PLANO DE ENSINO | 2024/2 |
CURSO | Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR | Pedagogia - Par782/17 |
PROFESSOR | Marli Coscodai Souza, Marileia Aparecida Wolff Tubs |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Alfabetização e Numeralização III | 0-18284 | 6º | 4 | 80 |
EMENTA |
Práticas Pedagógicas de Alfabetização e Numeralização. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar o estudo de práticas pedagógicas de alfabetização e numeralização. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1.Entender a matemática como objeto histórico-cultural de conhecimento em aspectos que a constituem, seus usos e funções e sua linguagem. 2. Reconhecer como se adquire o conhecimento matemático através das práticas culturais em que os indivíduos estão engajados, identificando os usos sociais desse conhecimento. 3. Reconhecer como se iniciou e como vem se desenvolvendo a matemática escolar, ou matemática formal. 4. Conceituar alfabetização matemática, letramento matemático, senso numérico, sentido de número e numeralização. 5. Identificar números em diferentes contextos e funções sociais 6. Conhecer diferentes aspectos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos nos níveis de Educação Infantil e Ensino Fundamental. 7. Pesquisar práticas pedagógicas que envolvam os conhecimentos matemáticos de resolução de problemas e jogos e brincadeiras. 8. Analisar a prática pedagógica do professor alfabetizador diante das dificuldades no processo de alfabetização e como sua prática pedagógica possibilita superar esses obstáculos presentes no processo. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Aquisição da linguagem matemática: | 20 |
2 | Praticas Pedagógicas de Numeralização | 20 |
3 | Práticas Pedagógicas de alfabetização. | 20 |
4 | Alfabetização como um processo de natureza complexa, engajado em práticas de letramento. | 20 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
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Estratégias:- Descrição, leitura, elaboração de conceito, definições, pesquisa de campo, linha do tempo, quadro comparativo, filmes, registros, comentários escritos, quadro sinóptico, glossário, síntese, produção individual, pesquisas, seminários, problematização, participação individual. - Trabalhos individuais e em grupos, pesquisa bibliográfica. - Problematização de textos contendo problemas do cotidiano e da matemática. -Leitura de textos em PDF: Artigos científicos, capítulos de livros, de revistas, etc. -Assistir e produzir vídeos apresentando sínteses propostas de práticas pedagógicas. - Pesquisar e apresentar sínteses. - Seminário e aulas expositivas utilizando recursos tecnológicos - Oficinas com elaboração de materiais didáticos contendo: Objetivos, metodologia e avaliação. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Análise reflexiva e crítica da realidade educacional, numa perspectiva emancipadora considerando ainda o conhecimento e o reconhecimento dos paradigmas que orientam a formação de professor no Brasil. | ||||||||
HABILIDADES | Coerência e coesão nos trabalhos escritos. Análise crítico-reflexiva diante dos temas abordados. Comunicação ativa no grupo | ||||||||
ATITUDES | Participação ativa nos trabalhos em grupo. Autonomia nos trabalhos individuais. Assiduidade e pontualidade. Responsabilidade em relação às suas atividades. | ||||||||
OUTRAS | Participação ativa nas aulas. Registro dos trabalhos em grupo e individual. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação Integrativa | 01 |
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| 2.0 | A definir |
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Textos e exercícios escritos, pesquisas, relatos orais, produção e análise de práticas pedagógicas utilizando recursos tecnológicos. | 1 |
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| 2.0 | A definir |
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Pesquisas e participação em oficinas e elaboração de material didático pedagógico. | 2 |
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| 2.0 | A definir | x | A definir | |
Assiduidade, pontualidade e responsabilidade em relação às atividades com a prática pedagógica. | 3 e 4 |
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| 2.0 | A definir |
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Trabalhos individuais e em grupo sobre atividades, metodologias e estratégias para o desenvolvimento da prática pedagógica na alfabetização. | 3 e 4 |
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| 2.0 | A definir | x | A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | GONTIJO, Claudia Maria Mendes. A escrita infantil. São Paulo: Cortez, 2017. Número de chamada: 372.4 G641e |
2 | MORAIS, Artur Gomes de. Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização. São Paulo: Autêntica, 2019. Recurso online. |
3 | SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 4. ed. São Paulo: Autêntica, 2007. Recurso online. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | KRAMER, Sônia. Alfabetização, leitura e escrita: formação de professores em curso. São Paulo: Ática, 2004. Número de chamada: 372.4 K89a |
2 | SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.Proposta Curricular de Santa Catarina: estudos temáticos. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2005. Disponível em: www.sed.sc.gov.br › 136-proposta-curricular-de-santa-catarina-2005 |
3 | SARMENTO, Manuel; GOUVEA, Maria Cristina Soares de (org.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. 2.ed. Petrópolis: Vozes 2008. Número de chamada: 305.23 E79 |
4 | SMOLE, Kátia Stocco. A matemática na educação infantil: inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Penso, 2000. Recurso online. |
5 | SMOLKA, Ana Luiza. A dinâmica discursiva no ato de escrever: relações oralidade-escritura. In: SMOLKA, Ana Luiza B.; GOES, Maria Cecília R; NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta (org.). A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 1997. Número de chamada: 370.15 L755 |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |