PLANO DE ENSINO | 2024/2 |
CURSO | Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR | Pedagogia - Par782/17 |
PROFESSOR | Marli Coscodai Souza, Marileia Aparecida Wolff Tubs |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Alfabetização e Numeralização na Educação de Jovens e Adultos - EJA | 0-18295 | 8º | 4 | 80 |
EMENTA |
Práticas pedagógicas de Alfabetização e Numeralização na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. |
OBJETIVO GERAL |
Dominar práticas pedagógicas de alfabetização e numeralização na educação de jovens, adultos e idosos de modo que lhes permitam compreender e atuar no mundo letrado. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Identificar práticas pedagógicas para alfabetização na educação de jovens adultos e idosos. - Elencar dificuldades que trazem dificuldades no processo de alfabetização na educação de jovens, adultos e idosos. - Propor práticas pedagógicas que possibilitem a superação de obstáculos presentes no processo e nas histórias plurais e singulares das práticas de alfabetização na educação de jovens, adultos e idosos. Realizar pesquisa/leitura da realidade escolar para jovens, adultos e idosos a partir de práticas de alfabetização. -Valorizar a matemática como instrumento para interpretar informações sobre o mundo -Pesquisar práticas pedagógicas e jogos no contexto da etnomatemática. -Comunicar-se matematicamente, identificando, interpretando e utilizando diferentes linguagens e códigos. -Vivenciar processos de resolução de problemas e projetos didáticos. -Realizar procedimentos de cálculo mental e escrito utilizando técnicas operatórias em números naturais e racionais em sua representação decimal e fracionária. -Desenvolver a capacidade de realizar estimativas e cálculos aproximados nos diferentes sistemas de medidas. -Reconhecer as formas bi e tridimensionais de figuras planas e de sólidos geométricos. - Realizar procedimentos de coleta e representação de dados, representando e analisando gráficos e tabelas. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | A prática pedagógica do professor alfabetizador na educação de jovens, adultos e idosos, diante das dificuldades no processo de alfabetização e como a prática pedagógica possibilita superar esses obstáculos presentes no processo e nas histórias plurais e práticas singulares de alfabetização. | 20 |
2 | Leitura da realidade escolar para jovens, adultos e idosos a partir de práticas de alfabetização. | 20 |
3 | A educação matemática na EJA e suas dimensões: cultural, social, formativa e política. | 20 |
4 | Práticas pedagógicas relacionadas ao cotidiano e as unidades temáticas do Currículo Base do Território Catarinense na EJA. | 20 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
| Aula dialógica com visualização de slides de forma presencial e remota síncrona, utilizando ferramentas da google meet. Trabalhos orientados em pequenos grupos. Estudo e produção de sínteses individuais e coletivos. Pesquisas e socialização das sínteses utilizando-se de metodologias ativas (GO, GV) Montagem do painel integrado. Problematização das práticas pedagógicas relacionando-as com o contexto social e com os documentos oficiais (BNCC e PCSC) -Leituras individuais e interpretações e sínteses coletivas. -Trabalhos em grupo para a socialização dos trabalhos em sala de aula presencial ou remota e síncrona em forma de gravação de vídeos. |
Estratégias: Aula dialógica com visualização em PowerPoint. Trabalhos orientados em pequenos grupos. Estudo e produção de sínteses individuais e coletivos. Pesquisas e socialização das sínteses utilizando-se de metodologias ativas: (GO, GV) Montagem do painel integrado. Problematização das práticas pedagógicas relacionando-as com o contexto social e com os documentos oficiais (BNCC, PCSC e CBTC) -Leituras individuais -interpretações e sínteses coletivas. -Trabalhos em grupo para a socialização dos trabalhos em sala de aula invertida ou em forma de gravação de vídeos. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Conhecimento contextualizado. Apropriação de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos tratados, capacidade de reelaborar e sistematizar novos conceitos a partir dos conteúdos trabalhados. | ||||||||
HABILIDADES | Reflexão crítica, registros escritos coerentes, argumentação lógica. Leitura e interpretação, relacionando os aspectos teórico-práticos da sala de aula com experiências da vida, da escola, da cultura. | ||||||||
ATITUDES | Assiduidade e pontualidade nas aulas; participação efetiva e ativa; compromisso e responsabilidade em relação aos trabalhos individuais; iniciativa e cooperação nos trabalhos coletivos; pontualidade na entrega dos trabalhos solicitados. | ||||||||
OUTRAS | Estabelecer interfaces entre a disciplina de alfabetização e numeralização e as demais disciplinas do curso. Outras formas dependendo das necessidades dos acadêmicos. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação Integrativa | 1 | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Avaliação 03-Produção de sínteses e Trabalhos em Grupo | 3 | x | x | x | 2.0 | A definir | x | A definir | |
Avaliação 04- Produção e problematização das práticas pedagógicas relacionadas ao cotidiano e nos documentos oficiais. | 4 | x | x | x | 2.0 | A definir | x | A definir | |
Avaliação 01- Prática Pedagógica | 1 |
|
|
| 2.0 | A definir | x | A definir | |
Avaliação 02- Diagnóstico da Realidade | 2 |
|
|
| 2.0 | A definir | x | A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022. Número de chamada: 370.733 F866p |
2 | PEREIRA, Marina Lúcia. A construção do letramento na educação de jovens e adultos. 2. São Paulo: Autêntica, 2007. Recurso online |
3 | ROCHA, Raquel; SOUZA, Solange Gois. Práticas de alfabetização na educação de jovens e adultos. São Paulo, Cortez, 2013. Número de chamada: 374 R672p |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | CASTANHEIRA, Maria Lúcia; MACIEL, Francisca Izabel Pereira; MARTINS, Raquel Márcia Fontes. Alfabetização e letramento na sala de aula. São Paulo: Autêntica, 2008. Recurso online. |
2 | LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Ed. 34, 2011. Número de chamada: 303.483 L668c |
3 | ROSSI, Maria Helena Wagner. Imagens que falam: leitura da arte na escola. 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 2011. Número de chamada: 707 R833i |
4 | SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003. Número de chamada: 372.4 S676a |
5 | VIGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 16. ed. São Paulo: Ícone, 2018. Número de chamada: 153.4 V691l |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |