PLANO DE ENSINO | 2024/2 |
CURSO | Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR | Pedagogia Par053/22 |
PROFESSOR | Jourdan Linder Silva |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
História da Educação Brasileira | 0-19338 | 2º | 4 | 80 |
EMENTA |
História da educação no Brasil no período colonial e imperial. Estudo das lutas e movimentos sociais. Historicidade do fenômeno educativo na sociedade brasileira. História da educação e da escola no Brasil republicano. Surgimento da escola e da sala de aula no Brasil, em Santa Catarina e em Lages. |
OBJETIVO GERAL |
Promover a discussão acerca da contextualização das práticas educacionais produzidas ao longo da História do Brasil, proporcionando um espaço para reflexão a respeito das influências do processo histórico na escolarização. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Compreender a historicidade imbricada no fenômeno educativo, percebendo transições e permanências no que tange a escolarização; - Caracterizar os diversos paradigmas educacionais vivenciados nos períodos colonial, imperial e republicano do Brasil; - Conhecer o surgimento da escola e da sala de aula no Brasil, em Santa Catarina e em Lages, identificando as várias nuances da organização escolar no país; - Ponderar a respeito das lutas travadas por movimentos sociais na área da educação, reconhecendo suas conquistas; - Operar com os conhecimentos apreendidos no semestre, analisando a contextualização histórica de práticas educacionais. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Historicidade do fenômeno educativo na sociedade brasileira. Estudo das lutas e movimentos sociais. | 16 |
2 | História da educação no Brasil no período colonial e imperial | 28 |
3 | História da educação e da escola no Brasil republicano. | 28 |
4 | O surgimento da escola e da sala de aula no Brasil, em Santa Catarina e em Lages. | 8 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
| Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Construção de um Webfólio |
Estratégias:Audiovisuais. Aula expositiva-dialogada. Cartaz Dramatização. Estudo dirigido em grupo. Mapa Mental. Mini escrito. Webfólio. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Internalização das contextualizações de processos históricos ocorridos nos diversos períodos da Educação brasileira. | ||||||||
HABILIDADES | Analisar as influências dos processos históricos nos fenômenos pedagógicos do passado e do presente. | ||||||||
ATITUDES | Olhar crítico historicamente fundamentado acerca dos elementos do cotidiano escolar. Envolvimento com as aprendizagens propostas ao longo da disciplina. | ||||||||
OUTRAS | . | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação Integrativa | Todas | x | x | x | 2 | A definir |
|
| |
Cartaz | 1 | x | x | x | 1 | A definir |
|
| |
Mini escrito I | 2 | x | x | x | 1 | A definir | x | A definir | |
Mini escrito II | 3 | x | x | x | 1 | A definir | x | A definir | |
Mapa Mental | 4 | x | x | x | 1 | A definir |
|
| |
Webfólio | Todas | x | x | x | 2 | A definir |
|
| |
Dramatização | 2, 3, 4 | x | x | x | 2 | A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. Filosofia e história da educação brasileira. São Paulo: Manole, 2003. Número de chamada: 370.981 G425f |
2 | HILSDORF, Maria Lucia Spedo. História da educação brasileira. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 1 recurso online. |
3 | SHIGUNOV NETO, Alexandre. História da educação brasileira: do período colonial ao predomínio das políticas educacionais neoliberais. São Paulo: Atlas, 2015. 1 recurso online. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3.ed. rev.atual. São Paulo: Moderna, 2019. Número de chamada: 370.9 A662h |
2 | FRANCISCO FILHO, Geraldo. A educação brasileira no contexto histórico. Campinas, SP.; Alinea, 2013. Número de chamada: 371.09 F817e |
3 | GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. Filosofia e história da educação brasileira: da colônia ao governo Lula. 2. ed. São Paulo: Manole, 2012. Número de chamada: 370.981 G425f |
4 | SAVIANI, Dermeval, LOMBARDI, José Claudinei, SANFELICE, José Luís (org.) História e história da educação: o debate teórico-metodológico atual. 4.ed. Campinas: Autores Associados, 2010. Número de chamada: 370.9 H673 |
5 | TEIXEIRA, Anísio. Educação no Brasil. 2.ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1976. Número de chamada: 370.9814 T266e |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |