PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia - Par784/17 |
PROFESSOR |
Anne Caroline da Silva, Maria Dulce de Franca, Estela Maris Camargo Bernardelli, Priscila Schneider |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio nas Organizações de Saúde II |
0-17565 |
8º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades do psicólogo em organizações de saúde. |
OBJETIVO GERAL |
Intervir sobre processos psicológicos de organizações de Saúde, de forma a atender suas necessidades de maneira consistente com os critérios éticos e técnicos da profissão. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Identificar necessidades e possibilidades de atuação profissional do psicólogo no âmbito de uma organização de Saúde; - Planejar intervenção na organização de Saúde, explicitando etapas, procedimentos, recursos humanos e materiais necessários para modificar variáveis envolvidas na situação objeto de intervenção; - Intervir e registrar sistematicamente informações e indicadores relevantes relacionados à situação objeto da intervenção; - Avaliar o conjunto dos trabalhos de intervenção em organizações de Saúde realizados, considerando os segmentos e aspectos envolvidos em uma interação sistêmica de uma organização de saúde. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Diagnóstico e Planejamento de atividades características do exercício profissional do psicólogo no contexto de saúde em geral. |
30 |
2 |
2. Execução de atividades características do exercício profissional do psicólogo no contexto de saúde em geral. |
30 |
3 |
3. Avaliação de atividades características do exercício profissional do psicólogo no contexto de saúde em geral. |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Estudo de Textos; Construção de diários de campo, projeto e relatório de intervenção. |
Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ET – Estudo de Texto; DF – Discussão de Filme; TI - Trabalho Individual; OBS – Observação no local de estágio; OR – Orientações dos grupos de estágio; SE- Seminário sobre atividades de estágio; PN- Problematização de notícias de saúde; Trabalho em grupo. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Diários de Campo – entregues semanalmente; Nos diários os alunos deverão relatar com clareza os fenômenos observados e as atividades realizadas, identificar necessidades de intervenção e demonstrar compreensão e interpretação das situações vivenciadas no estágio em conformidade com as teorias adotadas, bem como propor intervenções coerentes com as demandas e necessidades apresentadas. Relatório de Estágio – ao final do semestre (elaboração acompanhada ao longo do semestre) - os alunos deverão relatar com clareza os fenômenos observados e as atividades realizadas, identificar necessidades de intervenção e demonstrar compreensão e interpretação das situações vivenciadas no estágio em conformidade com as teorias adotadas, bem como propor intervenções coerentes com as demandas e necessidades apresentadas. Avaliação do processo de estágio (ficha de avaliação: orientador, supervisor local e aluno): Articulação teórico-prática (leituras realizadas sobre os temas e sobre as práticas vivenciadas no estágio, análise e interpretação dos fenômenos psicológicos no campo de estágio). |
|||||||||||
HABILIDADES |
Diários de Campo – demonstrar a aplicação dos conhecimentos e técnicas psicológicas em conformidade com a realidade apresentada no campo de estágio e pacientes. Projeto/Relatório de Estágio – demonstrar a aplicação dos conhecimentos e técnicas psicológicas em conformidade com a realidade apresentada no campo de estágio e pacientes. Linguagem científica (norma culta); Avaliação do processo de estágio (ficha de avaliação: orientador, supervisor local e aluno): Utilização de técnicas e instrumentos do exercício profissional do psicólogo (o estagiário demonstrou organização, sistematização e competências técnicas em Psicologia nas atividades de estágio); Cumprimento e desempenho dos planos de trabalho do estágio combinados entre o estagiário e o professor-orientador. |
|||||||||||
ATITUDES |
Diários de Campo – demonstrar cuidado ético com as informações coletadas e avaliações e atividades realizadas; Relatório de Estágio – demonstrar cuidado ético com as informações coletadas e avaliações e atividades realizadas; Avaliação do processo de estágio (ficha de avaliação: orientador, supervisor local e aluno): Assiduidade e pontualidade no local de estágio e orientações; estabelecimento de vínculo profissional e relação interpessoal assertiva, afetiva e adequada; Manejo e dissociação instrumental com os pacientes (capacidade de autoconhecimento, entendimento das motivações inconscientes, ansiedades e mecanismos de defesa, capacidade de enfrentamento das situações adversas e manejo adequado das próprias ansiedades); Postura ético-profissional (trato das informações, responsabilidade com a tarefa e com a instituição, respeito à equipe e clientela, devoluções, comunicação formal, disposição em aprender coisas novas, flexibilidade etc.); manejo adequado das próprias ansiedades; Criatividade e autonomia no planejamento das atividades; Cumprimento dos procedimentos burocráticos solicitados (formulários, fichas, recibos...); cumprimento dos prazos. |
|||||||||||
OUTRAS |
Trabalhos que forem total ou parcialmente copiados de outros acadêmicos, de fontes bibliográficas ou da internet não serão avaliados. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Estágio e Orientação (Profª. Orientadora) |
1,2,3 |
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
|
|
||||
Diário de campo |
1,2,3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Estágio (Supervisor local) |
1,2,3 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Relatório/artigo |
1,2,3 |
x |
x |
x |
4.0 |
22/11/2023 |
|
|
||||
Seminário de Estágio |
1,2,3 |
x |
x |
x |
1.5 |
07/11/2023 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
MIOTTO, Eliane Correa. Reabilitação neuropsicológica e intervenções comportamentais. Rio de Janeiro: Roca, 2015. 1 recurso online. ISBN 978-85-277-2722-8. |
|||||||||||
2 |
BAPTISTA, Makilim Nunes; BAPTISTA, Rosana Righetto Dias; BAPTISTA, Adriana Said Daher. Psicologia hospitalar: teoria, aplicações e casos clínicos. 3. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788527733557. |
|||||||||||
3 |
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Bem-estar e saúde mental. São Paulo: Expressa, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786587958255. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
AMARANTE, Paulo. Saúde mental e arte: práticas, saberes e debates. São Paulo: Zagodoni, 2012. 221p. ISBN 9788564250345 |
|||||||||||
2 |
ZURBA, Magda do Canto. Psicologia e saúde coletiva. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2011. 236p. ISBN 9788562946134 |
|||||||||||
3 |
KERNKRAUT, Ana Merzel; SILVA, Ana Lucia Martins da; GIBELLO, Juliana. O psicólogo no hospital. São Paulo: Blucher, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788521211907. |
|||||||||||
4 |
FICHMAN, Helenice Charchat (ed.). Neuropsicologia clínica. Barueri: Manole, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555763157. |
|||||||||||
5 |
LOUREIRO, Júlia Cunha; PAIS, Marcos Vasconcelos; FORLENZA, Orestes Vicente (org.). Práticas para a saúde mental do cuidador. Barueri: Manole, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555764345. |
|||||||||||
obs:REFERÊNCIAS TÉCNICAS EM PSICOLOGIA (CREPOP) Conselho Federal de Psicologia (Brasil). Referências técnicas para atuação de psicólogas (os) no CAPS — Centro de Atenção Psicossocial / Conselho Federal de Psicologia, Conselhos Regionais de Psicologia, Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – ed. rev. — Brasília: CFP , 2O22. Conselho Federal de Psicologia (Brasil). Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) nos serviços hospitalares do SUS / Conselho Federal de Psicologia, Conselhos Regionais de Psicologia e Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas. 1. ed. Brasília : CFP, 2019. Conselho Federal de Psicologia (Brasil). Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na atenção básica à saúde / Conselho Federal de Psicologia, Conselhos Regionais de Psicologia e Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas. 2. ed. Brasília: CFP, 2019. |
Para a atenticação do plano de ensino |