PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia - Par784/17 |
PROFESSOR |
Jaiane Freitas Branco, Joseane de Oliveira Luz |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio em Psicologia Social e Comunitária II |
0-17564 |
8º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Execução e avaliação de atividades do psicólogo em psicologia social e comunitária. |
OBJETIVO GERAL |
Intervir sobre processos psicológicos constituintes de processos sociais e comunitários em diferentes tipos de situações, de forma a resolver as necessidades dessas comunidades, de maneira consistente com os critérios éticos e técnicos da profissão e relevante para a sociedade. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
– Identificar possíveis determinantes de processos prejudiciais à ocorrência de processos sociais e comunitários de boa qualidade; – Caracterizar necessidades de intervenção psicológica em todos os âmbitos dos processos sociais e comunitários; – Planejar intervenção psicológica sobre processos sociais e comunitários; – Intervir por etapas e registrar sistematicamente as intervenções psicológicas, de acordo com as características dos processos sociais e comunitários e das pessoas neles envolvidas; – Avaliar continuamente a intervenção psicológica sobre processos sociais e comunitários. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Reinserção dos alunos nos Locais de Estágio |
20 |
2 |
2. Execução de atividades características do exercício |
50 |
3 |
3. Avaliação de atividades características do exercício profissional do psicólogo em processos sociais e comunitários. |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:AL - Acompanhamento dos alunos aos locais de estágio OGRS - Orientação em grupo RSL - Reunião com supervisores locais de estágio OPC - Observação participante de campo. Diários de Campo REL - Orientação e Avaliação de relatórios de estágio REL - Orientação e Avaliação de relatórios de estágio |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Avaliação sistemática da elaboração e uso de conceitos teóricos necessários para a atuação no decorrer do estágio. Reflexão e avaliação teórico- metodológica da atuação do Psicólogo com foco em Processos Sociais e Comunitários. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de trabalhar em equipe, expor verbalmente as propostas de intervenção, avaliação de facilidades e dificuldades encontradas na atuação profissional e propor alternativas. Uso adequado dos conceitos e técnicas de intervenção psicológica. |
|||||||||||
ATITUDES |
Compromisso ético com o trabalho desenvolvido em consonância ao Código de Ética Profissional da Psicologia (Resolução CFP nº 010/05); postura profissional junto às equipes dos locais de estágio, aos usuários dos serviços e aos colegas de estágio. |
|||||||||||
OUTRAS |
Trabalhos que forem total ou parcialmente plagiados de outros acadêmicos, de fontes bibliográficas ou da internet não serão avaliados. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 01 – Supervisão no local de estágio |
1, 2 e 3 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 02 – Estágio e Orientações de Estágio |
1, 2 e 3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 03 – Diários de Campo |
1, 2 e 3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 04 – Relatório Final de Estágio ou Artigo Final |
1, 2 e 3 |
x |
x |
x |
4.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 05 – Seminário de estágios |
1, 2 e 3 |
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BERNARDES, Lúcia Helena Garcia. Subjetividade: um objeto para uma psicologia comprometida com o social. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. 178 p. (Coleção Histórias da Psicologia no Brasil) ISBN 9788573965414 |
|||||||||||
2 |
CRUZ, Lílian Rodrigues da. O psicólogo e as políticas públicas de assistência social. Petrópolis: Editora Vozes, 2012. 239p. ISBN 9788532643971 |
|||||||||||
3 |
GUZZO, Raquel Souza Lobo; LACERDA JUNIOR, Fernando. Psicologia Social para América Latina: o resgate da psicologia da libertação.. 2. Campinas Alinea 2011 ISBN 978-85-7516-461-7 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ROS, Silvia Zanatta da; MAHEIRIE, Kátia; ZANELLA, Andréa Vieira. Relações estéticas, atividade criadora e imaginação: sujeitos e (em) experiência. Florianópolis: NUP/CED, 2006. 254 p. ISBN 8587103318 Número de Chamada: 111.85 R382 (1 exemplar) |
|||||||||||
2 |
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências técnicas para atuação do psicólogo em Varas de Família. Brasília: CFP, 2010. Disponível em: http://crepop.pol.org.br/novo/wp- content/uploads/2011/01/ReferenciaAtua%c3%a7%c3%a3oVarasFamilia.pdf |
|||||||||||
3 |
ROMAGNOLI, Roberta Carvalho; MOREIRA, Maria Ignez Costa. O Sistema Único de Assistência Social – SUAS: a articulação entre a Psicologia e o Serviço Social no campo da proteção social, seus desafios e perspectivas. 1 Ed. Curitiba, PR: CRV, 2014. |
|||||||||||
4 |
NEIVA, K. M. C. Intervenção psicossocial: aspectos teóricos, metodológicos e experiências práticas. São Paulo: Vetor, 2010. |
|||||||||||
5 |
SANTOS, L. N. A psicologia na assistência social: convivendo com a desigualdade. São Paulo: Cortez, 2014. |
|||||||||||
obs:As datas e os formatos das avaliações poderão ser alteradas no decorrer do semestre. Outras bibliografias podem ser indicadas ao longo do semestre. |
Para a atenticação do plano de ensino |