PLANO DE ENSINO | 2024/2 |
CURSO | Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR | Pedagogia - Par782/17 |
PROFESSOR | Sadi Ricardo da Silva Bastos |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Pesquisa e Prática Pedagógica I | 0-18288 | 6º | 2 | 40 |
EMENTA |
Pesquisa em educação. Pesquisa educacional no Brasil. Escola como campo de pesquisa. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar o processo de reflexão/ação acerca da prática pedagógica, através de experiências de pesquisa na realidade escolar, enfatizando a formação docente para atuação na educação básica. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Entender a pesquisa como possibilidade de produção de conhecimento. - Conhecer os principais procedimentos da pesquisa em educação. - Analisar as tendências teórico-metodológicas sobre as pesquisas educacionais no Brasil; - Conhecer e estabelecer diferenças/aproximações entre pesquisa quantitativa e qualitativa; - Promover a aproximação dos acadêmicos com a realidade escolar através de pesquisa da prática pedagógica; - Vivenciar situações no campo da educação com vistas à identificação de problemáticas de pesquisa; - Conhecer e utilizar normas na apresentação de trabalhos científicos com base na ABNT; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | UNIDADE I - 1 Universidade: produção e socialização do conhecimento. | 14 |
2 | UNIDADE II - 2. A pesquisa educacional no Brasil: principais tendências. | 10 |
3 | UNIDADE III - 3. Pesquisa em educação | 10 |
4 | Atividade de pesquisa (observação sistemática) nas escolas de Lages e região. | 06 |
| TOTAL DE HORAS | 40 h |
|
|
Estratégias:- Aula expositiva/dialogada; - Trabalho individual; - Trabalho em grupo; - Produção de textos. - Saída a campo; - Elaboração e desenvolvimento de instrumentos de coleta de dados (observação sistemática) |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Domínio dos conceitos. Elaborar Técnicas de leitura e estudo (Esquema, Resumo, Fichamento e Resenha). Classificar os tipos de pesquisa. Elaborar roteiros de instrumentos de coleta de dados (observação e questionário).Conhecer e utilizar Normas básicas da ABNT (citações e referências). | ||||||||
HABILIDADES | Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. Objetividade, coerência e coesão na escrita. | ||||||||
ATITUDES | Responsabilidade em relação às tarefas individuais e de grupo. Compreensão e utilização dos conhecimentos adquiridos na disciplina. Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos. Participação ativa nas atividades desenvolvidas. Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos. Compromisso, participação. | ||||||||
OUTRAS | Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso; - Apresentação de trabalho na Mostra Científica. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação 01 – Avaliação Integrativa | TODAS | x | x | x | 2.0 | 27/11/2024 |
|
| |
Avaliação 02 - Produção de texto (conceitos) | I | x | x | x | 1.0 | 13/08/2024 |
|
| |
Avaliação 03 - Elaboração de Esquema, resumo; Fichamento; Resenha. | I | x | x | x | 2.0 | 03/09/2024 | x | 17/09/2024 | |
Avaliação 04 - Prova escrita. | II | x | x | x | 1.0 | 08/10/2024 |
|
| |
Avaliação 05 - Elaboração de instrumentos de coleta de dados | III | x | x | x | 2.0 | 30/10/2024 | x | 05/11/2024 | |
Avaliação 06 - Exercício sobre as normas da ABNT (citações e referências). | III | x | x | x | 2.0 | 19/11/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006. Número de chamada: 001.42 D383p |
2 | FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18.ed. Papirus. Campinas. 2012. Número de chamada: 370.1 F287i |
3 | SANTOS FILHO, José Camilo dos; GAMBOA, Silvio Sánchez (org.). Pesquisa educacional: quantidade – qualidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2007. Número de chamada: 370.78 P472 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | KINCHELOE, Joe L.; BERRY, Kathleen S. Pesquisa em educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007. Número de chamada: 370.72 K51p |
2 | LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projetos e relatórios, publicações e trabalhos científicos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001. Número de chamada: 001.42 L192m |
3 | OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O trabalho do antropólogo. 2. ed. rev. São Paulo: Paralelo, 2000. Número de chamada: 301 O48t |
4 | SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 5. ed. Campinnas, SP: Autores Associados, 2019. Número de chamada: 370.1 S267h |
5 | SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002. Número de chamada: 001.42 S498m |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |