Uniplac - Graduação - Pedagogia - Gestão de Processos Educativos - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia: Educação a Distância Par783/17

PROFESSOR

Regimari Cristina Rodolfi Beppler, Madalena Pereira da Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Gestão de Processos Educativos

0-18669

2

40


EMENTA

Gestão e Organização da Educação. Teorias da Administração e da Gestão Educacional. Avaliação Institucional e Planejamento Estratégico.


OBJETIVO GERAL

Instrumentalizar os futuros professores para compreender os principais aspectos da gestão democrática, bem como para atuar na gestão de processos educativos, que compreendem diferentes dimensões e espaços: escolares, sistemas educacionais formais e não formais e empresariais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Analisar a gestão escolar a partir do contexto social, histórico e político contemporâneo, considerando os diferentes planos, programas e ações da política educacional brasileira. • Desenvolver reflexões sobre o papel da gestão no âmbito da organização do processo educativo. • Compreender os aspectos políticos da gestão, numa dimensão democrática e participativa. • Identificar os conceitos das teorias da administração e da gestão educacional. • Analisar conceitos relacionados às teorias da gestão educacional • Desenvolver práticas inovadoras numa perspectiva crítica. • Identificar sistematização do Projeto Político Pedagógico. Conceituar e caracterizar a avaliação institucional interna e externa. • Compreender os limites e possibilidades da avaliação institucional na gestão do projeto pedagógico a escola. • Aplicar conhecimentos teóricos e práticos no planejamento de processos educativos.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Gestão e organização da educação A escola na sociedade contemporânea.
Formação do diretor escolar.
A estrutura da escola e a educação.
Gestão escolar e autonomia.

20

2

Teorias da administração e da gestão educacional Teorias da administração. Perspectivas de gestão educacional. Análise de conceitos: aprendizagem, empreendedorismo, neoliberalismo.
Teorias da gestão educacional: inovação, gerencialismo.
Avaliação institucional e planejamento estratégico Projeto Político Pedagógico. Avaliação institucional. Análise de conceitos: avaliação, estatísticas,currículo. Avaliação institucional como política de regulação. Planejamento e projeto institucional

20

 

TOTAL DE HORAS

40 h

* O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo.


Estratégias:Aula com exibição de material Audiovisual. Estudo Dirigido; Estudo de Texto; Trabalho Individualizado.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

A avaliação do ensino e da aprendizagem será em processo. Portanto, de acordo com cada Unidade o conhecimento será verificado nos processos individuais e coletivo.

HABILIDADES

Sistematização e produção individual e coletiva de textos. Capacidade de estabelecer relação entre as contribuições teóricas e a realidade. Análise reflexivo-crítica. As habilidades, como as atitudes serão avaliadas também no processo de apropriação e construção de cada conhecimento proposta na disciplina por meio das atividades de escrita, orais e de outra natureza, quando for o caso.

ATITUDES

Participação ativa nos trabalhos. Autonomia nos trabalhos individuais. Interatividade e socialização dos conhecimentos e experiências do processo. As atitudes serão avaliadas também no processo de apropriação e construção do conhecimento proposta na disciplina, envolve dimensões de participação consistente, processos de cooperação e de rede.

OUTRAS

* O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Fórum

1

x

x

x

0.4

22/10/2023

Pesquisa

1

x

x

x

0.5

22/10/2023

x

07/11/2023

Produção de texto

2

x

x

x

0.4

22/10/2023

x

07/11/2023

Mapa Mental

2

x

x

x

0.6

22/10/2023

Painel Educacional

2

x

x

x

1

22/10/2023

x

07/11/2023

Produção de Texto

2

x

x

x

1

20/10/2023

Avaliação final

1-2

5.1

28/10/2023

x

07/11/2023

Avaliação Integrtiva

1-2-3-4

1

01/12/2023


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003. 408 p. ISBN 85-249-0944-7.

2

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: Uma construção possível. 2.ed. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 1996. 192 p. (Coleção Magistério: Formação E Trabalho Pedagógico) 462 ISBN 85-308-0374-4

3

LÜCK, Heloísa. Ação integrada: Administração, supervisão e orientação educacional. 4.ed. Petrópolis: Editora Vozes, [19--]. 66 p. 1543


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

FREITAS, Simone Aparecida Correa de; AGUIAR, Elizabeth Milititsky. A importância da alfabetização artística e estética nas séries iniciais do ensino.... Lages, 2004. 65 p.

2

FREITAS, Luiz Carlos de et al. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. 7. ed., 2. reimp. Petrópolis: Vozes, 2017.

3

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 17. ed., ver. e ampl. São Paulo: Cortez, 2018.

4

SANTA CATARINA. Governo do Estado. Secretaria de Estado da Educação. Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. SC, SED: UNIVALI, 2014.

5

SOUSA, José Vieira. Teorias administrativas. Brasília: Universidade de Brasília, 2006. p. 47-62.

obs:

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