PLANO DE ENSINO | 2024/2 |
CURSO | Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR | Pedagogia Par053/22 |
PROFESSOR | Jourdan Linder Silva |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Psicologia da Educação | 0-19340 | 2º | 2 | 40 |
EMENTA |
História da psicologia educacional e escolar. Teorias contemporâneas na interface Psicologia e educação. Teorias de desenvolvimento e da aprendizagem com inter-relação nas dimensões biológicas, socioculturais, afetivas e cognitivas. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar aos acadêmicos a compreensão das contribuições da Psicologia para a aprendizagem escolar, promovendo reflexões acerca de suas influências no fazer pedagógico. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1- Distinguir as especificidades da psicologia educacional e da psicologia escolar, compreendendo historicamente suas inserções no campo da educação; 2 – Caracterizar diferentes abordagens de aprendizagem e suas influências na prática docente; 3 – Analisar as relações contemporâneas entre os campos da Psicologia e da Educação, reconhecendo a interrelação destas áreas para as teorias da aprendizagem. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | História da psicologia educacional e escolar: | 6 |
2 | Teorias de desenvolvimento e da aprendizagem com inter-relação nas dimensões biológicas, socioculturais, afetivas e cognitivas: | 18 |
3 | Teorias contemporâneas na interface Psicologia e educação: | 16 |
| TOTAL DE HORAS | 40 h |
| Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Leituras prévias acerca das temáticas que problematizadas nas aulas. |
Estratégias:Álbum de Aprendizagem. Aula expositiva-dialogada. Problematização. Dinâmicas. Discussões de textos. Estudo em Grupo. Mini escrito. Narrativas Pedagógicas. Problematização. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Internalização dos conceitos referentes às abordagens teóricas discutidas. | ||||||||
HABILIDADES | Capacidade de operar com os conceitos apreendidos, na construção de narrativas pedagógicas. | ||||||||
ATITUDES | Disposição para a discussão e estudos em grupos. | ||||||||
OUTRAS | . | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação Integrativa | Todas | x | x | x | 2 | A definir |
|
| |
Álbum de Aprendizagens | 2 | x | x | x | 2 | A definir |
|
| |
Narrativas Pedagógicas | 2 | x | x | x | 3 | A definir | x | A definir | |
Mini Escrito | 1 e 3 | x | x | x | 3 | A definir | x | A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | AZZI, Roberta Gurgel; GIANFALDONI, Mônica Helena Tieppo Alves (org.). Psicologia e educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. v. 1. Número de chamada: 370.15 P974 |
2 | CARRARA, Kester. Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004. Número de chamada: 370.15 I61 |
3 | WOOLFOLK, Anita E. Psicologia da educação. 7. ed. São Paulo: Artmed, 2000. Número de chamada: 370.15 W913p |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair. TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. ref. ampl. São Paulo: Saraiva, 2005. Número de chamada: 150 B665p |
2 | CUNHA, Marcus Vinícius da. Psicologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. Número de chamada: 370.15 C972p |
3 | GAMEZ, Luciano. Psicologia de educação. Rio de Janeiro: LTC, 2013. Recurso online. |
4 | OLIVEIRA, Marta Kohl de; SOUZA, Denise Trento R.; REGO, Teresa Cristina (org.). Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002. Número de chamada: 370.15 P974 |
5 | VIGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 16. ed. São Paulo: Ícone, 2018. Número de chamada: 153.4 V691l |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |