Uniplac - Graduação - Pedagogia - Psicologia da Educação - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia: Educação a Distância Par054/22

PROFESSOR

Regimari Cristina Rodolfi Beppler, Luciana Genuino Machado


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Psicologia da Educação

0-19346

2

40


EMENTA

História da psicologia educacional e escolar. Teorias contemporâneas na interface Psicologia e

educação. Teorias de desenvolvimento e da aprendizagem com inter-relação nas dimensões

biológicas, socioculturais, afetivas e cognitivas.


OBJETIVO GERAL

Conhecer a História da Psicologia  Educacional e escolar. Teorias Contemporâneas da Educação: personalista, psicocognitivas, tecnológicas, sociocognitivas, sociais, espiritualistas e acadêmicas. Teorias de desenvolvimento da aprendizagem

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1) Reconhecer os conceitos fundamentais da Psicologia da Educação. 2) Compreender a História da Psicologia educacional e escolar. 3) Conceitualizar Teorias Contemporâneas da Educação: personalista, psicocognitivas, tecnológicas, sociocognitivas, sociais, espiritualistas e acadêmicas. 4) Relacionar Teorias do Desenvolvimento com Aprendizagens Educacionais


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

História da Psicologia Educacional e Escolar - Teorias contemporâneas da educação

20

2

Teorias de Desenvolvimento e Aprendizagem

20

 

TOTAL DE HORAS

40 h

* O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo.


Estratégias:Videoaula, leituras de textos, fórum


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Internalização das contextualizações de processos históricos ocorridos nos diversos períodos da Educação brasileira. Os conceitos fundamentais da história da Psicologia Educacional e Escolar - Teorias contemporâneas da educação e as Teorias de desenvolvimento e da aprendizagem

HABILIDADES

Analisar e compreender as  teorias e conceitos fundamentais da psicologia da aprendizagem no desenvolvimento da aprendizagem.

ATITUDES

Olhar crítico historicamente fundamentado acerca dos elementos do cotidiano escolar.

OUTRAS

* O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

1-2

x

x

x

1

04/11/2024

Avaliação Final

1-2

x

x

x

5.1

04/10/2023

x

10/11/2024

Forum

1

x

x

x

1

21/10/2024

Resenha

2

x

x

x

1

27/10/2023

Atividade

2

x

x

x

1.9

27/10/2023

x

12/11/2023


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL. Campinas: ABRAPEE,. ISSN 1413-8557

2

PATTO, Maria Helena Souza. Introdução à psicologia escolar. 2.ed.rev. São Paulo: T. A. Queiroz Editor Ltda, 1993. 430 p. (Biblioteca De Psicologia E Psicanálise) 5 ISBN 85-85008-58-X

3

BOCK, Ana M. Bahia; GONÇALVES, M. Graça M.; FURTADO, Odair. Psicologia sócio-histórica: (uma perspectiva crítica em psicologia). São Paulo: Cortez Editora, 2001. 224 p. ISBN 8524907851


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BARONE, Leda Maria Codeço, MARTINS Lilian Cassia Bacich, CASTANHO Marisa Irene Siqueira. Psicopedagogia: teorias da aprendizagem. São Paulo: Casa do psicólogo, 2011. BEE, Helen; BOYD, Denise. A Criança em desenvolvimento. 12 ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi Teixeira. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 14a edição. São Paulo, 2008. COLL, César; MARCHESI, Álvaro e Jesús Palacios; tradução Fátima Murad. Desenvolvimento psicológico e educação. 2a edição. Porto Alegre: Artmed, 2004.

2

GOULART, Íris Barbosa. Psicologia da educação: fundamentos teóricos e aplicações à prática pedagógica. 21a edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

3

MORAL, Elaine; VERCELLI, Ligia (orgs.). Psicologia da Educação: Múltiplas Abordagens (Pedagogia de A a Z; Vol.8)/Jundiaí. Paco Editorial: 2013.

4

PAPALIA, Diane E. FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento Humano. 12 ed. Porto alegre, 2013. PATIAS, Naiana Dapieve; GABRIEL, Marília Reginato Gabriel. Psicologia Escolar/ Educacional no Brasil: Como Era e Como é ou Deve Ser. Psicologia. Pt. O Portal dos Psicólogos, 2012.

5

PAVIANI, Jaime. Problemas de Filosofia da Educação. 3. ed. Caxias do Sul, EDUCS, 1986. Revista Eletrônica: “O Caso é o Seguinte...” / Coordenação Pedagógica: Coletânea de Estudos de Casos / Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – v. 1, n. 2 (ago./dez. 2008-). – MG/Belo Horizonte: ICH – PUC Minas, 2008.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática