PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia - Par784/17 |
PROFESSOR |
Joseane de Oliveira Luz |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Psicologia Social e Comunitária |
0-17563 |
8º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Técnicas de intervenção psicológica na perspectiva da Psicologia Social e Comunitária. Psicologia Social, Comunitária e Políticas Públicas. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar a compreensão dos principais aspectos teóricos e metodológicos da Psicologia Social e Comunitária e Políticas Públicas e suas contribuições para a Psicologia como ciência e atuação profissional do psicólogo. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Conhecer as principais técnicas de intervenção psicossocial no âmbito da Psicologia Social e Comunitária; - Possibilitar a identificação dos fenômenos psicossociais nas relações individuo/grupo em diferentes contextos sociais, comunitários e institucionais; - Caracterizar o trabalho do psicólogo na rede socioassistencial e intersetorial; - Planejar intervenção sobre processos sociais e comunitários, explicitando as etapas, os procedimentos, recursos e materiais necessários. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Unidade I |
28 |
2 |
Unidade II |
32 |
3 |
Unidade III |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:Aula Expositiva e Dialogada; Recursos Audiovisuais: filme e documentário; Roda de Conversa; Estudo Dirigido. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Domínio conceitual dos tópicos centrais; capacidade de estabelecer relações e comparações sobre os conteúdos abordados de maneira crítica e reflexiva; diálogo teórico prático. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de trabalhar em grupo. Capacidade de sintetizar e refletir os conhecimentos construídos. Capacidade de se avaliar e avaliar o processo. |
|||||||||||
ATITUDES |
Postura ética e comprometida com as atividades e com os pares. Frequência, pontualidade e participação nas aulas. Entrega das atividades propostas nos prazos estabelecidos. |
|||||||||||
OUTRAS |
Trabalhos que forem total ou parcialmente plagiados de outros acadêmicos, de fontes bibliográficas ou da internet não serão avaliados. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Estudo de Caso (Filme) O Contador de Histórias |
1, 2 e 3 |
x |
x |
x |
2.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Prova individual |
1, 2 e 3 |
x |
x |
x |
2.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Leitura de textos e participação em sala |
1, 2 e 3 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Seminário de estágios/Integrativa |
1, 2 e 3 |
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
|
|
||||
Mini Escritos |
1, 2 e 3 |
x |
x |
x |
2.5 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BERNARDES, Lúcia Helena Garcia. Subjetividade: um objeto para uma psicologia comprometida com o social. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. 178 p. (Coleção Histórias da Psicologia no Brasil) ISBN 9788573965414 |
|||||||||||
2 |
CRUZ, Lílian Rodrigues da. O psicólogo e as políticas públicas de assistência social. Petrópolis: Editora Vozes, 2012. 239p. ISBN 9788532643971 |
|||||||||||
3 |
GUZZO, Raquel Souza Lobo; LACERDA JUNIOR, Fernando. Psicologia Social para América Latina: o resgate da psicologia da libertação.. 2. Campinas Alinea 2011 ISBN 978-85-7516-461-7 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DO COMBATE À FOME. SUAS: a articulação entre psicologia e o serviço social no campo da proteção social, seus desafios e perspectivas. Curitiba: Editora CRV, 2014. |
|||||||||||
2 |
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências técnicas para atuação do psicólogo em Varas de Família. Brasília: CFP, 2010. Disponível em: http://crepop.pol.org.br/novo/wpcontent/uploads/2011/01/ReferenciaAtua%c3%a7%c3%a3oVarasFamilia.pdf |
|||||||||||
3 |
FERNANDES, Simone. Abordagem multidisciplinar da dependência química. Rio de Janeiro Santos 2013. |
|||||||||||
4 |
NEIVA, Kathia Maria Costa. Intervenção Psicossocial: aspectos teóricos, metodológicos e experiência práticas. São Paulo, SP: Vetor, 2010. |
|||||||||||
5 |
ROS, Silvia Zanatta da; MAHEIRIE, Kátia; ZANELLA, Andréa Vieira. Relações estéticas, atividade criadora e imaginação: sujeitos e (em) experiência. Florianópolis: NUP/CED, 2006. |
|||||||||||
6 |
SARAIVA, Luís Fernando de Oliveira. Assistência social e psicologia. São Paulo: Blucher, 2017. 1 recurso online. ISBN |
|||||||||||
7 |
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (BRASIL); CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Referências técnicas para atuação de psicólogas, psicólogos e psicólogues em políticas públicas para população LGBTQIA+. Brasília, DF: CFP, 2023. 158 p. ISBN 978-65-89369-40-0. |
|||||||||||
8 |
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução 10/2005. Código de Ética Profissional do Psicólogo. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf |
|||||||||||
obs:Outras bibliografias podem ser indicadas no decorrer do semestre. |
Para a atenticação do plano de ensino |