PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par783/17 |
PROFESSOR |
Schayla Letyelle Costa Pissetti |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Pesquisa e Prática Pedagógica III |
0-18670 |
8º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
A formação específica como campo de pesquisa. |
OBJETIVO GERAL |
Fundamentar teórico metodologicamente os acadêmicos com vistas a produção de um Artigo Científico, bem como a comunicação da pesquisa em eventos e periódicos, a partir das pesquisas na área da educação e das reflexões realizadas. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Identificar o processo construído do 6º ao 8º semestre na disciplina PPP; 2. Apreender os elementos que constituem um Artigo Científico; 3. Desenvolver o Artigo Científico a partir da pesquisa já realizada; 4. Conhecer as diversas oportunidades de comunicação da pesquisa; 5. Investigar periódicos e/ou Revistas para a publicação do Artigo. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
–Produção de Artigo Científico 1.1 Características do Artigo Científico; 1.2 NBR 6022 – Elementos do Artigo Científico; 1.3 Formatação e estruturação textual do Artigo Científico; 1.4 O gênero da escrita acadêmico-científica; 1.5 Formatação de Artigos conforme ABNT; 1.6 Uso de citações conforme NBR 10520; 1.7 Apresentação de referências conforme NBR 6023. |
20 |
2 |
Acompanhamento individual ou em grupos do desenvolvimento do artigo científico; seminário de compartilhamento das pesquisas. |
32 |
3 |
Comunicação da pesquisa 3.1 Divulgação e Publicação; 3.2 Normas de submissão e avaliação em Eventos, Revistas e/ou Periódicos Científicos |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
72 h |
Os acadêmicos receberão cronograma com todas as datas de encontros presenciais, fóruns e avaliações. |
Estratégias:Aula expositiva e dialogada; Trabalho de pesquisa; Leituras individuais e em grupos. Acompanhamento individual e em grupos; Realização de seminários de pesquisas. Utilização do laboratório de EaD. Leituras.. Realização de seminários de pesquisa. Utilização do laboratóriode EaD. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas; manifestações orais e domínio do conhecimento apropriado da disciplina. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Oralidade, escrita, produção do conhecimento; investigação; aplicação dos conceitos estudados; relações estabelecidas; objetividade, coerência e correção na escrita. |
|||||||||||
ATITUDES |
Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos |
|||||||||||
OUTRAS |
A avaliação será diagnóstica e formativa. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Atividades avaliativas |
1-2-3 |
x |
x |
x |
3.9 |
01/12/2023 |
|
|
||||
Avaliação final - Artigo |
1-2 |
x |
x |
x |
5.1 |
01/12/2023 |
|
|
||||
Intregrativa |
1-2 |
x |
x |
x |
1 |
01/12/2023 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: 70, 200-. 277 p. ISBN 9789724415062. |
|||||||||||
2 |
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597020991. |
|||||||||||
3 |
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. Rio de Janeiro: E.P.U, 2013. 1 recurso online. ISBN 978-85-216-2306-9. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Norma Técnica (NBR) 14724 de 2011. Disponível em: http://www.abnt.org.br |
|||||||||||
2 |
Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Norma Técnica (NBR) 6022 de 2003. Disponível em: http://www.abnt.org.br/ |
|||||||||||
3 |
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. del P. B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013. |
|||||||||||
4 |
PEREIRA, J. C. R. Análise de dados qualitativos: estratégias metodológicas para as ciências da saúde, humanas e sociais. São Paulo: Fapesp Editora, 2004. |
|||||||||||
5 |
Metodologia científica na era da informática -3.ed.rev.e atual. / 2008 -( Livros ) -Acervo 134237 MATTAR, João. Metodologia científica na era da informática. 3.ed.rev.e atual. São Paulo: Editora Saraiva, 2008. |
|||||||||||
obs:Os acadêmicos receberão cronograma com todas as datas de encontros presenciais, fóruns e avaliações. |
Para a atenticação do plano de ensino |