Uniplac - Graduação - Pedagogia - Educação e Necessidades Especiais - Plano de Ensino





 

 

PLANO DE ENSINO

2024/2

CURSO

PEDAGOGIA

ESTRUTURA CURRICULAR

EC-2

REGULAMENTAÇÃO

Aprovado pelo Parecer do CONSUNI nº 782/17

PROFESSOR

VANIR PEIXER LORENZINI

 DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

EDUCAÇÃO E NECESSIDADES ESPECIAIS

0-18275

02

40

EMENTA

Educação Especial. Fundamentos históricos, epistemológicos e pedagógicos da educação especial. Necessidades educacionais especiais: especificidades nas áreas visual, auditiva, mental, motora, socioemocional e de altas habilidades/superdotação.

OBJETIVO GERAL

Oportunizar acesso a conhecimentos no campo da Educação Especial, visando compreensão de suas especificidades como modalidade, em todos os níveis da educação brasileira.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Conhecer aspectos históricos, epistemológicos e pedagógicos da Educação Especial.

2. Conhecer as políticas públicas da Educação Especial, identificando seus desdobramentos na educação escolar brasileira.

3. Identificar especificidades decorrentes de deficiências, definidas em legislação específica e as necessidades educacionais decorrentes.

4. Relacionar fundamentos da perspectiva histórico-cultural a práticas de educação especial.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

ESTRATÉGIAS*

1

1. Fundamentos históricos, epistemológicos e pedagógicos da educação especial.

1.1 A deficiência na história humana.

1.2 História da Educação Especial Moderna.

1.3 Enfoques e perspectivas da Educação Especial.

 

12

Filme “O Lutador” –

Reflexão escrita individual.

 

Estudo de texto individual, de Lucídio Bianchetti. Elaboração de linha de tempo em grupo

 

História da Educação Especial Moderna – Pesquisa em grupos sobre as primeiras instituições de educação especial. Apresentação em grande grupo, com elaboração de síntese coletiva.

 

 

2

2. Políticas Públicas de Educação Especial

2.1 Legislações específicas

2.2 Política de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva

 

 

08

Políticas Públicas da EE – Exposição dialogada.

 

Política de EE – AEE -  TG

Síntese coletiva

 

 

3

Necessidades educacionais especiais. Especificidades nas áreas: visual, auditiva, mental, motora e TGD: Especificidades orgânico-funcionais de deficiências e Implicações educacionais.

16

TG: Estudo de caso – história de vida e escolar (entrevista) de público da educação especial. Apresentação e discussão no coletivo.

 

Recursos e estratégias da Educação Especial - oficina

 

4

Práticas pedagógicas de Educação Especial e a perspectiva histórico-cultural.

04

Vigotski e a Educação Especial: princípios: exposição dialogada

Estudo de texto individual: Capítulo da Obra “Se essa casa fosse nossa...”.

Mini - escrito individual

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Aulas presenciais

4

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 08 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse.

Entrevista / Leitura de capítulo de obra indicada.

Obs.:

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Análise reflexiva e crítica da realidade educacional da população atendida na educação especial, na escola regular. Reconhecimento dos paradigmas que orientam as políticas públicas educacionais. Compreensão do processo de aprendizagem em sua multiplicidade e complexidade. Reconhecimento da necessidade de superação da homogeneidade no processo de ensino. Identificação de elementos centrais de ação pedagógica

HABILIDADES

Coerência e correção nos trabalhos escritos. Análise crítico-reflexiva diante dos temas abordados. Comunicação ativa no grupo. Identificação de necessidades especiais.

ATITUDES

Participação ativa nas atividades. Autonomia nos trabalhos individuais. Responsabilidade em relação às suas tarefas. Disposição para aceitar as diferenças nas relações interpessoais.

OUTRAS

Conteúdo e forma definidos, quando necessários.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

 

 

 

 

2,0

 

 

 

Avaliação 01 – Reflexão individual escrita

1

x

x

x

1,5

 

 

 

Avaliação 02 – Linha de tempo - TG

1

x

x

x

2,0

 

 

Avaliação 04 – Estudo de Caso - TG

3

x

x

x

2,0

 

 

 

Avaliação 05 – Reflexão individual escrita

3

x

x

x

2,0

 

 x

 

Avaliação 06 – Autoavaliação

1, 2, 3, 4

x

x

x

0,5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BIANCHETTI, Lucídio; FREIRE, Ida Mara (orgs.). Um olhar sobre a diferença: interação, trabalho e cidadania. 6. ed. São Paulo: Papirus, 2004. Número de chamada: 371.9 O42

2

CARNEIRO, Maria Sylvia Cardoso. Adultos com Síndrome de Down: a deficiência mental como produção social. São Paulo: Papirus, 2008. Número de chamada: 371.9 C288a

3

DE CARLO, Marysia Mara Rodrigues do Prado. Se essa casa fosse nossa: instituições e processos de imaginação na educação especial. São Paulo: Plexus, 1999. Número de chamada: 371.92 D291e

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CAIADO, Kátia Regina Moreno. Aluno deficiente visual na escola: lembranças e depoimentos. 2. ed. São Paulo: PUC/Campinas, 2006. Número de chamada: 371.9 C133a

2

FERNANDEZ, Eulália. Linguagem e surdez. Porto Alegre: Artmed, 2003. Número de chamada: 371.9 F363l

3

JESUS, Denise Meyrelles de et al. Inclusão: práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre: Mediação, 2007. Número de chamada: 379.26 I36

4

PADILHA, Anna Maria Lunardi. Possibilidades de historias ao contrário ou como desencaminhar o aluno da classe especial. São Paulo: Plexus, 2004. Número de chamada: 371.9 P123p

5

RIBAS, João. Preconceito contra as pessoas com deficiência: as relações que travamos com o mundo. São Paulo: Cortez, 2011. Recurso online.

 

OBSERVAÇÕES

.

 

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