PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia - Par782/17 |
PROFESSOR |
Marli Coscodai Souza, Marileia Aparecida Wolff Tubs |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Alfabetização e Numeralização na Educação de Jovens e Adultos - EJA |
0-18295 |
8º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Práticas pedagógicas de Alfabetização e Numeralização na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. |
OBJETIVO GERAL |
Dominar práticas pedagógicas de alfabetização e numeralização na educação de jovens, adultos e idosos de modo que lhes permitam compreender e atuar no mundo letrado. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Identificar práticas pedagógicas para alfabetização na educação de jovens adultos e idosos. - Elencar dificuldades que trazem dificuldades no processo de alfabetização na educação de jovens, adultos e idosos. - Propor práticas pedagógicas que possibilitem a superação de obstáculos presentes no processo e nas histórias plurais e singulares das práticas de alfabetização na educação de jovens, adultos e idosos. Realizar pesquisa/leitura da realidade escolar para jovens, adultos e idosos a partir de práticas de alfabetização. -Valorizar a matemática como instrumento para interpretar informações sobre o mundo -Pesquisar práticas pedagógicas e jogos no contexto da etnomatemática. -Comunicar-se matematicamente, identificando, interpretando e utilizando diferentes linguagens e códigos. -Vivenciar processos de resolução de problemas e projetos didáticos. -Realizar procedimentos de cálculo mental e escrito utilizando técnicas operatórias em números naturais e racionais em sua representação decimal e fracionária. -Desenvolver a capacidade de realizar estimativas e cálculos aproximados nos diferentes sistemas de medidas. -Reconhecer as formas bi e tridimensionais de figuras planas e de sólidos geométricos. - Realizar procedimentos de coleta e representação de dados, representando e analisando gráficos e tabelas. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
A prática pedagógica do professor alfabetizador na educação de jovens, adultos e idosos, diante das dificuldades no processo de alfabetização e como a prática pedagógica possibilita superar esses obstáculos presentes no processo e nas histórias plurais e práticas singulares de alfabetização. |
20 |
2 |
Leitura da realidade escolar para jovens, adultos e idosos a partir de práticas de alfabetização. |
20 |
3 |
A educação matemática na EJA e suas dimensões: cultural, social, formativa e política. |
20 |
4 |
Práticas pedagógicas relacionadas ao cotidiano e as unidades temáticas do Currículo Base do Território Catarinense na EJA. |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Aula dialógica com visualização de slides de forma presencial e remota síncrona, utilizando ferramentas da google meet. Trabalhos orientados em pequenos grupos. Estudo e produção de sínteses individuais e coletivos. Pesquisas e socialização das sínteses utilizando-se de metodologias ativas (GO, GV) Montagem do painel integrado. Problematização das práticas pedagógicas relacionando-as com o contexto social e com os documentos oficiais (BNCC e PCSC) -Leituras individuais e interpretações e sínteses coletivas. -Trabalhos em grupo para a socialização dos trabalhos em sala de aula presencial ou remota e síncrona em forma de gravação de vídeos. |
Estratégias: Aula dialógica com visualização em PowerPoint. Trabalhos orientados em pequenos grupos. Estudo e produção de sínteses individuais e coletivos. Pesquisas e socialização das sínteses utilizando-se de metodologias ativas: (GO, GV) Montagem do painel integrado. Problematização das práticas pedagógicas relacionando-as com o contexto social e com os documentos oficiais (BNCC, PCSC e CBTC) -Leituras individuais -interpretações e sínteses coletivas. -Trabalhos em grupo para a socialização dos trabalhos em sala de aula invertida ou em forma de gravação de vídeos. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Conhecimento contextualizado. Apropriação de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos tratados, capacidade de reelaborar e sistematizar novos conceitos a partir dos conteúdos trabalhados. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Reflexão crítica, registros escritos coerentes, argumentação lógica. Leitura e interpretação, relacionando os aspectos teórico-práticos da sala de aula com experiências da vida, da escola, da cultura. |
|||||||||||
ATITUDES |
Assiduidade e pontualidade nas aulas; participação efetiva e ativa; compromisso e responsabilidade em relação aos trabalhos individuais; iniciativa e cooperação nos trabalhos coletivos; pontualidade na entrega dos trabalhos solicitados. |
|||||||||||
OUTRAS |
Estabelecer interfaces entre a disciplina de alfabetização e numeralização e as demais disciplinas do curso. Outras formas dependendo das necessidades dos acadêmicos. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
1 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 03-Produção de sínteses e Trabalhos em Grupo |
3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 04- Produção e problematização das práticas pedagógicas relacionadas ao cotidiano e nos documentos oficiais. |
4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 01- Prática Pedagógica |
1 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 02- Diagnóstico da Realidade |
2 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2006. 148 p. (Coleção leitura) ISBN 8521902433 |
|||||||||||
2 |
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. 125 p. (Linguagem E Educação) 20799 ISBN 8586583162 |
|||||||||||
3 |
PEREIRA, Marina Lúcia. A construção do letramento na educação de jovens e adultos. 2. São Paulo: Autêntica, 2007. 1 recurso online. ISBN 9788582178751. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
CASTANHEIRA, Maria Lúcia; MACIEL, Francisca Izabel Pereira; MARTINS, Raquel Márcia Fontes. Alfabetização e letramento na sala de aula. São Paulo: Autêntica, 2008. Recurso online. |
|||||||||||
2 |
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Ed. 34, 2011. Número de chamada: 303.483 L668c |
|||||||||||
3 |
ROSSI, Maria Helena Wagner. Imagens que falam: leitura da arte na escola. 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 2011. Número de chamada: 707 R833i |
|||||||||||
4 |
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003. Número de chamada: 372.4 S676a |
|||||||||||
5 |
"VIGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 16. ed. São Paulo: Ícone, 2018. Número de chamada: 153.4 V691l " |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |