PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia Par053/22 |
PROFESSOR |
Josilaine Antunes Pereira |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Processos Socioculturais Formais e Não Formais |
0-20158 |
4º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Educação formal e não formal: concepções, aspectos históricos, sociológicos e culturais. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar o conhecimento das concepções, aspectos históricos, sociológicos e culturais que fundamentam a educação formal e não formal, focando nas complementaridades, possibilidades e limites de ambas na contemporaneidade. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Demonstrar os fundamentos socioantropológico e a relevância dos processos socioculturais para a condição e o desenvolvimento humano; - Identificar as características que assemelham, distinguem a educação formal e não formal; - Caracterizar processos socioculturais formais e não formais evidenciando a educação popular na perspectiva freireana; - Identificar os diferentes lugares onde ocorrem processos socioculturais formais e não formais, com ênfase para os movimentos sociais; -Traçar o perfil do professor(a)/educador(a) popular nos processos formais e não formais; - Evidenciar a potência dos processos de educação formal e não formal para o exercício da cidadania e da democracia; - Identificar instituições e/ou organizações que desenvolvem processos socioculturais formais e não formais. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
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8 |
2 |
Fundamentos socioantropológicos dos processos educativos formais e não formais. O ser humano um projeto inacabado em desenvolvimento. |
4 |
3 |
1) O que é educação@p0 Ela se encontra em toda parte e em todo tempo (Carlos Rodrigues Brandão) |
8 |
4 |
Conceito de educação formal, não formal e informal. A compreensão da educação no seu sentido ampliado. |
4 |
5 |
Os movimentos sociais, espaços privilegiados de processos socioculturais não formais. |
4 |
6 |
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4 |
7 |
Referenciais teóricos e preparação para a pesquisa de campo: as três habilidades: o olhar, ouvir e escrever. |
4 |
8 |
Devolutiva da pesquisa de campo por meio de vídeo ou outra modalidade de apresentação. |
4 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias: Apresentação do Plano de Ensino/Trabalho. Exposição dialogada Textos, debates, leituras e slides. Pesquisa de campo. Orientação: roteiro, relação das instituições, organização dos grupos Apresentação dos resultados por meio de vídeo ou outra modalidade. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Produção de síntese; elaboração de relatório. Participação oral/escrita nos trabalhos desenvolvidos; discussão e reflexão das temáticas estudadas. |
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HABILIDADES |
Capacidade de organização e sínteses, de comunicação e expressão nas mais diversas formas como: oral, escrita interpretativa e representativa. Iniciativa, curiosidade, capacidade de relacionar os aspectos teórico-práticos da sala de aula com experiências da vida, da escola, da cultura. |
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ATITUDES |
Participação ativa e comprometimento com as atividades da disciplina; Pontualidade na entrega dos trabalhos solicitados. |
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OUTRAS |
Avaliação processual e diagnóstica durante as aulas; na apresentação dos seminários, na participação das oficinas; na análise das produções escritas, na apresentação dos relatórios de pesquisa. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Assiduidade, Interação com colegas e professora. Engajamento nas atividades de leitura e debate |
|
x |
x |
x |
1 |
A definir |
|
|
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Realização da pesquisa/trabalho de campo |
|
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
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Apresentação dos resultados do trabalho de campo elaborado com organizações educativas não formais. |
|
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
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Produção do relatório final e autoavaliação. |
|
x |
x |
x |
3 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
2 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
ROBERTO DA MATTA. Relativizando. Editora Rocco Ltda |
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2 |
AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. 9.ed. Campinas: Papirus, 2012. 111p. ISBN 978-85-308-0291-2. |
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3 |
MELLO, Luiz Gonzaga de. Antropologia cultural: iniciação, teoria e temas. 20. ed. Petrópolis: Vozes, 2015. 526 p. ISBN 978-85-326-0590-0. |
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4 |
MARIA DA GLÓRIA GOHN. EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E O EDUCADOR SOCIAL Atuação no desenvoçvimento de projetos sociais. São Paulo Cortez 2010 |
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5 |
GOHN, MARIA DA GLÓRIA. EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL E CULTURA POLÍTICA. 3.ed. CORTEZ 2005 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. 2. ed. Campinas: Papirus, 1998. 128 p. (Prática pesagógica). ISBN 85-308-0376-0. |
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2 |
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2002. 116 p. (Coleção primeiros passos:73). ISBN 85-11-01020-3. |
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3 |
BARROSO, Priscila Farfan; BONETE, Wilian Junior; QUEIROZ, Ronaldo Queiroz de Morais. Antropologia e cultura. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595021853. |
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4 |
MARCONI, Marina de Andrade; PRESOTTO, Zelia Maria Neves. Antropologia: uma introdução. 8. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597022681. |
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5 |
OLIVEIRA, Carolina Bessa Ferreira de; MELO, Débora Sinflorio da Silva; ARAÚJO, Sandro Alves de. Fundamentos de sociologia e antropologia. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595023826. |
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6 |
TORRES, Carlos Alberto. A política da educação não-formal na América Latina. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1992. 257 p. |
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7 |
GOHN, Maria da Glória. Teoria dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. 4.ed. São Paulo: Loyola editora, 2004. 383 p. ISBN 8515015978 |
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8 |
GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e educação. 6.ed. rev. São Paulo: Cortez Editora, 2005. 120 p. ISBN 852490478x |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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