Uniplac - Graduação - Pedagogia - Práticas Extensionistas - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2

 

CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Práticas Extensionistas

REGULAMENTAÇÃO

Resolução n° 580/2024

PROFESSOR

José Batista da Rosa

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Práticas Extensionistas

 19341

2

40

 

EMENTA

Princípios da Extensão Universitária. Função acadêmica e social. Práticas extensionistas integradoras e articuladoras de acordo com o perfil do egresso.

OBJETIVO GERAL

Apresentar e discutir os princípios, funções e práticas extensionistas, na lógica reflexiva e crítica, possibilitando a articulação entre universidade e comunidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Estudar os fundamentos e princípios da extensão universitária a partir da lógica: ação/reflexão/ação.

- Contextualizar a importância de uma prática pedagógica protagonista e inclusiva tomando como base as tendências pedagógicas de uma universidade comunitária.

- Possibilitar a reflexão dialógica como uma competência necessária para o fortalecimento da universidade comunitária.

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

ESTRATÉGIAS*

1

Apresentação do contrato de trabalho e da ementa.

02

AEX

2

Princípios da Extensão Universitária: interação dialógica, interdisciplinaridade e interprofissionalidade, indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão.

02

AEX, ED.

3

Função acadêmica e social.

02

AEX, ED

4

Elaboração de projetos de extensão.

02

AEX, SE

5

Concepção da universidade socialmente relevante.

02

AEX, ED

6

Curricularização da extensão e a educação pedagógica.

02

AEX ED

7

Interdisciplinaridade, educação e mudança.

02

AEX

8

Extensão como processo de intervenção na realidade educacional.  

02

AEX, ED

9

Práticas extensionistas: limites e possibilidades.

02

AEX, ED

10

Avaliação do processo educativo das práticas extensionistas.

02

OM

 

TOTAL DE HORAS

40

 

 

 

 

 

*Descrição das Estratégias:

AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia;  DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual. OM – Outra Modalidade.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Capacidade de estabelecer conexões dos conceitos trabalhados e as prerrogativas das práticas extensionistas.

HABILIDADES

Entender a importância da formação docente articulada com as práticas extensionistas.

ATITUDES

Interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas.

OUTRAS

Usufruir da reflexão como condição para entender a lógica do processo extensionista focado na realidade educacional.

DATAS PREVISTAS

Avaliação1

Unidades

C

H

A

Valor

Data2

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 1

 

 

 

 

5,0

 

X

 

Recuperação da avaliação 1

 

 

 

 

5,0

 

 

 

Avaliação 2

 

 

 

 

5,0

 

X

 

Recuperação da Avaliação 2

 

 

 

 

5,0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

¹ Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina.

² A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão.

³

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1.

MELLO, Cleyson de Moraes; ALMEIDA NETO, José Rogério Moura de; PETRILLO, Regina Pentagna. Curricularização da extensão universitária. 2. ed. Rio de Janeiro: Processo, 2022. Número de chamada: 378.1554 M527c

2.

SERVA, Fernanda Mesquita. A extensão universitária e sua curricularização. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2023. Número de chamada: 378.1554 S491e

3.

WARSCHAUER, Cecília. A roda e o registro: uma parceria entre professor, alunos e conhecimento. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2002. Número de chamada: 371.11 W253r

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BAPTISTA, Makilim Nunes. Metodologias pesquisa em ciências: análise quantitativa e qualitativa. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. Número de chamada: 001.42 B222m

2

BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. Número de chamada: 001.42 B277f

3

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base

4

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18 ed. Campinas: Papirus, 2012. Número de chamada: 370.1 F287i

5

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12. ed. Trad. de Moacir Gadotti & Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1979. Número de chamada: 370.1 F866e

 

OBSERVAÇÕES

 

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