Uniplac - Graduação - Pedagogia - Conhecimentos Curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia: Educação a Distância Par783/17

PROFESSOR

Schayla Letyelle Costa Pissetti, Carlos Eduardo Canani


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Conhecimentos Curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I

0-18656

4

80


EMENTA

Fundamentos e metodologias para o processo de ensino/aprendizagem nas áreas das Linguagens e da Matemática nos anos imiciais do Ensino Fundamental.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver a sistematização, a interpretação e a abstração dos fundamentos e metodologias específicos nas áreas das linguagens e da matemática, no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, para a construção dos conhecimentos indispensáveis à continuidade do curso e ao exercício de sua profissão, com o devido respeito à diversidade e a promoção da qualidade educacional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Refletir sobre o ensino e a aprendizagem da matemática e das linguagens nos anos iniciais; 2. Propiciar discussões que levem a mudanças nas concepções de matemática, a partir do seu ensino e aprendizagem; 3. Levantar questionamentos sobre o papel da matemática na sociedade; 4. Discutir metodologias em torno dos conceitos das operações fundamentais em matemática: adição e subtração; multiplicação e divisão; 5. Refletir sobre currículo, avaliação e educação matemática; 6. Trazer novas ideias e formas de ensinar e aprender matemática nos anos iniciais do EF; 7. Refletir sobre a formação matemática da professora polivalente; 8. Propor formas de produzir significados matemáticos; 9. Conhecer algumas das tendências em educação matemática como a etnomatemática, a modelagem matemática, a resolução de problemas e outras; 10. Propor mudanças no ensino da matemática a partir de reflexões a respeito dela; 11. Introduzir os jogos na aprendizagem da matemática nos anos iniciais; 12. Tratar a questão do erro nas aulas de matemática; 13. Discutir o uso da calculadora nos anos iniciais; 14. Destacar a importância da informática nas aulas de matemática; 15. Discutir a questão da interdisciplinaridade nas aulas de matemática e de língua portuguesa; 16. Aplicar as novas metodologias aprendidas em aulas práticas; 17. Compreender a organização curricular da área das linguagens na Base Nacional Comum Curricular e no Currículo do Território Catarinense; 18. Discutir os fundamentos da língua portuguesa, enfatizando uma relação mediadora entre professor e aluno, em sala de aula, na seleção, organização e desenvolvimento de práticas de linguagem, objetos do conhecimento e habilidades, por meio de atividades significativas de linguagem, numa dimensão dialógica e numa perspectiva de construção do conhecimento; 19. Aplicar métodos e estratégias de ensino da língua portuguesa nas suas manifestações orais e escritas, em termos de produção e recepção de textos; 20. Apropriar-se das principais metodologias para o processo de ensino/aprendizagem na área das linguagens; 21. Utilizar os conhecimentos adquiridos na disciplina de maneira eficiente e autônoma em sua área de futura atuação


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Breve retomada de conceitos para introduzir a disciplina.
- A produção de significados matemáticos.
- Conceituar Fundamentos (textos).
- Conceituar Metodologia (textos)
- O desafio e possibilidades da interdisciplinaridade nos anos iniciais: a
matemática e outras áreas do conhecimento. (Parte geral e introdutória da BNCC e do Currículo Catarinense).
- A matemática na BNCC e Currículo Base do Ensino Fundamental 1 do
Território Catarinense:
- Unidades temáticas, Objetos do Conhecimento, Habilidades e Conteúdo a serem trabalhados do 1º ao 5º ano do EF, conforme a BNCC e Currículo
Catarinense.

20

2

Indicações metodológicas:
-Abordagens metodológicas nas aulas de matemática: a busca de novas
tendências para seu ensino e aprendizagem, como os jogos, resolução de
problemas, modelagem matemática e outras possibilidades.
- Uso da calculadora no Ensino Fundamental 1.
- Etnomatemática: conceito, concepções e ideias.
-Aulas práticas com postagens de produções próprias aplicando os
conhecimentos adquiridos.

20

3

-A área das linguagens na Base Nacional Comum Curricular
-As práticas de linguagem
-Leitura
-Tipos de leitura
-Estratégias de leitura e compreensão leitora
-Mediação de leitura e formação do leitor
-Produção de Textos
-As tipologias e os gêneros textuais
-A escrita como processo: planejamento, revisão e avaliação de textos
-Oralidade
-A aquisição da linguagem oral
-A variação linguística
-Análise linguística/semiótica
-A gramática contextualizada
-Convenções de escrita
-A pontuação
-Os campos de atuação
-Os objetos do conhecimento
-As habilidades da área das Linguagens
-As práticas de linguagem contemporâneas e os multiletramentos
-A área das linguagens no Currículo do Território Catarinense

20

4

-Metodologias para o processo de ensino/aprendizagem na área das linguagens
-As sequências didáticas
-As atividades de sistematização
-As atividades permanentes
-O planejamento e a avaliação na área de linguagens nos anos iniciais do ensino
fundamental
-A interdisciplinaridade e a área de linguagens
-As metodologias ativas e as aulas de linguagens

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h

* O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo.


Estratégias:Problematização. Interpretação e produção de textos. Pesquisa bibliográfica e da linha do tempo. - Problematização Leituras de textos previamente selecionados para debate no fórum (AVA). Oficinas e seminários abrangendo tanto conteúdos quanto metodologias de ensino de matemática. Leituras; Uso de recursos audiovisuais e materiais para fomentar as reflexões e debates. TI – Trabalho Individualizado; AE – Autoestudo; ExC - Exercícios Extraclasse, IAV - Interação no Ambiente Virtual; ET - Estudo de Texto;


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas discussões dos fóruns. Domínio conceitual - aplicação, dos conceitos apropriados, em questões apresentadas nas avaliações.

HABILIDADES

Capacidade de compreensão, análise e interpretação dos conceitos estudados sobre os conhecimentos curriculares dos anos iniciais do ensino fundamental nas áreas de Linguagens e Matemática; Capacidade de articular, mobilizar e colocar em ação os conhecimentos adquiridos; Investigação da resposta diante das questões propostas; Participação de maneira efetiva, crítica e coerente durante as aulas ministradas; Qualidade na produção dos trabalhos; Autonomia e busca do suporte disponível quando necessário, especialmente no que tange às questões de uso das ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); Aplicar os conceitos estudados em sua área de atuação, conforme perfil do egresso do curso de Pedagogia.

ATITUDES

Ter postura colaborativa nas aulas presenciais e no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); Possuir autonomia nas atividades de autoestudo; apresentar postura ética e respeitosa em todos os ambientes da disciplina; ser responsável, atento e participativo durante as aulas

OUTRAS

* O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Intergartiva

1-2-3-4

x

x

x

1

01/12/2023

Resumo

1

x

x

x

0.4

08/10/2023

x

29/10/2023

Fórum

1

x

x

x

0.5

08/10/2023

Tarefa

1

x

x

x

0.5

08/10/2023

x

29/10/2023

Vídeo

2

x

x

x

0.5

08/10/2023

x

29/10/2023

Mural

3

x

x

x

0.3

08/10/2023

Mapa Mental

3

x

x

x

0.4

08/10/2023

x

29/10/2023

Resumo

4

x

x

x

0.4

08/10/2023

Vídeo/fotiografia

4

x

x

x

0.4

08/10/2023

Glossário

4

x

x

x

0.5

08/10/2023

x

29/10/2023

Avaliação final

1-2-3-4

x

x

x

5.1

08/10/2023

x

29/10/2023


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GERALDI, João Wanderlei (org.). O texto na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Editora Ática, 2004. 136 p. (Coleção na sala de aula). ISBN 8508062206.

2

TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Liliana (org.). Além da alfabetização: a aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. São Paulo: Ática, 1996. 293 p. ISBN 8508059515.

3

TOLEDO, Marília; TOLEDO, Mauro. Didática de matemática: Como doís e doís a construção de matemática. São Paulo: Editora FTD S/a, 1997. 335 p. 23144 ISBN 853223548-4


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CRISOSTOMO, Alessandro Lombardi. O ensino de filosofia a partir da BNCC. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786589881391.

2

BAGNO, Marcos. Gramática, pra que te quero@p0: os conhecimentos linguísticos nos livros didáticos de português. Curitiba: Aymará, 2010. 319 p. (Mundo das ideias). ISBN 978-85-7841-620-1.

3

DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de matemática: 1ª a 5ª séries. 12. ed. São Paulo: Ática, 2000. 176 p. ISBN 8508032196.

4

GOMES, Maria Lúcia de Castro Gomes. Metodologia do ensino de língua portuguesa. 2.ed. Curitiba: InterSaberes, 2015. 213p. ISBN 9788544301944.

5

SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. COORDENADORIA GERAL DE ENSINO. Proposta curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: síntese teórica e prática pedagógicas. Florianópolis: Cogem, 1998. 4997

obs:* O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo.

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática