PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par783/17 |
PROFESSOR |
Regimari Cristina Rodolfi Beppler, Andressa Alano Alves, Neusa Maria Sens de Barros |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Alfabetização e Numeralização III |
0-18655 |
6º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Práticas Pedagógicas de Alfabetização e Numeralização. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar o estudo de práticas pedagógicas fundamentais para o processo de Alfabetização e Numeralização |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Conhecer diferentes processos de alfabetização que auxiliam nas práticas pedagógicas; 2. Pensar práticas pedagógicas que auxiliam na construção do processo alfabetizador; 3. Conhecer práticas pedagógicas de construção do processo alfabetizador; 4. Reconhecer nos processos de alfabetização, a importância da sala de aula como ambiente alfabetizador. 5. Conceituar alfabetização matemática, letramento matemático, senso numérico, sentido de número e numeralização. 6. Identificar números em diferentes contextos e funções sociais 7. Conhecer diferentes aspectos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos nos níveis de Educação Infantil e Ensino Fundamental. 8. Pesquisar práticas pedagógicas que envolvam os conhecimentos matemáticos de resolução de problemas e jogos e brincadeiras. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Leitura e estudo de práticas pedagógicas de alfabetização. |
20 |
2 |
Alfabetização como um processo de natureza complexa, engajado em práticas de letramento. Reflexão do professor alfabetizador sobre suas práticas de ensino. |
20 |
3 |
Aquisição da linguagem matemática: O uso dos números em diferentes contextos e funções. História dos números. Representação numérica em diferentes povos. Os números e seus significados: representação Cardinal, Ordinais, o conceito de número e numeral. |
20 |
4 |
Práticas pedagógicas de Numeralização:- Conceituar alfabetização matemática, letramento matemático, educação matemática, senso numérico, sentido do Número e Numeralização. Resolução de problemas: Metodologias de resolução de problemas do cotidiano da Educação infantil e do Ensino Fundamental. |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 08 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Pesquisas a vídeos e artigos na web. |
Estratégias:Leitura de textos e slides. Debates no fórum (AVA) Links de vídeos. Resenhas, Produção de vídeos. Confecção de material didático |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Domínio conceitual. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Registro coerente. Argumentação lógica. Articulação entre teoria prática. Reflexão crítica. |
|||||||||||
ATITUDES |
Comprometimento. Regularidade e pontualidade nas postagens e participação dos fóruns. Conduta ética. |
|||||||||||
OUTRAS |
* O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
avaliações online |
1-2-3-4 |
x |
x |
x |
3.9 |
05/11/2023 |
x |
01/12/2023 |
||||
Avaliação integrativa |
1-2-3-4 |
x |
x |
x |
1 |
01/12/2023 |
|
|
||||
Avalição final |
1-2-3-4 |
x |
x |
x |
5 |
11/10/2023 |
x |
27/10/2023 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. A escrita infantil. São Paulo: Cortez, 2017. |
|||||||||||
2 |
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. 125 p. (Linguagem E Educação) 20799 ISBN 8586583162 |
|||||||||||
3 |
TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Liliana (org.). Além da alfabetização: a aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. São Paulo: Ática, 1996. 293 p. ISBN 8508059515. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular-BNCC disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br |
|||||||||||
2 |
CARVALHO, João Bosco Pitombeira Fernandes. Matemática: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. |
|||||||||||
3 |
GARCIA, Regina Leite. A formação da professora alfabetizadora: reflexões sobre a prática. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2015. |
|||||||||||
4 |
SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis: Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Educação, 2019 |
|||||||||||
5 |
SARMENTO, Manuel & GOUVEA, Maria Cristina Soares de (Orgs.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes 2008. |
|||||||||||
obs:* O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo. |
Para a atenticação do plano de ensino |