Uniplac - Graduação - Psicologia - Estágio em Psicologia Social e Comunitária II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia - Par784/17

PROFESSOR

Jaiane Freitas Branco, Joseane de Oliveira Luz


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio em Psicologia Social e Comunitária II

0-17564

4

80


EMENTA

Execução e avaliação de atividades do psicólogo em psicologia social e comunitária.


OBJETIVO GERAL

Intervir sobre processos psicológicos constituintes de processos sociais e comunitários em diferentes tipos de situações, de forma a resolver as necessidades dessas comunidades, de maneira consistente com os critérios éticos e técnicos da profissão e relevante para a sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

– Identificar possíveis determinantes de processos prejudiciais à ocorrência de processos sociais e comunitários de boa qualidade;  – Caracterizar necessidades de intervenção psicológica em todos os âmbitos dos processos sociais e comunitários;  – Planejar intervenção psicológica sobre processos sociais e comunitários;  – Intervir por etapas e registrar sistematicamente as intervenções psicológicas, de acordo com as características dos processos sociais e comunitários e das pessoas neles envolvidas; – Avaliar continuamente a intervenção psicológica sobre processos sociais e comunitários.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Reinserção dos alunos nos Locais de Estágio
1.1. Apresentação do projeto de intervenção do psicólogo em processos sociais e comunitários ao supervisor local e para as equipes.

20

2

2. Execução de atividades características do exercício
profissional do psicólogo em processos sociais e comunitários. 
2.1. Realização das Intervenções nos Locais de Estágio

50

3

3. Avaliação de atividades características do exercício profissional do psicólogo em processos sociais e comunitários.
3.1. Avaliação do processo de estágio
3.1.2. Avaliação das atividades realizadas;
3.1.3. Avaliação dos discentes e docentes;
3.1.4. Avaliação dos locais de estágio

10

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:AL - Acompanhamento dos alunos aos locais de estágio OGRS - Orientação em grupo RSL - Reunião com supervisores locais de estágio OPC - Observação participante de campo. Diários de Campo REL - Orientação e Avaliação de relatórios de estágio REL - Orientação e Avaliação de relatórios de estágio


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Avaliação sistemática da elaboração e uso de conceitos teóricos necessários para a atuação no decorrer do estágio. Reflexão e avaliação teórico- metodológica da atuação do Psicólogo com foco em Processos Sociais e Comunitários.

HABILIDADES

Capacidade de trabalhar em equipe, expor verbalmente as propostas de intervenção, avaliação de facilidades e dificuldades encontradas na atuação profissional e propor alternativas. Uso adequado dos conceitos e técnicas de intervenção psicológica.

ATITUDES

Compromisso ético com o trabalho desenvolvido em consonância ao Código de Ética Profissional da Psicologia (Resolução CFP nº 010/05); postura profissional junto às equipes dos locais de estágio, aos usuários dos serviços e aos colegas de estágio.

OUTRAS

Trabalhos que forem total ou parcialmente plagiados de outros acadêmicos, de fontes bibliográficas ou da internet não serão avaliados.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 – Supervisão no local de estágio

1, 2 e 3

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 02 – Estágio e Orientações de Estágio

1, 2 e 3

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 03 – Diários de Campo

1, 2 e 3

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 04 – Relatório Final de Estágio ou Artigo Final

1, 2 e 3

x

x

x

4.0

A definir

x

A definir

Avaliação 05 – Seminário de estágios

1, 2 e 3

x

x

x

1.5

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BERNARDES, Lúcia Helena Garcia. Subjetividade: um objeto para uma psicologia comprometida com o social. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. 178 p. (Coleção Histórias da Psicologia no Brasil) ISBN 9788573965414

2

CRUZ, Lílian Rodrigues da. O psicólogo e as políticas públicas de assistência social. Petrópolis: Editora Vozes, 2012. 239p. ISBN 9788532643971

3

GUZZO, Raquel Souza Lobo; LACERDA JUNIOR, Fernando. Psicologia Social para América Latina: o resgate da psicologia da libertação.. 2. Campinas Alinea 2011 ISBN 978-85-7516-461-7


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ROS, Silvia Zanatta da; MAHEIRIE, Kátia; ZANELLA, Andréa Vieira. Relações estéticas, atividade criadora e imaginação: sujeitos e (em) experiência. Florianópolis: NUP/CED, 2006. 254 p. ISBN 8587103318 Número de Chamada: 111.85 R382 (1 exemplar)

2

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências técnicas para atuação do psicólogo em Varas de Família. Brasília: CFP, 2010. Disponível em: http://crepop.pol.org.br/novo/wp- content/uploads/2011/01/ReferenciaAtua%c3%a7%c3%a3oVarasFamilia.pdf

3

ROMAGNOLI, Roberta Carvalho; MOREIRA, Maria Ignez Costa. O Sistema Único de Assistência Social – SUAS: a articulação entre a Psicologia e o Serviço Social no campo da proteção social, seus desafios e perspectivas. 1 Ed. Curitiba, PR: CRV, 2014.

4

NEIVA, K. M. C. Intervenção psicossocial: aspectos teóricos, metodológicos e experiências práticas. São Paulo: Vetor, 2010.

5

SANTOS, L. N. A psicologia na assistência social: convivendo com a desigualdade. São Paulo: Cortez, 2014.

obs:As datas e os formatos das avaliações poderão ser alteradas no decorrer do semestre. Outras bibliografias podem ser indicadas ao longo do semestre.

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática