Uniplac - Graduação - Pedagogia - Libras I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia: Educação a Distância Par783/17

PROFESSOR

Regimari Cristina Rodolfi Beppler, Jourdan Linder Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Libras I

0-18658

2

40


EMENTA

Fundamentos históricos e epistemológicos da Língua de Sinais. Surdez e Linguagem. Culturas e Identidades Surdas. Sinal e seus Parâmetros. Noções gramaticais e Vocabulário Básico.


OBJETIVO GERAL

Promover a apreensão de aspectos gramaticais básicos da Libras, percebendo seu status de língua oficial da comunidade surda do Brasil, e a importância de sua utilização como valorização cultural nos processos educacionais de surdos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

> Conhecer os fundamentos históricos e epistemológicos da Língua de Sinais, a fim de problematizar a realidade da atual educação de surdos; > Compreender os processos de pensamento e linguagem da pessoa surda, relacionando-os a seu aprendizado; > Valorizar as culturas e identidades surdas nos processos educacionais inclusivos; > Apreender os parâmetros que levam a construção dos sinais da Libras; > Adquirir vocabulário básico em Libras, assimilando a gramática que envolve os sinais estudados.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Língua de Sinais; Surdez e Linguagem:

1.1 Sinais e Parâmetros

1.2 Epistemologia das Línguas de Sinais e História da Educação de Surdos

1.3 Filosofias Educacionais



1.4 Surdez e Bilinguismo: O pensamento e a aquisição da L1 e L2

1.5 Legislação

1.6 A Língua Portuguesa na modalidade escrita, para surdos.

20

2

Culturas e Identidades Surdas:



2.1 Alfabeto Manual



2.2 Identidades Surdas



2.3 Culturas Surdas: a comunidade Surda e os artefatos Culturais



2.4 Inclusão-escolar x Escola Bilíngue



2.5 Professor regente, Intérprete Educacional e Pedagogia Visual

20

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:Aula Expositiva Dialogada. Estudo de texto. Videoaula. Traduções e Interpretações.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Apreensão dos aspectos relacionados à Língua Brasileira de Sinais e entendimento dos processos socioeducacionais de surdos.

HABILIDADES

Utilização dos sinais da Libras gramaticalmente fundamentados.

ATITUDES

A avaliação será holística, contemplando inclusive o anseio para que os processos socioeducacionais atinjam o sujeito surdo através da Libras.

OUTRAS

.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Atividade Integrativa

Todas

x

x

x

1

A definir

Fóruns Temáticos

1 e 2

x

x

x

1

A definir

Avaliação on-line

1 e 2

x

x

x

2.9

A definir

x

A definir

Avaliação Presencial

1 e 2

x

x

x

5.1

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GESSER, Audrei. Libras@p0: que língua é essa@p1 crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009. 87 p. (Série estratégias de ensino, 14). ISBN 978-85-7934-001-7.

2

LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; SANTOS, Lara Ferreira dos (org.). Tenho um aluno surdo, e agora@p2: introdução à Libras e educação de surdos. São Paulo: EdUFSCar, 2014. ISBN 978-85-7600-307-6.

3

SKLIAR, Carlos (org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. 6.ed. Porto Alegre: Mediação, 2012. 190 p. ISBN 978-85-87063-17-5.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

FERNANDES, Eulalia; FERNANDES, Eulalia. Surdez e bilinguismo. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2011.

2

LACERDA, Cristina B. Feitosa de. Intérprete de libras: em atuação na educação infantil e no ensino fundamental. Porto Alegre: Mediação, 2015.

3

LODI, Ana Claudia B. Uma escola, duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010. QUADROS, Ronice Müller de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.

4

QUADROS, Ronice Müller de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997. Número de chamada: 371.912 Q1e

5

LOPES, Maura Corcini. Surdez & educação. São Paulo: Autêntica, 2007. Recurso online.

obs:

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