Uniplac - Graduação - Psicologia - Psicologia da Personalidade - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia Par055/22

PROFESSOR

Suely Terezinha de Liz


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Psicologia da Personalidade

0-19349

4

80


EMENTA

Concepções de personalidade nas principais teorias psicológicas. Construção social e cultural da

 

personalidade.


OBJETIVO GERAL

Identificar a contribuição das teorias da personalidade para a compreensão da realidade humana.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Conhecer o processo de constituição das diferentes teorias da personalidade; - Compreender os aspectos filosóficos e antropológicos que mediaram o surgimento da evolução da ideia de pessoa; - Identificar os vínculos da noção de personalidade com o desenvolvimento histórico do homem; - Compreender diferenças e estabelecer uma reflexão critica sobre diferentes modelos de teorias de personalidade e métodos característicos de pesquisa.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

UNIDADE I- Introdução ao estudo das teorias de Personalidade.
1.1. O estudo da Personalidade na História da Psicologia.
1.2. Definições essenciais: Personalidade, Subjetividade, Identidade e Constituição do Sujeito.
1.3. Teorias da Personalidade e a intervenção psicológica.
1.4.Desdobramentos conceituais na compreensão de homem e de mundo contemporâneo e nas teorias psicológicas.
UNIDADE II – Perspectiva Psicanalítica.
2.1. Principais Conceitos (Consciente, Pré-consciente e
Inconsciente/ Pulsões e Instintos).
2.2. Estruturas da Personalidade (Id, Ego e Superego).
2.3. Fases Psicossexuais do desenvolvimento (Fase oral, anal,
fálica e genital).
2.4. Mecanismos de Defesa (Repressão, Negação,
Racionalização, Formação Reativa, Isolamento, Projeção e
Regressão).
UNIDADE III – Perspectiva Behaviorista.
3.1.Conceitos Principais (Analise cientifica do comportamento,
Personalidade, Condicionamento, Ficções explanatórias e
Controle do comportamento).
3.2. Crescimento Psicológico e obstáculos ao Crescimento.
UNIDADE IV – Perspectiva da Gestalt.
4.1.Conceitos Principais (O organismo como um todo, Ênfase no
aqui e agora, a importância do “como” ao invés do “porque”,
Conscientização).
4.2. Crescimento psicológico e obstáculos ao Crescimento.
UNIDADE V – Perspectiva Fenomenológica-Existencial.
5.1. Os fundamentos teóricos.
5.2. Crescimento psicológico e obstáculos ao crescimento.
UNIDADE VI – Perspectiva Histórico-Cultural.
6.1. Atividade, Significação e Constituição do Sujeito.
6.2. Sujeito e Alteridade.
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº
292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade
Prática Extraclasse: trabalho em grupo – grupo de
reflexão sobre os autores da teorias da Personalidade e a
relação com suas histórias de vida.

30

2

UNIDADE II – Perspectiva Psicanalítica.
2.1. Principais Conceitos (Consciente, Pré-consciente e
Inconsciente/ Pulsões e Instintos).
2.2. Estruturas da Personalidade (Id, Ego e Superego).
2.3. Fases Psicossexuais do desenvolvimento (Fase oral, anal,
fálica e genital).
2.4. Mecanismos de Defesa (Repressão, Negação,
Racionalização, Formação Reativa, Isolamento, Projeção e
Regressão).

10

3

UNIDADE III – Perspectiva Behaviorista.
3.1.Conceitos Principais (Analise cientifica do comportamento,
Personalidade, Condicionamento, Ficções explanatórias e
Controle do comportamento).
3.2. Crescimento Psicológico e obstáculos ao Crescimento.

10

4

UNIDADE IV – Perspectiva da Gestalt.
4.1.Conceitos Principais (O organismo como um todo, Ênfase no
aqui e agora, a importância do “como” ao invés do “porque”,
Conscientização).
4.2. Crescimento psicológico e obstáculos ao Crescimento.
UNIDADE V – Perspectiva Fenomenológica-Existencial.
5.1. Os fundamentos teóricos.

10

5

UNIDADE V – Perspectiva Fenomenológica-Existencial.
5.1. Os fundamentos teóricos.
5.2. Crescimento psicológico e obstáculos ao crescimento.
UNIDADE VI – Perspectiva Histórico-Cultural.

10

6

UNIDADE VI – Perspectiva Histórico-Cultural.
6.1. Atividade, Significação e Constituição do Sujeito.
6.2. Sujeito e Alteridade.

10

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: trabalho em grupo – grupo de reflexão sobre os autores da teorias da Personalidade e a relação com suas histórias de vida.


Estratégias:Aula Expositiva e Dialogada(AED) Trabalho em Grupo (TG). Seminário (SEM) Estudo Dirigido (ED). Atividades práticas extraclasses (APE)


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Os acadêmicos deverão estabelecer relação entre os conhecimentos teóricos aprendidos, e os fenômenos psicológicos. Realizar análise crítica a respeito de suas observações da realidade e questões relacionadas a Personalidade.

HABILIDADES

Utilizar em suas vivências acadêmicas conceitos sobre personalidade: cultura, constituição  social, construção histórico-social, nos vários âmbitos de atuação; desenvolver a capacidade de análise e síntese; capacidade de trabalhar em grupo.

ATITUDES

Demonstrar cuidado ético com os conceitos/realidade trabalhados, avaliações e atividades realizadas; Participação em sala de aula, pontualidade, assiduidade, elaboração e entrega pontual de trabalhos, leitura da bibliografia indicada, postura ética e comprometida

OUTRAS

A Avaliação Integrativa será uma questão a ser respondida nos dias de seminários de estágio.   Avaliação Integrativa (1,5)

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa² - Seminários de Estágios.

Outras

x

x

x

1.5

13/11/2023

Avaliação 01 – Seminário mais trabalho escrito.

2,3,4,5,6.

x

x

x

3.0

28/09/2023

Avaliação 02- Prova Teóricos.

2,3,4,5,6.

x

x

x

2.0

20/11/2023

x

27/11/2023

Avaliação 03- Participação nos Seminários.

2,3,4,5,6.

x

x

x

2.0

28/09/2023


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

EIZIRIK, Cláudio Laks; KAPCZINSKI, Flávio (Org.). O ciclo da vida humana: uma perspectiva psicodinâmica. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. 200 p. ISBN 857307909-6

2

BOYD, Denise; BEE, Helen. A criança em desenvolvimento. Porto Alegre Artmed 2011

3

DAINE E. PAPALIA. Desenvolvimento Humano. 13º. 2013


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CASTORINA, José Antonio; FERREIRO, Emília; LERNER, Delia; OLIVEIRA, Marta Kohl de. Piaget, Vygotsky: novas contribuições para o debate. 6.ed. São Paulo: Editora Ática, 2000. 175 p. (Série Fundamentos) 18954 ISBN 850805653-2

2

JUNG, C. G. O desenvolvimento da personalidade. 3.ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1986. 223 p (Obras Completas De C G Jung) 17383

3

KLAUS, Marshall H.; KENNELL, John H.; KLAUS, Phyllis H.; HOLFMEISTER, Maria Rita. Vínculo: construindo as bases para um apego seguro e para independência. Porto Alegre: Artmed, 2000. 187 p. ISBN 8573075775

4

JUSTO, Henrique. Carl Rogers: teoria da personalidade aprendizagem centrada no aluno. 2.ed. Porto Alegre: Livraria Santo Antônio, 1975. 131 p.

5

PALANGANA, Isilda Campaner. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky: a relevância do social. 4. ed. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 2001. 168 p. ISBN 853237620.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática