PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par054/22 |
PROFESSOR |
Regimari Cristina Rodolfi Beppler, Jourdan Linder Silva |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
História da Educação Brasileira |
0-19344 |
2º |
4 |
80 |
EMENTA |
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História da educação no Brasil no período colonial e imperial. Estudo das lutas e movimentos sociais. Historicidade do fenômeno educativo na sociedade brasileira. História da educação e da escola no Brasil republicano. Surgimento da escola e da sala de aula no Brasil, em Santa Catarina e em Lages. |
OBJETIVO GERAL |
Promover a discussão acerca da contextualização das práticas educacionais produzidas ao longo da História do Brasil, proporcionando um espaço para reflexão a respeito das influências do processo histórico na escolarização. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Compreender a historicidade imbricada no fenômeno educativo, percebendo transições e permanências no que tange a escolarização; - Caracterizar os diversos paradigmas educacionais vivenciados nos períodos colonial, imperial e republicano do Brasil; - Conhecer o surgimento da escola e da sala de aula no Brasil, em Santa Catarina e em Lages, identificando as várias nuances da organização escolar no país; - Ponderar a respeito das lutas travadas por movimentos sociais na área da educação, reconhecendo suas conquistas. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Historicidade do fenômeno educativo na sociedade brasileira. Estudo das lutas e movimentos sociais. |
20 |
2 |
História da educação no Brasil no período colonial e imperial |
20 |
3 |
História da educação e da escola no Brasil republicano. |
20 |
4 |
O surgimento da escola e da sala de aula no Brasil, em Santa Catarina e em Lages. |
20 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:Estudo de texto no AVA. Fórum temático. Mapa-Mental. Produção de Síntese. Produção de um álbum histórico. Produção de um vídeo-síntese. Videoaulas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Internalização das contextualizações de processos históricos ocorridos nos diversos períodos da Educação brasileira. |
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HABILIDADES |
Analisar as influências dos processos históricos nos fenômenos pedagógicos do passado e do presente. |
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ATITUDES |
Olhar crítico historicamente fundamentado acerca dos elementos do cotidiano escolar. |
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OUTRAS |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Atividade Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
|
|
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Avaliação Presencial |
Todas |
x |
x |
x |
5.1 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Síntese de Conceitos |
1 |
x |
x |
x |
0.5 |
A definir |
|
|
||||
Fórum Temático |
1 |
x |
x |
x |
0.4 |
A definir |
|
|
||||
Mapa Mental |
2 |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Álbum Histórico |
3 |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Vídeo-síntese |
4 |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. Filosofia e história da educação brasileira: da colônia ao governo Lula. 2. ed. São Paulo: Manole, 2012. 290 p. ISBN 978-85-204-2840-5. |
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2 |
SHIGUNOV NETO, Alexandre. História da educação brasileira: do período colonial ao predomínio das políticas educacionais neoliberais. São Paulo: Atlas, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788597007688. |
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3 |
HILSDORF, Maria Lucia Spedo. História da educação brasileira. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788522114023. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3.ed. rev.atual. São Paulo: Moderna, 2019. Número de chamada: 370.9 A662h |
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2 |
FRANCISCO FILHO, Geraldo. A educação brasileira no contexto histórico. Campinas, SP.; Alinea, 2013. Número de chamada: 371.09 F817e |
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3 |
SAVIANI, Dermeval, LOMBARDI, José Claudinei, SANFELICE, José Luís (org.) História e história da educação: o debate teórico-metodológico atual. 4.ed. Campinas: Autores Associados, 2010. Número de chamada: 370.9 H673 |
|||||||||||
4 |
TEIXEIRA, Anísio. Educação no Brasil. 2.ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1976. Número de chamada: 370.9814 T266e |
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5 |
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo.?Filosofia e história da educação brasileira:?da Colônia ao governo Lula. 2. Barueri: Manole, 2009. Recurso online. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |