PLANO DE ENSINO | 2024/2 |
CURSO | Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR | Pedagogia - Par782/17 |
PROFESSOR | Vinicius Bertoncini Vicenzi |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Andragogia | 0-18294 | 8º | 4 | 80 |
EMENTA |
Os fundamentos da educação de jovens e adultos. O lugar sócio-político da educação de jovens e adultos. A educação de jovens e adultos na perspectiva da inclusão, autonomia e cidadania. O papel do educador na EJA e os “saberes” indispensáveis à sua prática. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver junto às estudantes do Curso de Pedagogia, saberes necessários sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) relativos aos fundamentos, lugar sócio-político, perspectivas de cidadania, papel da educadora e conhecimentos indispensáveis para a prática. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Conceituar Andragogia; • Diferenciar a educação de crianças e adolescentes da educação de adultos; • Problematizar a discussão sobre andragogia a partir do contexto brasileiro; • Aprofundar conhecimentos sobre o processo de inclusão, autonomia e cidadania; • Discutir sobre o papel da professora e os saberes indispensáveis para atuar na EJA; • Analisar as contribuições da EJA para a sociedade |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Os fundamentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) | 20 |
2 | O lugar sociopolítico da EJA. | 20 |
3 | A EJA na perspectiva da inclusão, autonomia e | 20 |
4 | O papel do/a educador/a na EJA e os “saberes” indispensáveis à sua prática. | 20 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
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Estratégias:Aulas síncronas, expositivas e dialogadas. Rodas de conversa. Dinâmicas de grupo. Exposição de filmes. Participação em atividades institucionais. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Compreensão dos conceitos relacionados aos fundamentos da Andragogia e da EJA (reflexão sobre documentário Fora de Série) | ||||||||
HABILIDADES | Comparação e diferenciação críticas sobre as práticas/funções do(a) pedagogo(a) na Educação Infantil e na EJA. | ||||||||
ATITUDES | Tomada de decisões conscientes e problematizadoras sobre a educação de jovens e adultos e sobre andragogia. | ||||||||
OUTRAS | Prova Integrativa | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Fora de Série | 1 e 2 | x | x | x | 1.00 | 20/08/2024 |
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Resumo expandido | 1 e 2 | x | x | x | 2.00 | 27/08/2024 | x | 01/10/2024 | |
Seminários | 1,2,3,4 | x | x | x | 2.00 | 22/10/2024 |
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Ensaio | 1,2,3,4 | x | x | x | 3.00 | 19/11/2024 | x | 26/11/2024 | |
Integrativa | 1,2,3,4 | x | x | x | 2.00 | 29/11/2024 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 28. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. Número de chamada: 374.012 F866e |
2 | GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José Eustáquio. Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. 7. ed. São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire, 2005. Número de chamada: 374 E2 |
3 | SIQUEIRA, Antonio Rodolfo de; GUIDOTTI, Viviane. Educação de jovens e adultos. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2017. Recurso online. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; LEAL, Telma Ferraz. Desafios da educação de jovens e adultos: construindo práticas de alfabetização. 2. São Paulo: Autêntica, 2007. Recurso online |
2 | DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2015. Número de chamada: 370.78 D383e |
3 | GADOTTI, Moacir. MOVA, por um Brasil alfabetizado. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2008. Número de chamada: 374.012 G125m |
4 | PEREIRA, Marina Lúcia. A construção do letramento na educação de jovens e adultos. 2. São Paulo: Autêntica, 2007. Recurso online |
5 | SOARES, Leôncio. Trajetórias compartilhadas de um educador de jovens e adultos. São Paulo: Autêntica, 2019. Recurso online. |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |