Uniplac - Graduação - Pedagogia - Alfabetização e Numeralização III - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia - Par782/17

PROFESSOR

Marli Coscodai Souza, Marileia Aparecida Wolff Tubs


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Alfabetização e Numeralização III

0-18284

4

80


EMENTA

Práticas Pedagógicas de Alfabetização e Numeralização.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar o estudo de práticas pedagógicas de alfabetização e numeralização.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1.Entender a matemática como objeto histórico-cultural de conhecimento em aspectos que a constituem, seus usos e funções e sua linguagem. 2. Reconhecer como se adquire o conhecimento matemático através das práticas culturais em que os indivíduos estão engajados, identificando os usos sociais desse conhecimento. 3. Reconhecer como se iniciou e como vem se desenvolvendo a matemática escolar, ou matemática formal. 4. Conceituar alfabetização matemática, letramento matemático, senso numérico, sentido de número e numeralização. 5. Identificar números em diferentes contextos e funções sociais 6. Conhecer diferentes aspectos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos nos níveis de Educação Infantil e Ensino Fundamental. 7. Pesquisar práticas pedagógicas que envolvam os conhecimentos matemáticos de resolução de problemas e jogos e brincadeiras. 8. Analisar a prática pedagógica do professor alfabetizador diante das dificuldades no processo de alfabetização e como sua prática pedagógica possibilita superar esses obstáculos presentes no processo.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Aquisição da linguagem matemática:
-O uso dos números em diferentes contextos e funções.
- História dos números.
- Representação numérica em diferentes povos.
- Os números e seus significados: Representação Cardinal, Ordinais, o conceito de número e numeral

20

2

Praticas Pedagógicas de Numeralização
-Conceituar: Alfabetização matemática, letramento matemático, educação matemática, Senso numérico, Sentido do número e Numeralização.
- Resolução de Problemas: Metodologias de resolução de problemas do cotidiano da Educação Infantil e do Ensino Fundamental
-Oficina: Práticas Pedagógicas de numeralização na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

20

3

Práticas Pedagógicas de alfabetização.

20

4

Alfabetização como um processo de natureza complexa, engajado em práticas de letramento.
Reflexão do professor alfabetizador sobre suas práticas de ensino.

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:- Descrição, leitura, elaboração de conceito, definições, pesquisa de campo, linha do tempo, quadro comparativo, filmes, registros, comentários escritos, quadro sinóptico, glossário, síntese, produção individual, pesquisas, seminários, problematização, participação individual. - Trabalhos individuais e em grupos, pesquisa bibliográfica. - Problematização de textos contendo problemas do cotidiano e da matemática. -Leitura de textos em PDF: Artigos científicos, capítulos de livros, de revistas, etc. -Assistir e produzir vídeos apresentando sínteses propostas de práticas pedagógicas. - Pesquisar e apresentar sínteses. - Seminário e aulas expositivas utilizando recursos tecnológicos - Oficinas com elaboração de materiais didáticos contendo: Objetivos, metodologia e avaliação.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Análise reflexiva e crítica da realidade educacional, numa perspectiva emancipadora considerando ainda o conhecimento e o reconhecimento dos paradigmas que orientam a formação de professor no Brasil.

HABILIDADES

Coerência e coesão nos trabalhos escritos. Análise crítico-reflexiva diante dos temas abordados. Comunicação ativa no grupo

ATITUDES

Participação ativa nos trabalhos em grupo. Autonomia nos trabalhos individuais. Assiduidade e pontualidade. Responsabilidade em relação às suas atividades.

OUTRAS

Participação ativa nas aulas. Registro dos trabalhos em grupo e individual.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

01

2.0

A definir

Textos e exercícios escritos, pesquisas, relatos orais, produção e análise de práticas pedagógicas utilizando recursos tecnológicos.

1

2.0

A definir

Pesquisas e participação em oficinas e elaboração de material didático pedagógico.

2

2.0

A definir

x

A definir

Assiduidade, pontualidade e responsabilidade em relação às atividades com a prática pedagógica.

3 e 4

2.0

A definir

Trabalhos individuais e em grupo sobre atividades, metodologias e estratégias para o desenvolvimento da prática pedagógica na alfabetização.

3 e 4

2.0

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. A escrita infantil. São Paulo: Cortez, 2017.

2

MORAIS, Artur Gomes de. Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização. São Paulo: Autêntica, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788551305201.

3

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 4. São Paulo: Autêntica, 2007. 1 recurso online. ISBN 9788582179277.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

"KRAMER, Sônia. Alfabetização, leitura e escrita: formação de professores em curso. São Paulo: Ática, 2004. Número de chamada: 372.4 K89a "

2

SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.Proposta Curricular de Santa Catarina: estudos temáticos. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2005. Disponível em: www.sed.sc.gov.br › 136-proposta-curricular-de-santa-catarina-2005

3

SARMENTO, Manuel; GOUVEA, Maria Cristina Soares de (org.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. 2.ed. Petrópolis: Vozes 2008. Número de chamada: 305.23 E79

4

SMOLKA, Ana Luiza. A dinâmica discursiva no ato de escrever: relações oralidade-escritura. In: SMOLKA, Ana Luiza B.; GOES, Maria Cecília R; NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta (org.). A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 1997. Número de chamada: 370.15 L755

5

SMOLE, Kátia Stocco. A matemática na educação infantil: inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Penso, 2000. Recurso online.

obs:

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