PLANO DE ENSINO | 2024/2 | |||||||||||||||||
CURSO | PEDAGOGIA | |||||||||||||||||
ESTRUTURA CURRICULAR | EC-2 | |||||||||||||||||
REGULAMENTAÇÃO | Aprovado pelo Parecer do CONSUNI nº 782/17 | |||||||||||||||||
PROFESSOR | VANIR PEIXER LORENZINI | |||||||||||||||||
DISCIPLINA | ||||||||||||||||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária | ||||||||||||||
EDUCAÇÃO E NECESSIDADES ESPECIAIS | 0-18275 | 4º | 02 | 40 | ||||||||||||||
EMENTA | ||||||||||||||||||
Educação Especial. Fundamentos históricos, epistemológicos e pedagógicos da educação especial. Necessidades educacionais especiais: especificidades nas áreas visual, auditiva, mental, motora, socioemocional e de altas habilidades/superdotação. | ||||||||||||||||||
OBJETIVO GERAL | ||||||||||||||||||
Oportunizar acesso a conhecimentos no campo da Educação Especial, visando compreensão de suas especificidades como modalidade, em todos os níveis da educação brasileira. | ||||||||||||||||||
OBJETIVOS ESPECÍFICOS | ||||||||||||||||||
1. Conhecer aspectos históricos, epistemológicos e pedagógicos da Educação Especial. 2. Conhecer as políticas públicas da Educação Especial, identificando seus desdobramentos na educação escolar brasileira. 3. Identificar especificidades decorrentes de deficiências, definidas em legislação específica e as necessidades educacionais decorrentes. 4. Relacionar fundamentos da perspectiva histórico-cultural a práticas de educação especial. | ||||||||||||||||||
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||||||||||||||||||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. | ESTRATÉGIAS* | |||||||||||||||
1 | 1. Fundamentos históricos, epistemológicos e pedagógicos da educação especial. 1.1 A deficiência na história humana. 1.2 História da Educação Especial Moderna. 1.3 Enfoques e perspectivas da Educação Especial.
| 12 | Filme “O Lutador” – Reflexão escrita individual.
Estudo de texto individual, de Lucídio Bianchetti. Elaboração de linha de tempo em grupo
História da Educação Especial Moderna – Pesquisa em grupos sobre as primeiras instituições de educação especial. Apresentação em grande grupo, com elaboração de síntese coletiva.
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2 | 2. Políticas Públicas de Educação Especial 2.1 Legislações específicas 2.2 Política de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva
| 08 | Políticas Públicas da EE – Exposição dialogada.
Política de EE – AEE - TG Síntese coletiva
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3 | Necessidades educacionais especiais. Especificidades nas áreas: visual, auditiva, mental, motora e TGD: Especificidades orgânico-funcionais de deficiências e Implicações educacionais. | 16 | TG: Estudo de caso – história de vida e escolar (entrevista) de público da educação especial. Apresentação e discussão no coletivo.
Recursos e estratégias da Educação Especial - oficina
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4 | Práticas pedagógicas de Educação Especial e a perspectiva histórico-cultural. | 04 | Vigotski e a Educação Especial: princípios: exposição dialogada Estudo de texto individual: Capítulo da Obra “Se essa casa fosse nossa...”. Mini - escrito individual | |||||||||||||||
| TOTAL DE HORAS | 40 h | Aulas presenciais | |||||||||||||||
4 | Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 08 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse. | Entrevista / Leitura de capítulo de obra indicada. | ||||||||||||||||
Obs.: | ||||||||||||||||||
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | ||||||||||||||||||
CONHECIMENTOS | Análise reflexiva e crítica da realidade educacional da população atendida na educação especial, na escola regular. Reconhecimento dos paradigmas que orientam as políticas públicas educacionais. Compreensão do processo de aprendizagem em sua multiplicidade e complexidade. Reconhecimento da necessidade de superação da homogeneidade no processo de ensino. Identificação de elementos centrais de ação pedagógica | |||||||||||||||||
HABILIDADES | Coerência e correção nos trabalhos escritos. Análise crítico-reflexiva diante dos temas abordados. Comunicação ativa no grupo. Identificação de necessidades especiais. | |||||||||||||||||
ATITUDES | Participação ativa nas atividades. Autonomia nos trabalhos individuais. Responsabilidade em relação às suas tarefas. Disposição para aceitar as diferenças nas relações interpessoais. | |||||||||||||||||
OUTRAS | Conteúdo e forma definidos, quando necessários. | |||||||||||||||||
DATAS PREVISTAS | ||||||||||||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | |||||||||||
Sim | Data | |||||||||||||||||
Avaliação Integrativa |
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| 2,0 |
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Avaliação 01 – Reflexão individual escrita | 1 | x | x | x | 1,5 |
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Avaliação 02 – Linha de tempo - TG | 1 | x | x | x | 2,0 |
| x |
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Avaliação 04 – Estudo de Caso - TG | 3 | x | x | x | 2,0 |
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Avaliação 05 – Reflexão individual escrita | 3 | x | x | x | 2,0 |
| x |
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Avaliação 06 – Autoavaliação | 1, 2, 3, 4 | x | x | x | 0,5 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA | ||||||||||||||||||
1 | BIANCHETTI, Lucídio; FREIRE, Ida Mara (orgs.). Um olhar sobre a diferença: interação, trabalho e cidadania. 6. ed. São Paulo: Papirus, 2004. Número de chamada: 371.9 O42 | |||||||||||||||||
2 | CARNEIRO, Maria Sylvia Cardoso. Adultos com Síndrome de Down: a deficiência mental como produção social. São Paulo: Papirus, 2008. Número de chamada: 371.9 C288a | |||||||||||||||||
3 | DE CARLO, Marysia Mara Rodrigues do Prado. Se essa casa fosse nossa: instituições e processos de imaginação na educação especial. São Paulo: Plexus, 1999. Número de chamada: 371.92 D291e | |||||||||||||||||
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | ||||||||||||||||||
1 | CAIADO, Kátia Regina Moreno. Aluno deficiente visual na escola: lembranças e depoimentos. 2. ed. São Paulo: PUC/Campinas, 2006. Número de chamada: 371.9 C133a | |||||||||||||||||
2 | FERNANDEZ, Eulália. Linguagem e surdez. Porto Alegre: Artmed, 2003. Número de chamada: 371.9 F363l | |||||||||||||||||
3 | JESUS, Denise Meyrelles de et al. Inclusão: práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre: Mediação, 2007. Número de chamada: 379.26 I36 | |||||||||||||||||
4 | PADILHA, Anna Maria Lunardi. Possibilidades de historias ao contrário ou como desencaminhar o aluno da classe especial. São Paulo: Plexus, 2004. Número de chamada: 371.9 P123p | |||||||||||||||||
5 | RIBAS, João. Preconceito contra as pessoas com deficiência: as relações que travamos com o mundo. São Paulo: Cortez, 2011. Recurso online. | |||||||||||||||||
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OBSERVAÇÕES | ||||||||||||||||||
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Para a atenticação do plano de ensino |