PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par054/22 |
PROFESSOR |
Carlos Alberto Bertaiolli |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Políticas Públicas da Educação Básica |
0-19345 |
2º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Educação básica: objetivos, princípios e diretrizes curriculares. Organização, funcionamento e financiamento da educação básica. Legislação: marcos regulatório da educação básica. Relação entre educação, estado e sociedade. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar conhecimentos que permitam a compreensão, a análise e a interpretação das políticas públicas, da organização e da legislação da educação básica, a partir da reflexão crítica, no contexto histórico da sociedade brasileira. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1- Compreender o quadro atual da política educacional brasileira e as perspectivas e desafios para consolidação de uma educação pública, democrática e de qualidade diante dos desafios da sociedade contemporânea; 2- Analisar as políticas educacionais no contexto da história do processo político brasileiro; 3- Refletir sobre educação básica e as diretrizes curriculares nacionais, seus objetivos e princípios; 4- Compreender a organização, o funcionamento e o financiamento da educação básica; 5- Ampliar o debate acerca das políticas públicas nos diferentes níveis de ensino da educação básica; 6- Problematizar os impactos das políticas educacionais no cotidiano escolar e na sociedade no contexto das reformas do estado e das transformações da sociedade contemporânea; 7- Utilizar os conhecimentos adquiridos na disciplina de maneira eficiente e autônoma em sua área de futura atuação na educação básica. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1.1 Apresentação da disciplina; 1.2 A educação como política pública: conceitos básicos; 1.3 Histórico das políticas públicas na educação básica brasileira; 1.4 A educação nas Constituições Brasileiras: uma linha do tempo; 1.4.1 A educação na Constituição Federativa do Brasil de 1988; 1.5 A Lei de Diretrizes e Bases Nacional (LDB) n. 9.394 de 1996 1.5.1 A redação original da Lei; 1.5.2 Os níveis e as modalidades de ensino; |
20 |
2 |
2.1 Alterações significativas na LDB a partir de 1997; 2.2 Políticas de Educação para os Direitos Humanos; 2.3 As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica; 2.4 A Base Nacional Comum Curricular; 2.5 Plano Nacional da Educação: objetivos e perspectivas para uma educação pública, democrática e de qualidade diante dos desafios da sociedade contemporânea; 2.6 Políticas de Avaliação da qualidade da Educação Brasileira: os indicadores educacionais e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) |
20 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
* O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo. |
Estratégias:Trabalho Individualizado; AE – Autoestudo; ExC - Exercícios Extraclasse IAV - Interação no Ambiente Virtual; ET - Estudo de Texto; |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Os conhecimentos serão avaliados por meio da análise crítico-reflexiva das políticas públicas educacionais a partir da demonstração da apreensão dos conceitos problematizados ao longo da disciplina. |
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HABILIDADES |
Capacidade de compreensão, análise e interpretação dos conceitos estudados sobre as políticas públicas nos diferentes níveis da educação no contexto histórico da sociedade brasileira e na legislação vigente; Capacidade de articular, mobilizar e colocar em ação os conhecimentos adquiridos; Investigação da resposta diante das questões propostas; Participação de maneira efetiva, crítica e coerente durante as aulas ministradas; Qualidade na produção dos trabalhos; Fomento ao desenvolvimento de ações educativas no âmbito da Educação em Direitos Humanos com o propósito de nortear a formação de sujeitos de direitos, voltados para os reais compromissos sociais; Autonomia e busca do suporte disponível quando necessário, especialmente no que tange às questões de uso da ferramenta do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); Aplicar os conceitos estudados em sua área de atuação, conforme perfil do egresso do curso de Pedagogia. |
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ATITUDES |
Ter postura colaborativa nas aulas presenciais e no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); Possuir autonomia nas atividades de autoestudo; Apresentar postura ética e respeitosa em todos os ambientes da disciplina; Ser responsável, atento e participativo durante as aulas. |
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OUTRAS |
* O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Fórum |
1 |
x |
x |
x |
1 |
08/10/2023 |
|
|
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Atividade avaliativa |
1 |
x |
x |
x |
1 |
08/10/2023 |
x |
29/10/2023 |
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Fórum |
2 |
x |
x |
x |
1 |
08/10/2023 |
|
|
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Atividade avaliativa |
2 |
|
|
|
0.9 |
08/10/2023 |
x |
29/10/2023 |
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Avaliação final |
1-2 |
x |
x |
x |
5.1 |
11/10/2023 |
x |
27/10/2023 |
||||
Integrativa |
1-2 |
x |
x |
x |
1 |
01/12/2023 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
LDB: lei de diretrizes e bases da educação nacional. S.L.: Fundação Roquette Pinto, 1997. 115 min. 9763 |
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2 |
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes operacionais para a educação básica. Brasília: SECAD 42 p. |
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3 |
SAVIANI, Dermeval. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significado, controvérsias e perspectivas. 2. ed. rev. e ampl. Campinas: Autores Associados, 2017. 159p. (Coleção Educação contemporânea). ISBN 9788574963815. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BRASIL. Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. |
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2 |
Lei Nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. [Reforma do Ensino Médio]. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. 3 |
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3 |
Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017. 4 DOURADO, L. F. Plano Nacional de Educação: política de Estado para a educação brasileira. Brasília: INEP, 2016. |
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4 |
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. |
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5 |
BRASIL. CÂMARA DOS DEPUTADOS. LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 5.ed. Brasília: Edições Camâra, 2010. 60 p. ISBN 978857365670-1 |
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obs:Os acadêmicos receberão cronograma com todas as datas de encontros presenciais, fóruns e avaliações. |
Para a atenticação do plano de ensino |