PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par783/17 |
PROFESSOR |
Regimari Cristina Rodolfi Beppler, Madalena Pereira da Silva |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Gestão de Processos Educativos |
0-18669 |
8º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Gestão e Organização da Educação. Teorias da Administração e da Gestão Educacional. Avaliação Institucional e Planejamento Estratégico. |
OBJETIVO GERAL |
Instrumentalizar os futuros professores para compreender os principais aspectos da gestão democrática, bem como para atuar na gestão de processos educativos, que compreendem diferentes dimensões e espaços: escolares, sistemas educacionais formais e não formais e empresariais. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Analisar a gestão escolar a partir do contexto social, histórico e político contemporâneo, considerando os diferentes planos, programas e ações da política educacional brasileira. • Desenvolver reflexões sobre o papel da gestão no âmbito da organização do processo educativo. • Compreender os aspectos políticos da gestão, numa dimensão democrática e participativa. • Identificar os conceitos das teorias da administração e da gestão educacional. • Analisar conceitos relacionados às teorias da gestão educacional • Desenvolver práticas inovadoras numa perspectiva crítica. • Identificar sistematização do Projeto Político Pedagógico. Conceituar e caracterizar a avaliação institucional interna e externa. • Compreender os limites e possibilidades da avaliação institucional na gestão do projeto pedagógico a escola. • Aplicar conhecimentos teóricos e práticos no planejamento de processos educativos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Gestão e organização da educação A escola na sociedade contemporânea. |
20 |
2 |
Teorias da administração e da gestão educacional Teorias da administração. Perspectivas de gestão educacional. Análise de conceitos: aprendizagem, empreendedorismo, neoliberalismo. |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
* O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo. |
Estratégias:Aula com exibição de material Audiovisual. Estudo Dirigido; Estudo de Texto; Trabalho Individualizado. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
A avaliação do ensino e da aprendizagem será em processo. Portanto, de acordo com cada Unidade o conhecimento será verificado nos processos individuais e coletivo. |
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HABILIDADES |
Sistematização e produção individual e coletiva de textos. Capacidade de estabelecer relação entre as contribuições teóricas e a realidade. Análise reflexivo-crítica. As habilidades, como as atitudes serão avaliadas também no processo de apropriação e construção de cada conhecimento proposta na disciplina por meio das atividades de escrita, orais e de outra natureza, quando for o caso. |
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ATITUDES |
Participação ativa nos trabalhos. Autonomia nos trabalhos individuais. Interatividade e socialização dos conhecimentos e experiências do processo. As atitudes serão avaliadas também no processo de apropriação e construção do conhecimento proposta na disciplina, envolve dimensões de participação consistente, processos de cooperação e de rede. |
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OUTRAS |
* O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Fórum |
1 |
x |
x |
x |
0.4 |
22/10/2023 |
|
|
||||
Pesquisa |
1 |
x |
x |
x |
0.5 |
22/10/2023 |
x |
07/11/2023 |
||||
Produção de texto |
2 |
x |
x |
x |
0.4 |
22/10/2023 |
x |
07/11/2023 |
||||
Mapa Mental |
2 |
x |
x |
x |
0.6 |
22/10/2023 |
|
|
||||
Painel Educacional |
2 |
x |
x |
x |
1 |
22/10/2023 |
x |
07/11/2023 |
||||
Produção de Texto |
2 |
x |
x |
x |
1 |
20/10/2023 |
|
|
||||
Avaliação final |
1-2 |
|
|
|
5.1 |
28/10/2023 |
x |
07/11/2023 |
||||
Avaliação Integrtiva |
1-2-3-4 |
|
|
|
1 |
01/12/2023 |
|
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003. 408 p. ISBN 85-249-0944-7. |
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2 |
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: Uma construção possível. 2.ed. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 1996. 192 p. (Coleção Magistério: Formação E Trabalho Pedagógico) 462 ISBN 85-308-0374-4 |
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3 |
LÜCK, Heloísa. Ação integrada: Administração, supervisão e orientação educacional. 4.ed. Petrópolis: Editora Vozes, [19--]. 66 p. 1543 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
FREITAS, Simone Aparecida Correa de; AGUIAR, Elizabeth Milititsky. A importância da alfabetização artística e estética nas séries iniciais do ensino.... Lages, 2004. 65 p. |
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2 |
FREITAS, Luiz Carlos de et al. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. 7. ed., 2. reimp. Petrópolis: Vozes, 2017. |
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3 |
PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 17. ed., ver. e ampl. São Paulo: Cortez, 2018. |
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4 |
SANTA CATARINA. Governo do Estado. Secretaria de Estado da Educação. Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. SC, SED: UNIVALI, 2014. |
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5 |
SOUSA, José Vieira. Teorias administrativas. Brasília: Universidade de Brasília, 2006. p. 47-62. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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