Uniplac - Graduação - Pedagogia - Gestão de Processos Educativos - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2

CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

EC-2

REGULAMENTAÇÃO

Aprovado pela Resolução do CONSUNI nº 782/17

PROFESSOR

Jaime Farias Dresch

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Gestão de Processos Educativos

0-18298

2

40h/a

EMENTA

Gestão e organização da educação. Teorias da administração e da gestão educacional. Avaliação institucional e planejamento estratégico.

OBJETIVO GERAL

Instrumentalizar os futuros professores para compreender os principais aspectos da gestão democrática, bem como para atuar na gestão de processos educativos, que compreendem diferentes dimensões e espaços: escolares, sistemas educacionais formais e não formais e empresariais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Analisar a gestão escolar a partir do contexto social, histórico e político contemporâneo, considerando os diferentes planos, programas e ações da política educacional brasileira.
  • Desenvolver reflexões sobre o papel da gestão no âmbito da organização do processo educativo.
  • Compreender os aspectos políticos da gestão, numa dimensão democrática e participativa.
  • Identificar os conceitos das teorias da administração e da gestão educacional.
  • Analisar conceitos relacionados às teorias da gestão educacional
  • Desenvolver práticas inovadoras numa perspectiva crítica.
  • Compreender a função social, política e pedagógica do Projeto Político Pedagógico.
  • Conceituar e caracterizar a avaliação institucional interna e externa.
  • Compreender os limites e possibilidades da avaliação institucional na gestão do projeto pedagógico da escola.
  • Aplicar conhecimentos teóricos e práticos no planejamento de processos educacionais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

ESTRATÉGIAS*

1

Gestão e organização da educação A escola na sociedade contemporânea.

Formação do diretor escolar. A estrutura da escola e a educação. Gestão escolar e autonomia.

14

Seminários. Aulas expositivas e dialogadas. Trabalhos individuais. Trabalhos em grupo. Leituras individuais e coletivas. Produções textuais. Resolução de problemas.

2

Teorias da administração e da gestão educacional Teorias da administração. Perspectivas de gestão educacional. Análise de conceitos: aprendizagem, empreendedorismo, neoliberalismo. Teorias da gestão educacional: inovação, gerencialismo.

12

Seminários. Aulas expositivas e dialogadas. Trabalhos individuais. Trabalhos em grupo. Leituras individuais e coletivas. Produções textuais. Resolução de problemas.

3

Avaliação institucional e planejamento estratégico Projeto Político-Pedagógico. Avaliação institucional. Análise de conceitos: avaliação, estatísticas, currículo. Avaliação institucional como política de regulação.

Planejamento e projeto institucional.

14

Seminários. Aulas expositivas e dialogadas. Trabalhos individuais. Trabalhos em grupo. Leituras individuais e coletivas. Produções textuais. Resolução de problemas.

 

TOTAL DE HORAS

40

 

 

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais da seguinte Atividade Prática Extraclasse: Contextualização Institucional.

Trabalho escrito.

 SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

A avaliação do ensino e da aprendizagem será em processo. Portanto, de acordo com cada conteúdo o conhecimento será verificado através de processos individuais e grupais, e ao final será validada com a participação individual de todos os alunos através de uma entrevista.

HABILIDADES

Sistematização e produção individual e coletiva de textos. Capacidade de estabelecer relação entre as contribuições teóricas e a realidade. Análise reflexivo-crítica. As habilidades, como as atitudes serão avaliadas também no processo de apropriação e construção de cada conhecimento proposta na disciplina por meio das atividades de escrita, orais e de outra natureza, quando for o caso.

ATITUDES

Participação ativa nos trabalhos em grupo. Autonomia nos trabalhos individuais. Assiduidade e pontualidade. Interação e socialização dos conhecimentos e experiências do processo. As atitudes serão avaliadas também no processo de apropriação e construção de cada conhecimento proposta na disciplina, envolve dimensões de participação consistente, processos de solidariedade e outros acordos definidos no coletivo da turma.

OUTRAS

Textos parciais e finais a partir do aprofundamento teórico da temática de intervenção do estágio. Relatório de estágio. Avaliação Colegiada. As estratégias serão desenvolvidas a partir da problematização e métodos ativos de aprendizagem, podendo ser utilizadas: exposição dialogada, seminários, trabalhos individuais e em grupos. Ainda, mapas conceituais, portfólios, estudo dirigido, estudo de caso e outros de acordo com cada conteúdo e a operação de pensamento necessário para o processo de aprendizagem.

DATAS PREVISTAS

Avaliação1

Unidades

C

H

A

Valor

Data2

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 1 Seminário (grupos)

01

X

X

X

2,0

21/08/24

X

28/08/24

Avaliação 2 Trabalho em grupo (Contextualização Institucional)

01, 02, 03

X

X

X

2,0

06/11/24

X

27/11/24

Avaliação 3 Avaliação escrita coletiva

02, 03

X

X

X

2,0

27/11/24

X

10/12/24

Avaliação 4 Participação nas aulas (realização de leituras, questões, testes e sínteses)

01, 02, 03

X

X

X

2,0

27/11/24

X

10/12/24

Avaliação Integrativa

Todas

X

X

X

2,0

 

 

 

¹ Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina.

² A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão.

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DOURADO, Luís Fernandes; PARO, Vitor Henrique. Políticas públicas & educação básica. São Paulo: Xamã Vm Gráfica Ltda, 2001. Número de chamada: 372 P769

2

SANT'ANNA, Geraldo José. Planejamento, gestão e legislação escolar. São Paulo: Erica, 2014. Recurso online

3

VASCONCELLOS, Celso dos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 14. ed. São Paulo: Libertad, 2005. Número de chamada: 375 V331p           

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

HARDT, Lúcia Schneider (Org.) Coordenação pedagógica: (per) formações e cartografias. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2015. Número de chamada: 371.2 C769

2

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2. ed.  Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010. Número de chamada: 303.483 L668t

3

NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Projeto político-pedagógico (PPP): guia prático para construção participativa. São Paulo: Erica, 2009. Recurso online

4

PARO, Vitor Henrique. Diretor escolar. educador ou gerente? São Paulo: Cortez, 2018. Recurso online

5

SANTA CATARINA. Governo do Estado. Secretaria de Estado da Educação. Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. SC, SED:UNIVALI, 2014. Número de chamada: 372.198164 S231p         

 

OBSERVAÇÕES

 

 

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