PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par054/22 |
PROFESSOR |
Regimari Cristina Rodolfi Beppler, Luciana Genuino Machado |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Psicologia da Educação |
0-19346 |
2º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
História da psicologia educacional e escolar. Teorias contemporâneas na interface Psicologia e educação. Teorias de desenvolvimento e da aprendizagem com inter-relação nas dimensões biológicas, socioculturais, afetivas e cognitivas. |
OBJETIVO GERAL |
Conhecer a História da Psicologia Educacional e escolar. Teorias Contemporâneas da Educação: personalista, psicocognitivas, tecnológicas, sociocognitivas, sociais, espiritualistas e acadêmicas. Teorias de desenvolvimento da aprendizagem |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1) Reconhecer os conceitos fundamentais da Psicologia da Educação. 2) Compreender a História da Psicologia educacional e escolar. 3) Conceitualizar Teorias Contemporâneas da Educação: personalista, psicocognitivas, tecnológicas, sociocognitivas, sociais, espiritualistas e acadêmicas. 4) Relacionar Teorias do Desenvolvimento com Aprendizagens Educacionais |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
História da Psicologia Educacional e Escolar - Teorias contemporâneas da educação |
20 |
2 |
Teorias de Desenvolvimento e Aprendizagem |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
* O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo. |
Estratégias:Videoaula, leituras de textos, fórum |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Internalização das contextualizações de processos históricos ocorridos nos diversos períodos da Educação brasileira. Os conceitos fundamentais da história da Psicologia Educacional e Escolar - Teorias contemporâneas da educação e as Teorias de desenvolvimento e da aprendizagem |
|||||||||||
HABILIDADES |
Analisar e compreender as teorias e conceitos fundamentais da psicologia da aprendizagem no desenvolvimento da aprendizagem. |
|||||||||||
ATITUDES |
Olhar crítico historicamente fundamentado acerca dos elementos do cotidiano escolar. |
|||||||||||
OUTRAS |
* O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Integrativa |
1-2 |
x |
x |
x |
1 |
04/11/2024 |
|
|
||||
Avaliação Final |
1-2 |
x |
x |
x |
5.1 |
04/10/2023 |
x |
10/11/2024 |
||||
Forum |
1 |
x |
x |
x |
1 |
21/10/2024 |
|
|
||||
Resenha |
2 |
x |
x |
x |
1 |
27/10/2023 |
|
|
||||
Atividade |
2 |
x |
x |
x |
1.9 |
27/10/2023 |
x |
12/11/2023 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL. Campinas: ABRAPEE,. ISSN 1413-8557 |
|||||||||||
2 |
PATTO, Maria Helena Souza. Introdução à psicologia escolar. 2.ed.rev. São Paulo: T. A. Queiroz Editor Ltda, 1993. 430 p. (Biblioteca De Psicologia E Psicanálise) 5 ISBN 85-85008-58-X |
|||||||||||
3 |
BOCK, Ana M. Bahia; GONÇALVES, M. Graça M.; FURTADO, Odair. Psicologia sócio-histórica: (uma perspectiva crítica em psicologia). São Paulo: Cortez Editora, 2001. 224 p. ISBN 8524907851 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BARONE, Leda Maria Codeço, MARTINS Lilian Cassia Bacich, CASTANHO Marisa Irene Siqueira. Psicopedagogia: teorias da aprendizagem. São Paulo: Casa do psicólogo, 2011. BEE, Helen; BOYD, Denise. A Criança em desenvolvimento. 12 ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi Teixeira. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 14a edição. São Paulo, 2008. COLL, César; MARCHESI, Álvaro e Jesús Palacios; tradução Fátima Murad. Desenvolvimento psicológico e educação. 2a edição. Porto Alegre: Artmed, 2004. |
|||||||||||
2 |
GOULART, Íris Barbosa. Psicologia da educação: fundamentos teóricos e aplicações à prática pedagógica. 21a edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. |
|||||||||||
3 |
MORAL, Elaine; VERCELLI, Ligia (orgs.). Psicologia da Educação: Múltiplas Abordagens (Pedagogia de A a Z; Vol.8)/Jundiaí. Paco Editorial: 2013. |
|||||||||||
4 |
PAPALIA, Diane E. FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento Humano. 12 ed. Porto alegre, 2013. PATIAS, Naiana Dapieve; GABRIEL, Marília Reginato Gabriel. Psicologia Escolar/ Educacional no Brasil: Como Era e Como é ou Deve Ser. Psicologia. Pt. O Portal dos Psicólogos, 2012. |
|||||||||||
5 |
PAVIANI, Jaime. Problemas de Filosofia da Educação. 3. ed. Caxias do Sul, EDUCS, 1986. Revista Eletrônica: “O Caso é o Seguinte...” / Coordenação Pedagógica: Coletânea de Estudos de Casos / Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – v. 1, n. 2 (ago./dez. 2008-). – MG/Belo Horizonte: ICH – PUC Minas, 2008. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |