Uniplac - Graduação - Pedagogia - Práticas Pedagógicas da Educação Especial - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2

CURSO

PEDAGOGIA

ESTRUTURA CURRICULAR

EC-2

REGULAMENTAÇÃO

Aprovado pelo Parecer do CONSUNI nº 782/17

PROFESSOR

VANIR PEIXER LORENZINI

 DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sm.

Créditos

C. Horária

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

0-18286

04

80

EMENTA

Diretrizes curriculares da Educação Especial da Educação Básica brasileira. Atendimento Educacional Especializado: salas multifuncionais e serviços. Fundamentos pedagógicos da Educação Especial na perspectiva histórico cultural. Mediações pedagógicas e especificidades dos sujeitos da Educação Especial. Inserções em campo na Educação Básica.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos estudantes subsídios para a compreensão de educação especial numa perspectiva histórico-cultural, possibilitando o desenvolvimento de reflexão crítica no exercício da docência na educação básica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Conhecer as diretrizes curriculares da educação especial na educação básica brasileira;

2. Caracterizar o atendimento educacional especializado em suas formas de realização na escola regular;

3. Identificar e compreender os fundamentos da educação especial na perspectiva histórico cultural;

4. Relacionar mediações pedagógicas e especificidades dos sujeitos da educação especial

5. Observar o atendimento esducacional especializado na escola regular.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

ESTRATÉGIAS*

1

Diretrizes da Educação Especial na Educação Básica

 

16

Exposição dialogada

Estudo dirigido com base em texto de HARLOS; DENARI; ORLANDO (2014) e legislação vigente da Educação Especial.

Síntese coletiva

Registro individual

2

Atendimento Educacional Especializado e Serviços da EE

 

16

Estudo de texto “Algumas Concepções de Educação Especial” e diretrizes operacionais da EE

Entrevista narrativa com professores do AEE

Registro individual.

Seminário de Inclusão – Relatório reflexivo.

3

Educação Especial e a Perspectiva Histórico Cultural

 

16

Estudo dos textos em pequenos grupos

1) III Capítulo da obra “Se essa casa fosse nossa de Marycia de Carlo.

2) III Capítulo da obra “Práticas pedagógicas na educação especial: a capacidade de significar o mundo e a inserção cultural do deficiente mental” de Anna Maria Padilha.

Apresentação das sínteses dos grupos. Discussão coletiva.

Reflexão escrita individual.

4

Mediações Pedagógicas e Especificidades dos Sujeitos da EE

16

Estudo de texto – Compensação e fator coletivo, com base na obra Defectologia em Vigotski.

Sínteses em pequenos grupos. Discussão em grande grupo

5

Inserção em campo na Educação Básica

16

Observação no AEE na escola regular

Relatório reflexivo. Seminário.

 

Total

80

Sendo 70 aulas presenciais e 10 aulas de atividade de campo.

Obs.:

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Identificação e compreensão da caracterização e organização da Educação Especial na Educação Básica. Relacionar mediações pedagógicas às necessidades educacionais especiais. Compreender os limites e as possibilidades do AEE na escola regular.

HABILIDADES

Coerência e correção nos trabalhos escritos. Análise crítico-reflexiva diante dos temas abordados. Comunicação ativa no grupo. Identificação de necessidades especiais.

ATITUDES

Participação ativa nas atividades. Autonomia nos trabalhos individuais. Responsabilidade em relação às suas tarefas. Disposição para aceitar as diferenças nas relações interpessoais.

OUTRAS

 

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

 

 

 

 

2,0

 

 

 

Estudo dirigido

01

x

x

x

1,5

 

 

 

Escrita reflexiva individual

01

x

x

x

1,5

 

 

 

Seminário de Inclusão: relatório reflexivo

02

x

x

x

1,5

 

x

 

Perspectiva histórico-cultural: Escrita reflexiva individual

03

x

x

x

1,5

 

 

 

Relatório reflexivo de obs. direta

04

x

x

x

1,5

 

x

 

Autoavaliação

 

x

x

x

0,5

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CARNEIRO, Maria Sylvia Cardoso. Adultos com Síndrome de Down: a deficiência mental como produção social. São Paulo: Papirus, 2008. Número de chamada: 371.9 C288a

2

DE CARLO, Marysia Mara Rodrigues do Prado. Se essa casa fosse nossa.: instituições e processos de imaginação na educação especial. São Paulo: Plexus, 2001. Número de chamada: 371.92 D291e

3

PADILHA, Anna Maria Lunardi. Práticas pedagógicas na educação especial: a capacidade de significar o mundo e a inserção cultural do deficiente mental. Campinas: Autores Associados, 2007. Número de chamada: 371.928 P123p

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BANKS-LEITE, Luci; GALVÃO, Izabel. A educação de um selvagem: as experiências pedagógicas de Jean Itard. 2.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2001. Número de chamada: 371.912 E21.

2

BAPTISTA, Claudio Roberto; ROSA, Cleonice. Autismo e educação: reflexões e propostas de intervenção. Porto Alegre: Artmed, 2002. Número de chamada: 371.91 B222a

3

BAPTISTA, Claudio Roberto; JESUS, Denise Meyrelles de (org.). Avanços em políticas de inclusão: o contexto da educação especial no Brasil e em outros países. 2.ed. Porto Alegre: Mediação, 2011.  Número de chamada: 371.9046 A946

4

JANNUZZI, Gilberta de Martino. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. 3. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2012.  Número de chamada: 371.92 J33e

5

PADILHA, Anna Maria Lunardi. Possibilidades de histórias ao contrário: ou como desencaminhar o aluno da classe especial. São Paulo: Plexus Editora Ltda, 2004. Número de chamada: 371.9 P123p

 

OBSERVAÇÕES

 

 

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