Uniplac - Graduação - Pedagogia - Alfabetização e Numeralização na Educação de Jovens e Adultos - EJA - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/2

 

CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia - Par782/17

PROFESSOR

Marli Coscodai Souza, Marileia Aparecida Wolff Tubs

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Alfabetização e Numeralização na Educação de Jovens e Adultos - EJA

0-18295

4

80

 

EMENTA

Práticas pedagógicas de Alfabetização e Numeralização na Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

 

OBJETIVO GERAL

Dominar práticas pedagógicas de alfabetização e numeralização na educação de jovens, adultos e idosos de modo que lhes permitam compreender e atuar no mundo letrado.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Identificar práticas pedagógicas para alfabetização na educação de jovens adultos e idosos. - Elencar dificuldades que trazem dificuldades no processo de alfabetização na educação de jovens, adultos e idosos. - Propor práticas pedagógicas que possibilitem a superação de obstáculos presentes no processo e nas histórias plurais e singulares das práticas de alfabetização na educação de jovens, adultos e idosos. Realizar pesquisa/leitura da realidade escolar para jovens, adultos e idosos a partir de práticas de alfabetização. -Valorizar a matemática como instrumento para interpretar informações sobre o mundo -Pesquisar práticas pedagógicas e jogos no contexto da etnomatemática. -Comunicar-se matematicamente, identificando, interpretando e utilizando diferentes linguagens e códigos. -Vivenciar processos de resolução de problemas e projetos didáticos. -Realizar procedimentos de cálculo mental e escrito utilizando técnicas operatórias em números naturais e racionais em sua representação decimal e fracionária. -Desenvolver a capacidade de realizar estimativas e cálculos aproximados nos diferentes sistemas de medidas. -Reconhecer as formas bi e tridimensionais de figuras planas e de sólidos geométricos. - Realizar procedimentos de coleta e representação de dados, representando e analisando gráficos e tabelas.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

A prática pedagógica do professor alfabetizador na educação de jovens, adultos e idosos, diante das dificuldades no processo de alfabetização e como a prática pedagógica possibilita superar esses obstáculos presentes no processo e nas histórias plurais e práticas singulares de alfabetização.

20

2

Leitura da realidade escolar para jovens, adultos e idosos a partir de práticas de alfabetização.

20

3

A educação matemática na EJA e suas dimensões: cultural, social, formativa e política.
Etnomatemática e prática Pedagógica.
Estudo da Metodologia de resolução de problemas com ênfase na Educação Financeira.
Estudo da Metodologia de projetos aplicáveis em sala de aula da EJA.

20

4

Práticas pedagógicas relacionadas ao cotidiano e as unidades temáticas do Currículo Base do Território Catarinense na EJA.
1. Números e operações
2. Geometria
3.Álgebra
4.Grandezas e medidas
5.Probabilidade e estatística

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h

 

Aula dialógica com visualização de slides de forma presencial e remota síncrona, utilizando ferramentas da google meet. Trabalhos orientados em pequenos grupos. Estudo e produção de sínteses individuais e coletivos. Pesquisas e socialização das sínteses utilizando-se de metodologias ativas (GO, GV) Montagem do painel integrado. Problematização das práticas pedagógicas relacionando-as com o contexto social e com os documentos oficiais (BNCC e PCSC) -Leituras individuais e interpretações e sínteses coletivas. -Trabalhos em grupo para a socialização dos trabalhos em sala de aula presencial ou remota e síncrona em forma de gravação de vídeos.

 

Estratégias: Aula dialógica com visualização em PowerPoint. Trabalhos orientados em pequenos grupos. Estudo e produção de sínteses individuais e coletivos. Pesquisas e socialização das sínteses utilizando-se de metodologias ativas: (GO, GV) Montagem do painel integrado. Problematização das práticas pedagógicas relacionando-as com o contexto social e com os documentos oficiais (BNCC, PCSC e CBTC) -Leituras individuais -interpretações e sínteses coletivas. -Trabalhos em grupo para a socialização dos trabalhos em sala de aula invertida ou em forma de gravação de vídeos.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Conhecimento contextualizado. Apropriação de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos tratados, capacidade de reelaborar e sistematizar novos conceitos a partir dos conteúdos trabalhados.

HABILIDADES

Reflexão crítica, registros escritos coerentes, argumentação lógica. Leitura e interpretação, relacionando os aspectos teórico-práticos da sala de aula com experiências da vida, da escola, da cultura.

ATITUDES

Assiduidade e pontualidade nas aulas; participação efetiva e ativa; compromisso e responsabilidade em relação aos trabalhos individuais; iniciativa e cooperação nos trabalhos coletivos; pontualidade na entrega dos trabalhos solicitados.

OUTRAS

Estabelecer interfaces entre a disciplina de alfabetização e numeralização e as demais disciplinas do curso. Outras formas dependendo das necessidades dos acadêmicos.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Avaliação 03-Produção de sínteses e Trabalhos em Grupo

3

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 04- Produção e problematização das práticas pedagógicas relacionadas ao cotidiano e nos documentos oficiais.

4

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 01- Prática Pedagógica

1

 

 

 

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 02- Diagnóstico da Realidade

2

 

 

 

2.0

A definir

x

A definir

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022. Número de chamada: 370.733 F866p

2

PEREIRA, Marina Lúcia. A construção do letramento na educação de jovens e adultos. 2. São Paulo: Autêntica, 2007. Recurso online

3

ROCHA, Raquel; SOUZA, Solange Gois. Práticas de alfabetização na educação de jovens e adultos. São Paulo, Cortez, 2013. Número de chamada: 374 R672p

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CASTANHEIRA, Maria Lúcia; MACIEL, Francisca Izabel Pereira; MARTINS, Raquel Márcia Fontes. Alfabetização e letramento na sala de aula. São Paulo: Autêntica, 2008. Recurso online.

2

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Ed. 34, 2011. Número de chamada: 303.483 L668c

3

ROSSI, Maria Helena Wagner. Imagens que falam: leitura da arte na escola. 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 2011. Número de chamada: 707 R833i

4

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003. Número de chamada: 372.4 S676a

5

VIGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 16. ed. São Paulo: Ícone, 2018. Número de chamada: 153.4 V691l

obs:

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática