PLANO DE ENSINO | 2024/2 |
CURSO | Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR | Pedagogia Par053/22 |
PROFESSOR | Jose Batista da Rosa |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Práticas Extensionistas | 0-20163 | 4º | 3 | 60 |
EMENTA |
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Contar a História com ênfase na reminiscência crítica |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Exercitar as práticas extensionistas interagindo com a educação infantil. Contar Histórias utilizando caricaturas de personagens regionais. Abordar a história a partir da imaginação infantil. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Apresentação da ementa, plano de ação e metodologia do desenvolvimento do semestre. | 4 |
2 | Socialização do Projeto das Práticas Extensionistas, com o foco na educação Infantil. | 4 |
3 | Articulação pedagógica com as escolas públicas estaduais e municipais. | 8 |
4 | Contar a História da chegada dos Portugueses na Colônia Brasil. | 10 |
5 | A ocupação Histórica e Social do Estado de Santa Catarina. | 10 |
6 | A fixação das Bandeiras Portuguesas na Região, especificamente o município de Lages. | 10 |
7 | A História dos bairros de Lages. | 10 |
8 | Finalização e Avaliação do processo de intervenção extensionista nas escolas públicas estaduais e municipais com a metodologia da contação de histórias objetivando a interlocução com a educação infantil. | 4 |
| TOTAL DE HORAS | 60 h |
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Estratégias:Narrativas históricas. Caracterização de personagens históricos. Baú cultural. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Fundamentados na História crítica | ||||||||
HABILIDADES | Representativas de personagens históricos para além da História oficial. | ||||||||
ATITUDES | Capaz de interagir com crianças. | ||||||||
OUTRAS | Desenvolver uma concepção de História crítica. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação 1 | 1,2,3 | x | x | x | 4.0 | 28/08/2024 | x | 11/09/2024 | |
Avaliação 2 | 4,5,6,7 | x | x | x | 4.0 | 14/11/2024 | x | 28/11/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | OLIVEIRA, Andrea. Extensão universitária como práxis dialógica: o olhar das instituições comunitárias de educação superior brasileiras. Curitiba: CRV, 2022. Número de chamada: 378 O48e |
2 | OLIVEIRA, Irlane Mais de; CHASSOT, Attico. Saberes que sabem à extensão universitária. Jundiaí: Paco, 2019. Número de chamada: 370.7 O48s |
3 | TAVARES, Christiane Andrade Regis; FREITAS, Katia Siqueira de. Extensão universitária: o patinho feio da academia? Jundiaí: Paco, 2016. Número de chamada: 370 T231e |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | BAPTISTA, Makilim Nunes. Metodologias pesquisa em ciências: análise quantitativa e qualitativa. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. Número de chamada: 001.42 B222m |
2 | BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. Número de chamada: 001.42 B277f |
3 | BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base |
4 | FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18 ed. Campinas: Papirus, 2012. Número de chamada: 370.1 F287i |
5 | FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12. ed. Trad. de Moacir Gadotti & Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1986. Número de chamada: 370.1 F866e |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |