PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par783/17 |
PROFESSOR |
Carlos Alberto Bertaiolli, Lucia Ceccato de Lima, Schayla Letyelle Costa Pissetti, Vanessa Goulart Branco |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Conhecimentos Curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental III |
0-18667 |
8º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Fundamentos e metodologias para o processo ensino/aprendizagem nas áreas das Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza na educação de jovens, adultos e idosos. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos, a fim de construir um referencial indispensável para a continuidade do curso e no exercício da profissão docente envolvendo o público de jovens, adultos e idosos. Oportunizar aos futuros professores do ensino fundamental, discussão teórico-metodológica sobre o Ensino de Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia e Ciências da Natureza, superando limitações de conteúdos e metodologias no processo de ensino aprendizagem na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Verificar o que a legislação traz acerca da Matemática na educação de jovens, adultos e idosos; - Refletir acerca das peculiaridades no ensino da EJA, bem como as adaptações curriculares necessárias para este contexto; - Repensar as cinco unidades temáticas previstas para o ensino da Matemática, para que estejam em consonância com as especificidades da EJA, através do estudo das habilidades e das competências a serem desenvolvidas em cada unidade; - Elaborar estratégias práticas e dinâmicas para trabalhar conteúdos matemáticos na EJA; - Ampliar as percepções acerca da área das Linguagens; - Refletir sobre o não-lugar da Educação de Jovens e Adultos nas organizações curriculares; - Aplicar métodos e estratégias de ensino da Língua Portuguesa nas suas manifestações orais e escritas, em termos de produção e recepção de textos para estudantes da EJA; - Revisitar a organização curricular do componente Língua Portuguesa, dos anos iniciais, na Base Nacional Comum Curricular; - Reconhecer o contexto da Educação de Jovens e Adultos e as especificiadades deste em relação à BNCC e o que esta política preocuniza para os componentes História e Geografia; - Dissertar sobre possíveis alinhamentos entre os componentes curriculares História e Geografia na ótica da interdisciplinaridade no âmbito da EJA; - Compreender o processo de produção do conhecimento no contexto sócio histórico e metodológico da Andragogia para o ensino de Ciências da natureza; - Estabelecer relações entre o planejamento e a avaliação do processo ensino-aprendizagem no Ensino de Ciências da Natureza na Educação de Jovens, Adultos e Idosos; - Superar limitações de conceitos e metodologias para o Ensino de Ciências da Natureza; - Elaborar atividades e metodologias ativas (experimentos, projetos) para o Ensino de Ciências da Natureza. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Reflexões iniciais |
20 |
2 |
Percursos curriculares |
20 |
3 |
Contextos e saberes da/na EJA |
20 |
4 |
Conhecimentos Curriculares em Ciências da Natureza |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Participação frequente nas aulas remotas |
Estratégias:Aula remota expositiva e dialogada; Estudos de caso; Estudo de texto e leituras diversas; Vídeos elaborados pela professora e vídeos do Youtube; Participação de atividades coletivas com uso de recursos tecnológicos. Atividades individuais de produção: carta poema e sequência didática. fórum e produção escrita ( análise) Trabalho de pesquisa; Leituras individuais; Atividades individuais e em grupos. Atividades experimentais; Projetos Pedagógicos, entre outras estratégias ativas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas discussões em aula e nas avaliações. Avaliações individuais utilizando plataformas digitais. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Apresentar capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em avaliações. Capacidade de trabalhar em grupo, saber ouvir, interpretar e dialogar com os colegas |
|||||||||||
ATITUDES |
Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Participação nas aulas remotas. Interação e compromisso no trabalho de equipe |
|||||||||||
OUTRAS |
Participação frequente nas aulas remotas |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Integrativa |
1-2-3-4 |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação Presencial |
1-2-3-4 |
x |
x |
x |
5.1 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Mural |
1 |
x |
x |
x |
0.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Tarefa |
1 |
x |
x |
x |
0.5 |
A definir |
|
|
||||
Carta Poema |
2 |
x |
x |
x |
0.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Sequência Didática |
2 |
x |
x |
x |
0.5 |
A definir |
|
|
||||
Síntese |
3 |
|
|
|
0.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Fórum |
3 |
x |
x |
x |
0.5 |
A definir |
|
|
||||
Quadro síntese |
4 |
x |
x |
x |
0.3 |
A definir |
|
|
||||
Tarefa |
4 |
x |
x |
x |
0.2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Tarefa |
4 |
x |
x |
x |
0.2 |
A definir |
|
|
||||
Quadro comparativo |
4 |
x |
x |
x |
0.2 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1982. 96 p. (Coleção polêmicas do nosso tempo). |
|||||||||||
2 |
ANTUÑA, Creusa Denise Teixeira; FARIA, Vitória Líbia Barreto. Projeto interdisciplinar para formação de educadores de crianças de 0 a 6 anos: Uma proposta metodológica : relato e análise do processo. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 1997. 151 p. 18549 |
|||||||||||
3 |
LIMA, Alvino; FIAD, Raquel Salek; MAYRINK-SABINSON, Maria Laura T. Cenas de aquisição da escrita: o trabalho do sujeito como o texto. São Paulo: Mercado de Letras, 2001. 204 p. (Coleção Leituras No Brasil) ISBN 85857725389 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3.ed. Rio de Janeiro: Cortez Editora, 2001. 118 p. 23168 ISBN 852490741X |
|||||||||||
2 |
SACRISTÁN, J. Gimeno. A educação obrigatória: seu sentido educativo e social. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2001. 128 p. ISBN 8573077328. |
|||||||||||
3 |
SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. COORDENADORIA GERAL DE ENSINO. Proposta curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: síntese teórica e prática pedagógicas. Florianópolis: Cogem, 1998. 4997 |
|||||||||||
4 |
CATUNDA, Ricardo. Recriando a recreação. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 2005. ISBN 9788573321172. |
|||||||||||
5 |
BANDEIRA, Manuel. Antologia poética. 6.ed. Rio de Janeiro: Sabiá, 1961. 242 p. 12625 |
|||||||||||
6 |
.http://nepegeo.ufsc.br/files/2014/06/ARTIGOVanessa-e-Mayra.pdf |
|||||||||||
7 |
file:///C:/Users/Bertaiollica/Downloads/80636.pdf |
|||||||||||
8 |
https://www.academia.edu/39500381/O_N%C3%83O_LUGAR_DA_EDUCA %C3%87%C3%83O_DE_JOVENS_E_ADULTOS_NA_BNCC |
|||||||||||
9 |
DELIZOICOV, Demétrio. Metodologia do ensino de ciências. 2.ed. São Paulo: Cortez Editora, 1990. 207 p.:il (Coleção Magistério 2º Grau. Série Formação Do Professor) 4535 ISBN 85-249-0272 |
|||||||||||
10 |
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2005. 148 p. (Coleção leitura). ISBN 85-219-0243-3. |
|||||||||||
obs:Participação frequente nas aulas remotas |
Para a atenticação do plano de ensino |