Uniplac - Graduação - Pedagogia - Conhecimentos Curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia - Par782/17

PROFESSOR

Neusa Maria Sens de Barros, Maria Candida Melo Pereira


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Conhecimentos Curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - I

0-18285

4

80


EMENTA

Fundamentos e metodologias para o processo de ensino/aprendizagem nas áreas das Linguagens e  da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos, a fim de construindo um referencial indispensável para a continuidade do curso e no exercício de sua profissão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conceituar Matemática, Educação e Educação Matemática; - Refletir sobre o ensino e a aprendizagem da matemática nos anos iniciais; - Discutir metodologias em torno dos conceitos das operações fundamentais em matemática: adição e subtração; multiplicação e divisão; - Refletir sobre currículo, avaliação e educação matemática;  - Trazer novas ideias e formas de ensinar e aprender matemática nos anos iniciais do EF; - Refletir sobre a formação matemática da professora polivalente;  - Propor formas de produzir significados matemáticos; - Discutir a questão da interdisciplinaridade nas aulas de matemática; - Conhecer algumas das tendências em Educação Matemática como a Etnomatemática, a Modelagem matemática, Resolução de Problemas e outras. - Propor mudanças no ensino da matemática ao promover reflexões em torno da matemática e seu ensino. - Introduzir os jogos na aprendizagem da matemática nos anos iniciais; - Tratar a questão do erro nas aulas de matemática; - Discutir o uso da calculadora nos anos iniciais; - Destacar a importância da informática nas aulas de matemática; - Aplicar as novas metodologias aprendidas em aulas práticas. -Diferenciar múltiplas linguagens como instrumento de produção e expressão de ideias, para usufruir dos bens culturais nos diferentes contextos sociais. - Discutir os fundamentos da Língua Portuguesa, enfatizando uma relação mediadora entre professor e aluno, em sala de aula, na seleção, organização e desenvolvimento de conteúdos e atividades significativas de linguagem, numa dimensão dialógica e numa perspectiva de construção do conhecimento. - Aplicar métodos e estratégias de ensino da Língua Portuguesa nas suas manifestações orais e escritas, em termos de produção e recepção de textos. - Desenvolver/Elaborar atividades de ensino, considerando sua adequação às diversas variáveis de ensino, observando os níveis linguísticos e a prática contextualizada.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Matemática
Breve retomada de conceitos para introduzir a disciplina.

04

2

A produção de significados matemáticos.
- Letramento matemático
- Alfabetização matemática
- O que ensinar em matemática (texto)

06

3

- Fundamentos e práticas da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
-O desafio e possibilidades da interdisciplinaridade nas séries iniciais: a matemática e outras áreas do conhecimento. (Parte geral e introdutória da BNCC e do Currículo Catarinense).

06

4

- Aprender e ensinar matemática no EF.
-A matemática na BNCC e Currículo Base do Ensino Fundamental 1 do Território Catarinense:
- Unidades temáticas, Objetos do Conhecimento, Habilidades e Conteúdos a serem trabalhados do 1º ao 5ºano do EF, conforme a BNCC e Currículo Catarinense.

14

5

Indicações metodológicas:
- Metodologias e reflexões
-Abordagens metodológicas nas aulas de matemática: a busca de novas tendências para seu ensino e aprendizagem, como os jogos, resolução de problemas, modelagem matemática e outras possibilidades.
- Uso da calculadora no Ensino Fundamental 1.

10

6

Linguagem.
1.1. Tipos de linguagem. Todos os anos iniciais
1.2. Linguagem formal e informal - 1º e 2º anos iniciais.
1.3. A infância e suas linguagens.
1.4. Linguagem formal – 3-5 anos iniciais.
1.5 Figuras de linguagem – 3-5 anos iniciais

08

7

2. Escrita – 1º e 2º Anos Iniciais
2.1 Compartilhada (gêneros textuais: elementos, estrutura, suporte e função social)
2.1.2 Autônoma (coerência, coesão e intencionalidade)
2.2 Convenções da
Escrita – 3º - 5º Anos Iniciais
2.2.1 (gêneros textuais: elementos, estrutura, suporte e função social)
2.2.2 Recursos de referenciação anafóricas (por substituição lexical e por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocábulo apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal e articuladores de relação de sentido de tempo, causa, oposição, conclusão, comparação com nível de informatividade.

08

8

3. Leitura: 1º e 2º anos iniciais
3.1 Leitura compartilhada (ritmo, entonação, pausa) em textos que circulam em meios impressos ou digitais
3.1.1 Compreensão, recuperação do contexto, avaliação crítica das fontes, informação
3.1.2 Leitura implícita e explícita em charges, tirinhas, cartuns, notícias, manchetes, cartazes, folhetos, avisos, bilhetes
3.2 Leitura 3º - 5º Ano
3.2.1 Fluência de leitura
3.2.2  Leitura implícita e explícita
3.2.3 Exposição de idéias e argumentação
3.2.4 Intertextualidade
3.2.5 Leitura textual, temática e interpretativa
3.2.6 Compreensão, recuperação do contexto, avaliação crítica das fontes, informação

14

9

4. Produção: Oral e escrito – para todos os anos iniciais
4.1 Produção por meio do desenho e da imagem, completude, organização, reestruturação.
4.2 Narração e seus diversos gêneros.
4.3 Oralidade (teoria e prática)
4.4 Fala e escuta.
4.5. Variações linguísticas: reflexão, respeito, cultura, expressividade.

10

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:Aula expositiva e dialogada. Slides com conteúdos e debates. Textos impressos para leitura. Seminário. Trabalhos em equipes. Mini aulas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas discussões em aula e nas avaliações.

HABILIDADES

Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Apresentar capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em avaliações. Capacidade de trabalhar em grupo, saber ouvir, interpretar e dialogar com os colegas.

ATITUDES

Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Participação nas aulas .Interação e compromisso no trabalho de equipe.

OUTRAS

Participação em palestras e eventos promovidos pelo curso.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

Todas

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação de Matemática

1, 2, 3, 4, 5.

x

x

x

4.0

A definir

x

A definir

Avaliação de Linguagens

6, 7, 8, 9.

x

x

x

4.0

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

LEAL, Telma Ferraz; SUASSUNA, Lívia. Ensino de língua portuguesa na educação básica. São Paulo: Autêntica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788582179062.

2

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. Cadernos do Mathema: ensino fundamental : jogos de matemática de 1º a 5º ano. Porto Alegre: ArtMed, 2007. 1 recurso online. ISBN 9788536310626.

3

TOLEDO, Marília; TOLEDO, Mauro. Didática de matemática: Como doís e doís a construção de matemática. São Paulo: Editora FTD S/a, 1997. 335 p. 23144 ISBN 853223548-4


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BAGNO, Marcos. Gramática, pra que te quero@p0: os conhecimentos linguísticos nos livros didáticos de português. Curitiba: Aymará, 2010. 319 p. (Mundo das ideias). ISBN 978-85-7841-620-1.

2

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base

3

GOMES, Maria Lúcia de Castro. Metodologia do ensino de língua portuguesa. 2.ed. Curitiba: Inter Saberes, 2015. Número de chamada: 469.07 G633m

4

NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. 2. ed. São Paulo: Autêntica, 2009. Recurso online. 

5

SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2014. Número de chamada: 372.198164 S231p

6

SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. COORDENADORIA GERAL DE ENSINO. Proposta curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e médio: formação docente para educação infantil e séries iniciais. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2001. Número de chamada: 372.198164 S231p

obs:

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