Uniplac - Graduação - Pedagogia - Pesquisa e Prática Pedagógica I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia: Educação a Distância Par783/17

PROFESSOR

Schayla Letyelle Costa Pissetti


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Pesquisa e Prática Pedagógica I

0-18659

2

40


EMENTA

Pesquisa em educação. Pesquisa educacional no Brasil. Escola como campo de pesquisa.


OBJETIVO GERAL

Analisar as pesquisas em educação no Brasil na perspectiva da escola como campo de investigação, considerando a metodologia de pesquisa e científica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Relembrar conteúdos de metodologia da pesquisa. 2.Relembrar conteúdos de metodologia cientifica de acordo com a ABNT. 3. Elaborar projeto de pesquisa em educação para as unidades escolares, a ser desenvolvido no 7º semestre.  4. Reconhecer as etapas de elaboração de um artigo cientifico e ser escrito no 8º semestre. 


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

 Pesquisa em Educação no Brasil- Pesquisa em educação- Pesquisa educacional no Brasil- Escola como campo de pesquisa- Importância da pesquisa na área da educação 

20

2

 Metodologia da pesquisa científica- Metodologia da pesquisa- Metodologia científica- Projetos de pesquisa- Como elaborar um projeto de pesquisa- Coleta de dados- Comitê de ética em pesquisa- Elaboração de artigo a partir de projeto de pesquisa

19

 

TOTAL DE HORAS

39 h

Os acadêmicos receberão cronograma com todas as datas de encontros presenciais, fóruns e avaliações. 


Estratégias:Aula expositiva e dialogada; vídeo autoral, trabalho de pesquisa; leituras e escritas, interação no ambiente virtual de ensino.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas; manifestações orais e domínio do conhecimento apropriado da disciplina.  

HABILIDADES

Oralidade, escrita, produção do conhecimento; investigação; aplicação dos conceitos estudados; relações estabelecidas; objetividade, coerência e correção na escrita. 

ATITUDES

Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos.

OUTRAS

A avaliação será diagnóstica e formativa.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

Todas

x

x

x

1

A definir

Fórum temático

x

x

x

1

A definir

Avaliação final - Projeto

Todos

x

x

x

6

A definir

x

A definir

Mapa mental

x

x

x

2

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006. 120 p. ISBN 85-249-0282-5.

2

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 2.ed. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 1995. 193 p. (Coleção Magistério) 10762 ISBN 853080307-8

3

SANTOS FILHO, José Camilo dos; GAMBOA, Silvio Sánchez (org.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2007. 111 p. (Questões da nossa época). ISBN 9788524905537.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projetos e relatórios, publicações. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

2

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. rev. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2010.

3

KINCHELOE, J. L.; BERRY, K. S. Pesquisa em educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.

4

OLIVEIRA, R. C. de. O trabalho do antropólogo. 2. ed. rev. São Paulo: Paralelo, 2000.

5

TEIXEIRA, Z. C. et. al (Org). Caderno para apresentação de trabalhos acadêmicos. Lages: UNIPLAC, 2005.

obs:Os acadêmicos receberão cronograma com todas as datas de encontros presenciais, fóruns e avaliações. 

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