PLANO DE ENSINO
CURSO | Pedagogia | ||||||||||||||
DISCIPLINA | Antropologia da Educação | ||||||||||||||
DOCENTE | Rafael Araldi Vaz | ||||||||||||||
CARGA HORÁRIA | 40 horas | ||||||||||||||
CRÉDITOS | 02 | ||||||||||||||
SEMESTRE/CURSO | 2º | ||||||||||||||
ANO/SEMESTRE | 2024/2 | ||||||||||||||
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EMENTA | |||||||||||||||
Diferentes formas de organização societária. Sociedade, cultura e educação com ênfase nas sociedades contemporâneas. Parentesco e Família. O multiculturalismo e a educação. Ritos, rituais e práticas escolares. Lugares e não lugares antropológicos na educação. Políticas de identidade. A prática antropológica: o método e a pesquisa em antropologia e educação. | |||||||||||||||
OBJETIVO GERAL | |||||||||||||||
Proporcionar a apreensão do conhecimento antropológico na compreensão das diversidades, na realização de pesquisas e inserções em processos educacionais. | |||||||||||||||
OBJETIVOS ESPECÍFICOS | |||||||||||||||
3. Desenvolver a capacidade de leitura da realidade escolar a partir dos fundamentos da Antropologia da Educação. | |||||||||||||||
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | |||||||||||||||
UNIDADES | CONTEÚDOS | C.H. | ESTRATÉGIAS | ||||||||||||
20/07 27/07 03/08 10/08
| Introdução aos estudos antropológicos a) Acolhimento. b) Apresentação individual: COMO ME TORNEI O QUE SOU; c) Apresentação do Plano de Aula. d) Rito de iniciação: Estudo do texto e) O caminho do conhecimento;
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8 | Roda de conversa. Exposição dialogada. Debate. Interação em grupo na construção do rosto. Texto 1: LANGDON, Esther Jean. Rito como Conceito Chave para a Compreensão de Processos Sociais. | ||||||||||||
17/08 24/08 31/08 | Antropologia e Educação: A abordagem antropológica. A abordagem da educação. O olhar antropológico.
| 6 | Texto 1: PASSADOR, L. H.; O campo da antropologia: constituição de uma ciência do homem. In: GUERRIERO, Silas (org.) Antropos e Psique. São Paulo: Olho d´Agua, 2001. Texto acesso em: https://xdocs.com.br/doc/o-campo-da-antropologia-dokrgg5lzg8y Tarefa de casa: Antropologia da educação: Video aula: UNB | ||||||||||||
14/09 21/09 |
Antropologia da educação e seu desenvolvimento em Portugal: objeto, teoria e método.
Paulo Freire. O nosso (antropólogo) etnógrafo da educação. O que podemos aprender com ele. | 4 |
VIEIRA, Ricardo. Antropologia da educação e sua emergência e desenvolvimento em Portugal. In: MACEDO, S.M.L.; REIS, L.R. (org.). Antropologia e/da educação: aprendizagem como caminhada e formação como travessia. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021. (p. 55-59). Texto2: O lugar da palavra na pedagogia de Paulo Freire: um diálogo com a antropologia sensível. In: Antropologia e/da Educação. MACEDO, S.M.L.; REIS, L.R. (org.). Antropologia e/da educação: aprendizagem como caminhada e formação como travessia. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021.
Leitura complementar: Texto: TRINDADE JUNIOR. Eugênio Edberson; FRANÇA DE; Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino; PERMITA QUE EU FALE: TRAJETÓRIA, DESAFIOS E REFLEXÕES DE UMA EDUCADORA TRAVESTI. Revista Humanidades e Inovação - ISSN 2358-8322 - Palmas - TO - v.9, n.11. 2022. Disponível em: file:///C:/Users/geral/Downloads/6942-Texto%20do%20artigo-25514-2-10-20220829.pdf https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/current | ||||||||||||
28/09 05/10 | A prática antropológica: o método e a pesquisa em antropologia e educação. O método da etnografia. O que é a etnografia. Como se faz uma etnografia. O trabalho de campo.
O diário de campo. Um exercício de descrição etnográfica. Escolher um evento social (sala de aula, ambiente familiar, bar, rua, calçada, festa, velório, batizado, terreiro, espaço de periferia, comunidade rural...) fazer o exercício de OBSERVAR, OUVIR e REGISTRAR. | 4 | https://www.youtube.com/watch?v=xOlUq9W-fXw (a antropologia o método) Texto 1: RIFIOTIS, Theóphilos. Etnografia e a observação direta e participante. 2009;
Slydes: a pesquisa etnográfica | ||||||||||||
19/10 | Diferentes formas de organização societária | 02 | Texto Unidade 3: Sociedades complexas. Identidade cultural e marcadores sociais da diferença | ||||||||||||
26/10 ANPED 09/11
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Imersão no campo. a) escolha do espaço/evento; b) estratégia de entrada; c) munir-se do diário de campo, celular; d) movimento na direção do campo etnográfico;
Cultura, etnocentrismo e relativismo. O reconhecimento do OUTRO e o reconhecimento da diversidade cultural.
| 04 | Texto1: DA MATTA, R. Você tem cultura? In: DA MATTA, R. Explorações. Ensaios de Sociologia Interpretativa. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. Relativismo cultural: https://www.youtube.com/watch?v=Nn0cGqzvsck Texto 2: FANTON, Débora. APROXIMAÇÕES ENTRE DIREITO E ANTROPOLOGIA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO PROJETO DE LEI N° 1.057/20 07
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16/11 23/11 | Políticas de Identidade: Conceito. Como se elabora. Como se expressa. Para que serve. Identidade cultural da população da Serra Catarinense.
Conviver em um mundo multicultural. Desafios e possibilidades.
| 04 | Texto 1: KEMP, Kênia. Identidade cultural. In: GUERRIERO, Silas (org.) Antropos e Psique. São Paulo: Olho d´Agua, 2001.
Texto 2: GOMARASCA, Paolo. Multiculturalismo e convivência: uma introdução. REMHU, Rev. Interdiscip. Mobil. Hum.,, Brasília, Ano XX, Nº 38, p. 11-26, jan./jun. 2012
Acesso: https://www.scielo.br/j/remhu/a/kPjhSvBXgWR9z7F4K4BHstt/?format=pdf&lang=pt | ||||||||||||
30/11 | Parentesco e Família. | 02 | Texto: Anthony Giddens – Unidade 7 | ||||||||||||
07/11 | Seminário sobre as etnografias. | 02 |
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14/11 | Seminário sobre as etnografias, avaliação e encerramento das atividades. | 02 |
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| Carga Horária Total | 40 |
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SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||||||||
CONHECIMENTOS | Apreensão de conteúdo. Articulação de conhecimentos prévios com novos conhecimentos; curiosidade para busca de conhecimentos. | ||||||||||||||
HABILIDADES | Capacidade de organização e síntese, de comunicação e expressão nas mais diversas formas como: oral, escrita interpretativa e representativa. Reflexão crítica. | ||||||||||||||
ATITUDES | Comprometimento. Assiduidade. Respeito ao outro. Trabalho coletivo. Conduta ética. | ||||||||||||||
OUTRAS |
As formas de avaliação serão: Formativa. Diagnóstica. Processual. | ||||||||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data³ | Recuperação | ||||||||
Sim | Data | ||||||||||||||
Avaliação Integrativa² |
| X | X | X | 2,0 |
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Avaliação 01 - Assiduidade, Interação com colegas e professora, participação em sala. |
| x | x | x | 1,0 |
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Avaliação 02¹- Leituras. Seminário: participação na apresentação de textos e nos debates. |
| x | x | x | 2,0 |
| X |
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Avaliação 03¹– Engajamento na preparação, realização e apresentação do exercício etnográfico. |
| x | x | x | 3,0 |
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Avaliação 04 – Avaliação descritiva |
| x | x | x | 2,0 |
| X |
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¹Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. ²Formato de avaliação definido pelo colegiado do curso. ³A data da avaliação não necessariamente será apresentada, embora seja somente uma previsão. | |||||||||||||||
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |||||||||||||||
1 | DAMATTA, Roberto. Relativizando: introdução a uma à antropologia Social. 6.ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. Número de chamada: 306 D155r | ||||||||||||||
2 | MARC, Augé. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. 9. ed. Campinas: Papirus, 2012. Número de chamada: 301 A919n | ||||||||||||||
3 | MELLO, Luiz Gonzaga. Antropologia cultural: iniciação, teoria e temas. 20.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. Número de chamada: 306 M527a | ||||||||||||||
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |||||||||||||||
1 | ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. 2.ed. Campinas: Papirus, 1998. Número de chamada: 371.3 A555e | ||||||||||||||
2 | BARROSO, Priscila Farfan; BONETE, Wilian Junior; QUEIROZ, Ronaldo Queiroz de Morais. Antropologia e cultura. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2018. Recurso online. | ||||||||||||||
3 | BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2002. Número de chamada: 370.1 B817q | ||||||||||||||
4 | MARCONI, Marina de Andrade; PRESOTTO, Zélia Maria Neves. Antropologia: uma introdução. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2001. Número de chamada: 301.2 M321a. Recurso online. | ||||||||||||||
5 | OLIVEIRA, Carolina Bessa Ferreira de; MELO, Débora Sinflorio da Silva; ARAÚJO, Sandro Alves de. Fundamentos de sociologia e antropologia. Porto Alegre: SAGAH, 2018. Recurso online. | ||||||||||||||
OBSERVAÇÕES: Contrato mútuo: Pontualidade. Presença nas aulas. Participação. Leitura dos textos. Engajamento na pesquisa de campo. Apresentação no seminário. Entrega de síntese. |
Para a atenticação do plano de ensino |