PLANO DE ENSINO | 2024/2 |
CURSO | Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR | Pedagogia Par053/22 |
PROFESSOR | Marli Coscodai Souza, Marileia Aparecida Wolff Tubs |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Alfabetização e Numeralização II | 0-20161 | 4º | 4 | 80 |
EMENTA |
Diferentes linguagens. Função subjetiva e social do registro e do discurso. Representação e operacionalização do número. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar compressão das relações existentes entre metodologias de Alfabetização, Letramento, conceito e processo de aprendizagem da construção do número e seus desdobramentos nos processos de aprendizagem e inclusão de crianças, adolescentes, jovens e adultos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1- Refletir sobre os elementos da prática pedagógica, das metodologias e dos processos de alfabetização, letramento e construção do número na educação básica. 2- Identificar e realizar práticas pedagógicas de alfabetização, letramento e numeralização a partir de propostas curriculares locais, regionais e nacionais. 3- Reconhecer nos processos de alfabetização, letramento e numeralização conceitos teórico-práticos que auxiliem na elaboração de práticas pedagógicas e curriculares que respeitem as diferenças das pessoas em ambientes escolares e não escolares. 4- Contribuir para a compreensão da Matemática como uma linguagem que ajuda a compreender o mundo em que o estudante está inserido. 5- Desenvolver capacidades de raciocínio, análise e visualização matemática em situações significativas. 6- Analisar e discutir de maneira crítica os diferentes usos sociais e significados do conhecimento matemático. 7- Conhecer a origem histórica da construção dos números racionais e representá-los na forma fracionária e decimal a partir de situações de medidas para aplicar em situações de ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 8- Conceituar grandezas discretas e contínuas, relacionando com as representações de números fracionários e decimais em situações de ensino para os anos iniciais do Ensino Fundamental. 9- Analisar e discutir situações nas quais os estudantes utilizem o pensamento geométrico, explicando e resolvendo situações-problema do cotidiano. 10- Elaborar e reelaborar estratégias baseadas em aprendizagens sobre a forma e a posição dos objetos no plano e no espaço, bem como suas transformações. 11- Pesquisar brincadeiras e jogos como instrumento de construção de regras para observar, contar e operar. 12- Utilizar a literatura infantil como referência para contextualização e elaboração de atividades de matemática. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | 1. REPRESENTAÇÃO DO NUMERO | 05 |
2 | 2. OPERAÇÕES BÁSICAS DO SISTEMA DECIMAL E RACIONAL | 5 |
3 | 3.GRANDEZAS E MEDIDAS | 10 |
4 | 4. GEOMETRIA | 10 |
5 | 5. OS JOGOS E A LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DE MATEMÁTICA. | 10 |
6 | 6- DIFERENTES LINGUAGENS. | 40 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
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Estratégias:1- Problematização. Exposição dialogada; leitura e interpretação coletivas; produção de textos individual e coletivo; trabalhos em grupo. Pesquisas em livros didáticos. 2- Leituras de textos previamente selecionados para debate em sala de aula. Oficinas e seminários abrangendo tanto conteúdos quanto metodologias de ensino de matemática. 3- Uso de metodologias ativas (GO, GV, SALA DE AULA INVERTIDA. Uso de recursos audiovisuais e materiais para fomentar as reflexões e debates; Problematização; leitura e interpretação coletivas; produção de recursos didáticos individual e coletivo; trabalhos em grupo. 4- Construção de plantas baixas, de figuras geométricas planas, espaciais e sólidos. 5- Pesquisas de textos da literatura infantil. Oficinas de jogos matemáticos. 6- Descrição, leitura, elaboração de conceito, definições, pesquisa de campo, linha do tempo, quadro comparativo, filmes, registros, comentários escritos, quadro sinóptico, glossário, síntese, produção individual, pesquisas, seminários, problematização, participação individual. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Domínio conceitual. | ||||||||
HABILIDADES | Registro coerente. Argumentação lógica. Articulação entre teoria prática. Reflexão crítica. | ||||||||
ATITUDES | Comprometimento. Assiduidade. Respeito ao outro. Trabalho coletivo. Conduta ética. | ||||||||
OUTRAS | As formas de avaliação serão Integrativas e operativas. Formativa. Diagnóstica. Processual. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação Integrativa | 01 |
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| 2.0 | A definir |
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Avaliação 1 Participação, envolvimento nas atividades. Domínio dos conceitos e realização de tarefas. | 06 |
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| 2.0 | A definir | x | A definir | |
Avaliação 2 Apresentação de metodologias apropriadas às diferentes linguagens, na função subjetiva e social do registro e do discurso. | 06 |
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| 2.0 | A definir | x | A definir | |
Avaliação 3 Exercícios escritos, pesquisas, relatos orais, produção e análise da representação e operacionalização dos números com uso de materiais didáticos. | 01 e 03 |
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| 2.0 | A definir | x | A definir | |
Avaliação 4 Pesquisas e participação em oficinas de material didático pedagógico. | 04 |
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| 1.0 | A definir |
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Avaliação 5 Elaboração de atividades matemáticas utilizando os jogos e a literatura infantil. | 05 |
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| 1.0 | A definir | x | A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 4. São Paulo: Autêntica, 2007. Recurso online. |
2 | TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. 9.ed. São Paulo: Cortez. 2010. Número de chamada: 372.4 T356l |
3 | VAN DE WALLE, John A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. 6. Porto Alegre: Penso, 2019. Recurso online. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | ARROYO, Miguel G.; SILVA, Maurício Roberto da. Corpo infância: exercícios tensos de ser criança por outras pedagogias dos corpos. Rio de Janeiro: Vozes, 2012. Número de chamada: 306.432 A778c |
2 | FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011. Número de chamada: 374.012 F866i |
3 | LEITE, Sérgio Antônio da Silva. (Org.) ; MOLINA, A.S. Alfabetização e letramento: contribuições para as práticas pedagógicas. 3. ed. Campinas: Komedi, 2005. Número de chamada: 372.4 A385 |
4 | OLIVEIRA, Marcos Barbosa de; OLIVEIRA, Marta Kohl. Investigações cognitivas: conceitos, linguagem e cultura. Porto Alegre: Artmed, 1999. Número de chamada: 159.922 I62 |
5 | SARMENTO, Manuel; GOUVEA, Maria Cristina Soares de (orgs.). Estudos da Infância: educação e práticas sociais. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2008. Número de chamada: 305.23 E79 |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |