PLANO DE ENSINO | 2024/2 |
CURSO | Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR | Pedagogia - Par782/17 |
PROFESSOR | Sadi Ricardo da Silva Bastos |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Pesquisa e Prática Pedagógica III | 0-18299 | 8º | 2 | 40 |
EMENTA |
A formação específica como campo de pesquisa. |
OBJETIVO GERAL |
Realizar levantamento, análise e caracterização de campos de atuação do profissional de pedagogia visando à realização da pesquisa e a elaboração do artigo científico. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Realizar a coleta e a análise de dados da pesquisa; - Possibilitar conhecimentos de ordem teórico/metodológicos relacionados à elaboração do artigo científico; - Elaborar o artigo científico na área de intervenção do profissional do licenciado em pedagogia, visando a produção e socialização do conhecimento; - Utilizar as normas da ABNT para elaboração do artigo. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | UNIDADE I - 1 Continuação da pesquisa (Desenvolvimento da pesquisa). | 20 |
2 | UNIDADE II - 2. Artigo científico. | 10 |
3 | UNIDADE III - 3. Normas da ABNT em vigência para trabalhos científicos. | 10 |
| TOTAL DE HORAS | 40 h |
|
|
Estratégias:- Aula expositiva/dialogada; - Trabalho individual; - Trabalho em grupo; - Produção de textos. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Produção de textos referentes a elaboração do referencial teórico, coleta e análise dos dados da pesquisa. Elaboração do artigo científico. | ||||||||
HABILIDADES | Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. Objetividade, coerência e coesão na escrita. | ||||||||
ATITUDES | Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos. Participação ativa nas atividades desenvolvidas. Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos; Compromisso, participação. | ||||||||
OUTRAS | Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso; - Apresentação de trabalho na Mostra Científica. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação 01 – Avaliação Integrativa | todas | x | x | x | 2.0 | 20/11/2024 |
|
| |
Avaliação 02 - Elaboração do Referencial teórico | I | x | x | x | 2.0 | 21/08/2024 |
|
| |
Avaliação 03 Coleta e análise de dados | I | x | x | x | 2.0 | 11/09/2024 | x | 25/09/2024 | |
Avaliação 04 – Apresentação do trabalho na Mostra Científica. | II | x | x | x | 1.0 | 23/10/2024 |
|
| |
Avaliação 05 - Elaboração do Artigo científico | III | x | x | x | 2.0 | 06/11/2024 | x | 20/11/2024 | |
Avaliação 06 - Formatação de acordo com as normas da ABNT | III | x | x | x | 1.0 | 20/11/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2005. Número de chamada: 371.3 B421p |
2 | CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 12. ed. São Paulo: Papirus, 2001. Número de chamada: 370.710981 C972b |
3 | GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. As lições de Paulo Freire: filosofia, educação e política. Barueri: Manole, 2012. Recurso online. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | KRAMER, Sônia; SOUZA, Solange Jobim e (org.). Histórias de professores: leitura, escrita e pesquisa em educação. São Paulo: Ática, 1996. Número de chamada: 370.7122 H673 |
2 | MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2021. Número de chamada: 001.42 M321f |
3 | MUNHOZ, Antonio Siemsen. ABP: Aprendizagem Baseada em Problemas: ferramenta de apoio ao docente no processo de ensino e aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning, 2016. Recurso online. |
4 | TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2004. Número de chamada: 370.72 T183s |
5 | THUMS, Jorge. O acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. Canoas: ULBRA, 2003. Número de chamada: 001.42 T532a |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |