PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par054/22 |
PROFESSOR |
Regimari Cristina Rodolfi Beppler, Rafael Araldi Vaz |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Antropologia da Educação |
0-19342 |
2º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Diferentes formas de organização societária. Sociedade, cultura e educação com ênfase nas sociedades contemporânea. Parentesco e Família. Multiculturalismo e a educação. Ritos, rituais e práticas escolares. Lugares e não lugares antropológicos na educação. Políticas de identidade. Prática antropológica: o método e a pesquisa em antropologia e educação. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar a apropriação do conhecimento antropológico na compreensão das diversidades, na realização de pesquisas e intervenções em processos educacionais. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Reconhecer os conceitos fundamentais da Antropologia da Educação. Compreender os aspectos específicos da pesquisa em antropologia e sua interface com a educação. Desenvolver a capacidade de leitura da realidade escolar a partir dos fundamentos da Antropologia da Educação. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Introdução aos estudos antropológicos: As diferentes formas de organização societária. Sociedade, cultura e educação com ênfase nas sociedades contemporâneas. Parentesco e Família. |
20 |
2 |
Relações entre Antropologia e Educação: O multiculturalismo e a educação. Ritos, rituais e práticas escolares. Lugares e não lugares antropológicos na educação. Políticas de identidade. A prática antropológica: o método e a pesquisa em antropologia e educação. |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
* O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo. |
Estratégias:Trabalho Individualizado; AE – Autoestudo; ExC - Exercícios Extraclasse IAV - Interação no Ambiente Virtual; ET - Estudo de Texto. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Registro coerente. Argumentação lógica. Articulação entre teoria prática. Reflexão crítica |
|||||||||||
HABILIDADES |
Comprometimento. Assiduidade. Respeito ao outro. Trabalho coletivo. Conduta ética. |
|||||||||||
ATITUDES |
As formas de avaliação serão: Integrativa e operativa. Formativa. Diagnóstica. Processual. |
|||||||||||
OUTRAS |
* O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Final |
1-2-3-4 |
x |
x |
x |
5.1 |
11/10/2023 |
x |
15/10/2023 |
||||
Avaliação integrativa |
1-2-3-4 |
|
|
|
1 |
01/12/2023 |
|
|
||||
Quadro síntese |
1 |
x |
x |
x |
0.5 |
01/12/2023 |
x |
15/10/2023 |
||||
Glossário |
1 |
x |
x |
x |
1.4 |
15/10/2023 |
x |
15/10/2023 |
||||
Fórum avaliativo |
2 |
x |
x |
x |
0.5 |
15/10/2023 |
|
|
||||
resolução de problemas |
2 |
x |
x |
x |
1.5 |
15/10/2023 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3.ed. rev. e atual. São Paulo: Moderna, 2008. 384p. ISBN 85-16-050020-3. |
|||||||||||
2 |
AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. 9.ed. Campinas: Papirus, 2012. 111p. ISBN 978-85-308-0291-2. |
|||||||||||
3 |
MELLO, Luiz Gonzaga de. Antropologia cultural: iniciação, teoria e temas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1983. 526p. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. 2. ed. Campinas: Papirus, 1998. 128 p. (Prática pesagógica). ISBN 85-308-0376-0. |
|||||||||||
2 |
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 15 ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. 116 p. (Coleção primeiros passos). |
|||||||||||
3 |
ESPINA BARRIO, A. B. Manual de antropologia cultural. Recife: Editora Massangana, 2005. |
|||||||||||
4 |
HOEBEL, E. A.; FROST, E. L. Antropologia cultural e social. São Paulo: Cultrix, 2007. |
|||||||||||
5 |
MARCONI, Marina de Andrade; PRESOTTO, Zelia Maria Neves. Antropologia: uma introdução. 8. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597022681. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |