Uniplac - Graduação - Pedagogia - Conhecimentos Curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - III - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/2

 

CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia - Par782/17

PROFESSOR

Neusa Maria Sens de Barros, Gilberto Borges de Sá, Maria Candida Melo Pereira, Lucia Ceccato de Lima

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Conhecimentos Curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - III

0-18296

4

80

 

EMENTA

Fundamentos e metodologias para o processo ensino/aprendizagem nas áreas das Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza na educação de jovens, adultos e idosos.

 

OBJETIVO GERAL

Desenvolver a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos, a fim de construir um referencial indispensável para a continuidade do curso e no exercício da profissão docente envolvendo o público de jovens, adultos e idosos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Matemática.  Verificar o que a legislação fala sobre a Matemática na educação de jovens, adultos e idosos. . Adaptar as cinco unidades temáticas, através do estudo das habilidades, para a EJA. . Explorar as metodologias mais adequadas para aplicar aos conteúdos da Matemática para a EJA. . Estudar as melhores estratégias de ensino para ensinar Matemática para a EJA. Linguagens (Língua Portuguesa) - Inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade, valorizando sua cultura e seu conhecimento. - Alfabetizar priorizando o método fonético e incluindo outros métodos (letramento, global, silábico etc.) - Trabalhar a expressão oral desenvolvendo habilidades para emitir opiniões, com clareza. - Saber fazer uso de seus direitos e também conhecendo os seus deveres. - Conhecer, distinguir e saber usar diferentes textos de uso cotidiano. - Trabalhar diversos tipos de textos, diferentes linguagens e diversos tipos de leitura. Ciência Humanas - Identificar os dilemas/desafios/dificuldades vivenciados no ensino da Ciências Humanas (História e geografia) na educação de jovens, adultos e idosos. Ensino Fundamental III; - Retomar o Conceito de Ciências Humanas aplicado a Educação Básica a luz da Base Curricular Nacional; - Identificar os conhecimentos curriculares (tempo e Espaço), estudados no EJA, nos EF III a luz da Base Curricular de Santa Catarina. EJA. Primeiro SegmentoPráticas de alfabetização no EJA aplicado ao ensino das Ciências Humanas. a) Conteúdos ensinados; b) Desenvolvimento de elaboração de material didático pedagógico de aprendizagem a ser aplicado no ensino das Ciências Humanas (história e geografia), no EJA, na EF III, a luz da BNCC e outras fontes. Ciências da Natureza - Compreender o processo de produção do conhecimento no contexto sócio histórico e metodológico da Andragogia para o ensino de Ciências da natureza. - Estabelecer relações entre o planejamento e a avaliação do processo ensino-aprendizagem no Ensino de     Ciências da Natureza na Educação de Jovens, Adultos e Idosos - Superar limitações de conceitos e metodologias para o Ensino de Ciências da Natureza. - Elaborar atividades e metodologias ativas (experimentos, projetos) para o Ensino de Ciências da Natureza.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Matemática
Reflexão sobre o ensino para EJA.
O que a legislação fala sobre o ensino de Matemática para jovens, adultos e idosos. (LDBEN, BNCC, Currículo Catarinense)
Unidades temáticas / Objetos do conhecimento e Habilidades:
-Unidade temática Números: destacar os conteúdos que possam ser trabalhos nas aulas da EJA.
-Unidade temática Álgebra: destacar os conteúdos que possam ser trabalhos nas aulas da EJA.
-Unidade temática Geometria: destacar os conteúdos que possam ser trabalhos nas aulas da EJA.
-Unidade temática Grandezas e Medidas: destacar os conteúdos que possam ser trabalhos nas aulas da EJA.
-Unidade temática Probabilidade e Estatística: destacar os conteúdos que possam ser trabalhos nas aulas da EJA.
Metodologias:
-Pesquisa e aprofundamento de metodologias adequadas ao ensino da Matemática para jovens, adultos e idosos.
-Planos de ensino e planos de aula.
Estratégias:
-Aplicação de estratégias e metodologias estudadas através de mini aulas.

20

2

Linguagens (Língua Portuguesa)
Leitura e Escrita:
- Alfabeto maiúsculo e minúsculo
- Emprego adequado de letras
- Montagem de palavras, sentenças e textos.
- Identificação de ideias básica do texto.
- Produção e interpretação de textos.
- Exploração de material escrito: nomes, rótulos, textos, propagandas, etc.
- Produzir pequenos como: anúncio, bilhete e cartas.
Linguagem Oral, Verbal e Não Verbal
- Relatos de histórias ouvidas, casos, poemas e reprodução oral de textos diversos (informativos publicitários e poéticos)
- Relato de filmes, reportagens e causos.
- Verbalização de opiniões e comentários.
Gramática
- Ortografia, tonicidade.
- Classes de palavras: substantivos, adjetivos, verbos, advérbios,...

20

3

Ciências Humanas
-Problematização -  Identificação e relato dos dilemas/situações/problemas/desafios vivenciados pelos professores no ensino das Ciências Humanas no EJA.
-Estudo do Objeto (tempo e Espaço), relevância e papel do professor no processo de aprendizagem dos anos inicias - EJA
-Conhecer os processos de Ensino e Aprendizagem (metodologias ativas e Avaliação) no ensino da História nos anos iniciais do EJA; Didática – Metodologia Ativas aplicados a história  no EJA Planejamento/gestão da aprendizagem.
 – Plano de ensino (Plano de aula) aplicado ao ensino da Geografia. 
-Avaliação da aprendizagem do Ensino da História e Geografia.  

20

4

Ciências da Natureza
- Fundamentos históricos e filosóficos do ensino de ciências Natureza para Educação de Jovens, Adultos e Idosos.  no Brasil;
- A Interdisciplinaridade e o ensino de ciências;  
- Produção do conhecimento científico; 
- Construção dos conceitos científicos e Conteúdos Curriculares; 
- Processos de ensinar e aprender ciências Educação de Jovens, Adultos e Idosos.;
- Propostas curriculares oficiais de ensino de ciências;
- Inserção das ciências da natureza o cotidiano da educação básica/Ensino fundamental II
- Metodologias para ensino de Ciências Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h

 

 

 

Estratégias:Aula expositiva e dialogada. Trabalho de pesquisa. Leituras individuais; Atividades individuais e em grupos. Atividades experimentais; Projetos Pedagógicos, entre outras estratégias ativas.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas discussões em aula e nas avaliações.

HABILIDADES

Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Apresentar capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em avaliações. Capacidade de trabalhar em grupo, saber ouvir, interpretar e dialogar com os colegas

ATITUDES

Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso no trabalho de equipe

OUTRAS

Participação frequente nos eventos promovidos pelo curso.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa²

Todas

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Avaliação: Linguagem

 2

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Avaliação: Matemática

1

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Avaliação: Ciências Humanas

3

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Avaliação: Ciências da Natureza

4

x

x

x

2.0

A definir

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DURANTE, Marta. Alfabetização de adultos: leitura e produção de textos. Porto Alegre: ArtMed, 2011. Recurso online.

2

FONSECA, Maria da Conceição F. R. Educação matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. São Paulo: Autêntica, 2007. Recurso online.

3

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51.ed. São Paulo: Cortez, 2011. Número de chamada: 374.012 F866i

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base

2

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2005. Número de chamada: 370.11 M858s. Recurso online.

3

SACRISTÁN, J. Gimeno. A educação obrigatória: seu sentido educativo e social. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2001. Número de chamada: 370.1 S123e

4

SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2014. Número de chamada: 372.198164 S231p

5

SANTA CATARINA.  SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. COORDENADORIA GERAL DE ENSINO. Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação infantil, Ensino Fundamental e Médio: Formação Docente para educação infantil e séries iniciais. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2001. Número de chamada: 372.198164 S231p

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