PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par783/17 |
PROFESSOR |
Regimari Cristina Rodolfi Beppler, Jourdan Linder Silva |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Libras I |
0-18658 |
6º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Fundamentos históricos e epistemológicos da Língua de Sinais. Surdez e Linguagem. Culturas e Identidades Surdas. Sinal e seus Parâmetros. Noções gramaticais e Vocabulário Básico. |
OBJETIVO GERAL |
Promover a apreensão de aspectos gramaticais básicos da Libras, percebendo seu status de língua oficial da comunidade surda do Brasil, e a importância de sua utilização como valorização cultural nos processos educacionais de surdos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
> Conhecer os fundamentos históricos e epistemológicos da Língua de Sinais, a fim de problematizar a realidade da atual educação de surdos; > Compreender os processos de pensamento e linguagem da pessoa surda, relacionando-os a seu aprendizado; > Valorizar as culturas e identidades surdas nos processos educacionais inclusivos; > Apreender os parâmetros que levam a construção dos sinais da Libras; > Adquirir vocabulário básico em Libras, assimilando a gramática que envolve os sinais estudados. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Língua de Sinais; Surdez e Linguagem: |
20 |
2 |
Culturas e Identidades Surdas: |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:Aula Expositiva Dialogada. Estudo de texto. Videoaula. Traduções e Interpretações. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Apreensão dos aspectos relacionados à Língua Brasileira de Sinais e entendimento dos processos socioeducacionais de surdos. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Utilização dos sinais da Libras gramaticalmente fundamentados. |
|||||||||||
ATITUDES |
A avaliação será holística, contemplando inclusive o anseio para que os processos socioeducacionais atinjam o sujeito surdo através da Libras. |
|||||||||||
OUTRAS |
. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Atividade Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
|
|
||||
Fóruns Temáticos |
1 e 2 |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação on-line |
1 e 2 |
x |
x |
x |
2.9 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação Presencial |
1 e 2 |
x |
x |
x |
5.1 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
GESSER, Audrei. Libras@p0: que língua é essa@p1 crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009. 87 p. (Série estratégias de ensino, 14). ISBN 978-85-7934-001-7. |
|||||||||||
2 |
LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; SANTOS, Lara Ferreira dos (org.). Tenho um aluno surdo, e agora@p2: introdução à Libras e educação de surdos. São Paulo: EdUFSCar, 2014. ISBN 978-85-7600-307-6. |
|||||||||||
3 |
SKLIAR, Carlos (org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. 6.ed. Porto Alegre: Mediação, 2012. 190 p. ISBN 978-85-87063-17-5. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
FERNANDES, Eulalia; FERNANDES, Eulalia. Surdez e bilinguismo. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2011. |
|||||||||||
2 |
LACERDA, Cristina B. Feitosa de. Intérprete de libras: em atuação na educação infantil e no ensino fundamental. Porto Alegre: Mediação, 2015. |
|||||||||||
3 |
LODI, Ana Claudia B. Uma escola, duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010. QUADROS, Ronice Müller de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997. |
|||||||||||
4 |
QUADROS, Ronice Müller de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997. Número de chamada: 371.912 Q1e |
|||||||||||
5 |
LOPES, Maura Corcini. Surdez & educação. São Paulo: Autêntica, 2007. Recurso online. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |