PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia - Par782/17 |
PROFESSOR |
Marileia Aparecida Wolff Tubs |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio Curricular Obrigatório III |
0-18283 |
6º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Intervenção na realidade educacional de estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. |
OBJETIVO GERAL |
Oportunizar o processo de inserção na realidade profissional através de vivências cotidianas da escola com foco na sala de aula dos anoa iniciais da Educação Básica. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1- Descrever a realidade das instituições como espaços de vivências de práticas profissionais. 2- Definir com a direção do campo de estágio para desenvolvimento de suas práticas pedagógicas. 3- Levantar temáticas a partir do diagnóstico para o desenvolvimento do estágio. 4- Elaborar o projeto de estágio, assim como o relatório dessa etapa. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Realidade das instituições como espaços de vivências de práticas profissionais. |
10 |
2 |
Definição do campo de estágio |
40 |
3 |
Diagnóstico da realidade e levantamento da temática para o desenvolvimento do estágio. |
20 |
4 |
Elaboração do projeto de estágio e do relatório dessa etapa. |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:Conversas iniciais. Orientações. Organização dos grupos. Definição dos campos de estágio. Observação participante nos campos de estágio. Estudo da realidade e suas expectativas. Estudo da realidade e suas expectativas (sala de aula - atuação direta). Elaboração do projeto de estágio e do relatório dessa etapa. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Domínio conceitual. Análise reflexiva e crítica da realidade educacional, numa perspectiva emancipadora considerando ainda o conhecimento e o reconhecimento dos paradigmas que orientam a formação de professor no Brasil. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Coerência e coesão nos trabalhos escritos. Comunicação ativa no grupo. Expressão oral e escrita do conhecimento construído, de forma reflexivo-crítica. Reflexão crítica diante de realidades investigadas. |
|||||||||||
ATITUDES |
Participação ativa nos trabalhos em grupo. Autonomia nos trabalhos individuais. Assiduidade e pontualidade. Responsabilidade em relação às suas atividades. Respeito às diferenças. Disponibilidade para a construção de conhecimento. Participação efetiva. |
|||||||||||
OUTRAS |
Participação ativa nas aulas. Registro dos trabalhos em grupo e individual. Seminário. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Assiduidade, participação e responsabilidade. |
Todas |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Trabalhos realizados em aula presencial e de pesquisa |
01 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Projeto de estágio |
03 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Seminário |
04 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Relatório dessa etapa |
04 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
FREITAS, Helena Costa Lopes. O trabalho como princípio articulador da prática de ensino e nos estágios. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 1996. 248 p. (Coleção Magistério. Formação E Trabalho Pedagógico) 10021 ISBN 853080394-9 |
|||||||||||
2 |
PERES, Selma Martines; PAULA, Maria Helena de; SANTOS, Márcia Pereira dos (org.). Educação e formação de professores: concepções, políticas e práticas. São Paulo: Blucher, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788580392258. |
|||||||||||
3 |
PICONEZ, Stela C. Bertholo (coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed. São Paulo: Papirus, 2015. 139 p. (Coleção magistério formação e trabalho pedagógico). ISBN 8530801598. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
KRAMER, Sônia; LEITE, Maria Isabel F. Infância: fios e desafios da pesquisa. 7. ed. Campinas: Papirus, 2003. Número de chamada: 372.21 I43 |
|||||||||||
2 |
"OSTETTO, Luciana E. Encontros e encantamentos na educação infantil: partilhando experiências de estágios. 8. ed. São Paulo: Papirus, 2009. Número de chamada: 372.21 E56 " |
|||||||||||
3 |
"PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004. Número de chamada: 370.71 P644e " |
|||||||||||
4 |
PINHO, Sheila Zambello de (Org.). Formação de educadores: o papel do educador e sua formação. São Paulo: UNESP, 2009. Número de chamada: 371.12 F723 |
|||||||||||
5 |
SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.Proposta Curricular de Santa Catarina: estudos temáticos. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2005. Disponível em: www.sed.sc.gov.br › 136-proposta-curricular-de-santa-catarina-2005 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |