PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par783/17 |
PROFESSOR |
Schayla Letyelle Costa Pissetti, Carlos Eduardo Canani |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Conhecimentos Curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I |
0-18656 |
6º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Fundamentos e metodologias para o processo de ensino/aprendizagem nas áreas das Linguagens e da Matemática nos anos imiciais do Ensino Fundamental. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver a sistematização, a interpretação e a abstração dos fundamentos e metodologias específicos nas áreas das linguagens e da matemática, no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, para a construção dos conhecimentos indispensáveis à continuidade do curso e ao exercício de sua profissão, com o devido respeito à diversidade e a promoção da qualidade educacional. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Refletir sobre o ensino e a aprendizagem da matemática e das linguagens nos anos iniciais; 2. Propiciar discussões que levem a mudanças nas concepções de matemática, a partir do seu ensino e aprendizagem; 3. Levantar questionamentos sobre o papel da matemática na sociedade; 4. Discutir metodologias em torno dos conceitos das operações fundamentais em matemática: adição e subtração; multiplicação e divisão; 5. Refletir sobre currículo, avaliação e educação matemática; 6. Trazer novas ideias e formas de ensinar e aprender matemática nos anos iniciais do EF; 7. Refletir sobre a formação matemática da professora polivalente; 8. Propor formas de produzir significados matemáticos; 9. Conhecer algumas das tendências em educação matemática como a etnomatemática, a modelagem matemática, a resolução de problemas e outras; 10. Propor mudanças no ensino da matemática a partir de reflexões a respeito dela; 11. Introduzir os jogos na aprendizagem da matemática nos anos iniciais; 12. Tratar a questão do erro nas aulas de matemática; 13. Discutir o uso da calculadora nos anos iniciais; 14. Destacar a importância da informática nas aulas de matemática; 15. Discutir a questão da interdisciplinaridade nas aulas de matemática e de língua portuguesa; 16. Aplicar as novas metodologias aprendidas em aulas práticas; 17. Compreender a organização curricular da área das linguagens na Base Nacional Comum Curricular e no Currículo do Território Catarinense; 18. Discutir os fundamentos da língua portuguesa, enfatizando uma relação mediadora entre professor e aluno, em sala de aula, na seleção, organização e desenvolvimento de práticas de linguagem, objetos do conhecimento e habilidades, por meio de atividades significativas de linguagem, numa dimensão dialógica e numa perspectiva de construção do conhecimento; 19. Aplicar métodos e estratégias de ensino da língua portuguesa nas suas manifestações orais e escritas, em termos de produção e recepção de textos; 20. Apropriar-se das principais metodologias para o processo de ensino/aprendizagem na área das linguagens; 21. Utilizar os conhecimentos adquiridos na disciplina de maneira eficiente e autônoma em sua área de futura atuação |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Breve retomada de conceitos para introduzir a disciplina. |
20 |
2 |
Indicações metodológicas: |
20 |
3 |
-A área das linguagens na Base Nacional Comum Curricular |
20 |
4 |
-Metodologias para o processo de ensino/aprendizagem na área das linguagens |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
* O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo. |
Estratégias:Problematização. Interpretação e produção de textos. Pesquisa bibliográfica e da linha do tempo. - Problematização Leituras de textos previamente selecionados para debate no fórum (AVA). Oficinas e seminários abrangendo tanto conteúdos quanto metodologias de ensino de matemática. Leituras; Uso de recursos audiovisuais e materiais para fomentar as reflexões e debates. TI – Trabalho Individualizado; AE – Autoestudo; ExC - Exercícios Extraclasse, IAV - Interação no Ambiente Virtual; ET - Estudo de Texto; |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas discussões dos fóruns. Domínio conceitual - aplicação, dos conceitos apropriados, em questões apresentadas nas avaliações. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de compreensão, análise e interpretação dos conceitos estudados sobre os conhecimentos curriculares dos anos iniciais do ensino fundamental nas áreas de Linguagens e Matemática; Capacidade de articular, mobilizar e colocar em ação os conhecimentos adquiridos; Investigação da resposta diante das questões propostas; Participação de maneira efetiva, crítica e coerente durante as aulas ministradas; Qualidade na produção dos trabalhos; Autonomia e busca do suporte disponível quando necessário, especialmente no que tange às questões de uso das ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); Aplicar os conceitos estudados em sua área de atuação, conforme perfil do egresso do curso de Pedagogia. |
|||||||||||
ATITUDES |
Ter postura colaborativa nas aulas presenciais e no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); Possuir autonomia nas atividades de autoestudo; apresentar postura ética e respeitosa em todos os ambientes da disciplina; ser responsável, atento e participativo durante as aulas |
|||||||||||
OUTRAS |
* O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Intergartiva |
1-2-3-4 |
x |
x |
x |
1 |
01/12/2023 |
|
|
||||
Resumo |
1 |
x |
x |
x |
0.4 |
08/10/2023 |
x |
29/10/2023 |
||||
Fórum |
1 |
x |
x |
x |
0.5 |
08/10/2023 |
|
|
||||
Tarefa |
1 |
x |
x |
x |
0.5 |
08/10/2023 |
x |
29/10/2023 |
||||
Vídeo |
2 |
x |
x |
x |
0.5 |
08/10/2023 |
x |
29/10/2023 |
||||
Mural |
3 |
x |
x |
x |
0.3 |
08/10/2023 |
|
|
||||
Mapa Mental |
3 |
x |
x |
x |
0.4 |
08/10/2023 |
x |
29/10/2023 |
||||
Resumo |
4 |
x |
x |
x |
0.4 |
08/10/2023 |
|
|
||||
Vídeo/fotiografia |
4 |
x |
x |
x |
0.4 |
08/10/2023 |
|
|
||||
Glossário |
4 |
x |
x |
x |
0.5 |
08/10/2023 |
x |
29/10/2023 |
||||
Avaliação final |
1-2-3-4 |
x |
x |
x |
5.1 |
08/10/2023 |
x |
29/10/2023 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
GERALDI, João Wanderlei (org.). O texto na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Editora Ática, 2004. 136 p. (Coleção na sala de aula). ISBN 8508062206. |
|||||||||||
2 |
TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Liliana (org.). Além da alfabetização: a aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. São Paulo: Ática, 1996. 293 p. ISBN 8508059515. |
|||||||||||
3 |
TOLEDO, Marília; TOLEDO, Mauro. Didática de matemática: Como doís e doís a construção de matemática. São Paulo: Editora FTD S/a, 1997. 335 p. 23144 ISBN 853223548-4 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
CRISOSTOMO, Alessandro Lombardi. O ensino de filosofia a partir da BNCC. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786589881391. |
|||||||||||
2 |
BAGNO, Marcos. Gramática, pra que te quero@p0: os conhecimentos linguísticos nos livros didáticos de português. Curitiba: Aymará, 2010. 319 p. (Mundo das ideias). ISBN 978-85-7841-620-1. |
|||||||||||
3 |
DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de matemática: 1ª a 5ª séries. 12. ed. São Paulo: Ática, 2000. 176 p. ISBN 8508032196. |
|||||||||||
4 |
GOMES, Maria Lúcia de Castro Gomes. Metodologia do ensino de língua portuguesa. 2.ed. Curitiba: InterSaberes, 2015. 213p. ISBN 9788544301944. |
|||||||||||
5 |
SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. COORDENADORIA GERAL DE ENSINO. Proposta curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: síntese teórica e prática pedagógicas. Florianópolis: Cogem, 1998. 4997 |
|||||||||||
obs:* O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo. |
Para a atenticação do plano de ensino |