Uniplac - Graduação - Pedagogia - Estágio Curricular Obrigatório I - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/2

 

CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia Par053/22

PROFESSOR

Marta Aparecida de Lima Machado Calegari, Marileia Aparecida Wolff Tubs

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Curricular Obrigatório I

0-20162

4

80

 

EMENTA

Observação participante em ambientes educacionais.

 

OBJETIVO GERAL

Propiciar conhecimentos acerca da profissão docente na Educação Básica, com enfoque na observação participante em ambientes educacionais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1- Compreender o estágio curricular obrigatório nas dimensões pedagógica e legal. 2- Contextualizar a história de formação de professores no Brasil. 3- Estabelecer relações com a observação participante, planejamento, registro, reflexão, socialização e avaliação em ambientes educacionais. 4- Reconhecer a escola como um espaço de construção e apropriação do conhecimento, experiências, cultura e possibilidades, considerando aspectos sociais, políticos e econômicos, o contexto no qual a escola está inserida e os direitos das crianças. 5- Identificar o espaço da escola e da sala de aula, sua organização e as relações estabelecidas e as possibilidades da prática pedagógica.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1- Estágio curricular obrigatório: dimensão pedagógica e legal.
1.1- Estágio como campo de conhecimento.
1.2- Estágio e suas diferentes concepções.
1.3- Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia.
1.4- Diretrizes de Estágio para a realização de Prática de Ensino e de Estágio Supervisionado de Cursos de Licenciatura nas escolas de Educação Básica da rede pública de Santa Catarina.

10

2

2-Contextualização histórica no Brasil.
2.1- Histórico da formação de professor no Brasil: estágio curricular obrigatório.

10

3

3- Saberes e fazeres da docência
3.1- O estágio como pesquisa e a pesquisa no estágio.
3.2- Estágio: aproximação da realidade e atividade teórica.
3.3- Eixos norteadores da Proposta Curricular de Santa Catarina e as propostas pedagógicas
3.4- Primeiras aproximações com a realidade campos de estágios.

10

4

4-Construção da proposta pedagógica: observação participante em ambientes educacionais.
4.1- Primeira aproximação com a escola campo de estágio.

40

5

5- Relatório de Estágio
5.1. Escrita do relatório dessa etapa do estágio curricular obrigatório.

10

 

TOTAL DE HORAS

80 h

 

 

 

Estratégias:1- Problematização, trabalhos individuais e em grupos, pesquisa bibliográfica. 2- Pesquisa de campo e bibliográfica, estudo dirigido, seminário. 3- Intervenção na realidade educacional, campo de estágio e seminário. 4- Observações participantes na realidade campo de estágio. 5- Escrita do relatório dessa etapa do estágio curricular obrigatório.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Análise reflexiva e crítica da realidade educacional, numa perspectiva emancipadora considerando ainda o conhecimento e o reconhecimento dos paradigmas que orientam a formação de professor no Brasil.

HABILIDADES

Coerência e correção nos trabalhos escritos. Análise crítico-reflexiva diante dos temas abordados. Comunicação ativa no grupo

ATITUDES

Participação ativa nos trabalhos em grupo. Autonomia nos trabalhos individuais. Assiduidade e pontualidade. Responsabilidade em relação às suas atividades.

OUTRAS

Participação ativa nas aulas. Registro dos trabalhos em grupo e individual.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Assiduidade, pontualidade e responsabilidade em relação às atividades.

01

 

 

 

2.0

A definir

 

 

Trabalhos individuais e em grupo

02

 

 

 

2.0

A definir

x

A definir

Construção da proposta pedagógica: Observação participante em ambientes educacionais

03 e 04

 

 

 

2

A definir

 

 

Relatório dessa etapa do estágio.

05

 

 

 

3.0

A definir

x

A definir

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

FREITAS, Helena Costa Lopes. O trabalho como princípio articulador da prática de ensino e nos estágios. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia, 1996. Número de chamada: 370.733 F866t

 

2

PICONEZ, Stela C. Bertholo (coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24.ed. São Paulo:  Papirus, 2015.  Número de chamada: 370.733 P912

3

VASCONCELLOS, Celso dos S. Construção do conhecimento em sala de aula. 15.ed. São Paulo: Libertad, 2004. Número de chamada: 371.3 V331c

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 2. ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 2000. Número de chamada: 370.11 S115

2

PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012. Número de chamada: 371 P962

3

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria S. Lucina. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004. Número de chamada: 370.71 P644e

4

SANTA CATARINA. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Proposta Curricular de Santa Catarina. Florianópolis: Cogen. 1998. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/

5

WARSHAUER, Cecília. A roda é o registro: uma parceria entre professor, alunos e conhecimento. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. Número de chamada: 371.11 W253r

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