PLANO DE ENSINO | 2024/2 |
CURSO | Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR | Pedagogia - Par782/17 |
PROFESSOR | Marileia Aparecida Wolff Tubs |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Estágio Curricular Obrigatório III | 0-18283 | 6º | 4 | 80 |
EMENTA |
Intervenção na realidade educacional de estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. |
OBJETIVO GERAL |
Oportunizar o processo de inserção na realidade profissional através de vivências cotidianas da escola com foco na sala de aula dos anoa iniciais da Educação Básica. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1- Descrever a realidade das instituições como espaços de vivências de práticas profissionais. 2- Definir com a direção do campo de estágio para desenvolvimento de suas práticas pedagógicas. 3- Levantar temáticas a partir do diagnóstico para o desenvolvimento do estágio. 4- Elaborar o projeto de estágio, assim como o relatório dessa etapa. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Realidade das instituições como espaços de vivências de práticas profissionais. | 10 |
2 | Definição do campo de estágio | 40 |
3 | Diagnóstico da realidade e levantamento da temática para o desenvolvimento do estágio. | 20 |
4 | Elaboração do projeto de estágio e do relatório dessa etapa. | 10 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
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Estratégias:Conversas iniciais. Orientações. Organização dos grupos. Definição dos campos de estágio. Observação participante nos campos de estágio. Estudo da realidade e suas expectativas. Estudo da realidade e suas expectativas (sala de aula - atuação direta). Elaboração do projeto de estágio e do relatório dessa etapa. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Domínio conceitual. Análise reflexiva e crítica da realidade educacional, numa perspectiva emancipadora considerando ainda o conhecimento e o reconhecimento dos paradigmas que orientam a formação de professor no Brasil. | ||||||||
HABILIDADES | Coerência e coesão nos trabalhos escritos. Comunicação ativa no grupo. Expressão oral e escrita do conhecimento construído, de forma reflexivo-crítica. Reflexão crítica diante de realidades investigadas. | ||||||||
ATITUDES | Participação ativa nos trabalhos em grupo. Autonomia nos trabalhos individuais. Assiduidade e pontualidade. Responsabilidade em relação às suas atividades. Respeito às diferenças. Disponibilidade para a construção de conhecimento. Participação efetiva. | ||||||||
OUTRAS | Participação ativa nas aulas. Registro dos trabalhos em grupo e individual. Seminário. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Assiduidade, participação e responsabilidade. | Todas |
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| 2.0 | A definir |
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Trabalhos realizados em aula presencial e de pesquisa | 01 |
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| 2.0 | A definir |
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Projeto de estágio | 03 |
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| 2.0 | A definir | x | A definir | |
Seminário | 04 |
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| 2.0 | A definir |
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Relatório dessa etapa | 04 |
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| 2.0 | A definir | x | A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | FREITAS, Helena Costa Lopes. O trabalho como princípio articulador da prática de ensino e nos estágios. Campinas: Papirus, 1996. Número de chamada: 370.733 F866t |
2 | PERES, Selma Martines; PAULA, Maria Helena de; SANTOS, Márcia Pereira dos (org.). Educação e formação de professores: concepções, políticas e práticas. São Paulo: Blucher, 2017. Recurso online. |
3 | PICONEZ, Stela C. Bertholo (coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24.ed. Campinas: Papirus, 2015. Número de chamada: 370.733 P912 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | KRAMER, Sônia; LEITE, Maria Isabel F. Infância: fios e desafios da pesquisa. 7. ed. Campinas: Papirus, 2003. Número de chamada: 372.21 I43 |
2 | OSTETTO, Luciana E. Encontros e encantamentos na educação infantil: partilhando experiências de estágios. 8. ed. São Paulo: Papirus, 2009. Número de chamada: 372.21 E56 |
3 | PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004. Número de chamada: 370.71 P644e |
4 | PINHO, Sheila Zambello de (Org.). Formação de educadores: o papel do educador e sua formação. São Paulo: UNESP, 2009. Número de chamada: 371.12 F723 |
5 | SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.Proposta Curricular de Santa Catarina: estudos temáticos. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2005. Disponível em: www.sed.sc.gov.br › 136-proposta-curricular-de-santa-catarina-2005 |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |