PLANO DE ENSINO | 2024/2 |
CURSO | Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR | Pedagogia Par053/22 |
PROFESSOR | Mareli Eliane Graupe |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Fundamentos da Didática | 0-20160 | 4º | 2 | 40 |
EMENTA |
Tendências pedagógicas. Organização espaço temporal das atividades escolares. Propostas pedagógicas. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar reflexão sobre o papel da didática no contexto no campo da educação ao longo do seu percurso histórico até a atualidade. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
a) Conhecer as principais tendências pedagógicas e suas implicações no processo do ensinar-aprender; b) Reconhecer a importância da organização do espaço temporal das atividades escolares; c) Compreender as principais propostas pedagógicas; d) Reconhecer a importância da pesquisa na área da didática e nas práticas pedagógicas. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | O que é didática. Tendências Pedagógicas. | 20 |
2 | Organização do Espaço Temporal das Atividades Escolares. Propostas Pedagógicas. | 20 |
| TOTAL DE HORAS | 40 h |
|
|
Estratégias:Aulas expositiva e dialogada, Seminário, Aula invertida ,Trabalhos em grupo.(Google Classroom) |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | . Conhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas e alternativas a partir da realidade trabalhada. | ||||||||
HABILIDADES | . Organização e síntese da comunicação e da expressão nas mais diversas formas (oral, escrita, interpretativa e representativa). | ||||||||
ATITUDES | . Assiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas. | ||||||||
OUTRAS | . A avaliação será diagnóstica e formativa. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Trabalho escrito | 1 ,2 | x | x | x |
| 02/09/2024 |
|
| |
Seminário sobre Didática | 3 | x | x | x |
| 14/10/2024 |
|
| |
- Prova Objetiva | 1,2,3 e 4 | x | x | x |
| 18/11/2024 | x | 25/11/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 20.ed. São Paulo: Loyola, 2005. Número de chamada: 371 L694d |
2 | LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. Número de chamada: 371.3 L694d. Recurso online |
3 | PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 2.ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 2000. Número de chamada: 370.11 S115 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | ANASTASIOU, Léa das Graças; ALVES, Leonir P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3.ed. Joinville: Universidade de Joinville, 2004. Número de chamada: 378.125 P963 |
2 | CARDOSO, Aliana Anghinoni. DEL PINO, Mauro Augusto Burkert. DORNELES, Caroline Lacerda. Os Saberes Profissionais dos Professores na Perspectiva de Tardif e Gauhier: contribuições para o campo de pesquisa sobre os saberes docentes no Brasil. Caxias do Sul: IX ANPEDSUL, 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/668/556 |
3 | MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: Da antiguidade aos nossos dias. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2000. Número de chamada: 370.9 M266h |
4 | SANTOS, Ana Maria Rodrigues dos. Planejamento, avaliação e didática. São Paulo: Cengage Learning, 2015. Recurso online. |
5 | SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2019. Número de chamada: 370.1 S267h |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |