Uniplac - Graduação - Psicologia - Psicologia e Políticas Públicas - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia Par055/22

PROFESSOR

Joseane de Oliveira Luz


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Psicologia e Políticas Públicas

0-19348

2

40


EMENTA

Política e políticas públicas. Políticas públicas e direitos humanos no Brasil. Serviços, programas e projetos nas políticas públicas. Psicologia e políticas públicas. Atividades extensionistas.


OBJETIVO GERAL

Conhecer e compreender os diferentes contextos e dimensões das políticas públicas e dos direitos humanos e sua relação com a prática profissional do psicólogo(a).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender criticamente os processos das políticas públicas, ética profissional e dos direitos humanos em suas perspectivas relacional, cultural e histórica; - Identificar as políticas públicas e os direitos humanos como processos globais (país, estado, região, local); - Examinar criticamente projetos/programas voltadas para as políticas públicas e os direitos humanos e suas consequências na qualidade de vida da população; - Verificar a necessidade da atuação do psicólogo em rede/multidisciplinar e interdisciplinar


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Introdução aos conceitos e fundamentos de Política e Políticas Públicas.

12

2

2. Políticas públicas, psicologia, ética profissional e direitos humanos no Brasil.

12

3

3. Repercussões das políticas públicas de direitos humanos na qualidade de vida da população:
3.1 Os sistemas de políticas públicas sociais e os sistemas de proteção social (SUS, SUAS, SGDCA, etc.): marcos legais e políticos.
3.2 Rede e Serviços que compõem cada política pública e intersetorialidade.
3.3 Atuação do psicólogo(a) nas políticas públicas e na defesa dos direitos humanos.

16

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Estudo de Textos/Produção de Documentários.


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; PAL – Palestra; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo;  TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Domínio conceitual dos tópicos centrais; capacidade de estabelecer relações e comparações sobre os conteúdos abordados; diálogo teórico-prático

HABILIDADES

Capacidade de trabalhar em grupo. Capacidade de sintetizar e refletir os conhecimentos construídos. Capacidade de se avaliar e avaliar o processo de aprendizagem.

ATITUDES

Postura ética e comprometida com as atividades e com os pares. Frequência, pontualidade e participação nas aulas. Entrega das atividades propostas nos prazos estabelecidos.

OUTRAS

Trabalhos que forem total ou parcialmente plagiados de outros acadêmicos, de fontes bibliográficas ou da internet não serão avaliados

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1,2,3

x

x

x

1.5

A definir

Avaliação 1 – Seminários sobre a atuação da Psicologia nas Políticas Públicas

1,2,3

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 2 - Trabalho escrito/entrevistas sobre a atuação da Psicologia nas Políticas Públicas

1,2,3

x

x

x

2.0

A definir

x

04/12/2023

Avaliação 3 – Prova Individual

1,2,3

x

x

x

3.0

A definir

x

A definir

Avaliação 4 - Leitura de textos e participação em sala, discussão de casos

1,2,3

x

x

x

1.5

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

MORIGI, Valter. Cidades educadoras: possibilidades de novas políticas públicas para reinventar a democracia. Porto Alegre: Livraria Sulina Editora, 2016. ISBN 9788520507544.

2

SILVA, Maria Cristina da Rosa Fonseca da; SANTOS, Vera Marques. Formação docente e políticas públicas: cenários e desafios. Florianópolis: Letras contemporâneas SA, ISBN 9788566712216.

3

ZOLLI, Andrew; HEALY, Ann Marie. Adapte-se: resiliência : como pessoas, sociedades e organizaçoes podem enfrentar mudanças e adaptar-se a elas . Rio de Janeiro: Editora Campus, 2013. ISBN 9788535235609.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

GORDON-STRACHAN, Georgiana; BAILEY, Wilma; LALTA, Stanley; WARD, Elizabeth; HENRY-LEE, Aldrie; LEFRANC, Elsie. Articulação entre pesquisadores e formuladores de políticas: alguns desafios e abordagens. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.22, n.12 sup., dez. 2006, p.S69-S76.

2

DEMO, Pedro. "Focalização" de políticas sociais: debate perdido, mais perdido que a "agenda perdida". Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v.24, n.76 , p. 93-117, set. 2003.

3

LOPES, Roseli Esquerdo; MALFITANO, Ana Paula Serrata; PALMA, Ariane Machado; FURLAN, Paula Giovana; BRITO, Eni Marçal de. Educação e saúde: territórios de responsabilidade, comunidade e demandas sociais. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v.36, n.1 sup. , p. 18-26, jan. 2012.

4

RAICHELIS, Raquel. Articulação entre os conselhos de políticas públicas: uma pauta a ser enfrentada pela sociedade civil. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v.27, n.85 , p. 109-116, jan. 2006.

5

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (BRASIL); CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Relações raciais: referências técnicas para atuação de psicólogas/os. Brasília: CFP, 2017. 144 p. ISBN 978-85-89208-67-3.

6

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (BRASIL); CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Referências técnicas para atuação de psicólogas, psicólogos e psicólogues em políticas públicas para população LGBTQIA+. Brasília, DF: CFP, 2023. 158 p. ISBN 978-65-89369-40-0.

7

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução 10/2005. Código de Ética Profissional do Psicólogo. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf

8

GONÇALVES, M. G. Psicologia, Subjetividade e Políticas Públicas. Editora Cortez: São Paulo/SP, 2010.

obs:Outras bibliografias podem ser indicadas no decorrer do semestre.

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática