Uniplac - Graduação - Pedagogia - Estágio Curricular Obrigatório V - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/2

 

CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia - Par782/17

PROFESSOR

Marileia Aparecida Wolff Tubs

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Curricular Obrigatório V

0-18297

4

80

 

EMENTA

Intervenção na realidade educacional e desenvolvimento do projeto de estágio na Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

 

OBJETIVO GERAL

Proporcionar vivências na realidade educacional e desenvolvimento de estágio na educação de jovens, adultos e idosos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1- Desenvolver vivências na realidade educacional da EJA. 2- Entender o processo educacional na realidade da EJA. 3- Compreender as diferentes práticas educacionais na realidade da EJA. 4- Manter contato com a realidade da EJA. 5- Elaborar e desenvolver o projeto de estágio, assim como o relatório dessa etapa.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA
1.1. Caracterização da Modalidade de Educação.
1.2. Concepções Norteadoras da Oferta da Educação no Sistema Prisional
1.3. Organização da Oferta de Educação Formal
1.4. Organização da Oferta da Educação não Formal e Qualificação Profissional

10

2

2. Definição do campo de estágio
2.1 Contatos com a realidade campo de estágio
2.2 Contexto e orientações sobre a modalidade de estágio.
2.3 Diagnósticos da realidade e levantamento da temática para o desenvolvimento do estágio. (Atuação direta).

10

3

3. Acompanhamento ao processo de intervenção do projeto de estágio.

40

4

4. Sistematização e escrita do relatório e devolução do estágio.

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h

 

 

 

Estratégias:

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Domínio conceitual.

HABILIDADES

Expressão oral e escrita do conhecimento construído, de forma reflexivo-crítica. Reflexão crítica diante de realidades investigadas.

ATITUDES

Assiduidade. Pontualidade. Responsabilidade para com tarefas individuais e coletivas. Respeito às diferenças. Disponibilidade para a construção de conhecimento. Participação efetiva.

OUTRAS

Processual e contínua, durante as aulas. Seminário.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Assiduidade, participação e responsabilidade.

01

 

 

 

1.0

A definir

 

 

Seminário

02

 

 

 

2.0

A definir

 

 

Planejamento

03

 

 

 

2.0

A definir

x

A definir

Intervenção

03

 

 

 

2.0

A definir

 

 

Relatório final do Estágio (completo, de todos os semestres de estágio).

04

 

 

 

3.0

A definir

x

A definir

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido (org.). Estágios supervisionados na formação docente: educação básica e educação de jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2015. Recurso online

2

FERREYRA, Erasmo Norberto. A linguagem oral na educação de adultos. Porto Alegre: ArtMed, 2011. Recurso online

3

ROCHA, Raquel; SOUZA, Solange Gois. Práticas de alfabetização na educação de jovens e adultos. São Paulo, Cortez, 2013. Número de chamada: 374 R672p

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; LEAL, Telma Ferraz. Desafios da educação de jovens e adultos: construindo práticas de alfabetização. 2. São Paulo: Autêntica, 2007. Recurso online.

2

FALSARELLA, Ana Maria. Formação continuada e prática de sala de aula: os efeitos da formação continuada na atuação do professor. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2021. Número de chamada: 370.71 F197f.

3

LIMA, Venício A. de. Paulo Freire: a prática da liberdade, para além da alfabetização. São Paulo: Autêntica, 2021. Recurso online.

4

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo base da educação infantil e do ensino fundamental do território catarinense. Estado de Santa Catarina: Secretaria de Estado da Educação, 2019. Disponível emhttp://www.sed.sc.gov.br/documentos/curriculo-base-sc/8018-curriculo-base-ed-infantil-e-ens-fundamental-de-sc

5

SOUZA, Antônia de. Educação de jovens e adultos. Curitiba: Ibpex, 2012. Número de chamada: 374.981 S719e

obs:

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática