Uniplac - Graduação - Pedagogia - Alfabetização e Numeralização III - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia: Educação a Distância Par783/17

PROFESSOR

Regimari Cristina Rodolfi Beppler, Andressa Alano Alves, Neusa Maria Sens de Barros


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Alfabetização e Numeralização III

0-18655

4

80


EMENTA

Práticas Pedagógicas de Alfabetização e Numeralização.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar o estudo de práticas pedagógicas fundamentais para o processo de Alfabetização e Numeralização

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Conhecer diferentes processos de alfabetização que auxiliam nas práticas pedagógicas; 2. Pensar práticas pedagógicas que auxiliam na construção do processo alfabetizador; 3. Conhecer práticas pedagógicas de construção do processo alfabetizador; 4. Reconhecer nos processos de alfabetização, a importância da sala de aula como ambiente alfabetizador. 5. Conceituar alfabetização matemática, letramento matemático, senso numérico, sentido de número e numeralização. 6. Identificar números em diferentes contextos e funções sociais 7. Conhecer diferentes aspectos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos nos níveis de Educação Infantil e Ensino Fundamental. 8. Pesquisar práticas pedagógicas que envolvam os conhecimentos matemáticos de resolução de problemas e jogos e brincadeiras.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Leitura e estudo de práticas pedagógicas de alfabetização.

20

2

Alfabetização como um processo de natureza complexa, engajado em práticas de letramento. Reflexão do professor alfabetizador sobre suas práticas de ensino.

20

3

Aquisição da linguagem matemática: O uso dos números em diferentes contextos e funções. História dos números. Representação numérica em diferentes povos. Os números e seus significados: representação Cardinal, Ordinais, o conceito de número e numeral.

20

4

Práticas pedagógicas de Numeralização:- Conceituar alfabetização matemática, letramento matemático, educação matemática, senso numérico, sentido do Número e Numeralização. Resolução de problemas: Metodologias de resolução de problemas do cotidiano da Educação infantil e do Ensino Fundamental.

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 08 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Pesquisas a vídeos e artigos na web.


Estratégias:Leitura de textos e slides. Debates no fórum (AVA) Links de vídeos. Resenhas, Produção de vídeos. Confecção de material didático


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Domínio conceitual. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações.

HABILIDADES

Registro coerente. Argumentação lógica. Articulação entre teoria prática. Reflexão crítica.

ATITUDES

Comprometimento. Regularidade e pontualidade nas postagens e participação dos fóruns. Conduta ética.

OUTRAS

* O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

avaliações online

1-2-3-4

x

x

x

3.9

05/11/2023

x

01/12/2023

Avaliação integrativa

1-2-3-4

x

x

x

1

01/12/2023

Avalição final

1-2-3-4

x

x

x

5

11/10/2023

x

27/10/2023


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. A escrita infantil. São Paulo: Cortez, 2017.

2

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. 125 p. (Linguagem E Educação) 20799 ISBN 8586583162

3

TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Liliana (org.). Além da alfabetização: a aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. São Paulo: Ática, 1996. 293 p. ISBN 8508059515.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular-BNCC disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br

2

CARVALHO, João Bosco Pitombeira Fernandes. Matemática: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.

3

GARCIA, Regina Leite. A formação da professora alfabetizadora: reflexões sobre a prática. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2015.

4

SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis: Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Educação, 2019

5

SARMENTO, Manuel & GOUVEA, Maria Cristina Soares de (Orgs.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes 2008.

obs:* O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo.

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