PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia Par055/22 |
PROFESSOR |
Joseane de Oliveira Luz |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Psicologia e Políticas Públicas |
0-19348 |
2º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Política e políticas públicas. Políticas públicas e direitos humanos no Brasil. Serviços, programas e projetos nas políticas públicas. Psicologia e políticas públicas. Atividades extensionistas. |
OBJETIVO GERAL |
Conhecer e compreender os diferentes contextos e dimensões das políticas públicas e dos direitos humanos e sua relação com a prática profissional do psicólogo(a). |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Compreender criticamente os processos das políticas públicas, ética profissional e dos direitos humanos em suas perspectivas relacional, cultural e histórica; - Identificar as políticas públicas e os direitos humanos como processos globais (país, estado, região, local); - Examinar criticamente projetos/programas voltadas para as políticas públicas e os direitos humanos e suas consequências na qualidade de vida da população; - Verificar a necessidade da atuação do psicólogo em rede/multidisciplinar e interdisciplinar |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Introdução aos conceitos e fundamentos de Política e Políticas Públicas. |
12 |
2 |
2. Políticas públicas, psicologia, ética profissional e direitos humanos no Brasil. |
12 |
3 |
3. Repercussões das políticas públicas de direitos humanos na qualidade de vida da população: |
16 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Estudo de Textos/Produção de Documentários. |
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; PAL – Palestra; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Domínio conceitual dos tópicos centrais; capacidade de estabelecer relações e comparações sobre os conteúdos abordados; diálogo teórico-prático |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de trabalhar em grupo. Capacidade de sintetizar e refletir os conhecimentos construídos. Capacidade de se avaliar e avaliar o processo de aprendizagem. |
|||||||||||
ATITUDES |
Postura ética e comprometida com as atividades e com os pares. Frequência, pontualidade e participação nas aulas. Entrega das atividades propostas nos prazos estabelecidos. |
|||||||||||
OUTRAS |
Trabalhos que forem total ou parcialmente plagiados de outros acadêmicos, de fontes bibliográficas ou da internet não serão avaliados |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
1,2,3 |
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 1 – Seminários sobre a atuação da Psicologia nas Políticas Públicas |
1,2,3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 2 - Trabalho escrito/entrevistas sobre a atuação da Psicologia nas Políticas Públicas |
1,2,3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
04/12/2023 |
||||
Avaliação 3 – Prova Individual |
1,2,3 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 4 - Leitura de textos e participação em sala, discussão de casos |
1,2,3 |
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
MORIGI, Valter. Cidades educadoras: possibilidades de novas políticas públicas para reinventar a democracia. Porto Alegre: Livraria Sulina Editora, 2016. ISBN 9788520507544. |
|||||||||||
2 |
SILVA, Maria Cristina da Rosa Fonseca da; SANTOS, Vera Marques. Formação docente e políticas públicas: cenários e desafios. Florianópolis: Letras contemporâneas SA, ISBN 9788566712216. |
|||||||||||
3 |
ZOLLI, Andrew; HEALY, Ann Marie. Adapte-se: resiliência : como pessoas, sociedades e organizaçoes podem enfrentar mudanças e adaptar-se a elas . Rio de Janeiro: Editora Campus, 2013. ISBN 9788535235609. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
GORDON-STRACHAN, Georgiana; BAILEY, Wilma; LALTA, Stanley; WARD, Elizabeth; HENRY-LEE, Aldrie; LEFRANC, Elsie. Articulação entre pesquisadores e formuladores de políticas: alguns desafios e abordagens. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.22, n.12 sup., dez. 2006, p.S69-S76. |
|||||||||||
2 |
DEMO, Pedro. "Focalização" de políticas sociais: debate perdido, mais perdido que a "agenda perdida". Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v.24, n.76 , p. 93-117, set. 2003. |
|||||||||||
3 |
LOPES, Roseli Esquerdo; MALFITANO, Ana Paula Serrata; PALMA, Ariane Machado; FURLAN, Paula Giovana; BRITO, Eni Marçal de. Educação e saúde: territórios de responsabilidade, comunidade e demandas sociais. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v.36, n.1 sup. , p. 18-26, jan. 2012. |
|||||||||||
4 |
RAICHELIS, Raquel. Articulação entre os conselhos de políticas públicas: uma pauta a ser enfrentada pela sociedade civil. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v.27, n.85 , p. 109-116, jan. 2006. |
|||||||||||
5 |
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (BRASIL); CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Relações raciais: referências técnicas para atuação de psicólogas/os. Brasília: CFP, 2017. 144 p. ISBN 978-85-89208-67-3. |
|||||||||||
6 |
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (BRASIL); CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Referências técnicas para atuação de psicólogas, psicólogos e psicólogues em políticas públicas para população LGBTQIA+. Brasília, DF: CFP, 2023. 158 p. ISBN 978-65-89369-40-0. |
|||||||||||
7 |
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução 10/2005. Código de Ética Profissional do Psicólogo. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf |
|||||||||||
8 |
GONÇALVES, M. G. Psicologia, Subjetividade e Políticas Públicas. Editora Cortez: São Paulo/SP, 2010. |
|||||||||||
obs:Outras bibliografias podem ser indicadas no decorrer do semestre. |
Para a atenticação do plano de ensino |