Uniplac - Graduação - Pedagogia - Estágio Curricular Obrigatório III - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/2

 

CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia - Par782/17

PROFESSOR

Marileia Aparecida Wolff Tubs

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Curricular Obrigatório III

0-18283

4

80

 

EMENTA

Intervenção na realidade educacional de estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

 

OBJETIVO GERAL

Oportunizar o processo de inserção na realidade profissional através de vivências cotidianas da escola com foco na sala de aula dos anoa iniciais da Educação Básica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1- Descrever a realidade das instituições como espaços de vivências de práticas profissionais. 2- Definir com a direção do campo de estágio para desenvolvimento de suas práticas pedagógicas. 3- Levantar temáticas a partir do diagnóstico para o desenvolvimento do estágio. 4- Elaborar o projeto de estágio, assim como o relatório dessa etapa.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Realidade das instituições como espaços de vivências de práticas profissionais.
Organização dos grupos de estágio.
Campos de estágio.

10

2

Definição do campo de estágio
2.1 Contato com a realidade campo de estágio
2.2 Diagnóstico da realidade e levantamento da temática para o desenvolvimento do estágio.

40

3

Diagnóstico da realidade e levantamento da temática para o desenvolvimento do estágio.

20

4

Elaboração do projeto de estágio e do relatório dessa etapa.

10

 

TOTAL DE HORAS

80 h

 

 

 

Estratégias:Conversas iniciais. Orientações. Organização dos grupos. Definição dos campos de estágio. Observação participante nos campos de estágio. Estudo da realidade e suas expectativas. Estudo da realidade e suas expectativas (sala de aula - atuação direta). Elaboração do projeto de estágio e do relatório dessa etapa.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Domínio conceitual. Análise reflexiva e crítica da realidade educacional, numa perspectiva emancipadora considerando ainda o conhecimento e o reconhecimento dos paradigmas que orientam a formação de professor no Brasil.

HABILIDADES

Coerência e coesão nos trabalhos escritos. Comunicação ativa no grupo. Expressão oral e escrita do conhecimento construído, de forma reflexivo-crítica. Reflexão crítica diante de realidades investigadas.

ATITUDES

Participação ativa nos trabalhos em grupo. Autonomia nos trabalhos individuais. Assiduidade e pontualidade. Responsabilidade em relação às suas atividades. Respeito às diferenças. Disponibilidade para a construção de conhecimento. Participação efetiva.

OUTRAS

Participação ativa nas aulas. Registro dos trabalhos em grupo e individual. Seminário.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Assiduidade, participação e responsabilidade.

Todas

 

 

 

2.0

A definir

 

 

Trabalhos realizados em aula presencial e de pesquisa

01

 

 

 

2.0

A definir

 

 

Projeto de estágio

03

 

 

 

2.0

A definir

x

A definir

Seminário

04

 

 

 

2.0

A definir

 

 

Relatório dessa etapa

04

 

 

 

2.0

A definir

x

A definir

 

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

FREITAS, Helena Costa Lopes. O trabalho como princípio articulador da prática de ensino e nos estágios. Campinas: Papirus, 1996. Número de chamada: 370.733 F866t

2

PERES, Selma Martines; PAULA, Maria Helena de; SANTOS, Márcia Pereira dos (org.). Educação e formação de professores: concepções, políticas e práticas. São Paulo: Blucher, 2017. Recurso online

3

PICONEZ, Stela C. Bertholo (coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24.ed. Campinas: Papirus, 2015.  Número de chamada: 370.733 P912

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

KRAMER, Sônia; LEITE, Maria Isabel F. Infância: fios e desafios da pesquisa. 7. ed. Campinas: Papirus, 2003. Número de chamada: 372.21 I43

2

OSTETTO, Luciana E. Encontros e encantamentos na educação infantil: partilhando experiências de estágios. 8. ed. São Paulo: Papirus, 2009. Número de chamada: 372.21 E56

3

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004. Número de chamada: 370.71 P644e

4

PINHO, Sheila Zambello de (Org.). Formação de educadores: o papel do educador e sua formação. São Paulo: UNESP, 2009. Número de chamada: 371.12 F723

5

SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.Proposta Curricular de Santa Catarina: estudos temáticos. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2005. Disponível em:  www.sed.sc.gov.br › 136-proposta-curricular-de-santa-catarina-2005

obs:

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática