Uniplac - Graduação - Pedagogia - História da Educação Brasileira - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia: Educação a Distância Par054/22

PROFESSOR

Regimari Cristina Rodolfi Beppler, Jourdan Linder Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

História da Educação Brasileira

0-19344

4

80


EMENTA

História da educação no Brasil no período colonial e imperial. Estudo das lutas e movimentos

sociais. Historicidade do fenômeno educativo na sociedade brasileira. História da educação e da

escola no Brasil republicano. Surgimento da escola e da sala de aula no Brasil, em Santa Catarina e

em Lages.


OBJETIVO GERAL

Promover a discussão acerca da contextualização das práticas educacionais produzidas ao longo da História do Brasil, proporcionando um espaço para reflexão a respeito das influências do processo histórico na escolarização.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender a historicidade imbricada no fenômeno educativo, percebendo transições e permanências no que tange a escolarização; - Caracterizar os diversos paradigmas educacionais vivenciados nos períodos colonial, imperial e republicano do Brasil; - Conhecer o surgimento da escola e da sala de aula no Brasil, em Santa Catarina e em Lages, identificando as várias nuances da organização escolar no país; - Ponderar a respeito das lutas travadas por movimentos sociais na área da educação, reconhecendo suas conquistas.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Historicidade do fenômeno educativo na sociedade brasileira. Estudo das lutas e movimentos sociais.

1.1 Escolas históricas e Historicidade

1.2 Historiografia da educação no Brasil e fontes

1.3 Lutas em torno da primeira LDBN e Movimentos Populares em Educação

20

2

História da educação no Brasil no período colonial e imperial

2.1 Período Jesuítico

2.2 Período Pombalino

2.3 Período Joanino

2.4 Brasil Império e os três níveis de ensino

2.5 A formação de Professores

20

3

História da educação e da escola no Brasil republicano.

3.1 A Primeira República: do “entusiasmo pela educação” ao “otimismo pedagógico”.

3.2 A Segunda República: política educacional nos confrontos ideológicos dos anos 1930.

3.3 O Estado Novo: Educação na Constituição de 1937.

3.4 A quarta república: política educacional dos governos populistas.

3.5 O Regime Militar

3.6 O MEC na democracia.

20

4

O surgimento da escola e da sala de aula no Brasil, em Santa Catarina e em Lages.

4.1 A origem da Escola Pública Brasileira

4.2 Os grupos escolares em Santa Catarina

4.3 Os grupos escolares em Lages

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:Estudo de texto no AVA. Fórum temático. Mapa-Mental. Produção de Síntese. Produção de um álbum histórico. Produção de um vídeo-síntese. Videoaulas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Internalização das contextualizações de processos históricos ocorridos nos diversos períodos da Educação brasileira.

HABILIDADES

Analisar as influências dos processos históricos nos fenômenos pedagógicos do passado e do presente.

ATITUDES

Olhar crítico historicamente fundamentado acerca dos elementos do cotidiano escolar.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Atividade Integrativa

Todas

x

x

x

1

A definir

Avaliação Presencial

Todas

x

x

x

5.1

A definir

x

A definir

Síntese de Conceitos

1

x

x

x

0.5

A definir

Fórum Temático

1

x

x

x

0.4

A definir

Mapa Mental

2

x

x

x

1

A definir

x

A definir

Álbum Histórico

3

x

x

x

1

A definir

x

A definir

Vídeo-síntese

4

x

x

x

1

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. Filosofia e história da educação brasileira: da colônia ao governo Lula. 2. ed. São Paulo: Manole, 2012. 290 p. ISBN 978-85-204-2840-5.

2

SHIGUNOV NETO, Alexandre. História da educação brasileira: do período colonial ao predomínio das políticas educacionais neoliberais. São Paulo: Atlas, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788597007688.

3

HILSDORF, Maria Lucia Spedo. História da educação brasileira. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788522114023.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3.ed. rev.atual. São Paulo: Moderna, 2019. Número de chamada: 370.9 A662h

2

FRANCISCO FILHO, Geraldo. A educação brasileira no contexto histórico. Campinas, SP.; Alinea, 2013. Número de chamada: 371.09 F817e

3

SAVIANI, Dermeval, LOMBARDI, José Claudinei, SANFELICE, José Luís (org.) História e história da educação: o debate teórico-metodológico atual. 4.ed. Campinas: Autores Associados, 2010. Número de chamada: 370.9 H673

4

TEIXEIRA, Anísio. Educação no Brasil. 2.ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1976. Número de chamada: 370.9814 T266e

5

GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo.?Filosofia e história da educação brasileira:?da Colônia ao governo Lula. 2. Barueri: Manole, 2009. Recurso online.

obs:

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