PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par054/22 |
PROFESSOR |
Schayla Letyelle Costa Pissetti |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Extensionistas |
0-20194 |
4º |
3 |
60 |
EMENTA |
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Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Iniciar as produções das atividades de extensão (produções de vídeos). |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Revisitar o conceito de extensão, bem como de projetos extensionistas; Ajustar os projetos / roteiros elaborados no semestre anterior; Elaborar materiais para as atividades de extensão; Produzir vídeos com público-alvo direcionado à Educação Infantil, que serão o produto dessa disciplina; Avaliar como foi a primeira produção, com o intuito de criar subsídios para os próximos semestres. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. 1 Retomar a ideia da extensão universitária, bem como seus benefícios para os acadêmicos e a sociedade; |
8 |
2 |
2.1 Revisar os roteiros das histórias elaboradas no semestre anterior. |
6 |
3 |
3.1 Agendar a gravação da história, nas dependências da UNIPLAC. |
12 |
4 |
4.1 Relatar a experiência da primeira produção prática, na disciplina de Práticas Extensionistas. |
19 |
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TOTAL DE HORAS |
45 h |
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Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
O estudante será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina. O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina, especialmente na elaboração dos materiais para a execução dos projetos de práticas extensionistas. |
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HABILIDADES |
O aluno será avaliado por sua habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita. |
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ATITUDES |
O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino-aprendizagem. |
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OUTRAS |
Será observada a capacidade de visão sistêmica, crítica, e do saber ouvir do aluno. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Integrativa |
Todas |
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1 |
A definir |
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Fórum |
|
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|
|
1 |
A definir |
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Roteiro |
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|
1 |
A definir |
x |
A definir |
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Produção do vídeo |
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6 |
A definir |
x |
A definir |
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Fórum |
|
|
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|
1 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
OLIVEIRA, Andrea. Extensão universitária como práxis dialógica: o olhar das instituições comunitárias de educação superior brasileiras. Curitiba: CRV, 2022. 152 p. ISBN 978-85-251-4153-4. |
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2 |
OLIVEIRA, Irlane Mais de; CHASSOT, Attico. Saberes que sabem à extensão universitária. Jundiaí: Paco, 2019. 166 p. ISBN 978-85-462-1846-2. |
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3 |
TAVARES, Christiane Andrade Regis; FREITAS, Katia Siqueira de. Extensão universitária: o patinho feio da academia. Jundiaí: Paco, 2016. 153 p. ISBN 978-85-462-0424-3. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18 ed. Campinas: Papirus, c2012. 143. (Magistério: formação e trabalho pedagógico). |
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2 |
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12.ªed. Trad. de Moacir Gadotti & Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1979. |
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3 |
BAPTISTA, Makilim Nunes. Metodologias pesquisa em ciências: análise quantitativa e qualitativa. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. |
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4 |
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017. |
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5 |
BARROS, Aidil Jesus; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. ampl. São Paulo: Pearson, 2014. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |