Uniplac - Graduação - Pedagogia - Fundamentos da Didática - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/2

 

CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia Par053/22

PROFESSOR

Mareli Eliane Graupe

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Fundamentos da Didática

0-20160

2

40

 

EMENTA

Tendências pedagógicas. Organização espaço temporal das

atividades escolares. Propostas pedagógicas.

 

OBJETIVO GERAL

Proporcionar reflexão sobre o papel da didática no contexto no campo da educação ao longo do seu percurso histórico até a atualidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Conhecer as principais tendências pedagógicas e suas implicações no processo do ensinar-aprender; b) Reconhecer a importância da organização do espaço temporal das atividades escolares; c) Compreender as principais propostas pedagógicas; d) Reconhecer a importância da pesquisa na área da didática e nas práticas pedagógicas.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

O que é didática. Tendências Pedagógicas.

20

2

Organização do Espaço Temporal das Atividades Escolares. Propostas Pedagógicas.

20

 

TOTAL DE HORAS

40 h

 

 

 

Estratégias:Aulas expositiva e dialogada, Seminário, Aula invertida ,Trabalhos em grupo.(Google Classroom)

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

. Conhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas e alternativas a partir da realidade trabalhada.

HABILIDADES

. Organização e síntese da comunicação e da expressão nas mais diversas formas (oral, escrita, interpretativa e representativa).

ATITUDES

. Assiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas.

OUTRAS

. A avaliação será diagnóstica e formativa.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Trabalho escrito

1 ,2

x

x

x

 

02/09/2024

 

 

Seminário sobre Didática

3

x

x

x

 

14/10/2024

 

 

- Prova Objetiva

1,2,3 e 4

x

x

x

 

18/11/2024

x

25/11/2024

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 20.ed. São Paulo: Loyola, 2005. Número de chamada: 371 L694d

2

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. Número de chamada: 371.3 L694d. Recurso online

3

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 2.ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 2000. Número de chamada: 370.11 S115

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ANASTASIOU, Léa das Graças; ALVES, Leonir P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3.ed. Joinville: Universidade de Joinville, 2004. Número de chamada: 378.125 P963

2

CARDOSO, Aliana Anghinoni. DEL PINO, Mauro Augusto Burkert. DORNELES, Caroline Lacerda. Os Saberes Profissionais dos Professores na Perspectiva de Tardif e Gauhier: contribuições para o campo de pesquisa sobre os saberes docentes no Brasil. Caxias do Sul: IX ANPEDSUL, 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/668/556

3

MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: Da antiguidade aos nossos dias. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2000. Número de chamada: 370.9 M266h

4

SANTOS, Ana Maria Rodrigues dos. Planejamento, avaliação e didática. São Paulo: Cengage Learning, 2015. Recurso online. 

5

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2019. Número de chamada: 370.1 S267h

obs:

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática