJETIVO GERAL |
Fundamentar teoricamente os acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia, para a compreensão e análise interpretativa dos conceitos de alfavetização, letramento e escrita, com o histótico desses conceitos e as contribuições da psicolinguistica e da sociolinguistica para os processos de alfabetização, letramento e escrita. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1 - Compreender os conceitos de alfabetização e letramento. 2 - Relacionar os conceitos de alfabetização e letramento. 3 - Estabelecer diferenças e inter-relações entre alfabetização e letramento. 4 - Aprofundar conhecimentos sobre o ensino e a aprendizagem dos processos de leitura e escrita e o uso social dessas aprendizagens. 5 - Compreender as diferenças entre as principais teorias de aquisição da linguagem. 6 - Entender as contribuições da psicolinguistica e da sociolinguistica para o processo de alfabetização. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Conceito de alfabetização e letramento. | 20 |
2 | Diferenças e inter-relação entre alfabetização e letramento. | 20 |
3 | As principais teorias de aquisição da linguagem e suas implicações no processo de alfabetização. Teoria Behaviorista, Teoria Inatista, Teoria Construtivista, Teoria Interacionista, Teoria Vygotskiana. Alfabetização e Letramento na prespectiva do Sociointeracionismo. | 20 |
4 | O processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, os usos sociais e as oportunidades de espaços para construção de leitores e do ato da escrita. | 20 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
|
|
Estratégias:Aulas expositivas dialogadas. Leitura de imagens, Vídeos. Filmes. Resumos de capítulos de livros e de artigos. Produção e socialização de materiais didáticos. Leitura e partilha de propostas para promoção da leitura, da escrita e do uso social das mesmas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Aplicação dos conhecimentos adquiridos em apresentações de propostas sobre alfabetização e letramento, bem como em situações problemas levantadas em observações e outras situações do cotidiano. | ||||||||
HABILIDADES | Registro coerente. Argumentação lógica. Articulção entre teoria e prática. Reflexão crítica. | ||||||||
ATITUDES | Comprometimento. Conduta ética. Regularidade e pontualidade na apresentação das atividades propostas. | ||||||||
OUTRAS | Entrega das atividades no prazo. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação Integrativa | 01 |
|
|
| 2.0 | A definir |
|
| |
Conceito de alfabetização e letramento | 01 |
|
|
| 1.0 | A definir | x | A definir | |
Diferença e inter-relação entre alfabetização e letramento | 02 |
|
|
| 1.0 | A definir |
|
| |
Teorias de aquisição da linguagem | 03 |
|
|
| 2.0 | A definir | x | A definir | |
Proposta de ensino e aprendizagem da leitura e escrita | 04 |
|
|
| 2.0 | A definir | x | A definir | |
Material didático | 01, 02, 03, 04 |
|
|
| 2.0 | A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | KRAMER, Sônia. Alfabetização, leitura e escrita: formação de professores em curso. São Paulo: Ática, 2004. Número de chamada: 372.4 K89a |
2 | LOTSCH, Vanessa de Oliveira. Alfabetização e letramento: uma visão geral. São Paulo: Cengage Learning, 2015. 1 recurso online. |
3 | RIBEIRO, Vera Masagão. Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF 2001. São Paulo: Global, 2003. 287 p. Número de chamada: 372.4 L645 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | ||
1 |
| |
2 | GARCIA, Regina Leite (Org.). A formação da professora alfabetizadora: reflexões sobre a prática. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2015. Número de chamada: 370.71 F723 | |
3 |
| |
4 |
| |
5 |
| |
obs: |
|
|
|
|
|
Para a atenticação do plano de ensino |