Uniplac - Graduação - Pedagogia - Estágio Curricular Obrigatório V - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia: Educação a Distância Par783/17

PROFESSOR

Marta Aparecida de Lima Machado Calegari


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Curricular Obrigatório V

0-18668

4

80


EMENTA

Intervenção na realidade educacional e desenvolvimento do projeto de estágio na Educação de Jovens, Adultos e Idosos.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos estudantes aspectos teórico-metodológicos que permitam a compreensão crítico reflexiva sobre a realidade educacional dos jovens, adultos e idosos com base nos princípios da educação integral.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Compreender a organização do cotidiano da educação de jovens, adultos e idosos em relação aos tempos e espaços de aprendizagem; 2. Observar participando do planejamento e execução de atividades docentes em uma unidade escolar de Jovens, adultos e idosos; 3. Planejar e executar intervenção direta em sala de aula, em concordância com professor/a da turma; 4. Relatar de forma reflexiva as atividades de observação participante e da intervenção pedagógica.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Contexto escolar

12

2

Atividades Docentes

24

3

Intervenção na realidade educacional

24

4

Relatório reflexivo e devolutiva

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:Estudo do PPP da escola; Identificação da população escolar Contato inicial na unidade escolar – contrato pedagógico; Observação participante – acompanhamento das atividades de um professor na unidade escolar Projeto/planejamento e intervenção na sala de aula em uma turma de jovens, adultos e idosos. Diário de campo online; Relatório escrito com fundamentação teórica Seminário online – resultados.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Apresentar cognição conceitual.

HABILIDADES

Demonstrar habilidade de reflexão crítico reflexiva à partir do contexto do estágio da EJA.

ATITUDES

Participação ativa nas atividades. Autonomia nos trabalhos individuais. Responsabilidade em relação às suas tarefas. Disposição para aceitar as diferenças nas relações interpessoais.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Orientação

3.0

A definir

Relatório

3.0

A definir

Seminário

2.0

A definir

Autoavaliação

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2006. 148 p. (Coleção leitura) ISBN 8521902433

2

ROCHA, Raquel da Silva; SOUZA, Solange Góis de. Práticas de alfabetização na educação de jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2013. ISBN 9788524920530.

3

LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. Educação de jovens e adultos: e educação na diversidade. Florianópolis: Núcleo de Publicações do Ced, 2011. 329p. ISBN 9788587103642`

4

LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. A constituição da docência entre professores de escolarização inicial de jovens e adultos. Ijuí: Unijuí, 2013. ISBN 9788547900713


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

FALSARELLA, Ana Maria. Formação continuada e prática de sala de aula: os efeitos da formação continuada na atuação do professor. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2021. 206 p. (Coleção formação de professores). ISBN 978-65-88717-20-2.

2

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 5.ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1981. 149 p. 6288

3

LA TAILLE, Yves de; DANTAS, Heloysa; OLIVEIRA, Marta Kohl de. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 13.ed. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1992. 117 p. 876 ISBN 85-323-0412-5

4

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 9.ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2001. 149 p. 6288

5

SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2014. 190 p.

obs:SANTA CATARINA. Currículo base da educação infantil e do ensino fundamental do território catarinense. SED: Florianópolis: Secretaria de Estado da Educação, 2019.

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