PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par054/22 |
PROFESSOR |
Regimari Cristina Rodolfi Beppler, Andressa Alano Alves, Neusa Maria Sens de Barros |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Alfabetização e Numeralização II |
0-20192 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Diferentes linguagens. Função subjetiva e social do registro e do discurso. Representação e operacionalização do número. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar compressão das relações existentes entre metodologias de Alfabetização, Letramento, conceito e processo de aprendizagem da construção do número e seus desdobramentos nos processos de aprendizagem e inclusão de crianças, adolescentes, jovens e adultos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1.Refletir sobre os elementos da prática pedagógica, das metodologias e dos processos de alfabetização, letramento e construção do número na educação básica. 2.Identificar e realizar práticas pedagógicas de alfabetização, letramento e numeralização a partir de propostas curriculares locais, regionais e nacionais. 3.Reconhecer nos processos de alfabetização, letramento e numeralização conceitos teórico-práticos que auxiliem na elaboração de práticas pedagógicas e curriculares que respeitem as diferenças das pessoas em ambientes escolares e não escolares. 4. Contribuir para a compreensão da Matemática como uma linguagem que ajuda a compreender o mundo em que o estudante está inserido: Letramento Matemático. 5. Representar as frações e classificar como própria, imprópria e aparente. 6. Recordar as bases das quatro principais operações nos Naturais e nos Racionais positivos. 7. Desenvolver operações com frações através de estratégias lúdicas. 8. Elaborar e reelaborar estratégias baseadas em aprendizagens sobre Grandezas e Medidas e a Geometria e suas transformações. 9. Pesquisar brincadeiras e jogos como instrumento de construção e de regras para observar, contar e operar. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1 - Diferentes Linguagens. 1.1 - Função subjetiva e social do registro e do discurso Metodologia de Alfabetização. |
40 |
2 |
|
40 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:Descrição, leitura, elaboração de conceito, definições, pesquisa de campo, linha do tempo, quadro comparativo, filmes, registros, comentários escritos, glossário, síntese, produção individual, pesquisas, seminários, problematização, participação individual. Leitura de textos e slides. Debates no fórum (AVA) Links de vídeos. Problematização. Interpretação e produção de textos. Pesquisa bibliográfica e da linha do tempo. - Problematização Leituras de textos previamente selecionados para debate no fórum (AVA). Oficinas e seminários abrangendo tanto conteúdos quanto metodologias de ensino de matemática. Leituras; Uso de recursos audiovisuais e materiais para fomentar as reflexões e debates. Construção de plantas baixas e de sólidos geométricos. Construção de figuras geométricas planas. - Pesquisas e oficinas de jogos matemáticos. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Domínio conceitual - Aplicação, dos conceitos apropriados, em questões apresentadas nas avaliações. |
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HABILIDADES |
Registro coerente. Argumentação lógica. Articulação entre teoria prática. Reflexão crítica. |
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ATITUDES |
Comprometimento. Regularidade e pontualidade nas postagens. Conduta ética. |
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OUTRAS |
Pontualidade na entrega das atividades e avaliações |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Integrativa |
1,2 |
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|
1.0 |
A definir |
|
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Avaliação: Numeralização |
2 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação: Alfabetização |
1 |
x |
x |
x |
1.9 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação: Prova escrita |
1,2 |
x |
x |
x |
5.1 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
TOLEDO, Marília; TOLEDO, Mauro. Didática de matemática: Como doís e doís a construção de matemática. São Paulo: Editora FTD S/a, 1997. 335 p. 23144 ISBN 853223548-4 |
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2 |
PIAGET, Jean; SZEMINSKA, A. A gênese do número na criança. 2.ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975. 331 p 17410 |
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3 |
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2022. 377 p. ISBN 978-85-7244-958-8. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
ARRUDA, Leticia; GROSCH, Maria Selma; DRESCH, Jaime farias. A Alfabetização e letramento como ferramenta de inserção do sujeito BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf |
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2 |
SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educação, Ciências e Tecnologia. Proposta Curricular de Santa Catarina: Estudos Temáticos. Florianópolis: IOESC, 2005. |
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3 |
SANTA CATARINA. Currículo base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do território catarinense. |
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4 |
KAMII, Constance. A criança e o número: Implicações educacionais da teoria de piaget para a atuação junto a escolares de 4 à 6 anos. 21.ed. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 1996. 124 p.:il 1172 ISBN 85-308-0151-2 |
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5 |
SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis: Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Educação, 2019 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |