Uniplac - Graduação - Pedagogia - Práticas Extensionistas - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia: Educação a Distância Par054/22

PROFESSOR

Schayla Letyelle Costa Pissetti


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Práticas Extensionistas

0-20194

3

60


EMENTA

Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Iniciar as produções das atividades de extensão (produções de vídeos).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Revisitar o conceito de extensão, bem como de projetos extensionistas; Ajustar os projetos / roteiros elaborados no semestre anterior; Elaborar materiais para as atividades de extensão; Produzir vídeos com público-alvo direcionado à Educação Infantil, que serão o produto dessa disciplina; Avaliar como foi a primeira produção, com o intuito de criar subsídios para os próximos semestres.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. 1 Retomar a ideia da extensão universitária, bem como seus benefícios para os acadêmicos e a sociedade;

1.2 Compreender os objetivos desse semestre: a produção de um vídeo de caráter instrutivo direcionado à Educação Infantil.

8

2

2.1 Revisar os roteiros das histórias elaboradas no semestre anterior.

2.2 Efetuar possíveis alterações ou inserir complementos nos roteiros.

6

3

3.1 Agendar a gravação da história, nas dependências da UNIPLAC.

3.2 Gravar o vídeo.

12

4

4.1 Relatar a experiência da primeira produção prática, na disciplina de Práticas Extensionistas.

4.2 Especificar a participação de cada estudante na produção.

19

 

TOTAL DE HORAS

45 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O estudante será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina. O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina, especialmente na elaboração dos materiais para a execução dos projetos de práticas extensionistas.

HABILIDADES

O aluno será avaliado por sua habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita.

ATITUDES

O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino-aprendizagem.

OUTRAS

Será observada a capacidade de visão sistêmica, crítica, e do saber ouvir do aluno.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

Todas

1

A definir

Fórum

1

A definir

Roteiro

1

A definir

x

A definir

Produção do vídeo

6

A definir

x

A definir

Fórum

1

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

OLIVEIRA, Andrea. Extensão universitária como práxis dialógica: o olhar das instituições comunitárias de educação superior brasileiras. Curitiba: CRV, 2022. 152 p. ISBN 978-85-251-4153-4.

2

OLIVEIRA, Irlane Mais de; CHASSOT, Attico. Saberes que sabem à extensão universitária. Jundiaí: Paco, 2019. 166 p. ISBN 978-85-462-1846-2.

3

TAVARES, Christiane Andrade Regis; FREITAS, Katia Siqueira de. Extensão universitária: o patinho feio da academia. Jundiaí: Paco, 2016. 153 p. ISBN 978-85-462-0424-3.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18 ed. Campinas: Papirus, c2012. 143. (Magistério: formação e trabalho pedagógico).

2

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12.ªed. Trad. de Moacir Gadotti & Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1979.

3

BAPTISTA, Makilim Nunes. Metodologias pesquisa em ciências: análise quantitativa e qualitativa. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

4

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017.

5

BARROS, Aidil Jesus; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. ampl. São Paulo: Pearson, 2014.

obs:

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