Uniplac - Graduação - Pedagogia - Processos Socioculturais Formais e Não Formais - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/2

 

CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia Par053/22

PROFESSOR

Josilaine Antunes Pereira

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Processos Socioculturais Formais e Não Formais

0-20158

2

40

 

EMENTA

Educação formal e não formal: concepções, aspectos históricos, sociológicos e culturais.

 

OBJETIVO GERAL

Proporcionar o conhecimento das concepções, aspectos históricos, sociológicos e culturais que fundamentam a educação formal e não formal, focando nas complementaridades, possibilidades e limites de ambas na contemporaneidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Demonstrar os fundamentos socioantropológico e a relevância dos processos socioculturais para a condição e o desenvolvimento humano; - Identificar as características que assemelham, distinguem a educação formal e não formal; - Caracterizar processos socioculturais formais e não formais evidenciando a educação popular na perspectiva freireana; - Identificar os diferentes lugares onde ocorrem processos socioculturais formais e não formais, com ênfase para os movimentos sociais; -Traçar o perfil do professor(a)/educador(a) popular nos processos formais e não formais; - Evidenciar a potência dos processos de educação formal e não formal para o exercício da cidadania e da democracia; - Identificar instituições e/ou organizações que desenvolvem processos socioculturais formais e não formais.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1


1) Acolhimento dos estudantes. Introdução à disciplina
2) Estudo: a cultura condiciona, influencia e dinamiza os processos sociais formais e não formais.

8

2

Fundamentos socioantropológicos dos processos educativos formais e não formais. O ser humano um projeto inacabado em desenvolvimento.

4

3

1) O que é educação@p0 Ela se encontra em toda parte e em todo tempo (Carlos Rodrigues Brandão)
2) Educação Escolar e não escolar

8

4

Conceito de educação formal, não formal e informal. A compreensão da educação no seu sentido ampliado.

4

5

Os movimentos sociais, espaços privilegiados de processos socioculturais não formais.

4

6


O que a formação inicial e continuada do pedagogo tem a aprender dos movimentos sociais. A relevância da disciplina Processos Socioculturais de Educação Formal e Não Formal na estrutura curricular da Licenciatura em Pedagogia.

4

7

Referenciais teóricos e preparação para a pesquisa de campo: as três habilidades: o olhar, ouvir e escrever.

4

8

Devolutiva da pesquisa de campo por meio de vídeo ou outra modalidade de apresentação.
Encerramento das atividades. Entrega do relatório.

4

 

TOTAL DE HORAS

40 h

 

 

 

Estratégias: Apresentação do Plano de Ensino/Trabalho. Exposição dialogada Textos, debates, leituras e slides. Pesquisa de campo. Orientação: roteiro, relação das instituições, organização dos grupos Apresentação dos resultados por meio de vídeo ou outra modalidade.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Produção de síntese; elaboração de relatório. Participação oral/escrita nos trabalhos desenvolvidos; discussão e reflexão das temáticas estudadas.

HABILIDADES

Capacidade de organização e sínteses, de comunicação e expressão nas mais diversas formas como: oral, escrita interpretativa e representativa. Iniciativa, curiosidade, capacidade de relacionar os aspectos teórico-práticos da sala de aula com experiências da vida, da escola, da cultura.

ATITUDES

Participação ativa e comprometimento com as atividades da disciplina; Pontualidade na entrega dos trabalhos solicitados.

OUTRAS

Avaliação processual e diagnóstica durante as aulas; na apresentação dos seminários, na participação das oficinas; na análise das produções escritas, na apresentação dos relatórios de pesquisa.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Assiduidade, Interação com colegas e professora. Engajamento nas atividades de leitura e debate

 

x

x

x

1

A definir

 

 

Realização da pesquisa/trabalho de campo

 

x

x

x

2

A definir

x

A definir

Apresentação dos resultados do trabalho de campo elaborado com organizações educativas não formais.

 

x

x

x

2

A definir

 

 

Produção do relatório final e autoavaliação.

 

x

x

x

3

A definir

x

A definir

Avaliação Integrativa

 

x

x

x

2

A definir

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e educação. 6.ed.rev. São Paulo: Cortez, 2005. Número de chamada: 303.484 G614m

2

GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e cultura política. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2005. Número de chamada: 379.155 G614e

3

GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010. Número de chamada: 361.61 G614e. Recurso online

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BAUMAN, Zygmunt. Vidas desperdiçadas. Rio de Janeiro: Zahar, 2005. Número de chamada: 303.4 B347v

2

ESCOSTEGUY, Cléa Coitinho. Educação popular. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2017. Recurso online

3

GOHN, Maria da Glória. Educação não formal no campo das artes. São Paulo: Cortez, 2015. Recurso online

4

GOHN, Maria da Glória. O protagonismo da sociedade civil: movimentos sociais, ONG's e redes solidárias. São Paulo: Cortez, 2005. Número de chamada: 303.484 G614p

5

JEZINE, Edineide; ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de (Org.). Educação e movimentos sociais: novos olhares. Campinas: Alínea, 2010. Número de chamada: 303.484 E21

obs:

 

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