Uniplac - Graduação - Pedagogia - Alfabetização e Numeralização II - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/2

 

CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia Par053/22

PROFESSOR

Marli Coscodai Souza, Marileia Aparecida Wolff Tubs

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Alfabetização e Numeralização II

0-20161

4

80

 

EMENTA

Diferentes linguagens. Função subjetiva e social do registro e do discurso. Representação e operacionalização do número.

 

OBJETIVO GERAL

Possibilitar compressão das relações existentes entre metodologias de Alfabetização, Letramento, conceito e processo de aprendizagem da construção do número e seus desdobramentos nos processos de aprendizagem e inclusão de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1- Refletir sobre os elementos da prática pedagógica, das metodologias e dos processos de alfabetização, letramento e construção do número na educação básica. 2- Identificar e realizar práticas pedagógicas de alfabetização, letramento e numeralização a partir de propostas curriculares locais, regionais e nacionais. 3- Reconhecer nos processos de alfabetização, letramento e numeralização conceitos teórico-práticos que auxiliem na elaboração de práticas pedagógicas e curriculares que respeitem as diferenças das pessoas em ambientes escolares e não escolares. 4- Contribuir para a compreensão da Matemática como uma linguagem que ajuda a compreender o mundo em que o estudante está inserido. 5- Desenvolver capacidades de raciocínio, análise e visualização matemática em situações significativas. 6- Analisar e discutir de maneira crítica os diferentes usos sociais e significados do conhecimento matemático. 7- Conhecer a origem histórica da construção dos números racionais e representá-los na forma fracionária e decimal a partir de situações de medidas para aplicar em situações de ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 8- Conceituar grandezas discretas e contínuas, relacionando com as representações de números fracionários e decimais em situações de ensino para os anos iniciais do Ensino Fundamental. 9- Analisar e discutir situações nas quais os estudantes utilizem o pensamento geométrico, explicando e resolvendo situações-problema do cotidiano. 10- Elaborar e reelaborar estratégias baseadas em aprendizagens sobre a forma e a posição dos objetos no plano e no espaço, bem como suas transformações. 11- Pesquisar brincadeiras e jogos como instrumento de construção de regras para observar, contar e operar. 12- Utilizar a literatura infantil como referência para contextualização e elaboração de atividades de matemática.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. REPRESENTAÇÃO DO NUMERO
1.1 Retomar o processo de construção e representação do sistema de numeral decimal.
1.2. Representação e registro dos Números Racionais na forma fracionária e decimal.

05

2

2. OPERAÇÕES BÁSICAS DO SISTEMA DECIMAL E RACIONAL
2.1 Resoluções de problemas utilizando as operações básicas com números Naturais.
2.2 Resoluções de problemas utilizando as operações com números racionais na forma fracionária e decimal.

5

3

3.GRANDEZAS E MEDIDAS
3.1 Origem histórica dos sistemas de medidas
3.2 Registro e representação de grandezas e medidas;
3.3 Identificar e comparar de grandezas discretas e contínuas.

10

4

4. GEOMETRIA
4.1 Registro e representação de formas geométricas planas e espaciais.
4.2 Construção de figuras geométricas planas e espaciais.

10

5

5. OS JOGOS E A LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DE MATEMÁTICA.
5.1 construção de jogos e brincadeiras que envolva textos da literatura infantil.

10

6

6- DIFERENTES LINGUAGENS.
6.1- Linguagens e suas diferentes concepções.
6.2 - Função subjetiva e social do registro e do discurso.
6.3 - Metodologia de Alfabetização.

40

 

TOTAL DE HORAS

80 h

 

 

 

Estratégias:1- Problematização. Exposição dialogada; leitura e interpretação coletivas; produção de textos individual e coletivo; trabalhos em grupo. Pesquisas em livros didáticos. 2- Leituras de textos previamente selecionados para debate em sala de aula. Oficinas e seminários abrangendo tanto conteúdos quanto metodologias de ensino de matemática. 3- Uso de metodologias ativas (GO, GV, SALA DE AULA INVERTIDA. Uso de recursos audiovisuais e materiais para fomentar as reflexões e debates; Problematização; leitura e interpretação coletivas; produção de recursos didáticos individual e coletivo; trabalhos em grupo. 4- Construção de plantas baixas, de figuras geométricas planas, espaciais e sólidos. 5- Pesquisas de textos da literatura infantil. Oficinas de jogos matemáticos. 6- Descrição, leitura, elaboração de conceito, definições, pesquisa de campo, linha do tempo, quadro comparativo, filmes, registros, comentários escritos, quadro sinóptico, glossário, síntese, produção individual, pesquisas, seminários, problematização, participação individual.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Domínio conceitual.

HABILIDADES

Registro coerente. Argumentação lógica. Articulação entre teoria prática. Reflexão crítica.

ATITUDES

Comprometimento. Assiduidade. Respeito ao outro. Trabalho coletivo. Conduta ética.

OUTRAS

As formas de avaliação serão Integrativas e operativas. Formativa. Diagnóstica. Processual.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

01

 

 

 

2.0

A definir

 

 

Avaliação 1 Participação, envolvimento nas atividades. Domínio dos conceitos e realização de tarefas.

06

 

 

 

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 2 Apresentação de metodologias apropriadas às diferentes linguagens, na função subjetiva e social do registro e do discurso.

06

 

 

 

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 3 Exercícios escritos, pesquisas, relatos orais, produção e análise da representação e operacionalização dos números com uso de materiais didáticos.

01 e 03

 

 

 

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 4 Pesquisas e participação em oficinas de material didático pedagógico.

04

 

 

 

1.0

A definir

 

 

Avaliação 5 Elaboração de atividades matemáticas utilizando os jogos e a literatura infantil.

05

 

 

 

1.0

A definir

x

A definir

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 4. São Paulo: Autêntica, 2007. Recurso online.

2

TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. 9.ed. São Paulo: Cortez. 2010. Número de chamada: 372.4 T356l

3

VAN DE WALLE, John A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. 6. Porto Alegre: Penso, 2019. Recurso online.

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ARROYO, Miguel G.; SILVA, Maurício Roberto da. Corpo infância: exercícios tensos de ser criança por outras pedagogias dos corpos. Rio de Janeiro: Vozes, 2012. Número de chamada: 306.432 A778c

2

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011. Número de chamada: 374.012 F866i

3

LEITE, Sérgio Antônio da Silva. (Org.) ; MOLINA, A.S. Alfabetização e letramento: contribuições para as práticas pedagógicas. 3. ed. Campinas: Komedi, 2005. Número de chamada: 372.4 A385

4

OLIVEIRA, Marcos Barbosa de; OLIVEIRA, Marta Kohl. Investigações cognitivas: conceitos, linguagem e cultura. Porto Alegre: Artmed, 1999. Número de chamada: 159.922 I62

5

SARMENTO, Manuel; GOUVEA, Maria Cristina Soares de (orgs.). Estudos da Infância: educação e práticas sociais. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2008. Número de chamada: 305.23 E79

obs:

 

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