PLANO DE ENSINO | 2024/2 |
CURSO | Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR | Pedagogia Par053/22 |
PROFESSOR | Josilaine Antunes Pereira |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Processos Socioculturais Formais e Não Formais | 0-20158 | 4º | 2 | 40 |
EMENTA |
Educação formal e não formal: concepções, aspectos históricos, sociológicos e culturais. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar o conhecimento das concepções, aspectos históricos, sociológicos e culturais que fundamentam a educação formal e não formal, focando nas complementaridades, possibilidades e limites de ambas na contemporaneidade. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Demonstrar os fundamentos socioantropológico e a relevância dos processos socioculturais para a condição e o desenvolvimento humano; - Identificar as características que assemelham, distinguem a educação formal e não formal; - Caracterizar processos socioculturais formais e não formais evidenciando a educação popular na perspectiva freireana; - Identificar os diferentes lugares onde ocorrem processos socioculturais formais e não formais, com ênfase para os movimentos sociais; -Traçar o perfil do professor(a)/educador(a) popular nos processos formais e não formais; - Evidenciar a potência dos processos de educação formal e não formal para o exercício da cidadania e da democracia; - Identificar instituições e/ou organizações que desenvolvem processos socioculturais formais e não formais. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 |
| 8 |
2 | Fundamentos socioantropológicos dos processos educativos formais e não formais. O ser humano um projeto inacabado em desenvolvimento. | 4 |
3 | 1) O que é educação@p0 Ela se encontra em toda parte e em todo tempo (Carlos Rodrigues Brandão) | 8 |
4 | Conceito de educação formal, não formal e informal. A compreensão da educação no seu sentido ampliado. | 4 |
5 | Os movimentos sociais, espaços privilegiados de processos socioculturais não formais. | 4 |
6 |
| 4 |
7 | Referenciais teóricos e preparação para a pesquisa de campo: as três habilidades: o olhar, ouvir e escrever. | 4 |
8 | Devolutiva da pesquisa de campo por meio de vídeo ou outra modalidade de apresentação. | 4 |
| TOTAL DE HORAS | 40 h |
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Estratégias: Apresentação do Plano de Ensino/Trabalho. Exposição dialogada Textos, debates, leituras e slides. Pesquisa de campo. Orientação: roteiro, relação das instituições, organização dos grupos Apresentação dos resultados por meio de vídeo ou outra modalidade. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Produção de síntese; elaboração de relatório. Participação oral/escrita nos trabalhos desenvolvidos; discussão e reflexão das temáticas estudadas. | ||||||||
HABILIDADES | Capacidade de organização e sínteses, de comunicação e expressão nas mais diversas formas como: oral, escrita interpretativa e representativa. Iniciativa, curiosidade, capacidade de relacionar os aspectos teórico-práticos da sala de aula com experiências da vida, da escola, da cultura. | ||||||||
ATITUDES | Participação ativa e comprometimento com as atividades da disciplina; Pontualidade na entrega dos trabalhos solicitados. | ||||||||
OUTRAS | Avaliação processual e diagnóstica durante as aulas; na apresentação dos seminários, na participação das oficinas; na análise das produções escritas, na apresentação dos relatórios de pesquisa. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Assiduidade, Interação com colegas e professora. Engajamento nas atividades de leitura e debate |
| x | x | x | 1 | A definir |
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Realização da pesquisa/trabalho de campo |
| x | x | x | 2 | A definir | x | A definir | |
Apresentação dos resultados do trabalho de campo elaborado com organizações educativas não formais. |
| x | x | x | 2 | A definir |
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| |
Produção do relatório final e autoavaliação. |
| x | x | x | 3 | A definir | x | A definir | |
Avaliação Integrativa |
| x | x | x | 2 | A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e educação. 6.ed.rev. São Paulo: Cortez, 2005. Número de chamada: 303.484 G614m |
2 | GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e cultura política. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2005. Número de chamada: 379.155 G614e |
3 | GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010. Número de chamada: 361.61 G614e. Recurso online |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | BAUMAN, Zygmunt. Vidas desperdiçadas. Rio de Janeiro: Zahar, 2005. Número de chamada: 303.4 B347v |
2 | ESCOSTEGUY, Cléa Coitinho. Educação popular. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2017. Recurso online. |
3 | GOHN, Maria da Glória. Educação não formal no campo das artes. São Paulo: Cortez, 2015. Recurso online. |
4 | GOHN, Maria da Glória. O protagonismo da sociedade civil: movimentos sociais, ONG's e redes solidárias. São Paulo: Cortez, 2005. Número de chamada: 303.484 G614p |
5 | JEZINE, Edineide; ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de (Org.). Educação e movimentos sociais: novos olhares. Campinas: Alínea, 2010. Número de chamada: 303.484 E21 |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |