Uniplac - Graduação - Pedagogia - História da Educação Brasileira - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia Par053/22

PROFESSOR

Jourdan Linder Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

História da Educação Brasileira

0-19338

4

80


EMENTA

História da educação no Brasil no período colonial e imperial. Estudo das lutas e

movimentos sociais. Historicidade do fenômeno educativo na sociedade brasileira.

História da educação e da escola no Brasil republicano. Surgimento da escola e da sala

de aula no Brasil, em Santa Catarina e em Lages.


OBJETIVO GERAL

Promover a discussão acerca da contextualização das práticas educacionais produzidas ao longo da História do Brasil, proporcionando um espaço para reflexão a respeito das influências do processo histórico na escolarização.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender a historicidade imbricada no fenômeno educativo, percebendo transições e permanências no que tange a escolarização; - Caracterizar os diversos paradigmas educacionais vivenciados nos períodos colonial, imperial e republicano do Brasil; - Conhecer o surgimento da escola e da sala de aula no Brasil, em Santa Catarina e em Lages, identificando as várias nuances da organização escolar no país; - Ponderar a respeito das lutas travadas por movimentos sociais na área da educação, reconhecendo suas conquistas; - Operar com os conhecimentos apreendidos no semestre, analisando a contextualização histórica de práticas educacionais.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Historicidade do fenômeno educativo na sociedade brasileira. Estudo das lutas e movimentos sociais.
1.1 Escolas históricas e Historicidade
1.2 Historiografia da educação no Brasil e fontes
1.3 A Educação Indígena
1.4 Lutas em torno da primeira LDBN e Movimentos Populares em Educação

16

2

História da educação no Brasil no período colonial e imperial
2.1 Período Jesuítico
2.2 Período Pombalino
2.3 Período Joanino
2.4 Brasil Império e os três níveis de ensino
2.5 A formação de Professores

28

3

História da educação e da escola no Brasil republicano.
3.1 A Primeira República: do “entusiasmo pela educação” ao “otimismo pedagógico”.
3.2 A Segunda República: política educacional nos confrontos ideológicos dos anos 1930.
3.3 O Estado Novo: Educação na Constituição de 1937.
3.4 A quarta república: política educacional dos governos populistas.
3.5 O Regime Militar
3.6 O MEC na democracia.

28

4

O surgimento da escola e da sala de aula no Brasil, em Santa Catarina e em Lages.
4.1 A origem da Escola Pública Brasileira
4.2 Os grupos escolares em Santa Catarina
4.3 Os grupos escolares em Lages

8

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Construção de um Webfólio


Estratégias:Audiovisuais. Aula expositiva-dialogada. Cartaz Dramatização. Estudo dirigido em grupo. Mapa Mental. Mini escrito. Webfólio.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Internalização das contextualizações de processos históricos ocorridos nos diversos períodos da Educação brasileira.

HABILIDADES

Analisar as influências dos processos históricos nos fenômenos pedagógicos do passado e do presente.

ATITUDES

Olhar crítico historicamente fundamentado acerca dos elementos do cotidiano escolar. Envolvimento com as aprendizagens propostas ao longo da disciplina.

OUTRAS

.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

x

x

x

2

A definir

Cartaz

1

x

x

x

1

A definir

Mini escrito I

2

x

x

x

1

A definir

x

A definir

Mini escrito II

3

x

x

x

1

A definir

x

A definir

Mapa Mental

4

x

x

x

1

A definir

Webfólio

Todas

x

x

x

2

A definir

Dramatização

2, 3, 4

x

x

x

2

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. Filosofia e história da educação brasileira. 2. ed. São Paulo: Manole, 2012. 290 p. ISBN 978-85-204-2840-5.

2

HILSDORF, Maria Lucia Spedo. História da educação brasileira. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788522114023.

3

SHIGUNOV NETO, Alexandre. História da educação brasileira: do período colonial ao predomínio das políticas educacionais neoliberais. São Paulo: Atlas, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788597007688.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3.ed. rev.atual. São Paulo: Moderna, 2019. Número de chamada: 370.9 A662h

2

FRANCISCO FILHO, Geraldo. A educação brasileira no contexto histórico. Campinas, SP.; Alinea, 2013. Número de chamada: 371.09 F817e

3

GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Filosofia e história da educação brasileira: da Colônia ao governo Lula. 2. Barueri: Manole, 2009. Recurso online

4

SAVIANI, Dermeval, LOMBARDI, José Claudinei, SANFELICE, José Luís (org.) História e história da educação: o debate teórico-metodológico atual. 4.ed. Campinas: Autores Associados, 2010. Número de chamada: 370.9 H673

5

TEIXEIRA, Anísio. Educação no Brasil. 2.ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1976. Número de chamada: 370.9814 T266e

obs:

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