PLANO DE ENSINO | 2024/2 |
CURSO | Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR | Pedagogia - Par782/17 |
PROFESSOR | Jourdan Linder Silva |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Libras I | 0-18287 | 6º | 2 | 40 |
EMENTA |
Fundamentos históricos e epistemológicos da Língua de Sinais. Surdez e Linguagem. Culturas e Identidades Surdas. Sinal e seus Parâmetros. Noções gramaticais e Vocabulário Básico. |
OBJETIVO GERAL |
Mediar a apreensão de aspectos gramaticais básicos da Libras, levando os/as acadêmicos/as a perceber o status de língua oficial da comunidade surda do Brasil, e a importância da utilização deste idioma nos processos educacionais de surdos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
> Conhecer os fundamentos históricos e epistemológicos da Língua de Sinais, a fim de problematizar a realidade da atual educação de surdos; > Compreender os processos de pensamento e linguagem da pessoa surda, relacionando-os a seu aprendizado; > Valorizar as culturas e identidades surdas nos processos educacionais inclusivos; > Apreender os parâmetros que levam a construção dos sinais da Libras; > Adquirir vocabulário básico em Libras, assimilando a gramática que envolve os sinais estudados. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Fundamentos Históricos e Epistemológicos das Línguas de Sinais: | 5 |
2 | Surdez e Linguagem: | 6 |
3 | Culturas e Identidades Surdas: | 6 |
4 | O Sinal e Seus Parâmetros: | 2 |
5 | Noções Gramaticais e vocabulário básico: | 14 |
6 | Prática com Componente Curricular (PCC). | 7 |
| TOTAL DE HORAS | 40 h |
| Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Traduções de frases no Google ClassRoom |
Estratégias:Atividades em vídeo de Libras. Aula expositiva-dialogada. Diálogos. Dinâmicas. Dramatização. Elaboração de texto em libras. Estudo em grupo. Interpretações. Mini-escrito. Seminário. Síntese individual escrita. Traduções. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Apreensão dos aspectos relacionados à Língua Brasileira de Sinais e entendimento dos processos socioeducacionais de surdos. | ||||||||
HABILIDADES | Utilização dos sinais da Libras gramaticalmente fundamentados. | ||||||||
ATITUDES | A avaliação será holística, contemplando inclusive o anseio para que os processos socioeducacionais atinjam o sujeito surdo através da Libras. | ||||||||
OUTRAS | . | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação Integrativa | Todas | x | x | x | 2 | A definir |
|
| |
Dramatização | 1 | x | x | x | 1 | A definir |
|
| |
Mini escrito | 1 | x | x | x | 1 | A definir | x | A definir | |
Seminário | 2 e 3 | x | x | x | 1 | A definir |
|
| |
Síntese Individual | 2 e 3 | x | x | x | 1.5 | A definir |
|
| |
Tradução Libras-Português | 4 e 5 | x | x | x | 1.5 | A definir | x | A definir | |
Atividades de tradução no Google ClassRoom | 5 | x | x | x | 0.5 | A definir |
|
| |
Produção de um texto (diálogo) em Libras | 5 |
|
|
| 1.5 | A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | GESSER, Audrei. Libras?: que língua é essa? crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009. Número de chamada: 419 G392l |
2 | LACERDA, Cristina Broglia F. de; SANTOS, Lara Ferreira dos. Tenho um aluno surdo, e agora?: introdução à Libras e educação de surdos. São Paulo: Universidade de São Carlos, 2014. Número de chamada: 371.912 T289 |
3 | SKLIAR, Carlos. A surdez: um olhar sobre as diferenças. 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012. Número de chamada: 371.912 S961 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | FERNANDES, Eulalia (org.). Surdez e bilinguismo. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2011. Número de chamada: 371.912 S961 |
2 | LACERDA, Cristina B. Feitosa de. Intérprete de libras: em atuação na educação infantil e no ensino fundamental. Porto Alegre: Mediação, 2015. Número de chamada: 419 L131i |
3 | LODI, Ana Claudia B. Uma escola, duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010. Número de chamada: 371.9 E74 |
4 | LOPES, Maura Corcini. Surdez e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. Número de chamada: 371.912 L864s |
5 | QUADROS, Ronice Müller de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997. Número de chamada: 371.912 Q1e |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |