PLANO DE ENSINO | 2024/2 |
CURSO | Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR | Pedagogia Par053/22 |
PROFESSOR | Marta Aparecida de Lima Machado Calegari, Marileia Aparecida Wolff Tubs |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Estágio Curricular Obrigatório I | 0-20162 | 4º | 4 | 80 |
EMENTA |
Observação participante em ambientes educacionais. |
OBJETIVO GERAL |
Propiciar conhecimentos acerca da profissão docente na Educação Básica, com enfoque na observação participante em ambientes educacionais. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1- Compreender o estágio curricular obrigatório nas dimensões pedagógica e legal. 2- Contextualizar a história de formação de professores no Brasil. 3- Estabelecer relações com a observação participante, planejamento, registro, reflexão, socialização e avaliação em ambientes educacionais. 4- Reconhecer a escola como um espaço de construção e apropriação do conhecimento, experiências, cultura e possibilidades, considerando aspectos sociais, políticos e econômicos, o contexto no qual a escola está inserida e os direitos das crianças. 5- Identificar o espaço da escola e da sala de aula, sua organização e as relações estabelecidas e as possibilidades da prática pedagógica. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | 1- Estágio curricular obrigatório: dimensão pedagógica e legal. | 10 |
2 | 2-Contextualização histórica no Brasil. | 10 |
3 | 3- Saberes e fazeres da docência | 10 |
4 | 4-Construção da proposta pedagógica: observação participante em ambientes educacionais. | 40 |
5 | 5- Relatório de Estágio | 10 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
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Estratégias:1- Problematização, trabalhos individuais e em grupos, pesquisa bibliográfica. 2- Pesquisa de campo e bibliográfica, estudo dirigido, seminário. 3- Intervenção na realidade educacional, campo de estágio e seminário. 4- Observações participantes na realidade campo de estágio. 5- Escrita do relatório dessa etapa do estágio curricular obrigatório. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Análise reflexiva e crítica da realidade educacional, numa perspectiva emancipadora considerando ainda o conhecimento e o reconhecimento dos paradigmas que orientam a formação de professor no Brasil. | ||||||||
HABILIDADES | Coerência e correção nos trabalhos escritos. Análise crítico-reflexiva diante dos temas abordados. Comunicação ativa no grupo | ||||||||
ATITUDES | Participação ativa nos trabalhos em grupo. Autonomia nos trabalhos individuais. Assiduidade e pontualidade. Responsabilidade em relação às suas atividades. | ||||||||
OUTRAS | Participação ativa nas aulas. Registro dos trabalhos em grupo e individual. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Assiduidade, pontualidade e responsabilidade em relação às atividades. | 01 |
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| 2.0 | A definir |
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Trabalhos individuais e em grupo | 02 |
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| 2.0 | A definir | x | A definir | |
Construção da proposta pedagógica: Observação participante em ambientes educacionais | 03 e 04 |
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| 2 | A definir |
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Relatório dessa etapa do estágio. | 05 |
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| 3.0 | A definir | x | A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | FREITAS, Helena Costa Lopes. O trabalho como princípio articulador da prática de ensino e nos estágios. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia, 1996. Número de chamada: 370.733 F866t
|
2 | PICONEZ, Stela C. Bertholo (coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24.ed. São Paulo: Papirus, 2015. Número de chamada: 370.733 P912 |
3 | VASCONCELLOS, Celso dos S. Construção do conhecimento em sala de aula. 15.ed. São Paulo: Libertad, 2004. Número de chamada: 371.3 V331c |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 2. ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 2000. Número de chamada: 370.11 S115 |
2 | PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012. Número de chamada: 371 P962 |
3 | PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria S. Lucina. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004. Número de chamada: 370.71 P644e |
4 | SANTA CATARINA. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Proposta Curricular de Santa Catarina. Florianópolis: Cogen. 1998. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/ |
5 | WARSHAUER, Cecília. A roda é o registro: uma parceria entre professor, alunos e conhecimento. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. Número de chamada: 371.11 W253r |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |