PLANO DE ENSINO | 2024/2 | ||||||||||||
CURSO | PEDAGOGIA | ||||||||||||
ESTRUTURA CURRICULAR | EC-2 | ||||||||||||
REGULAMENTAÇÃO | Aprovado pelo Parecer do CONSUNI nº 782/17 | ||||||||||||
PROFESSOR | VANIR PEIXER LORENZINI | ||||||||||||
DISCIPLINA | |||||||||||||
Nome | Cód. | Sm. | Créditos | C. Horária | |||||||||
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL | 0-18286 | 6º | 04 | 80 | |||||||||
EMENTA | |||||||||||||
Diretrizes curriculares da Educação Especial da Educação Básica brasileira. Atendimento Educacional Especializado: salas multifuncionais e serviços. Fundamentos pedagógicos da Educação Especial na perspectiva histórico cultural. Mediações pedagógicas e especificidades dos sujeitos da Educação Especial. Inserções em campo na Educação Básica. | |||||||||||||
OBJETIVO GERAL | |||||||||||||
Proporcionar aos estudantes subsídios para a compreensão de educação especial numa perspectiva histórico-cultural, possibilitando o desenvolvimento de reflexão crítica no exercício da docência na educação básica. | |||||||||||||
OBJETIVOS ESPECÍFICOS | |||||||||||||
1. Conhecer as diretrizes curriculares da educação especial na educação básica brasileira; 2. Caracterizar o atendimento educacional especializado em suas formas de realização na escola regular; 3. Identificar e compreender os fundamentos da educação especial na perspectiva histórico cultural; 4. Relacionar mediações pedagógicas e especificidades dos sujeitos da educação especial 5. Observar o atendimento esducacional especializado na escola regular. | |||||||||||||
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | |||||||||||||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. | ESTRATÉGIAS* | ||||||||||
1 | Diretrizes da Educação Especial na Educação Básica
| 16 | Exposição dialogada Estudo dirigido com base em texto de HARLOS; DENARI; ORLANDO (2014) e legislação vigente da Educação Especial. Síntese coletiva Registro individual | ||||||||||
2 | Atendimento Educacional Especializado e Serviços da EE
| 16 | Estudo de texto “Algumas Concepções de Educação Especial” e diretrizes operacionais da EE Entrevista narrativa com professores do AEE Registro individual. Seminário de Inclusão – Relatório reflexivo. | ||||||||||
3 | Educação Especial e a Perspectiva Histórico Cultural
| 16 | Estudo dos textos em pequenos grupos 1) III Capítulo da obra “Se essa casa fosse nossa de Marycia de Carlo. 2) III Capítulo da obra “Práticas pedagógicas na educação especial: a capacidade de significar o mundo e a inserção cultural do deficiente mental” de Anna Maria Padilha. Apresentação das sínteses dos grupos. Discussão coletiva. Reflexão escrita individual. | ||||||||||
4 | Mediações Pedagógicas e Especificidades dos Sujeitos da EE | 16 | Estudo de texto – Compensação e fator coletivo, com base na obra Defectologia em Vigotski. Sínteses em pequenos grupos. Discussão em grande grupo | ||||||||||
5 | Inserção em campo na Educação Básica | 16 | Observação no AEE na escola regular Relatório reflexivo. Seminário. | ||||||||||
| Total | 80 | Sendo 70 aulas presenciais e 10 aulas de atividade de campo. | ||||||||||
Obs.: | |||||||||||||
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||||||
CONHECIMENTOS | Identificação e compreensão da caracterização e organização da Educação Especial na Educação Básica. Relacionar mediações pedagógicas às necessidades educacionais especiais. Compreender os limites e as possibilidades do AEE na escola regular. | ||||||||||||
HABILIDADES | Coerência e correção nos trabalhos escritos. Análise crítico-reflexiva diante dos temas abordados. Comunicação ativa no grupo. Identificação de necessidades especiais. | ||||||||||||
ATITUDES | Participação ativa nas atividades. Autonomia nos trabalhos individuais. Responsabilidade em relação às suas tarefas. Disposição para aceitar as diferenças nas relações interpessoais. | ||||||||||||
OUTRAS |
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DATAS PREVISTAS | |||||||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||||||
Sim | Data | ||||||||||||
Avaliação Integrativa |
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| 2,0 |
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Estudo dirigido | 01 | x | x | x | 1,5 |
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Escrita reflexiva individual | 01 | x | x | x | 1,5 |
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Seminário de Inclusão: relatório reflexivo | 02 | x | x | x | 1,5 |
| x |
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Perspectiva histórico-cultural: Escrita reflexiva individual | 03 | x | x | x | 1,5 |
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Relatório reflexivo de obs. direta | 04 | x | x | x | 1,5 |
| x |
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Autoavaliação |
| x | x | x | 0,5 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |||||||||||||
1 | CARNEIRO, Maria Sylvia Cardoso. Adultos com Síndrome de Down: a deficiência mental como produção social. São Paulo: Papirus, 2008. Número de chamada: 371.9 C288a | ||||||||||||
2 | DE CARLO, Marysia Mara Rodrigues do Prado. Se essa casa fosse nossa.: instituições e processos de imaginação na educação especial. São Paulo: Plexus, 2001. Número de chamada: 371.92 D291e | ||||||||||||
3 | PADILHA, Anna Maria Lunardi. Práticas pedagógicas na educação especial: a capacidade de significar o mundo e a inserção cultural do deficiente mental. Campinas: Autores Associados, 2007. Número de chamada: 371.928 P123p | ||||||||||||
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |||||||||||||
1 | BANKS-LEITE, Luci; GALVÃO, Izabel. A educação de um selvagem: as experiências pedagógicas de Jean Itard. 2.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2001. Número de chamada: 371.912 E21. | ||||||||||||
2 | BAPTISTA, Claudio Roberto; ROSA, Cleonice. Autismo e educação: reflexões e propostas de intervenção. Porto Alegre: Artmed, 2002. Número de chamada: 371.91 B222a | ||||||||||||
3 | BAPTISTA, Claudio Roberto; JESUS, Denise Meyrelles de (org.). Avanços em políticas de inclusão: o contexto da educação especial no Brasil e em outros países. 2.ed. Porto Alegre: Mediação, 2011. Número de chamada: 371.9046 A946 | ||||||||||||
4 | JANNUZZI, Gilberta de Martino. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. 3. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2012. Número de chamada: 371.92 J33e | ||||||||||||
5 | PADILHA, Anna Maria Lunardi. Possibilidades de histórias ao contrário: ou como desencaminhar o aluno da classe especial. São Paulo: Plexus Editora Ltda, 2004. Número de chamada: 371.9 P123p | ||||||||||||
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OBSERVAÇÕES | |||||||||||||
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Para a atenticação do plano de ensino |