Uniplac - Graduação - Pedagogia - Psicologia da Educação - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/2

 

CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia Par053/22

PROFESSOR

Jourdan Linder Silva

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Psicologia da Educação

0-19340

2

40

 

EMENTA

História da psicologia educacional e escolar. Teorias contemporâneas na interface

Psicologia e educação. Teorias de desenvolvimento e da aprendizagem com inter-relação

nas dimensões

biológicas, socioculturais, afetivas e cognitivas.

 

OBJETIVO GERAL

Possibilitar aos acadêmicos a compreensão das contribuições da Psicologia para a aprendizagem escolar, promovendo reflexões acerca de suas influências no fazer pedagógico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1- Distinguir as especificidades da psicologia educacional e da psicologia escolar, compreendendo historicamente suas inserções no campo da educação; 2 – Caracterizar diferentes abordagens de aprendizagem e suas influências na prática docente; 3 – Analisar as relações contemporâneas entre os campos da Psicologia e da Educação, reconhecendo a interrelação destas áreas para as teorias da aprendizagem.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

História da psicologia educacional e escolar:
1.1 A natureza da Psicologia da Educação
1.2 Antecedentes históricos e filosóficos
1.3 A Concepção Inatista
1.4 A Concepção Ambientalista

6

2

Teorias de desenvolvimento e da aprendizagem com inter-relação nas dimensões biológicas, socioculturais, afetivas e cognitivas:
2.1 Abordagem Behaviorista
2.2 Abordagem Centrada na Pessoa
2.3 A abordagem cognitivista e o enfoque construtivista
2.4 A abordagem Histórico-Cultural e o aporte sociointeracionista
2.5 Psicogênese da Pessoa Completa
2.6 Contribuições da Psicanálise à Educação

18

3

Teorias contemporâneas na interface Psicologia e educação:
3.1 Abordagens Múltiplas à Inteligência
3.2 Psicopedagogia da capacidade atencional
3.3 A metacognição, o pensamento criativo e o pensamento crítico
3.4 Afeto, emoções, atribuições e expectativas
3.5 Por uma pedagogia das juventudes

16

 

TOTAL DE HORAS

40 h

 

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Leituras prévias acerca das temáticas que problematizadas nas aulas.

 

Estratégias:Álbum de Aprendizagem. Aula expositiva-dialogada. Problematização. Dinâmicas. Discussões de textos. Estudo em Grupo. Mini escrito. Narrativas Pedagógicas. Problematização.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Internalização dos conceitos referentes às abordagens teóricas discutidas.

HABILIDADES

Capacidade de operar com os conceitos apreendidos, na construção de narrativas pedagógicas.

ATITUDES

Disposição para a discussão e estudos em grupos.

OUTRAS

.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

x

x

x

2

A definir

 

 

Álbum de Aprendizagens

2

x

x

x

2

A definir

 

 

Narrativas Pedagógicas

2

x

x

x

3

A definir

x

A definir

Mini Escrito

1 e 3

x

x

x

3

A definir

x

A definir

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

AZZI, Roberta Gurgel; GIANFALDONI, Mônica Helena Tieppo Alves (org.). Psicologia e educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. v. 1. Número de chamada: 370.15 P974

2

CARRARA, Kester. Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004. Número de chamada: 370.15 I61

3

WOOLFOLK, Anita E. Psicologia da educação. 7. ed. São Paulo: Artmed, 2000. Número de chamada: 370.15 W913p

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair. TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. ref. ampl. São Paulo: Saraiva, 2005. Número de chamada: 150 B665p

2

CUNHA, Marcus Vinícius da. Psicologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. Número de chamada: 370.15 C972p

3

GAMEZ, Luciano. Psicologia de educação. Rio de Janeiro: LTC, 2013. Recurso online.

4

OLIVEIRA, Marta Kohl de; SOUZA, Denise Trento R.; REGO, Teresa Cristina (org.). Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002. Número de chamada: 370.15 P974

5

VIGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 16. ed. São Paulo: Ícone, 2018. Número de chamada: 153.4 V691l

 

obs:

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática