PLANO DE ENSINO | 2024/2 |
CURSO | Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR | Pedagogia Par053/22 |
PROFESSOR | Carlos Alberto Bertaiolli |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Políticas Públicas da Educação Básica | 0-19339 | 2º | 2 | 40 |
EMENTA |
Educação básica: objetivos, princípios e diretrizes curriculares. Organização, funcionamento e financiamento da educação básica. Legislação: marcos regulatório da educação básica. Relação entre educação, estado e sociedade. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar conhecimentos a partir dos quais os acadêmicos possam compreender, analisar e interpretar as Políticas Públicas da/na Educação Básica, perpassando questões como gestão e organização da escola e legislação da Educação Básica, refletindo criticamente nos diversos cenários e contextos históricos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Analisar o contexto histórico nos quais se forjaram as políticas públicas da educação básica no Brasil; 2. Compreender a relação das políticas educacionais na organização, funcionamento e o financiamento da educação básica; 3. Refletir sobre a relação entre Estado, Educação e Sociedade; 4. Problematizar os impactos das políticas públicas educacionais na rotina da instituição escolar no que tange aos seus processos administrativos e pedagógicos; 5. Conhecer os aspectos legais imbricados nas políticas públicas da educação básica; 6. Possibilitar que o acadêmico construa uma base teórica que permita interpretação/estudo das políticas públicas brasileiras em âmbitos estadual e municipal. 7. Construir uma compreensão do cenário atual da política educacional brasileira e os meandros para o fortalecimento da educação pública, democrática e de qualidade. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | 1. 1 .1.1 Apresentação da disciplina; | 20 |
2 | 2.1 Diretrizes curriculares nacionais para a educação básica | 20 |
| TOTAL DE HORAS | 40 h |
| ARS – aula remota e síncrona (ferramenta google Meet); AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DB – Debate; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual. |
Estratégias:ARS; AEX; ARM; DG; DB; DM; EC; ED; ET; EX; FR; LAB; MAC; PAL; SE; SI; TG; TIG; TI; |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Análise crítica-reflexiva das políticas públicas educacionais a partir da apreensão dos conceitos problematizados ao longo do componente. | ||||||||
HABILIDADES | Compreensão, análise e interpretação dos conceitos estudados sobre as políticas públicas educacionais nos diferentes níveis da educação no contexto histórico da sociedade brasileira e na legislação vigente. Articulação e Mobilização dos conhecimentos adquiridos/construídos ao longo do componente; Participação nas aulas e atividades propostas; qualidade das produções; autonomia e pró-atividade no uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); aplicação dos conceitos estudados em sua área de formação. | ||||||||
ATITUDES | Respeito às diferenças e a capacidade de trabalhar coletivamente; autonomia; comprometimento da produção de atividades/trabalhos e entrega na data solicitada; Participação nas aulas virtuais pelo Google Meet. | ||||||||
OUTRAS | Postura ética e democrática no ambiente da sala de aula e nas discussões e reflexões desenvolvidas | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação Integrativa | Todas | x | x | x | 1 | A definir |
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Avaliação 01 | 1 | x | x | x | 3 | A definir | x | A definir | |
Avaliação 02 | 1 |
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| 2 | A definir |
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Avaliação 03 | 2 |
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| 2 | A definir | x | A definir | |
Avaliação 04 | 2 |
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| 2 | A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm |
2 | BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192 |
3 | SAVIANI, Dermeval. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significado, controvérsias e perspectivas. 2. ed. rev., atual. e ampl. Campinas: Autores Associados, 2017. Número de chamada: 370.981 S267s |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | ||
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3 | BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base | |
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obs: |
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Para a atenticação do plano de ensino |