PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia - Par784/17 |
PROFESSOR |
Mayara Haveroth Vandresen |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Princípios em Psicologia Organizacional e do Trabalho |
0-17566 |
8º |
4 |
80 |
EMENTA |
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História da Psicologia Organizacional e do Trabalho e suas áreas de atuação. Ambiente organizacional. Cultura e clima organizacional. Descrição de cargos. Recrutamento, seleção e integração de pessoas. Treinamento e desenvolvimento profissional. Avalição de desempenho. Processo de desligamento. Identificação e prevenção de riscos psicossociais e danos. |
OBJETIVO GERAL |
Conhecer os principais fatores da história e possibilidades de atuação/prática da Psicologia Organizacional e do Trabalho. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Conhecer os fatos históricos relacionados à Psicologia Organizacional e do Trabalho; - Identificar as áreas de atuação do psicólogo nesta área; - Conhecer os principais processos práticos da Psicologia Organizacional e do Trabalho; - Identificar possíveis fontes de risco psicossocial; - Estabelecer possibilidades de prevenção de riscos e danos psicossociais no ambiente de trabalho. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
História da POT e possibilidades de atuação na área. |
24 |
2 |
Práticas e processos na área de POT: descrição de cargos, recrutamento, seleção e integração de pessoas. |
40 |
3 |
Identificação e prevenção de riscos psicossociais e danos. |
16 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Participação no Seminário de Estágios e de TCC; Estudo de Textos; |
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Participação em sala de aula, trabalhos individuais e em equipe, estudos de casos, visitas técnicas, análise de filme e exercícios práticos. |
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HABILIDADES |
Capacidade de planejamento, organização, proatividade, capacidade de análise, criatividade. |
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ATITUDES |
Comprometimento, participação, iniciativa, relacionamento interpessoal, assiduidade e pontualidade, postura ética. |
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OUTRAS |
Não consta. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
|
|
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Avaliação 01 – Avaliação I |
1 |
x |
x |
x |
2.0 |
13/08/2024 |
x |
A definir |
||||
Avaliação 02 – Avaliação II - Atividade em Sala. |
2 |
x |
x |
x |
3.0 |
24/09/2024 |
|
|
||||
Avaliação 03 – Avaliação III |
3 |
x |
x |
x |
2.0 |
12/11/2024 |
x |
A definir |
||||
Avaliação 04 – Participação em Sala. |
Todas |
x |
x |
x |
1.5 |
01/12/2024 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
BORGES, Livia de Oliveira; MOURÃO, Luciana. O trabalho e as organizações: atuações a partir da psicologia. 1. Porto Alegre: ArtMed, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788565852753. |
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2 |
ZANELLI, José Carlos; KANAN, Lilia Aparecida. Fatores de risco, proteção psicossocial e trabalho: organizações que emancipam ou que matam. Lages: UNIPLAC, 2018. 158p. ISBN 9788589237246. |
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3 |
ZANELLI, José Carlos; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. São Paulo: Artmed, 2004. 520 p. ISBN 853630364-6 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
CRP - Conselho Federal de Psicologia (2010) Psicologia crítica do trabalho na sociedade contemporânea. Brasília: CFP edição on-line: disponível em http://site.cfp.org.br/wpcontent/uploads/2010/05/psic_trabalhoFINAL.pdf |
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2 |
FERREIRA, P. I. Atração e seleção de talentos. 1ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014. |
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3 |
HANASHIRO, D. M. M.; TEIXEIRA, M. L. M.; ZACCARELLI, L. M. Gestão do fator humano: uma visão baseada em Stakeholders. São Paulo: Saraiva, 2007. 378p. |
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4 |
ROBBINS, S. R. Fundamentos do Comportamento Organizacional. 12 ed., Pearson, 2014. |
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5 |
DUTRA, Joel Souza. DUTRA, Tatiana Almendra. DUTRA, Gabriela Almendra. Gestão de Pessoas: realidade atual e desafios futuros. São Paulo: Atlas, 2017. |
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6 |
SBPOT-Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho. http://www.sbpot.org.br/home |
|||||||||||
7 |
SNYDER, C. R.; LOPEZ, S. J. Psicologia Positiva - Uma Abordagem Científica e Prática Das Qualidades Humanas. Porto Alegre: Artmed, 2009. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |