Uniplac - Graduação - Psicologia - Psicanálise - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia Par055/22

PROFESSOR

Estela Maris Camargo Bernardelli


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Psicanálise

0-19350

4

80


EMENTA

Conceitos, métodos de intervenção e produção de conhecimento em Psicanálise. Teorias

 

psicanalíticas. Psicanálise na contemporaneidade.


OBJETIVO GERAL

Identificar os principais conceitos, métodos e fundadores das teorias psicanalíticas e suas contribuições para a Psicologia como ciência e atuação profissional do psicólogo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer os principais conceitos e métodos de intervenção em psicanálise; - Identificar os principais fundadores e suas contribuições para o desenvolvimento da psicanálise; - Identificar tendências atuais de intervenção, de produção de conhecimento e recursos instrumentais em psicanálise.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1- ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA PSICANÁLISE
1.1 Vida e obra de Freud
1.2 Desenvolvimento da psicanálise

04

2

2 – CONCEITOS E MÉTODOS DE INTERVENÇÃO EM PSICANÁLISE
2.1 Conceitos: histeria, pulsão, instinto, libido, compulsão a repetição, castração, perversão
2.2 Métodos de intervenção: hipnose, associação livre, interpretação dos sonhos, psicopatologia da vida cotidiana, transferência e contratransferência
2.3 Ética na clínica psicanalítica

24

3

3 – FORMAÇÃO DO APARELHO PSÍQUICO
3.1 Teoria topográfica (CS, Pré-Cs e Incs)
3.2 Teoria estrutural (Ego, ID e Superego)
3.3 Teoria dinâmica (mecanismos de desfesa)

12

4

4 – DESENVOLVIMENTO PSICOSEXUAL
4.1 – Fases do desenvolvimento psicossexual
4.2 – Neurose e psicose/luto e melancolia

16

5

5 – TEORIAS PSICANALÍTICAS
5.1 - Escola Freudiana - Freud; Karl Abraham; Sandor Ferenczi e Wilhelm Reich.
5.2 - Psicologia do Ego ou Teorias Analíticas - Anna Freud; Karl Jung
5.3 - Teorias Sócio Psicológicas – Alfred Adler e Karen Horney
5.4 - Os Descendentes – Gordon Allport, Henry Murray, Erick Erikson
5.5 - Teóricos das Relações Objetais - Melanie Klein
5.6 - Psicologia do Self - Heinz Kohut
5.7 - Escola Francesa de Psicanálise - Jacques Lacan
5.8 - Escola de Winnicott – Donald Winnicott

16

6

6 – PSICANÁLISE NA CONTEMPORANEIDADE
6.1 – Psicanálise na modernidade

08

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: EX – Exercício de fixação Unidade 4 – casos clínicos em psicanálise SE – Seminário - Unidade 5- leitura e preparação para o desenvolvimento da atividade


Estratégias: AEX/ ED (filme)/ ARM/ EX/ AI/ SE/ ET


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Os estudantes deverão adquirir conhecimento para identificar os principais conceitos, técnicas e recursos instrumentais derivados da psicanálise

HABILIDADES

Os estudantes deverão desenvolver habilidades em compreender e correlacionar os fenômenos em psicanálise através de situações-problemas propostos em seminários, estudo dirigido, trabalho em grupo, avaliação individual e integrativa.

ATITUDES

O estudante deverá valorizar e respeitar o professor e colegas no contexto da sala de aula, trabalhar em equipe, ter comprometimento e pontualidade na realização e entrega de trabalhos ou outras atividades propostas pelo professor.

OUTRAS

Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. ²A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. 3 Avaliação integrativa: avaliação interdisciplinar, na perspectiva operatória e individual, cujo conceito numérico será registrado em todas as disciplinas em que o(a) aluno(a) esteja matriculado(a).

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação integrativa

01,02,03,04,05

1.5

14/11/2023

AI – Avaliação individual

02,03,04,05

3.0

17/10/2023

x

14/11/2023

EX – Casos clínicos

02,03,04

2.5

31/10/2023

x

21/11/2023

SE – Seminário

05

2.5

14/11/2023


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

FREUD, Sigmund; PAVLOV, Ivan Petrovich. Cinco lições de psicanálise; A história do movimento psicanalítico; Esboço de psicanálise; Textos ... São Paulo: Abril S. A. Cultural, 1974. 307 p. (Coleção Os Pensadores) 21428

2

FREUD, Anna; CABRAL, Álvaro. O ego e os mecanismos de defesa. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S.A., 1972. 149 p. 17323

3

TALLAFERRO, Alberto. Curso básico de psicanálise. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2016. 280 p. ISBN 9788580632484.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

FREUD, Sigmund. Um caso de histeria : três ensaios sobre a teoria da sexualidade e outros. v.07. Rio de Janeiro: Imago, 1996. 329 p. Número de chamada: 150.1952 F889c

2

FREUD, Sigmund; FREUD, Anna. O Ego e o id e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1996. 357 p. (Obras psicológicas completas) Número de Chamada: 150.1952 F889e FREUD, Sigmund. Conferências introdutórias sobre psicanálise : (partes I e II). v.15. Rio de Janeiro: Imago, 1996. 240 p. Número de chamada: 150.1952 F889c

3

FREUD, Sigmund. Conferências introdutórias sobre psicanálise : (partes I e II). v.15. Rio de Janeiro: Imago, 1996. 240 p. Número de chamada: 150.1952 F889c

4

FREUD, Sigmund. Além do princípio de prazer : psicologia de grupo e outros trabalhos. v.18. Rio de Janeiro: Imago, 1996. 317 p. Número de chamada: 150.1952

5

FREUD, Sigmund. Duas histórias clínicas : ( o "pequeno Hans" e o" homem dos ratos"). v.10. Rio de Janeiro: Imago, 1996. 293 p. Número de chamada: 150.1952 F889d

obs:Pesquisas adicionais e materiais podem ser acessados em portais científicos

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática