Uniplac - Graduação - Pedagogia - Pesquisa e Prática Pedagógica I - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/2

 

CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia - Par782/17

PROFESSOR

Sadi Ricardo da Silva Bastos

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Pesquisa e Prática Pedagógica I

0-18288

2

40

 

EMENTA

Pesquisa em educação. Pesquisa educacional no Brasil. Escola como campo de pesquisa.

 

OBJETIVO GERAL

Possibilitar o processo de reflexão/ação acerca da prática pedagógica, através de experiências de pesquisa na realidade escolar, enfatizando a formação docente para atuação na educação básica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Entender a pesquisa como possibilidade de produção de conhecimento. - Conhecer os principais procedimentos da pesquisa em educação. - Analisar as tendências teórico-metodológicas sobre as pesquisas educacionais no Brasil; - Conhecer e estabelecer diferenças/aproximações entre pesquisa quantitativa e qualitativa; - Promover a aproximação dos acadêmicos com a realidade escolar através de pesquisa da prática pedagógica; - Vivenciar situações no campo da educação com vistas à identificação de problemáticas de pesquisa; - Conhecer e utilizar normas na apresentação de trabalhos científicos com base na ABNT;

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

UNIDADE I - 1 Universidade: produção e socialização do conhecimento.
1.1 Conceitos de Universidade, ciência, pesquisa, método e conhecimento.
1.1.2 A Pesquisa: princípio científico e educativo.
1.2 - Organização de trabalhos acadêmicos.
1.2.1 - Técnicas de leitura;
1.2.2 Esquema;
1.2.3 Resumo;
1.2.4 Fichamento;
1.2.5 Resenha.

14

2

UNIDADE II - 2. A pesquisa educacional no Brasil: principais tendências.
2.1 - Pesquisa quantitativa/qualitativa (quanti-qualitativa);
2.2 Noções de pesquisa e de ciências
2.1.2 Classificação das pesquisas;
2.2.3 Procedimentos de pesquisa;

10

3

UNIDADE III - 3. Pesquisa em educação
3.1 - Iniciação à prática de pesquisa em educação.
3.1.1 - Aproximação do aluno com a realidade escolar.
3.1.2 - Roteiro de observação;
3.1.3 - Problematização das observações realizadas.

10

4

Atividade de pesquisa (observação sistemática) nas escolas de Lages e região.

06

 

TOTAL DE HORAS

40 h

 

 

 

Estratégias:- Aula expositiva/dialogada; - Trabalho individual; - Trabalho em grupo; - Produção de textos. - Saída a campo; - Elaboração e desenvolvimento de instrumentos de coleta de dados (observação sistemática)

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Domínio dos conceitos. Elaborar Técnicas de leitura e estudo (Esquema, Resumo, Fichamento e Resenha). Classificar os tipos de pesquisa. Elaborar roteiros de instrumentos de coleta de dados (observação e questionário).Conhecer e utilizar Normas básicas da ABNT (citações e referências).

HABILIDADES

Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. Objetividade, coerência e coesão na escrita.

ATITUDES

Responsabilidade em relação às tarefas individuais e de grupo. Compreensão e utilização dos conhecimentos adquiridos na disciplina. Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos. Participação ativa nas atividades desenvolvidas. Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos. Compromisso, participação.

OUTRAS

Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso; - Apresentação de trabalho na Mostra Científica.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 – Avaliação Integrativa

TODAS

x

x

x

2.0

27/11/2024

 

 

Avaliação 02 - Produção de texto (conceitos)

I

x

x

x

1.0

13/08/2024

 

 

Avaliação 03 - Elaboração de Esquema, resumo; Fichamento; Resenha.

I

x

x

x

2.0

03/09/2024

x

17/09/2024

Avaliação 04 - Prova escrita.

II

x

x

x

1.0

08/10/2024

 

 

Avaliação 05 - Elaboração de instrumentos de coleta de dados

III

x

x

x

2.0

30/10/2024

x

05/11/2024

Avaliação 06 - Exercício sobre as normas da ABNT (citações e referências).

III

x

x

x

2.0

19/11/2024

 

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006. Número de chamada: 001.42 D383p

2

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18.ed. Papirus. Campinas. 2012. Número de chamada: 370.1 F287i

3

SANTOS FILHO, José Camilo dos; GAMBOA, Silvio Sánchez (org.). Pesquisa educacional: quantidade – qualidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2007. Número de chamada: 370.78 P472

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

KINCHELOE,  Joe L.; BERRY, Kathleen S. Pesquisa em educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007. Número de chamada: 370.72 K51p

2

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade.  Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projetos e relatórios, publicações e trabalhos científicos.  6. ed. São Paulo: Atlas, 2001. Número de chamada: 001.42 L192m

3

OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O trabalho do antropólogo. 2. ed. rev. São Paulo: Paralelo, 2000. Número de chamada: 301 O48t

4

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 5. ed. Campinnas, SP: Autores Associados, 2019. Número de chamada: 370.1 S267h

5

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002. Número de chamada: 001.42 S498m

obs:

 

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