PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par783/17 |
PROFESSOR |
Schayla Letyelle Costa Pissetti |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Pesquisa e Prática Pedagógica I |
0-18659 |
6º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Pesquisa em educação. Pesquisa educacional no Brasil. Escola como campo de pesquisa. |
OBJETIVO GERAL |
Analisar as pesquisas em educação no Brasil na perspectiva da escola como campo de investigação, considerando a metodologia de pesquisa e científica. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Relembrar conteúdos de metodologia da pesquisa. 2.Relembrar conteúdos de metodologia cientifica de acordo com a ABNT. 3. Elaborar projeto de pesquisa em educação para as unidades escolares, a ser desenvolvido no 7º semestre. 4. Reconhecer as etapas de elaboração de um artigo cientifico e ser escrito no 8º semestre. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Pesquisa em Educação no Brasil- Pesquisa em educação- Pesquisa educacional no Brasil- Escola como campo de pesquisa- Importância da pesquisa na área da educação |
20 |
2 |
Metodologia da pesquisa científica- Metodologia da pesquisa- Metodologia científica- Projetos de pesquisa- Como elaborar um projeto de pesquisa- Coleta de dados- Comitê de ética em pesquisa- Elaboração de artigo a partir de projeto de pesquisa |
19 |
|
TOTAL DE HORAS |
39 h |
Os acadêmicos receberão cronograma com todas as datas de encontros presenciais, fóruns e avaliações. |
Estratégias:Aula expositiva e dialogada; vídeo autoral, trabalho de pesquisa; leituras e escritas, interação no ambiente virtual de ensino. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas; manifestações orais e domínio do conhecimento apropriado da disciplina. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Oralidade, escrita, produção do conhecimento; investigação; aplicação dos conceitos estudados; relações estabelecidas; objetividade, coerência e correção na escrita. |
|||||||||||
ATITUDES |
Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos. |
|||||||||||
OUTRAS |
A avaliação será diagnóstica e formativa. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
|
|
||||
Fórum temático |
|
x |
x |
x |
1 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação final - Projeto |
Todos |
x |
x |
x |
6 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Mapa mental |
|
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006. 120 p. ISBN 85-249-0282-5. |
|||||||||||
2 |
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 2.ed. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 1995. 193 p. (Coleção Magistério) 10762 ISBN 853080307-8 |
|||||||||||
3 |
SANTOS FILHO, José Camilo dos; GAMBOA, Silvio Sánchez (org.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2007. 111 p. (Questões da nossa época). ISBN 9788524905537. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projetos e relatórios, publicações. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001. |
|||||||||||
2 |
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. rev. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2010. |
|||||||||||
3 |
KINCHELOE, J. L.; BERRY, K. S. Pesquisa em educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007. |
|||||||||||
4 |
OLIVEIRA, R. C. de. O trabalho do antropólogo. 2. ed. rev. São Paulo: Paralelo, 2000. |
|||||||||||
5 |
TEIXEIRA, Z. C. et. al (Org). Caderno para apresentação de trabalhos acadêmicos. Lages: UNIPLAC, 2005. |
|||||||||||
obs:Os acadêmicos receberão cronograma com todas as datas de encontros presenciais, fóruns e avaliações. |
Para a atenticação do plano de ensino |