Uniplac - Graduação - Pedagogia - Práticas Extensionistas - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/2

 

CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia Par053/22

PROFESSOR

Jose Batista da Rosa

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Práticas Extensionistas

0-20163

3

60

 

EMENTA

Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

 

OBJETIVO GERAL

Contar a História com ênfase na reminiscência crítica

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Exercitar as práticas extensionistas interagindo com a educação infantil. Contar Histórias utilizando caricaturas de personagens regionais. Abordar a história a partir da imaginação infantil.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação da ementa, plano de ação e metodologia do desenvolvimento do semestre.
Apresentação das formas de avaliação durante o semestre.

4

2

Socialização do Projeto das Práticas Extensionistas, com o foco na educação Infantil.

4

3

Articulação pedagógica com as escolas públicas estaduais e municipais.

8

4

Contar a História da chegada dos Portugueses na Colônia Brasil.

10

5

A ocupação Histórica e Social do Estado de Santa Catarina.

10

6

A fixação das Bandeiras Portuguesas na Região, especificamente o município de Lages.

10

7

A História dos bairros de Lages.

10

8

Finalização e Avaliação do processo de intervenção extensionista nas escolas públicas estaduais e municipais com a metodologia da contação de histórias objetivando a interlocução com a educação infantil.

4

 

TOTAL DE HORAS

60 h

 

 

 

Estratégias:Narrativas históricas. Caracterização de personagens históricos. Baú cultural.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Fundamentados na História crítica

HABILIDADES

Representativas de personagens históricos para além da História oficial.

ATITUDES

Capaz de interagir com crianças.

OUTRAS

Desenvolver uma concepção de História crítica.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 1

1,2,3

x

x

x

4.0

28/08/2024

x

11/09/2024

Avaliação 2

4,5,6,7

x

x

x

4.0

14/11/2024

x

28/11/2024

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

OLIVEIRA, Andrea. Extensão universitária como práxis dialógica: o olhar das instituições comunitárias de educação superior brasileiras. Curitiba: CRV, 2022. Número de chamada: 378 O48e

2

OLIVEIRA, Irlane Mais de; CHASSOT, Attico. Saberes que sabem à extensão universitária. Jundiaí: Paco, 2019. Número de chamada: 370.7 O48s

3

TAVARES, Christiane Andrade Regis; FREITAS, Katia Siqueira de. Extensão universitária: o patinho feio da academia? Jundiaí: Paco, 2016. Número de chamada: 370 T231e

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BAPTISTA, Makilim Nunes. Metodologias pesquisa em ciências: análise quantitativa e qualitativa. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. Número de chamada: 001.42 B222m

2

BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. Número de chamada: 001.42 B277f

3

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017.  Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base

4

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18 ed. Campinas: Papirus, 2012.  Número de chamada: 370.1 F287i

5

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12. ed. Trad. de Moacir Gadotti & Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1986. Número de chamada: 370.1 F866e

obs:

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática