Uniplac - Graduação - Pedagogia - Alfabetização e Numeralização II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia: Educação a Distância Par054/22

PROFESSOR

Regimari Cristina Rodolfi Beppler, Andressa Alano Alves, Neusa Maria Sens de Barros


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Alfabetização e Numeralização II

0-20192

4

80


EMENTA

Diferentes linguagens. Função subjetiva e social do registro

e do discurso. Representação e operacionalização do

número.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar compressão das relações existentes entre metodologias de Alfabetização, Letramento, conceito e processo de aprendizagem da construção do número e seus desdobramentos nos processos de aprendizagem e inclusão de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1.Refletir sobre os elementos da prática pedagógica, das metodologias e dos processos de alfabetização, letramento e construção do número na educação básica. 2.Identificar e realizar práticas pedagógicas de alfabetização, letramento e numeralização a partir de propostas curriculares locais, regionais e nacionais. 3.Reconhecer nos processos de alfabetização, letramento e numeralização conceitos teórico-práticos que auxiliem na elaboração de práticas pedagógicas e curriculares que respeitem as diferenças das pessoas em ambientes escolares e não escolares. 4. Contribuir para a compreensão da Matemática como uma linguagem que ajuda a compreender o mundo em que o estudante está inserido: Letramento Matemático. 5. Representar as frações e classificar como própria, imprópria e aparente. 6. Recordar as bases das quatro principais operações nos Naturais e nos Racionais positivos. 7. Desenvolver operações com frações através de estratégias lúdicas. 8. Elaborar e reelaborar estratégias baseadas em aprendizagens sobre Grandezas e Medidas e a Geometria e suas transformações. 9. Pesquisar brincadeiras e jogos como instrumento de construção e de regras para observar, contar e operar.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1 - Diferentes Linguagens. 1.1 - Função subjetiva e social do registro e do discurso Metodologia de Alfabetização.

40

2


Representação e Operacionalização do Número:
2. REPRESENTAÇÃO DO NÚMERO - a construção e representação de sistemas de numeração - Registros de representação e Números Racionais 
2.1 OPERAÇÕES BÁSICAS DO SISTEMA DECIMAL E RACIONAL - Operações Numéricas; adição e subtração; multiplicação e divisão. 
 2.2 GRANDEZAS E MEDIDAS - Origem histórica dos sistemas de medidas - Registro e representação de grandezas e medidas; - Identificação e comparação de grandezas; 
2.3 GEOMETRIA - Registro e representação de formas espaciais e das formas geométricas. -  Construção de figuras geométricas espaciais e planas.
2.4  JOGOS MATEMÁTICOS 

40

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:Descrição, leitura, elaboração de conceito, definições, pesquisa de campo, linha do tempo, quadro comparativo, filmes, registros, comentários escritos, glossário, síntese, produção individual, pesquisas, seminários, problematização, participação individual. Leitura de textos e slides. Debates no fórum (AVA) Links de vídeos. Problematização. Interpretação e produção de textos. Pesquisa bibliográfica e da linha do tempo.     - Problematização Leituras de textos previamente selecionados para debate no fórum (AVA). Oficinas e seminários abrangendo tanto conteúdos quanto metodologias de ensino de matemática.   Leituras; Uso de recursos audiovisuais e materiais para fomentar as reflexões e debates. Construção de plantas baixas e de sólidos geométricos. Construção de figuras geométricas planas.     - Pesquisas e oficinas de jogos matemáticos.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Domínio conceitual - Aplicação, dos conceitos apropriados, em questões apresentadas nas avaliações.

HABILIDADES

Registro coerente. Argumentação lógica. Articulação entre teoria prática. Reflexão crítica.

ATITUDES

Comprometimento. Regularidade e pontualidade nas postagens. Conduta ética.

OUTRAS

Pontualidade na entrega das atividades e avaliações

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

1,2

1.0

A definir

Avaliação: Numeralização

2

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação: Alfabetização

1

x

x

x

1.9

A definir

x

A definir

Avaliação: Prova escrita

1,2

x

x

x

5.1

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

TOLEDO, Marília; TOLEDO, Mauro. Didática de matemática: Como doís e doís a construção de matemática. São Paulo: Editora FTD S/a, 1997. 335 p. 23144 ISBN 853223548-4

2

PIAGET, Jean; SZEMINSKA, A. A gênese do número na criança. 2.ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975. 331 p 17410

3

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2022. 377 p. ISBN 978-85-7244-958-8.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ARRUDA, Leticia; GROSCH, Maria Selma; DRESCH, Jaime farias. A Alfabetização e letramento como ferramenta de inserção do sujeito BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

2

SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educação, Ciências e Tecnologia. Proposta Curricular de Santa Catarina: Estudos Temáticos. Florianópolis: IOESC, 2005.

3

SANTA CATARINA. Currículo base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do território catarinense.

4

KAMII, Constance. A criança e o número: Implicações educacionais da teoria de piaget para a atuação junto a escolares de 4 à 6 anos. 21.ed. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 1996. 124 p.:il 1172 ISBN 85-308-0151-2

5

SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis: Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Educação, 2019

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática