Uniplac - Graduação - Pedagogia - Conhecimentos Curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental III - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia: Educação a Distância Par783/17

PROFESSOR

Carlos Alberto Bertaiolli, Lucia Ceccato de Lima, Schayla Letyelle Costa Pissetti, Vanessa Goulart Branco


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Conhecimentos Curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental III

0-18667

4

80


EMENTA

Fundamentos e metodologias para o processo ensino/aprendizagem nas áreas das Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza na educação de jovens, adultos e idosos.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos, a fim de construir um referencial indispensável para a continuidade do curso e no exercício da profissão docente envolvendo o público de jovens, adultos e idosos. Oportunizar aos futuros professores do ensino fundamental, discussão teórico-metodológica sobre o Ensino de Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia e Ciências da Natureza, superando limitações de conteúdos e metodologias no processo de ensino aprendizagem na Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Verificar o que a legislação traz acerca da Matemática na educação de jovens, adultos e idosos; - Refletir acerca das peculiaridades no ensino da EJA, bem como as adaptações curriculares necessárias para este contexto; - Repensar as cinco unidades temáticas previstas para o ensino da Matemática, para que estejam em consonância com as especificidades da EJA, através do estudo das habilidades e das competências a serem desenvolvidas em cada unidade; - Elaborar estratégias práticas e dinâmicas para trabalhar conteúdos matemáticos na EJA; - Ampliar as percepções acerca da área das Linguagens; - Refletir sobre o não-lugar da Educação de Jovens e Adultos nas organizações curriculares; - Aplicar métodos e estratégias de ensino da Língua Portuguesa nas suas manifestações orais e escritas, em termos de produção e recepção de textos para estudantes da EJA; - Revisitar a organização curricular do componente Língua Portuguesa, dos anos iniciais, na Base Nacional Comum Curricular; - Reconhecer o contexto da Educação de Jovens e Adultos e as especificiadades deste em relação à BNCC e o que esta política preocuniza para os componentes História e Geografia; - Dissertar sobre possíveis alinhamentos entre os componentes curriculares História e Geografia na ótica da interdisciplinaridade no âmbito da EJA; - Compreender o processo de produção do conhecimento no contexto sócio histórico e metodológico da Andragogia para o ensino de Ciências da natureza; - Estabelecer relações entre o planejamento e a avaliação do processo ensino-aprendizagem no Ensino de Ciências da Natureza na Educação de Jovens, Adultos e Idosos; - Superar limitações de conceitos e metodologias para o Ensino de Ciências da Natureza; - Elaborar atividades e metodologias ativas (experimentos, projetos) para o Ensino de Ciências da Natureza.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Reflexões iniciais
- Apresentação do plano de ensino e da dinâmica da disciplina;
- Reflexões acerca da EJA e as diferenças do ensino regular;
- O que a legislação fala sobre o ensino de Matemática para jovens, adultos e
idosos (LDBEN, BNCC, Currículo Catarinense).
Unidades temáticas / Objetos do conhecimento e Habilidades:
-Unidades temáticas: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas,
Probabilidade e Estatística e seus principais objetos do conhecimento,
selecionados por ano escolar; bem como suas possibilidades e abordagens;
- Repensar essas unidades de modo que sejam compatíveis com a educação de
jovens e adultos, desde a linguagem até os objetos do conhecimento elencados. Metodologias:
- Pesquisar e aprofundar ideias relacionadas às metodologias adequadas ao
ensino da Matemática na EJA;
- Com base na BNCC, tomar como inspiração os processos matemáticos:
resolução de problemas, modelagem, investigação e desenvolvimento de
projetos;
- Refletir sobre as possibilidades que esses processos matemáticos podem trazer
ao serem utilizados na docência da Matemática na EJA.

20

2

Percursos curriculares
- Desafios frente ao currículo;
- Qual organização curricular deve ser trabalhada na modalidade EJA@p0;
- As linguagens (e a linguagem) para jovens e adultos;
- As sequências didáticas como métodos de sistematização do ensino da Língua
Portuguesa baseado nos gêneros textuais.
Ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa
- Leitura, escrita e cidadania;
- O componente Língua Portuguesa na Base Nacional Comum Curricular;
- Fundamentos e metodologias da Língua Portuguesa voltados à Educação de
Jovens e Adultos.
- Aplicação de sequências didáticas, alicerçadas pelos gêneros textuais, para
estudantes da EJA.

20

3

Contextos e saberes da/na EJA
- O Contexto da EJA: público, espaços e saberes;
- Os Componentes Cuccirulares História e Geografia na BNCC párea o Ensino
Fundamental Anos Iniciais;Ensinagem de História e Geografia
- Articulações entre o preconizado pela BNCC para os componentes curriculares
História e Geografia na EJA no âmbito do Ensino Fundamental Anos Iniciais .
- Categorias de Estudos: Tempo, Espaço, Sociabilidades, Raciocínio Geográfico;

20

4

Conhecimentos Curriculares em Ciências da Natureza
- Fundamentos históricos e filosóficos do ensino de ciências Natureza para
Educação de Jovens, Adultos e Idosos. no Brasil;
-A Interdisciplinaridade e o ensino de ciências;
-Produção do conhecimento científico;
-Construção dos conceitos científicos e Conteúdos Curriculares;
-Processos de ensinar e aprender ciências Educação de Jovens, Adultos e
Idosos.;
-Propostas curriculares oficiais de ensino de ciências;
- Inserção das ciências da natureza o cotidiano da educação básica/Ensino
fundamental
- Metodologias para ensino de Ciências Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Participação frequente nas aulas remotas


Estratégias:Aula remota expositiva e dialogada; Estudos de caso; Estudo de texto e leituras diversas; Vídeos elaborados pela professora e vídeos do Youtube; Participação de atividades coletivas com uso de recursos tecnológicos. Atividades individuais de produção: carta poema e sequência didática. fórum e produção escrita ( análise) Trabalho de pesquisa; Leituras individuais; Atividades individuais e em grupos. Atividades experimentais; Projetos Pedagógicos, entre outras estratégias ativas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas discussões em aula e nas avaliações. Avaliações individuais utilizando plataformas digitais.

HABILIDADES

Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Apresentar capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em avaliações. Capacidade de trabalhar em grupo, saber ouvir, interpretar e dialogar com os colegas

ATITUDES

Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Participação nas aulas remotas. Interação e compromisso no trabalho de equipe

OUTRAS

Participação frequente nas aulas remotas

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

1-2-3-4

x

x

x

1

A definir

Avaliação Presencial

1-2-3-4

x

x

x

5.1

A definir

x

A definir

Mural

1

x

x

x

0.5

A definir

x

A definir

Tarefa

1

x

x

x

0.5

A definir

Carta Poema

2

x

x

x

0.5

A definir

x

A definir

Sequência Didática

2

x

x

x

0.5

A definir

Síntese

3

0.5

A definir

x

A definir

Fórum

3

x

x

x

0.5

A definir

Quadro síntese

4

x

x

x

0.3

A definir

Tarefa

4

x

x

x

0.2

A definir

x

A definir

Tarefa

4

x

x

x

0.2

A definir

Quadro comparativo

4

x

x

x

0.2

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1982. 96 p. (Coleção polêmicas do nosso tempo).

2

ANTUÑA, Creusa Denise Teixeira; FARIA, Vitória Líbia Barreto. Projeto interdisciplinar para formação de educadores de crianças de 0 a 6 anos: Uma proposta metodológica : relato e análise do processo. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 1997. 151 p. 18549

3

LIMA, Alvino; FIAD, Raquel Salek; MAYRINK-SABINSON, Maria Laura T. Cenas de aquisição da escrita: o trabalho do sujeito como o texto. São Paulo: Mercado de Letras, 2001. 204 p. (Coleção Leituras No Brasil) ISBN 85857725389


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3.ed. Rio de Janeiro: Cortez Editora, 2001. 118 p. 23168 ISBN 852490741X

2

SACRISTÁN, J. Gimeno. A educação obrigatória: seu sentido educativo e social. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2001. 128 p. ISBN 8573077328.

3

SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. COORDENADORIA GERAL DE ENSINO. Proposta curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: síntese teórica e prática pedagógicas. Florianópolis: Cogem, 1998. 4997

4

CATUNDA, Ricardo. Recriando a recreação. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 2005. ISBN 9788573321172.

5

BANDEIRA, Manuel. Antologia poética. 6.ed. Rio de Janeiro: Sabiá, 1961. 242 p. 12625

6

.http://nepegeo.ufsc.br/files/2014/06/ARTIGOVanessa-e-Mayra.pdf

7

file:///C:/Users/Bertaiollica/Downloads/80636.pdf

8

https://www.academia.edu/39500381/O_N%C3%83O_LUGAR_DA_EDUCA %C3%87%C3%83O_DE_JOVENS_E_ADULTOS_NA_BNCC

9

DELIZOICOV, Demétrio. Metodologia do ensino de ciências. 2.ed. São Paulo: Cortez Editora, 1990. 207 p.:il (Coleção Magistério 2º Grau. Série Formação Do Professor) 4535 ISBN 85-249-0272

10

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2005. 148 p. (Coleção leitura). ISBN 85-219-0243-3.

obs:Participação frequente nas aulas remotas

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática