Uniplac - Graduação - Pedagogia - Andragogia - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/2

 

CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia - Par782/17

PROFESSOR

Vinicius Bertoncini Vicenzi

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Andragogia

0-18294

4

80

 

EMENTA

Os fundamentos da educação de jovens e adultos. O lugar sócio-político da educação de jovens e adultos. A educação de jovens e adultos na perspectiva da inclusão, autonomia e cidadania. O papel do educador na EJA e os “saberes” indispensáveis à sua prática.

 

OBJETIVO GERAL

Desenvolver junto às estudantes do Curso de Pedagogia, saberes necessários sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) relativos aos fundamentos, lugar sócio-político, perspectivas de cidadania, papel da educadora e conhecimentos indispensáveis para a prática.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Conceituar Andragogia; • Diferenciar a educação de crianças e adolescentes da educação de adultos; • Problematizar a discussão sobre andragogia a partir do contexto brasileiro; • Aprofundar conhecimentos sobre o processo de inclusão, autonomia e cidadania; • Discutir sobre o papel da professora e os saberes indispensáveis para atuar na EJA; • Analisar as contribuições da EJA para a sociedade

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Os fundamentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

20

2

O lugar sociopolítico da EJA.

20

3

A EJA na perspectiva da inclusão, autonomia e
cidadania

20

4

O papel do/a educador/a na EJA e os “saberes” indispensáveis à sua prática.

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h

 

 

 

Estratégias:Aulas síncronas, expositivas e dialogadas. Rodas de conversa. Dinâmicas de grupo. Exposição de filmes. Participação em atividades institucionais.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Compreensão dos conceitos relacionados aos fundamentos da Andragogia e da EJA (reflexão sobre documentário Fora de Série)

HABILIDADES

Comparação e diferenciação críticas sobre as práticas/funções do(a) pedagogo(a) na Educação Infantil e na EJA.

ATITUDES

Tomada de decisões conscientes e problematizadoras sobre a educação de jovens e adultos e sobre andragogia.

OUTRAS

Prova Integrativa

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Fora de Série

1 e 2

x

x

x

1.00

20/08/2024

 

 

Resumo expandido

1 e 2

x

x

x

2.00

27/08/2024

x

01/10/2024

Seminários

1,2,3,4

x

x

x

2.00

22/10/2024

 

 

Ensaio

1,2,3,4

x

x

x

3.00

19/11/2024

x

26/11/2024

Integrativa

1,2,3,4

x

x

x

2.00

29/11/2024

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 28. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. Número de chamada: 374.012 F866e

2

GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José Eustáquio. Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. 7. ed. São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire, 2005. Número de chamada: 374 E2

3

SIQUEIRA, Antonio Rodolfo de; GUIDOTTI, Viviane. Educação de jovens e adultos. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2017. Recurso online.

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; LEAL, Telma Ferraz. Desafios da educação de jovens e adultos: construindo práticas de alfabetização. 2. São Paulo: Autêntica, 2007. Recurso online

2

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2015. Número de chamada: 370.78 D383e

3

GADOTTI, Moacir. MOVA, por um Brasil alfabetizado. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2008. Número de chamada: 374.012 G125m

4

PEREIRA, Marina Lúcia. A construção do letramento na educação de jovens e adultos. 2. São Paulo: Autêntica, 2007. Recurso online

5

SOARES, Leôncio. Trajetórias compartilhadas de um educador de jovens e adultos. São Paulo: Autêntica, 2019. Recurso online.

obs:

 

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