PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par054/22 |
PROFESSOR |
Schayla Letyelle Costa Pissetti |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Extensionistas |
0-19347 |
2º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Projeto de extensão integrador e interdisciplinar, com articulação dos conhecimentos específicos de conteúdos do segundo semestre, para desenvolvimento no cotidiano da educação. |
OBJETIVO GERAL |
Propiciar os conhecimentos necessários para a elaboração e execução de projetos extensionistas articulados e integradores, com o intuito de atender demandas comunitárias, a partir de suas experiências de ensino e pesquisa vivenciadas na universidade. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Compreender o conceito de extensão universitária; Conhecer as metodologias para a elaboração e operacionalização de projetos de extensão com vistas a atender as demandas sociais; Analisar a função acadêmica e social dos projetos de extensão; Identificar demandas sociais passíveis de intervenções por meio de projetos extensionistas; Propiciar uma análise crítica e reflexiva acerca dos projetos criados pelos acadêmicos, bem como oportunidades de melhoria e potencialidades; Selecionar projetos criados pelos universitários, para que sejam executados no próximo semestre, vinculados aos cursos de Letras e Matemática. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1.1 Conceitos de extensão universitária; |
15 |
2 |
2.1 Estudo de caso de práticas extensionistas exitosas; |
15 |
3 |
3.1 Apresentação dos projetos elaborados; |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina. |
|||||||||||
HABILIDADES |
O aluno será avaliado por sua habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita. |
|||||||||||
ATITUDES |
O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino-aprendizagem. |
|||||||||||
OUTRAS |
Será observada a capacidade de visão sistêmica, crítica, e do saber ouvir do aluno |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Integrativa |
Todas |
|
|
|
1 |
A definir |
|
|
||||
Participação no fórum de forma escrita |
|
|
|
|
0.9 |
A definir |
|
|
||||
Participação no fórum com vídeo |
|
|
|
|
1.5 |
A definir |
|
|
||||
Estudos de caso |
Todas |
|
|
|
1.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Versão final do projeto |
Todas |
|
|
|
5.1 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
MELLO, Cleyson de Moraes; ALMEIDA NETO, José Rogério Moura de; PETRILLO, Regina Pentagna. Curricularização da extensão universitária. 2. ed. Rio de Janeiro: Processo, 2022. 112 p. ISBN 978658935195-5. |
|||||||||||
2 |
SERVA, Fernanda Mesquita. A extensão universitária e sua curricularização. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2023. 192 p. ISBN 978-85-519-2383-2. |
|||||||||||
3 |
GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de projetos de extensão universitária. São Paulo: Avercamp, 2008. 115 p. ISBN 9788589311403. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18 ed. Campinas: Papirus, c2012. 143. (Magistério: formação e trabalho pedagógico). |
|||||||||||
2 |
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12.ªed. Trad. de Moacir Gadotti & Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1979. |
|||||||||||
3 |
BAPTISTA, Makilim Nunes. Metodologias pesquisa em ciências: análise quantitativa e qualitativa. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. |
|||||||||||
4 |
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017. |
|||||||||||
5 |
BARROS, Aidil Jesus; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. ampl. São Paulo: Pearson, 2014. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |