Uniplac - Graduação - Pedagogia - Antropologia da Educação - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

CURSO

Pedagogia

DISCIPLINA

Antropologia da Educação

DOCENTE

Rafael Araldi Vaz

CARGA HORÁRIA

40 horas

CRÉDITOS

02

SEMESTRE/CURSO

ANO/SEMESTRE

2024/2

 

EMENTA

Diferentes formas de organização societária. Sociedade, cultura e educação com ênfase nas sociedades contemporâneas. Parentesco e Família. O multiculturalismo e a educação. Ritos, rituais e práticas escolares. Lugares e não lugares antropológicos na

educação. Políticas de identidade. A prática antropológica: o método e a pesquisa em antropologia e educação.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar a apreensão do conhecimento antropológico na compreensão das diversidades, na realização de

 pesquisas e inserções em processos educacionais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Reconhecer os conceitos fundamentais da Antropologia da Educação.
  2. Compreender os aspectos específicos da pesquisa em antropologia e sua interface com a educação.

3. Desenvolver a capacidade de leitura da realidade escolar a partir dos fundamentos da Antropologia da

 Educação.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADES

CONTEÚDOS

C.H.

ESTRATÉGIAS

20/07

27/07

03/08

10/08

 

 

 

 

Introdução aos estudos antropológicos

a) Acolhimento.

b) Apresentação individual: COMO ME TORNEI O QUE SOU;

c) Apresentação do Plano de Aula.

d) Rito de iniciação: Estudo do texto

e) O caminho do conhecimento;

 

 

 

 

 

 

 

8

Roda de conversa. Exposição dialogada.

 Debate. Interação em grupo na construção do rosto.

Texto 1: LANGDON, Esther Jean. Rito como Conceito Chave para a Compreensão de Processos Sociais.

17/08

24/08

31/08

Antropologia e Educação: A abordagem antropológica. A abordagem da educação. O olhar antropológico.

 

6

Texto 1: PASSADOR, L. H.; O campo da

 antropologia: constituição de uma ciência do homem. In: GUERRIERO, Silas (org.) Antropos e Psique.     São Paulo: Olho

 d´Agua, 2001.

Texto acesso em: https://xdocs.com.br/doc/o-campo-da-antropologia-dokrgg5lzg8y

Tarefa de casa: Antropologia da educação:

Video aula: UNB

14/09

21/09

 

 

Antropologia da educação e seu desenvolvimento em Portugal: objeto, teoria e método.

 

Paulo Freire. O nosso (antropólogo) etnógrafo da educação. O que podemos aprender com ele.

4

 

VIEIRA, Ricardo. Antropologia da

educação e sua emergência e

desenvolvimento em Portugal. In:

MACEDO, S.M.L.; REIS, L.R. (org.).

Antropologia e/da educação:

aprendizagem como caminhada e

formação como travessia. Campinas, SP:

Pontes Editores, 2021. (p. 55-59).

Texto2: O lugar da palavra na pedagogia

de Paulo Freire: um diálogo com a

antropologia sensível. In: Antropologia

e/da Educação. MACEDO, S.M.L.; REIS, L.R. (org.). Antropologia e/da educação: aprendizagem como caminhada e

formação como travessia. Campinas, SP:

Pontes Editores, 2021.

 

Leitura complementar:

Texto:

TRINDADE JUNIOR. Eugênio Edberson; FRANÇA DE; Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino;

PERMITA QUE EU FALE: TRAJETÓRIA, DESAFIOS E REFLEXÕES DE UMA EDUCADORA TRAVESTI. Revista Humanidades e Inovação - ISSN 2358-8322 - Palmas - TO - v.9, n.11. 2022.

Disponível em:

file:///C:/Users/geral/Downloads/6942-Texto%20do%20artigo-25514-2-10-20220829.pdf

https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/current

28/09

05/10

A prática antropológica: o método e a pesquisa em antropologia e educação. O método da etnografia. O que é a etnografia. Como se faz uma etnografia. O trabalho de campo.

 

O diário de campo. Um exercício de descrição etnográfica. Escolher um evento social (sala de aula, ambiente familiar, bar, rua, calçada, festa, velório, batizado, terreiro, espaço de periferia, comunidade rural...) fazer o exercício de OBSERVAR, OUVIR e REGISTRAR.

4

https://www.youtube.com/watch?v=xOlUq9W-fXw (a antropologia o método)

Texto 1: RIFIOTIS, Theóphilos. Etnografia e a observação direta e participante. 2009;

 

 

Slydes: a pesquisa etnográfica

19/10

Diferentes formas de organização societária

02

Texto Unidade 3: Sociedades complexas.

Identidade cultural e marcadores sociais da

 diferença

 

26/10

ANPED

09/11

 

 

Imersão no campo. a) escolha do espaço/evento; b) estratégia de entrada; c) munir-se do diário de campo, celular; d) movimento na direção do campo etnográfico;

 

 

Cultura, etnocentrismo e relativismo. O reconhecimento do OUTRO e o reconhecimento da diversidade cultural.

 

 

 

 

 

04

Texto1: DA MATTA, R. Você tem cultura?

In: DA MATTA, R. Explorações. Ensaios de Sociologia Interpretativa. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

Relativismo cultural: https://www.youtube.com/watch?v=Nn0cGqzvsck

Texto 2: FANTON, Débora.

APROXIMAÇÕES ENTRE DIREITO E ANTROPOLOGIA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO PROJETO DE LEI N° 1.057/20 07

 

16/11

23/11

Políticas de Identidade: Conceito. Como se elabora. Como se expressa. Para que serve. Identidade cultural da população da Serra Catarinense.

 

 

Conviver em um mundo multicultural. Desafios e possibilidades.

 

04

Texto 1: KEMP, Kênia. Identidade cultural.

 In: GUERRIERO, Silas (org.) Antropos e

Psique.     São Paulo: Olho d´Agua, 2001.

 

 

Texto 2:  GOMARASCA, Paolo. Multiculturalismo e convivência: uma introdução. REMHU, Rev. Interdiscip. Mobil. Hum.,, Brasília, Ano XX, Nº 38, p. 11-26, jan./jun. 2012

 

Acesso: https://www.scielo.br/j/remhu/a/kPjhSvBXgWR9z7F4K4BHstt/?format=pdf&lang=pt

30/11

Parentesco e Família.

02

Texto: Anthony Giddens – Unidade 7

07/11

Seminário sobre as etnografias.

02

 

14/11

Seminário sobre as etnografias, avaliação e encerramento das atividades.

02

 

 

                                 Carga Horária Total

40

 

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Apreensão de conteúdo. Articulação de conhecimentos prévios com novos conhecimentos; curiosidade para busca de conhecimentos.

HABILIDADES

Capacidade de organização e síntese, de comunicação e expressão nas mais diversas formas como: oral, escrita interpretativa e representativa. Reflexão crítica.

ATITUDES

 Comprometimento. Assiduidade. Respeito ao outro. Trabalho coletivo. Conduta ética.

OUTRAS

 

As formas de avaliação serão: Formativa. Diagnóstica. Processual.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data³

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa²

 

X

X

X

2,0

 

 

 

Avaliação 01 - Assiduidade, Interação com colegas e professora, participação em sala.

 

x

x

x

1,0

 

 

 

Avaliação 02¹-

Leituras. Seminário: participação na apresentação de textos e nos debates.

 

 

 x

x

x

2,0

 

X

 

Avaliação 03¹– Engajamento na preparação, realização e apresentação do exercício etnográfico.  

 

x

x

x

3,0

 

 

 

Avaliação 04 – Avaliação descritiva

 

x

x

x

2,0

 

X

 

¹Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina.

²Formato de avaliação definido pelo colegiado do curso.

³A data da avaliação não necessariamente será apresentada, embora seja somente uma previsão.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DAMATTA, Roberto. Relativizando: introdução a uma à antropologia Social. 6.ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

Número de chamada: 306 D155r

2

MARC, Augé. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. 9. ed. Campinas: Papirus, 2012.

 Número de chamada: 301 A919n

3

MELLO, Luiz Gonzaga. Antropologia cultural: iniciação, teoria e temas. 20.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

 Número de chamada: 306 M527a

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. 2.ed. Campinas: Papirus, 1998.

Número de chamada: 371.3 A555e

2

BARROSO, Priscila Farfan; BONETE, Wilian Junior; QUEIROZ, Ronaldo Queiroz de Morais. Antropologia e

cultura. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2018. Recurso online.

3

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2002. Número de chamada:

370.1 B817q

4

MARCONI, Marina de Andrade; PRESOTTO, Zélia Maria Neves. Antropologia: uma introdução. 5.ed. São Paulo:

 Atlas, 2001. Número de chamada: 301.2 M321a. Recurso online.

5

OLIVEIRA, Carolina Bessa Ferreira de; MELO, Débora Sinflorio da Silva; ARAÚJO, Sandro Alves de. 

Fundamentos de sociologia e antropologia. Porto Alegre: SAGAH, 2018. Recurso online.

OBSERVAÇÕES: Contrato mútuo: Pontualidade. Presença nas aulas. Participação. Leitura dos textos. Engajamento na pesquisa de campo. Apresentação no seminário. Entrega de síntese.

 

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