PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia - Par784/17 |
PROFESSOR |
Kenny Secchi |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Psicologia Clínica |
0-17574 |
10 |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Psicoterapia em diferentes âmbitos de atuação. Delimitação de demandas e necessidades. Plano terapêutico e projeto terapêutico singular. Registro em processos psicoterapêuticos: prontuário e registro documental. Avalição de resultados de processos psicoterapêuticos, encaminhamentos e alta. Produção científica sobre processos terapêuticos e ética profissional. |
OBJETIVO GERAL |
Projetar procedimentos para intervenção em processos psicoterapêuticos de acordo com conceitos, princípios e conhecimento sobre os processos em foco na intervenção a ser realizada. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Demonstrar o entendimento sobre os processos psicológicos relacionado a prática clínica@p0@p1Estabelecer relações entre os processos psicológicos e as patologias evidenciadas na prática clínica;@p2@p3Descrever possibilidades de intervenção profissional, demandas e necessidades em psicoterapia em diferentes âmbitos de atuação; Explanar e possibilitar reflexão sobre fases, objetivos, plano e programação de intervenção psicoterapêutica, como procedimento profissional; Conhecer os determinantes de processos psicológicos patológicos; Elaborar formas de registro em processos terapêuticos, organização, tratamento, análise, sistematização e interpretação de informações psicoterapêuticas; Descrever formas e a importância de divulgação de informações de processos psicoterapêuticos, descobertas e ética profissional. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Psicoterapia em diferentes âmbitos de atuação. Delimitação de demandas e necessidades. |
20 |
2 |
Plano terapêutico e projeto terapêutico singular. Registro em processos psicoterapêuticos: prontuário e registro documental. |
20 |
3 |
Abordagens em Psicologia Clínica e várias demandas |
28 |
4 |
Avaliação de resultados de processos psicoterapêuticos, encaminhamentos e alta. Produção científica sobre processos terapêuticos e ética profissional. |
12 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Os acadêmicos deverão estabelecer relação entre o conhecimentos teóricos e práticos ligados as suas práticas clínicas no estágio, além de relatar com clareza os fenômenos observados e as atividades realizadas, identificar necessidades de intervenção e demonstrar compreensão e interpretação das situações vivenciadas no estágio em conformidade com as teorias adotadas, bem como propor intervenções coerentes com as demandas e necessidades apresentadas |
|||||||||||
HABILIDADES |
Utilizar na prática conceitos sobre psicoterapia, psicopatologia e processos psicológicos nos vários âmbitos de atuação; desenvolver a capacidade de análise e síntese; capacidade de trabalhar em grupo; capacidade de escrita dos registros de forma técnica. Demonstrar manejo na aplicação dos conhecimentos e técnicas psicológicas em conformidade com a realidade apresentada no campo de estágio e pacientes. |
|||||||||||
ATITUDES |
Demonstrar cuidado ético com as informações coletadas, avaliações e atividades realizadas; |
|||||||||||
OUTRAS |
Atividade Prática Extraclasse: visita técnica a clínica psicológica, além de observações a atendimentos clínicos no SE (Serviço escola). |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa/ Seminário de Estágio |
|
x |
x |
x |
1.5 |
5/13/2024 |
|
|
||||
Mini Escrito |
|
x |
x |
x |
2.0 |
5/20/2024 |
|
|
||||
Relatório Clínica |
|
x |
x |
x |
3.0 |
6/17/2024 |
|
|
||||
Prontuário |
2 |
x |
x |
x |
0.5 |
4/1/2024 |
x |
A definir |
||||
Prova de Múltipla Escolha |
1,2,3,4, |
x |
x |
|
1.5 |
6/10/2024 |
x |
A definir |
||||
Seminário |
|
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
HOLANDA, Adriano Furtado. O campo das psicoterapias: reflexões atuais. Curitiba: Editora Juruá, 2012. 183p. ISBN 9788536237633 |
|||||||||||
2 |
CORDIOLI, Aristides Volpato (org.). Psicoterapias: abordagens atuais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 886 p. ISBN 9788536311234. |
|||||||||||
3 |
EIZIRIK, Cláudio L.; SCHESTATSKY, Sidnei S.; AGUIAR, Rogério W. Psicoterapia de orientação analítica: fundamentos teóricos e clínicos. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. 789 p. ISBN 853630426x |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ENES, Giovana da Silva Tavares. Psicologia clínica e avaliação psicológica. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786589881759. |
|||||||||||
2 |
RANGÉ, Bernard. Psicoterapias cognitivo-comportamentais: um diálogo com a psiquiatria. São Paulo: Artmed, 2001. 567 p. ISBN 8573078006 |
|||||||||||
3 |
ZIMERMAN, David E. Manual de técnica psicanalítica: uma re-visão. Porto Alegre: Artmed, 2004. 471 p. ISBN 853630282-8 |
|||||||||||
4 |
FRAZÃO, Lilian Meyer; FUKUMITSU, Karina Okajima. Gestalt-terapia: fundamentos epistemológicos e influências filosóficas. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 2013. 181p. ISBN 9788532309082 |
|||||||||||
5 |
PAYÁ, Roberta. Intercâmbio das psicoterapias. 2. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788527732130. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |