PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par783/17 |
PROFESSOR |
Marta Aparecida de Lima Machado Calegari |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio Curricular Obrigatório V |
0-18668 |
8º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Intervenção na realidade educacional e desenvolvimento do projeto de estágio na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar aos estudantes aspectos teórico-metodológicos que permitam a compreensão crítico reflexiva sobre a realidade educacional dos jovens, adultos e idosos com base nos princípios da educação integral. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Compreender a organização do cotidiano da educação de jovens, adultos e idosos em relação aos tempos e espaços de aprendizagem; 2. Observar participando do planejamento e execução de atividades docentes em uma unidade escolar de Jovens, adultos e idosos; 3. Planejar e executar intervenção direta em sala de aula, em concordância com professor/a da turma; 4. Relatar de forma reflexiva as atividades de observação participante e da intervenção pedagógica. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Contexto escolar |
12 |
2 |
Atividades Docentes |
24 |
3 |
Intervenção na realidade educacional |
24 |
4 |
Relatório reflexivo e devolutiva |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:Estudo do PPP da escola; Identificação da população escolar Contato inicial na unidade escolar – contrato pedagógico; Observação participante – acompanhamento das atividades de um professor na unidade escolar Projeto/planejamento e intervenção na sala de aula em uma turma de jovens, adultos e idosos. Diário de campo online; Relatório escrito com fundamentação teórica Seminário online – resultados. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Apresentar cognição conceitual. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Demonstrar habilidade de reflexão crítico reflexiva à partir do contexto do estágio da EJA. |
|||||||||||
ATITUDES |
Participação ativa nas atividades. Autonomia nos trabalhos individuais. Responsabilidade em relação às suas tarefas. Disposição para aceitar as diferenças nas relações interpessoais. |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Orientação |
|
|
|
|
3.0 |
A definir |
|
|
||||
Relatório |
|
|
|
|
3.0 |
A definir |
|
|
||||
Seminário |
|
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Autoavaliação |
|
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2006. 148 p. (Coleção leitura) ISBN 8521902433 |
|||||||||||
2 |
ROCHA, Raquel da Silva; SOUZA, Solange Góis de. Práticas de alfabetização na educação de jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2013. ISBN 9788524920530. |
|||||||||||
3 |
LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. Educação de jovens e adultos: e educação na diversidade. Florianópolis: Núcleo de Publicações do Ced, 2011. 329p. ISBN 9788587103642` |
|||||||||||
4 |
LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. A constituição da docência entre professores de escolarização inicial de jovens e adultos. Ijuí: Unijuí, 2013. ISBN 9788547900713 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
FALSARELLA, Ana Maria. Formação continuada e prática de sala de aula: os efeitos da formação continuada na atuação do professor. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2021. 206 p. (Coleção formação de professores). ISBN 978-65-88717-20-2. |
|||||||||||
2 |
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 5.ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1981. 149 p. 6288 |
|||||||||||
3 |
LA TAILLE, Yves de; DANTAS, Heloysa; OLIVEIRA, Marta Kohl de. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 13.ed. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1992. 117 p. 876 ISBN 85-323-0412-5 |
|||||||||||
4 |
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 9.ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2001. 149 p. 6288 |
|||||||||||
5 |
SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2014. 190 p. |
|||||||||||
obs:SANTA CATARINA. Currículo base da educação infantil e do ensino fundamental do território catarinense. SED: Florianópolis: Secretaria de Estado da Educação, 2019. |
Para a atenticação do plano de ensino |