PLANO DE ENSINO | 2024/2 |
CURSO | Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR | Pedagogia - Par782/17 |
PROFESSOR | Marileia Aparecida Wolff Tubs |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Estágio Curricular Obrigatório V | 0-18297 | 8º | 4 | 80 |
EMENTA |
Intervenção na realidade educacional e desenvolvimento do projeto de estágio na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar vivências na realidade educacional e desenvolvimento de estágio na educação de jovens, adultos e idosos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1- Desenvolver vivências na realidade educacional da EJA. 2- Entender o processo educacional na realidade da EJA. 3- Compreender as diferentes práticas educacionais na realidade da EJA. 4- Manter contato com a realidade da EJA. 5- Elaborar e desenvolver o projeto de estágio, assim como o relatório dessa etapa. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | 1. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA | 10 |
2 | 2. Definição do campo de estágio | 10 |
3 | 3. Acompanhamento ao processo de intervenção do projeto de estágio. | 40 |
4 | 4. Sistematização e escrita do relatório e devolução do estágio. | 20 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
|
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Domínio conceitual. | ||||||||
HABILIDADES | Expressão oral e escrita do conhecimento construído, de forma reflexivo-crítica. Reflexão crítica diante de realidades investigadas. | ||||||||
ATITUDES | Assiduidade. Pontualidade. Responsabilidade para com tarefas individuais e coletivas. Respeito às diferenças. Disponibilidade para a construção de conhecimento. Participação efetiva. | ||||||||
OUTRAS | Processual e contínua, durante as aulas. Seminário. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Assiduidade, participação e responsabilidade. | 01 |
|
|
| 1.0 | A definir |
|
| |
Seminário | 02 |
|
|
| 2.0 | A definir |
|
| |
Planejamento | 03 |
|
|
| 2.0 | A definir | x | A definir | |
Intervenção | 03 |
|
|
| 2.0 | A definir |
|
| |
Relatório final do Estágio (completo, de todos os semestres de estágio). | 04 |
|
|
| 3.0 | A definir | x | A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido (org.). Estágios supervisionados na formação docente: educação básica e educação de jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2015. Recurso online. |
2 | FERREYRA, Erasmo Norberto. A linguagem oral na educação de adultos. Porto Alegre: ArtMed, 2011. Recurso online. |
3 | ROCHA, Raquel; SOUZA, Solange Gois. Práticas de alfabetização na educação de jovens e adultos. São Paulo, Cortez, 2013. Número de chamada: 374 R672p |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; LEAL, Telma Ferraz. Desafios da educação de jovens e adultos: construindo práticas de alfabetização. 2. São Paulo: Autêntica, 2007. Recurso online. |
2 | FALSARELLA, Ana Maria. Formação continuada e prática de sala de aula: os efeitos da formação continuada na atuação do professor. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2021. Número de chamada: 370.71 F197f. |
3 | LIMA, Venício A. de. Paulo Freire: a prática da liberdade, para além da alfabetização. São Paulo: Autêntica, 2021. Recurso online. |
4 | SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo base da educação infantil e do ensino fundamental do território catarinense. Estado de Santa Catarina: Secretaria de Estado da Educação, 2019. Disponível emhttp://www.sed.sc.gov.br/documentos/curriculo-base-sc/8018-curriculo-base-ed-infantil-e-ens-fundamental-de-sc |
5 | SOUZA, Antônia de. Educação de jovens e adultos. Curitiba: Ibpex, 2012. Número de chamada: 374.981 S719e |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |