Uniplac - Graduação - Pedagogia - Práticas Extensionistas - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia: Educação a Distância Par054/22

PROFESSOR

Schayla Letyelle Costa Pissetti


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Práticas Extensionistas

0-19347

2

40


EMENTA

Projeto de extensão integrador e interdisciplinar, com articulação dos conhecimentos específicos de

 

conteúdos do segundo semestre, para desenvolvimento no cotidiano da educação.


OBJETIVO GERAL

Propiciar os conhecimentos necessários para a elaboração e execução de projetos extensionistas articulados e integradores, com o intuito de atender demandas comunitárias, a partir de suas experiências de ensino e pesquisa vivenciadas na universidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender o conceito de extensão universitária; Conhecer as metodologias para a elaboração e operacionalização de projetos de extensão com vistas a atender as demandas sociais; Analisar a função acadêmica e social dos projetos de extensão; Identificar demandas sociais passíveis de intervenções por meio de projetos extensionistas; Propiciar uma análise crítica e reflexiva acerca dos projetos criados pelos acadêmicos, bem como oportunidades de melhoria e potencialidades; Selecionar projetos criados pelos universitários, para que sejam executados no próximo semestre, vinculados aos cursos de Letras e Matemática.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1.1 Conceitos de extensão universitária;
1.2 Práticas de ensino, pesquisa e extensão;
1.3 Tipos de práticas extensionistas – programas, projetos, cursos, eventos ou prestação de serviços ou produtos;
1.4 Análise da função acadêmica e social dos projetos de extensão;
1.5 Embasamento teórico.

15

2

2.1 Estudo de caso de práticas extensionistas exitosas;
2.2 Mapeamento do contexto comunitário e levantamento de demandas sociais passíveis de intervenção;
2.3 A estrutura dos projetos de extensão acadêmica da Uniplac;
2.4 Elaboração de projetos de extensão a partir das demandas previamente observadas;
2.5 Orientações direcionadas às equipes.

15

3

3.1 Apresentação dos projetos elaborados;
3.2 Seleção dos projetos a serem executados no semestre posterior;
3.3 Avaliação crítica dos projetos com possibilidades de melhoria e reflexão acerca das potencialidades e dos resultados esperados.

10

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina.

HABILIDADES

O aluno será avaliado por sua habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita.

ATITUDES

O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino-aprendizagem.

OUTRAS

Será observada a capacidade de visão sistêmica, crítica, e do saber ouvir do aluno

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

Todas

1

A definir

Participação no fórum de forma escrita

0.9

A definir

Participação no fórum com vídeo

1.5

A definir

Estudos de caso

Todas

1.5

A definir

x

A definir

Versão final do projeto

Todas

5.1

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

MELLO, Cleyson de Moraes; ALMEIDA NETO, José Rogério Moura de; PETRILLO, Regina Pentagna. Curricularização da extensão universitária. 2. ed. Rio de Janeiro: Processo, 2022. 112 p. ISBN 978658935195-5.

2

SERVA, Fernanda Mesquita. A extensão universitária e sua curricularização. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2023. 192 p. ISBN 978-85-519-2383-2.

3

GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de projetos de extensão universitária. São Paulo: Avercamp, 2008. 115 p. ISBN 9788589311403.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18 ed. Campinas: Papirus, c2012. 143. (Magistério: formação e trabalho pedagógico).

2

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12.ªed. Trad. de Moacir Gadotti & Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1979.

3

BAPTISTA, Makilim Nunes. Metodologias pesquisa em ciências: análise quantitativa e qualitativa. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

4

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017.

5

BARROS, Aidil Jesus; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. ampl. São Paulo: Pearson, 2014.

obs:

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