PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia - Par782/17 |
PROFESSOR |
Neusa Maria Sens de Barros, Maria Candida Melo Pereira |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Conhecimentos Curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - I |
0-18285 |
6º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Fundamentos e metodologias para o processo de ensino/aprendizagem nas áreas das Linguagens e da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos, a fim de construindo um referencial indispensável para a continuidade do curso e no exercício de sua profissão. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Conceituar Matemática, Educação e Educação Matemática; - Refletir sobre o ensino e a aprendizagem da matemática nos anos iniciais; - Discutir metodologias em torno dos conceitos das operações fundamentais em matemática: adição e subtração; multiplicação e divisão; - Refletir sobre currículo, avaliação e educação matemática; - Trazer novas ideias e formas de ensinar e aprender matemática nos anos iniciais do EF; - Refletir sobre a formação matemática da professora polivalente; - Propor formas de produzir significados matemáticos; - Discutir a questão da interdisciplinaridade nas aulas de matemática; - Conhecer algumas das tendências em Educação Matemática como a Etnomatemática, a Modelagem matemática, Resolução de Problemas e outras. - Propor mudanças no ensino da matemática ao promover reflexões em torno da matemática e seu ensino. - Introduzir os jogos na aprendizagem da matemática nos anos iniciais; - Tratar a questão do erro nas aulas de matemática; - Discutir o uso da calculadora nos anos iniciais; - Destacar a importância da informática nas aulas de matemática; - Aplicar as novas metodologias aprendidas em aulas práticas. -Diferenciar múltiplas linguagens como instrumento de produção e expressão de ideias, para usufruir dos bens culturais nos diferentes contextos sociais. - Discutir os fundamentos da Língua Portuguesa, enfatizando uma relação mediadora entre professor e aluno, em sala de aula, na seleção, organização e desenvolvimento de conteúdos e atividades significativas de linguagem, numa dimensão dialógica e numa perspectiva de construção do conhecimento. - Aplicar métodos e estratégias de ensino da Língua Portuguesa nas suas manifestações orais e escritas, em termos de produção e recepção de textos. - Desenvolver/Elaborar atividades de ensino, considerando sua adequação às diversas variáveis de ensino, observando os níveis linguísticos e a prática contextualizada. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Matemática |
04 |
2 |
A produção de significados matemáticos. |
06 |
3 |
- Fundamentos e práticas da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
06 |
4 |
- Aprender e ensinar matemática no EF. |
14 |
5 |
Indicações metodológicas: |
10 |
6 |
Linguagem. |
08 |
7 |
2. Escrita – 1º e 2º Anos Iniciais |
08 |
8 |
3. Leitura: 1º e 2º anos iniciais |
14 |
9 |
4. Produção: Oral e escrito – para todos os anos iniciais |
10 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:Aula expositiva e dialogada. Slides com conteúdos e debates. Textos impressos para leitura. Seminário. Trabalhos em equipes. Mini aulas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas discussões em aula e nas avaliações. |
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HABILIDADES |
Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Apresentar capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em avaliações. Capacidade de trabalhar em grupo, saber ouvir, interpretar e dialogar com os colegas. |
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ATITUDES |
Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Participação nas aulas .Interação e compromisso no trabalho de equipe. |
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OUTRAS |
Participação em palestras e eventos promovidos pelo curso. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
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Avaliação de Matemática |
1, 2, 3, 4, 5. |
x |
x |
x |
4.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação de Linguagens |
6, 7, 8, 9. |
x |
x |
x |
4.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
LEAL, Telma Ferraz; SUASSUNA, Lívia. Ensino de língua portuguesa na educação básica. São Paulo: Autêntica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788582179062. |
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2 |
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. Cadernos do Mathema: ensino fundamental : jogos de matemática de 1º a 5º ano. Porto Alegre: ArtMed, 2007. 1 recurso online. ISBN 9788536310626. |
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3 |
TOLEDO, Marília; TOLEDO, Mauro. Didática de matemática: Como doís e doís a construção de matemática. São Paulo: Editora FTD S/a, 1997. 335 p. 23144 ISBN 853223548-4 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BAGNO, Marcos. Gramática, pra que te quero@p0: os conhecimentos linguísticos nos livros didáticos de português. Curitiba: Aymará, 2010. 319 p. (Mundo das ideias). ISBN 978-85-7841-620-1. |
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2 |
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base |
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3 |
GOMES, Maria Lúcia de Castro. Metodologia do ensino de língua portuguesa. 2.ed. Curitiba: Inter Saberes, 2015. Número de chamada: 469.07 G633m |
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4 |
NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. 2. ed. São Paulo: Autêntica, 2009. Recurso online. |
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5 |
SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2014. Número de chamada: 372.198164 S231p |
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6 |
SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. COORDENADORIA GERAL DE ENSINO. Proposta curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e médio: formação docente para educação infantil e séries iniciais. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2001. Número de chamada: 372.198164 S231p |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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