Uniplac - Graduação - Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia - Par784/17

PROFESSOR

Joseane de Oliveira Luz


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Psicologia Social e Comunitária

0-17563

4

80


EMENTA

Técnicas de intervenção psicológica na perspectiva da Psicologia Social e Comunitária. Psicologia Social, Comunitária e Políticas Públicas.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar a compreensão dos principais aspectos teóricos e metodológicos da Psicologia Social e Comunitária e Políticas Públicas e suas contribuições para a Psicologia como ciência e atuação profissional do psicólogo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Conhecer as principais técnicas de intervenção psicossocial no âmbito da Psicologia Social e Comunitária; - Possibilitar a identificação dos fenômenos psicossociais nas relações individuo/grupo em diferentes contextos sociais, comunitários e institucionais; - Caracterizar o trabalho do psicólogo na rede socioassistencial e intersetorial; - Planejar intervenção sobre processos sociais e comunitários, explicitando as etapas, os procedimentos, recursos e materiais necessários.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Unidade I
- O trabalho do psicólogo na rede socioassistencial e intersetorial

28

2

Unidade II
- Identificação dos fenômenos psicossociais nas relações individuo/grupo em diferentes contextos sociais, comunitários e institucionais

32

3

Unidade III
- Técnicas de intervenção psicossocial no âmbito da Psicologia Social e Comunitária e Políticas Públicas.

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:Aula Expositiva e Dialogada; Recursos Audiovisuais: filme e documentário; Roda de Conversa; Estudo Dirigido.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Domínio conceitual dos tópicos centrais; capacidade de estabelecer relações e comparações sobre os conteúdos abordados de maneira crítica e reflexiva; diálogo teórico prático.

HABILIDADES

Capacidade de trabalhar em grupo. Capacidade de sintetizar e refletir os conhecimentos construídos. Capacidade de se avaliar e avaliar o processo.

ATITUDES

Postura ética e comprometida com as atividades e com os pares. Frequência, pontualidade e participação nas aulas. Entrega das atividades propostas nos prazos estabelecidos.

OUTRAS

Trabalhos que forem total ou parcialmente plagiados de outros acadêmicos, de fontes bibliográficas ou da internet não serão avaliados.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Estudo de Caso (Filme) O Contador de Histórias

1, 2 e 3

x

x

x

2.5

A definir

x

A definir

Prova individual

1, 2 e 3

x

x

x

2.5

A definir

x

A definir

Leitura de textos e participação em sala

1, 2 e 3

x

x

x

1.0

A definir

Seminário de estágios/Integrativa

1, 2 e 3

x

x

x

1.5

A definir

Mini Escritos

1, 2 e 3

x

x

x

2.5

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BERNARDES, Lúcia Helena Garcia. Subjetividade: um objeto para uma psicologia comprometida com o social. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. 178 p. (Coleção Histórias da Psicologia no Brasil) ISBN 9788573965414

2

CRUZ, Lílian Rodrigues da. O psicólogo e as políticas públicas de assistência social. Petrópolis: Editora Vozes, 2012. 239p. ISBN 9788532643971

3

GUZZO, Raquel Souza Lobo; LACERDA JUNIOR, Fernando. Psicologia Social para América Latina: o resgate da psicologia da libertação.. 2. Campinas Alinea 2011 ISBN 978-85-7516-461-7


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DO COMBATE À FOME. SUAS: a articulação entre psicologia e o serviço social no campo da proteção social, seus desafios e perspectivas. Curitiba: Editora CRV, 2014.

2

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências técnicas para atuação do psicólogo em Varas de Família. Brasília: CFP, 2010. Disponível em: http://crepop.pol.org.br/novo/wpcontent/uploads/2011/01/ReferenciaAtua%c3%a7%c3%a3oVarasFamilia.pdf 

3

FERNANDES, Simone. Abordagem multidisciplinar da dependência química. Rio de Janeiro Santos 2013.

4

NEIVA, Kathia Maria Costa. Intervenção Psicossocial: aspectos teóricos, metodológicos e experiência práticas. São Paulo, SP: Vetor, 2010.

5

ROS, Silvia Zanatta da; MAHEIRIE, Kátia; ZANELLA, Andréa Vieira. Relações estéticas, atividade criadora e imaginação: sujeitos e (em) experiência. Florianópolis: NUP/CED, 2006.

6

SARAIVA, Luís Fernando de Oliveira. Assistência social e psicologia. São Paulo: Blucher, 2017. 1 recurso online. ISBN

7

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (BRASIL); CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Referências técnicas para atuação de psicólogas, psicólogos e psicólogues em políticas públicas para população LGBTQIA+. Brasília, DF: CFP, 2023. 158 p. ISBN 978-65-89369-40-0.

8

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução 10/2005. Código de Ética Profissional do Psicólogo. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf

obs:Outras bibliografias podem ser indicadas no decorrer do semestre.

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática