PLANO DE ENSINO | 2024/2 |
CURSO | Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR | Pedagogia - Par782/17 |
PROFESSOR | Neusa Maria Sens de Barros, Maria Candida Melo Pereira |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Conhecimentos Curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - I | 0-18285 | 6º | 4 | 80 |
EMENTA |
Fundamentos e metodologias para o processo de ensino/aprendizagem nas áreas das Linguagens e da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos, a fim de construindo um referencial indispensável para a continuidade do curso e no exercício de sua profissão. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Conceituar Matemática, Educação e Educação Matemática; - Refletir sobre o ensino e a aprendizagem da matemática nos anos iniciais; - Discutir metodologias em torno dos conceitos das operações fundamentais em matemática: adição e subtração; multiplicação e divisão; - Refletir sobre currículo, avaliação e educação matemática; - Trazer novas ideias e formas de ensinar e aprender matemática nos anos iniciais do EF; - Refletir sobre a formação matemática da professora polivalente; - Propor formas de produzir significados matemáticos; - Discutir a questão da interdisciplinaridade nas aulas de matemática; - Conhecer algumas das tendências em Educação Matemática como a Etnomatemática, a Modelagem matemática, Resolução de Problemas e outras. - Propor mudanças no ensino da matemática ao promover reflexões em torno da matemática e seu ensino. - Introduzir os jogos na aprendizagem da matemática nos anos iniciais; - Tratar a questão do erro nas aulas de matemática; - Discutir o uso da calculadora nos anos iniciais; - Destacar a importância da informática nas aulas de matemática; - Aplicar as novas metodologias aprendidas em aulas práticas. -Diferenciar múltiplas linguagens como instrumento de produção e expressão de ideias, para usufruir dos bens culturais nos diferentes contextos sociais. - Discutir os fundamentos da Língua Portuguesa, enfatizando uma relação mediadora entre professor e aluno, em sala de aula, na seleção, organização e desenvolvimento de conteúdos e atividades significativas de linguagem, numa dimensão dialógica e numa perspectiva de construção do conhecimento. - Aplicar métodos e estratégias de ensino da Língua Portuguesa nas suas manifestações orais e escritas, em termos de produção e recepção de textos. - Desenvolver/Elaborar atividades de ensino, considerando sua adequação às diversas variáveis de ensino, observando os níveis linguísticos e a prática contextualizada. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Matemática | 04 |
2 | A produção de significados matemáticos. | 06 |
3 | - Fundamentos e práticas da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental | 06 |
4 | - Aprender e ensinar matemática no EF. | 14 |
5 | Indicações metodológicas: | 10 |
6 | Linguagem. | 08 |
7 | 2. Escrita – 1º e 2º Anos Iniciais | 08 |
8 | 3. Leitura: 1º e 2º anos iniciais | 14 |
9 | 4. Produção: Oral e escrito – para todos os anos iniciais | 10 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
|
|
Estratégias:Aula expositiva e dialogada. Slides com conteúdos e debates. Textos impressos para leitura. Seminário. Trabalhos em equipes. Mini aulas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas discussões em aula e nas avaliações. | ||||||||
HABILIDADES | Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Apresentar capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em avaliações. Capacidade de trabalhar em grupo, saber ouvir, interpretar e dialogar com os colegas. | ||||||||
ATITUDES | Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Participação nas aulas .Interação e compromisso no trabalho de equipe. | ||||||||
OUTRAS | Participação em palestras e eventos promovidos pelo curso. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Integrativa | Todas | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Avaliação de Matemática | 1, 2, 3, 4, 5. | x | x | x | 4.0 | A definir | x | A definir | |
Avaliação de Linguagens | 6, 7, 8, 9. | x | x | x | 4.0 | A definir | x | A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | LEAL, Telma Ferraz; SUASSUNA, Lívia. Ensino de língua portuguesa na educação básica. São Paulo: Autêntica, 2014. Recurso online. |
2 | SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. Cadernos do Mathema: ensino fundamental : jogos de matemática de 1º a 5º ano. Porto Alegre: ArtMed, 2007. Recurso online. |
3 | TOLEDO, Marília; TOLEDO, Mauro. Didática de matemática: Como doís e doís a construção de matemática. São Paulo: FTD, 1997. Número de chamada: 372.7 T649d |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | BAGNO, Marcos. Gramática, pra que te quero? Os conhecimentos linguísticos nos livros didáticos de português. Curitiba: Aymará, 2010. Número de chamada: 469.5 B147g |
2 | BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base |
3 | GOMES, Maria Lúcia de Castro. Metodologia do ensino de língua portuguesa. 2.ed. Curitiba: Inter Saberes, 2015. Número de chamada: 469.07 G633m |
4 | NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. São Paulo: Autêntica, 2019. Recurso online. |
5 | SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2014. Número de chamada: 372.198164 S231p |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |